LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 25 de março de 2011

Economia de Energia

 Abaixo, texto retirado da seguinte fonte:
Fonte :Revista Eletrônica Veja, 19/02/2011.

 

Energia: Horário de verão traz economia de 30 milhões de reais ao sistema elétrico

No domingo, relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O horário de verão, que termina a zero hora do dia 20/02/2011, gerou uma economia de 30 milhões de reais ao sistema elétrico, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.
A demanda por energia nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, onde vigorou a medida, caiu 2.376 megawatts (MW) nos horários de pico, das 18h às 23h. O resultado representa uma queda de 4,4% em relação à demanda máxima. 
“As principais conseqüências da redução de demanda no horário de ponta são o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional”, afirma Hermes Chip, diretor geral do ONS.
A economia de energia quando considerado o dia inteiro (e não apenas o fim da tarde e início da noite) foi de 0,5% nos dois subsistemas. A redução no conjunto das regiões Sudeste e Centro-Oeste é o equivalente a 25% do consumo mensal de Brasília. Na região Sul, representa 10% do utilizado todos os meses pela população de Curitiba. 
A edição 2010-2011 do horário de verão começou a zero hora de 17 de outubro passado. A partir da zero hora deste domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O princípio do horário de verão consiste em aproveitar mais a luminosidade natural --que nesta época do ano é maior-- para que o aumento de consumo de energia no fim do dia seja retardado, tanto na iluminação pública quanto nas residências. Com isso, o sistema opera com mais folga e sobrecargas são evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores