LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 30 de junho de 2011

UMA VERDADE CONVENIENTE

Prezados alunos (as):

Devemos ficar incomodados com as coisas erradas que ocorrem em nosso país, mas também temos que ter o cuidado para que em nossos atos rotineiros não venhamos praticar determinadas condutas, que parecem ser inofensivas, mas acabam por corromper nossa dignidade. Veja o e-mail que recebi abaixo e reflitam sobre o mesmo. Acredito que o que vai abaixo não serve para todos nós, mas vale a pena refletir.
Abraços, Neemias.

O Brasileiro é assim:


1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.


8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz "gatode luz, de água e de tv a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.


19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se  fosse pouco rodado.

21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.


26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...

Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."


terça-feira, 28 de junho de 2011

Aquecimento Global ou Congelamento Regional?

Às vezes  determinadas correntes ambientais se esforçam para por em prática certa dramaticidade em relação ao planeta. Implantou-se o termo "aquecimento global"  e suas variantes para explicar o aumento da temperatura média de nosso planeta. Na prática, porém, os fatos são outros. No início do ano, em alguns países da Europa, houve uma drástica diminuição da temperatura. Em nosso país, nesse início de inverno, não está sendo diferente: em vários locais, está ocorrendo um rigoroso inverno. Será que estamos vivendo o período de Congelamento Regional em vez de Aquecimento Global?

Leiam a matéria abaixo.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SATÉLITES BRASILEIROS: DEPENDÊNCIA ESTRANGEIRA

Acesse o link abaixo.


SATÉLITES

MEIO AMBIENTE E CORRUPÇÃO

Reduzir corrupção é vital para proteger meio ambiente- aponta relatório

LONDRES (Reuters) - Os mecanismos para a luta contra a mudança climática devem ser fortalecidos e ter maior transparência a fim de reduzir os crescentes riscos de corrupção, afirmou a Transparência Internacional (TI) em um relatório divulgado neste sábado.

O relatório intitulado "Corrupção Global: Mudanças Climáticas" foi elaborado com contribuições de mais de 50 especialistas e determinou que um monitoramento mais efetivo é necessário nos países que enfrentam maior impacto do aquecimento global, o que faria com que as políticas funcionem corretamente.

No ranking do grupo, sediado em Berlim, sobre as nações com maior risco de corrupção, no qual 0 significa extremamente corrupto e 10 equivale a "muito íntegro", nenhum dos 20 países afetados pelas mudanças climáticas, especialmente na África e no sul da Ásia, obteve pontuação superior a 3,5.

O relatório considerou que o Afeganistão possui o maior risco de corrupção com uma pontuação de 1,4, enquanto a Tailância obteve nota de 3,5.
Espera-se que os investimentos totais para combater as mudanças climáticas se aproximem de 700 milhões de dólares em 2020.
"De onde fluem novos fluxos de dinheiro por meio de mercados e mecanismos novos, sempre existe o risco de corrupção", assinalou o relatório da TI.

Os riscos de corrupção são altos devido à complexidade, à incerteza e à falta de experiência com muitos temas vinculados ao aquecimento global e à proteção do meio ambiente, disse o relatório.

Fonte:

UNIVERSO EM 3D

Abaixo o Link.

MAPA 3D

domingo, 26 de junho de 2011

CIDADE ECOLÓGICA?

Está em fase de construção uma cidade em pleno deserto dos Emirados Árabes Unidos   que parece ser pensada levando em consideração questões ambientais.

Com previsão de emissão de gás carbônico zero, sem lixo e carros nas ruas. O emirado Abu Dhabi constrói a primeira cidade sustentável: Masdar-Citycom. A previsão do término da primeira etapa de construção da cidade é para o ano  2016.

Confira um áudio com outros detalhes. Clique abaixo:



CIDADE ECOLÓGICA

Zero de Gravidade

Clique abaixo.


Gravidade Zero

Aulas em espaços on line

COM AS REDES SOCIAIS, AULAS VÃO MUITO ALÉM DAS SALAS

A internet, antes restrita a momentos de lazer, passa a ser usada para transmitir conteúdo a alunos


Com uma conta no Facebook, a professora Valquíria   Borges ajuda alunos do curso de Fisioterapia da Emescam
Onde se aprende mais: na sala de aula ou no computador? Alguns anos atrás essa pergunta ofenderia qualquer educador. Hoje, há quem enxergue no ambiente virtual uma nova ferramenta de ensino, tão importante quanto a educação formal. A diferença concentra-se sobretudo na metodologia. Dentro dos muros de uma instituição as informações fluem de forma organizada, sistemática e com roteiro pré-definido. Nas redes sociais, elas chegam por todos os lados, e o número de "professores" se multiplica.

A internet, antes território restrito aos momentos de lazer, passa a ser usada para transmitir conteúdo, complementar o que é dito em sala de aula e tirar dúvidas dos estudantes. Há iniciativas tanto em escolas de educação básica quanto no ensino superior.

Mais interação
A professora Valquíria Cuin Borges usa o Facebook para ensinar. Com uma colega de trabalho, administra uma conta na rede social para ajudar os alunos do curso de Fisioterapia da Emescam a entenderem melhor conceitos práticos. Além de eventos da área, ela inclui relatos de atendimentos a pacientes feitos por alunos de períodos mais avançados. As experiências são abertas a todos. No Facebook, os estudantes podem debater o assunto e tirar dúvidas. "Facilita muito", diz Valquíria.

A orientadora técnica educacional do portal Planeta Educação, Karen Andrade, avalia como positiva e necessária a utilização das redes sociais no aprendizado. Para ela, o papel do professor, nesse caso, não se limita a transmitir informação. Ele também deve orientar o aluno sobre a melhor forma de aproveitar os recursos disponíveis na internet. "As redes sociais ajudam a direcionar a aula e permitem que o professor conheça melhor o aluno", diz.

A Faculdade Univix, por exemplo, possui uma comunidade com mais de mil membros que permite a discussão de assuntos por meio de fóruns, criados por alunos ou professores, visualização de fotos e a participação em bate-papo. O espaço, aberto para até para quem não é aluno da instituição, permite o acesso a informações sobre o conteúdo de todos os cursos.

Na FDV, a informação também é transmitida via web. A instituição possui uma rede social própria, o Observatório FDV. Nela, alunos e professores podem inserir vídeos, notícias e comentários em um modelo semelhante ao Facebook.


Professor tem 3 perfis, site e 106 mil seguidores
O professor de Direito Alexandre Mazza é mais do que um educador. Entre os alunos é uma celebridade. Com três perfis no Facebook, site próprio, mais de 106 mil seguidores no Twitter e uma espécie de fã-clube no microblog, ele achou a fórmula que une educação e lazer.

Nesse campo ele é autodidata. Foi errando e acertando que encontrou o ponto ideal entre os momentos de bater-papo e apresentar o conteúdo. "Percebi que nenhum professor usava o Twitter de forma profissional. Então, resolvi postar algumas dicas para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)", conta.

Mazza afirma que a iniciativa foi "um sucesso". "Comecei a crescer. Como fui pioneiro nessas coisas, aprendi que não posso postar tudo o que faço ao longo do dia, até para me preservar. Hoje, trabalho com muito conteúdo, mas não deixo de falar de algumas coisas pessoais, sempre respeitando o limite entre o espaço privado e público", diz.

Novidades
Segundo ele, não há roteiro. Professor de cursos preparatórios para concursos, ele informa sobre novidades na legislação e indica links úteis aos estudantes. Em véspera de grandes seleções, faz revisões online. O conteúdo complementar é disponibilizado em um site próprio, criado há cerca de sete anos, cinco anos antes da conta no Twitter.

"A internet obriga a ser mais objetivo e direto com a informação. Percebi que o público que se acostumou com as redes sociais não aceita mais uma linguagem diferente. Acredito que, aos poucos, a linguagem da internet vai mudar a linguagem usada em sala de aula", opina.

Quem não tem rede vai de site...
Nem todas as instituições se sentem seguras para utilizar as redes sociais como ferramenta de ensino. Mas nem por isso precisam ficar longe do mundo digital. Sites, blogs e até e-mails de grupo ainda desempenham um grande papel nas escolas.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, o blog do ensino médio tem 1,5 mil acessos por mês, em média. De acordo com o professor de Física, João Duarte, o espaço serve para motivar a discussão sobre algum assunto ou enriquecer o que foi dito em sala de aula. A página na internet ainda recebe artigos sobre temas relacionados com o conteúdo.

O site do UP possui um espaço para os alunos conferirem simulados e blogs de alguns professores.

Na escola Crescer PHD, cada turma de ensino médio tem seu e-mail. Por meio dele, professores encaminham textos e materiais entregues em sala de aula. Além disso, essa é a oportunidade que as famílias dos alunos têm de acompanhar as aulas, pois todos os pais têm a senha de acesso.

Redes viram ferramenta de tira-dúvidas

No Twitter, o professor Murilo Goes é pura descontração, como a maioria das pessoas que usam as redes sociais. Mas mesmo ali, no ambiente virtual, sabe de sua responsabilidade. "Meu principal foco é desfazer a barreira, o tabu, que existe entre professor e aluno. Sei que o professor é um modelo. Dou aulas de Português e não posso cometer erros no texto, mesmo a internet sendo um ambiente mais flexível." Segundo ele, alguns alunos já acessaram o microblog para tirar dúvidas. "Às vezes eles querem respostas imediatas. O Twitter e o Facebook permitem isso", explica o professor, que tem cerca de 800 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio e uma conta de e-mail só para responder a perguntas de estudantes.

Opinião de especialista
"É preciso saber como usar as redes sociais"

Para o educador Cláudio de Moura e Castro, as instituições de ensino ainda estão no "zero" quando o assunto é a utilização de redes sociais. Com exceção de ações isoladas, ainda há muito o que avançar no aproveitamento do potencial da internet. O economista, escritor, mestre em Educação e colunista da revista Veja não acredita que as redes sociais, sozinhas, tenham a capacidade de aumentar o interesse do jovem pela escola, mas defende que elas façam parte de um processo de evolução.

Como as redes sociais são usadas na Educação?
De forma estruturada para ajudar na Educação, estamos no zero. Mas o potencial é muito grande. Podem haver experimentos interessantes que desconheço, mas de modo geral não há nada estruturado.

O que falta?
O potencial (das redes sociais) é grande, mas é preciso saber como elas serão usadas. Não é automático. Usar para fazer o quê? Há várias tentativas de colocar questões e provas no Twitter, as coisas estão começando a acontecer. Mas mesmo nos Estados Unidos não existe uma linha de produção. Nesse ponto a Educação é muito atrasada.

Mas há iniciativas de alguns professores ...

Esse é o caminho mais fácil, digamos. A linha mais ambiciosa é começar a ter lição, prova no Twitter.

As redes sociais podem aumentar o interesse do jovem na escola?

Sozinhas, não. Currículo excessivo e material chato, na sala de aula ou no Twitter, é a mesma coisa. É como colocar uma matéria chata, de decoreba, no computador. Ela vai continuar chata. Se é para tornar o ensino interessante, o Twitter pode ser parte da solução. Mas a escola tem que se tornar mais interessante.

Como as redes influenciam na Educação?

Há um aspecto importante, que não está bem estudado: é o papel das redes sociais em aproximar a escola do aluno, mas aí não é uma mudança cognitiva. É simplesmente afetivo, emocional. O aluno que se comunica com a escola por Twitter se sente mais perto da instituição, e isso é bom.

Como os educadores devem separar o pessoal do profissional na internet?
Aos poucos é possível desenvolver uma etiqueta para lidar com isso. Antes as pessoas não sabiam lidar com celular: falavam na hora que não podia... Dez ou 15 anos depois, esse conflito não é mais o mesmo. O professor que coloca todas as inconfidências num clique está se expondo. Ele tem que ouvir de um amigo que não deve ou perder uma vaga no emprego para aprender.

"A rede promove a aprendizagem conduzida pelos estudantes. Eles aprendem com o professor, aprendem entre si, ensinam uns aos outros e até podem ensinar aos professores"
Bruno Costa Teixeira,
Professor de Direito Digital da FDV

sábado, 25 de junho de 2011

Explosões Solares

Imagens do Sol mostram uma erupção muito grande em sua superfície. As imagens são reais e foram produzidas pela NASA em 07/06/2011.

Mais vida no futuro

Viveremos mais no futuro? Clique abaixo para saber.


Rejuvenescimento Celular

Adaptações ao ambiente podem ocorrer mais rápida

Espécies podem se adaptar rapidamente a mudanças bruscas no ambiente

Modelo com leveduras simula situações de estresse ambiental para avaliar se a velocidade das evoluções será capaz de 'vencer' as rápidas transformações

Colônias de levedura são formadas rapidamente, facilitando a observação de cientistas sobre os efeitos do ambiente sobre organismos vivos ao longo de gerações.

Uma das grandes questões levantadas com o rápido progresso do aquecimento global e e aumento da poluição é como a vida poderia se adaptar ao novo cenário. Embora a seleção natural – a prevalência de características favoráveis (hereditárias ou adquiridas) - garanta a sobrevivência das espécies ao longo das gerações, mudanças bruscas no meio ambiente poderiam tornar grande parcela dos organismos inaptos à vida, porque a evolução é um processo lento. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Universidade McGill, no Canadá, mostra que talvez as espécies possam se adaptar com mais velocidade do que se supunha. 

Pesquisadores avaliaram o destino de mais de 2 mil populações de levedura (fungos) que foram submetidas a graus variados de estresse (induzidos pela mudança na salinidade do ambiente controlada por um robô) durante vários meses. Em função do aprofundado conhecimento que se tem a respeito das características genéticas das leveduras e porque elas podem se reproduzir em questão de horas, o modelo é capaz de mostrar rapidamente as mudanças que podem ocorrer ao longo de gerações.

A equipe observou que a capacidade de adaptação evolutiva depende da severidade da transformação no ambiente e do isolamento de uma população em relação à outra. Mas, de forma geral, a evolução pode ocorrer rapidamente ao longo de cinquenta a cem gerações. 
"Os mesmos processos gerais estão ocorrendo, não importa se é levedura ou mamífero", ressalta o Andrew Gonzales, professor de biologia na McGill. Ele argumenta que seria inviável fazer um estudo semelhante com outros animais maiores, pois a análise se arrastaria ao longo das gerações, mas que as conclusões obtidas podem certamente extrapolar para organismos mais desenvolvidos. Um artigo sobre o trabalho foi publicado na revista Science.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DE ÔNIBUS PELO UNIVERSO


Vários ângulos de câmera mostram a incrível jornada pelo Universo do ônibus espacial mostrando o início e término de uma viagem cósmica comandada pela National Aeronautics and Space Administration, ou simplesmente NASA. O vídeo mostra também a Estação Espacial Internacional. Vale a pena conferir.

Vídeo: Planeta Terra II

Acessem.

Planeta Terra II

Vídeo: Planeta Terra I

Abaixo o link. É só clicar.

Planeta Terra I

quinta-feira, 23 de junho de 2011

POEMA: AS FLORESTAS

Segue abaixo, texto produzido por um grupo de alunas.



AS FLORESTAS

As florestas estão acabando
E ninguém esta  ligando
O que era para nascer, esta prestes a morrer.

O verde que víamos esta mudando de cor
A cor que era bela
virou a cor do terror.

Para que desmatar?
Se podemos cuidar!
As florestas são tão importantes
Então porque com elas acabar?

Falamos em um futuro melhor!
Mas como teremos?
Vivemos destruindo, desmatando
cada árvore que esta nascendo.

Impuro, esta o ar
a biodiversidade está se extinguindo
esse problema podemos solucionar
E a solução é parar de desmatar
.

Texto produzido pelas alunas : Gabriela Cirilo Mangesck, Antoanete Carrafa, Pâmela Júlio, Jeniffer Ribeiro, Luan Pereira. 
Série: 8°B.  
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares, São Mateus, ES.
Professor: Neemias Alvarenga

Poluição Ambiental em São Mateus, ES

Vazamento de óleo em praias de São Mateus,ES.


Manchas de óleo foram encontradas nas praias de Campo Grande de Barra Nova e Urussuquara, em São Mateus. Segundo a Petrobras Transportes (Transpetro), o vazamento de cerca de 1,5 mil litros do material começou no início da manhã desta terça-feira (21), no Terminal Norte Capixaba, localizado a quatro quilômetros da costa.

Técnicos de empresas terceirizadas à Petrobras estiveram nas praias para realizar os trabalhos de contenção e limpeza do óleo da areia e da praia. Conforme a Transpetro, no final da tarde desta quarta-feira (22) já não havia mais vestígios de óleo no local. A petroleira classificou o vazamento como "pequeno", e informa que as causas do incidente são investigadas.

Em nota, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que acompanha desde terça-feira (21) as operações de limpeza da área impactada por conta do vazamento de óleo. O órgão conta que a equipe já realizou três sobrevôos para identificar a presença do óleo na água, além de vistorias em solo.

A nota afirma ainda que o Iema irá continuar monitorando as operações de remoção e limpeza da região e a avaliação do Iema com relação à multa será baseada no relatório sobre os impactos ambientais causados

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fotossíntese Fotografada?



Satélites da Nasa conseguem fotografia de fotossíntese
das plantas

No futuro, pesquisa poderá ajudar os agricultores a enfrentar eventos climáticos extremos.


NASA
Mapa mostra que florestas do hemisfério Sul têm mais capacidade de fotossíntese
Pesquisadores da Nasa, a agência espacial americana, conseguiram criar o primeiro mapa de fotossíntese das florestas do mundo. O mapa usa dados do Satélite Japonês de Observação de Gases de Efeito Estufa (GOSAT, na sigla em inglês), que mede a quantidade de luz solar refletida pela vegetação.

O mapa foi criado usando satélites para monitorar emissões de fluorescência das plantas. Quando a luz solar atinge uma folha, a planta absorve a maior parte da luz no processo de fotossíntese, mas cerca de 2% da luz é re-emitida como um subproduto. Essa luz, de brilho avermelhado, não é detectada a olho nu, mas pode ser captada e medida por satélite.

Os mapas foram feitos em julho e dezembro de 2009, e mostram que as florestas do hemisfério Sul têm muito mais capacidade de fotossíntese do que as do hemisfério Norte. No Norte, a luz fluorescente praticamente não foi detectada em dezembro, durante o inverno. Já no hemisfério Sul, o processo de fotossíntese foi detectado tanto no inverno quanto no verão.

A Nasa acredita que a pesquisa poderá, no futuro, ajudar os agricultores a enfrentar eventos climáticos extremos, prever safras ruins com antecedência, e avançar na compreensão do funcionamento dos ciclos de carbono nos ecossistemas.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI243209-15228,00-SATELITES+DA+NASA+CONSEGUEM+FOTOGRAFIA+DE+FOTOSSINTESE+DAS+PLANTAS.html , acesso em 21/06/2011.

terça-feira, 21 de junho de 2011

BIÓLOGOS E AGRÔNOMOS DE MÃOS DADAS

Prezados: continuando nossos estudos sobre Florestas, segue abaixo um vídeo rápido com importantes mensagens. A última frase que aparece no vídeo nos chama atenção para um fato importante: plantar para continuar a produção de alimentos, mas com uma visão preservacionista, levando em consideração a importância das florestas. EIS UM GRANDE DESAFIO ATUAL principalmente para Biólogos e Agrônomos. Cliquem no link abaixo. 


Mais sobre Florestas

PARTES DE UM DENTE

Prezados alunos do 8° ano da EMEF Dora. Abaixo, link com texto e figura sobre as partes de um dente.  O tema foi discutido na semana passada e faz parte do conteúdo de nossa próxima avaliação sobre o  SISTEMA DIGESTÓRIO do dia 30/06/2011. Cliquem abaixo:


Partes de um dente

segunda-feira, 20 de junho de 2011

POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA FLORESTA

Pesquisador acredita que Ano Internacional das Florestas pode colaborar para melhorar vida de ribeirinhos

Mais de 2 milhões de pessoas vivem diretamente da Floresta Amazônica brasileira ainda em condições precárias, entre índios e populações tradicionais, como os ribeirinhos. A estimativa é do pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia Beto Veríssimo.

Para ele, a comemoração do Ano Internacional das Florestas deve servir para que o governo cumpra as garantias de direito à propriedade, melhorar as condições de vida e os indicadores sociais e de saúde dessas populações.

O ano de 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção para a importância da conservação da biodiversidade das florestas, mas destacando também o seu papel de provedora de muitos povos. No Brasil, o lema da comemoração é “Proteja a Floresta. Ela Protege Você”.
“É preciso fazer com que o trabalho que elas [as populações que vivem da floresta] têm de conservar suas florestas seja remunerado, por serem guardiões da floresta, mantenham as florestas conservadas, portanto, prestando serviços ambientais, regulando o clima, regulando regimes de chuva, protegendo a biodiversidade”, diz Veríssimo.

De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, em todo o Brasil, são 20 milhões de pessoas que dependem das florestas para viver, direta ou indiretamente.

 E o desafio do governo é melhorar as condições de vida e de trabalho dessas pessoas. “A gente tem trabalhado para aprimorar esses processos e garantir, a longo prazo, a sustentabilidade e a preservação tanto desses traços culturais, como também desses modos de produção em uma base efetivamente sustentável.”

Em 2007, o Decreto Presidencial 6.040 reconheceu oficialmente os ribeirinhos como comunidades tradicionais, incluindo essa população na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Entre as determinações da política, estão a integração dos ribeirinhos no Sistema Nacional de Segurança Alimentar, garantia do território, acesso aos recursos naturais e direito de ser ouvido pelo governo em questões de seu interesse.

Os ribeirinhos são pessoas com formação étnica de cruzamento entre índios e brancos, também chamados de caboclos amazônicos, que ocuparam a Região Norte ao longo dos rios, de acordo com a definição de Alexandre Rivas, presidente do Instituto Piatam. Do ponto de vista econômico, eles sobrevivem de atividade extrativista, principalmente da pesca, frutas e plantas da floresta, além de um pouco de agricultura. São povos que vivem em áreas alagadas.

O Piatam começou como um projeto de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas, que fazem o monitoramento ambiental das atividades de exploração e transporte de gás na Amazônia, desde 2000. Dentro desse trabalho, nasceu o instituto que mapeou as comunidades ribeirinhas dos rios Negro e Solimões.

De acordo com Rivas, a principal dificuldade enfrentada por essas comunidades é a ausência do Estado, que leva muitas delas a viverem do mesmo modo há cem anos. Além da falta de serviços públicos básicos como saúde e educação, ele aponta a dificuldade de logística, para que a produção dos ribeirinhos chegue aos mercados consumidores. “O que eles produzem, o que eles retiram da floresta, eles têm muita dificuldade de levar isso para as principais cidades, porque as distâncias são muito grandes e o transporte muito precário e caro também, além da questão da energia”.

Com isso, ocorre um ciclo vicioso, onde os ribeirinhos não conseguem gerar renda com a sua produção, como confirma a ribeirinha Maria do Perpétuo Socorro Marinho Prado, que faz parte do Mama, Movimento de Mulheres Articuladas da Amazônia. Ela diz que a luta do movimento é para que essas localidades sejam atendidas com infraestrutura. “Onde cheguem as políticas públicas, onde as mulheres possam recorrer nas situações de violência. São espaços longínquos, de difícil acesso. Quando elas produzem pra vender, muita coisa se perde. É todo um trabalho que se faz para organizar essas mulheres e elas terem acesso a esses recursos”. (Fonte: Akemi Nitahara/ Radiobrás)

Data da notícia: 20/06/2011 - 00:01:22
Última modificação: 19/06/2011 - 22:12:18


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=71376 ]
Data da exportação: 20/06/2011 - 14:11:48

domingo, 19 de junho de 2011

VIDEO: RIOS VOADORES

Prezados: continuando nosso estudo on line sobre as Florestas, cliquem abaixo e assistam a mais um vídeo.


Rios Voadores

domingo, 12 de junho de 2011

Charges Ambientais

Prezados   alunos  dos  7°s  , 8°s  e  9°s  anos   da    Escola Municipal Dora A. Silvares, São Mateus, ES  . Segue uma tarefa para vocês:

  • após assistir o vídeo sobre as florestas da Gisele Bündchen e ler o texto BRASIL, A MAIOR ÁREA DE FLORESTAS TROPICAIS DO MUNDO , clique no link abaixo (charges ambientais) . Vai abrir um documento com duas charges sobre o meio ambiente. Analise-as, escreva um comentário e poste no blog.

Conto com a participação de vocês e desejo um bom trabalho a todos.


CHARGES AMBIENTAIS

Vídeo sobre as Florestas com a modelo Gisele Bündchen

Tabela Periódica fica maior

TABELA PERIÓDICA GANHA MAIS DOIS ELEMENTOS

A tabela periódica acaba de ficar maior. Dois novos elementos químicos, de números 114 e 116, foram oficialmente reconhecidos por um comitê internacional de químicos e físicos.

Os novos elementos, que ainda não têm nome, duram menos de um segundo e se juntarão a substâncias famosas, como carbono, ouro, estanho e zinco.

No entanto o total de elementos conhecidos ainda está fixado em 114, porque os elementos 113 e 115 ainda não foram oficialmente reconhecidos, explicou Paul Karol, da Universidade Carnegie Mellon, que comandou o comitê que reconheceu as novas substâncias, com base em experiências feitas em 2004 e 2006, em um esforço conjunto de cientistas da Rússia e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia.

Nos últimos 250 anos, novos elementos têm sido adicionados à tabela em média a cada dois anos e meio, disse Karol.

O comitê anunciou sua decisão na semana passada. Os cientistas do grupo foram convidados a submeter sugestões de nomes para os novos elementos. Seus números se referem à quantidade de prótons no núcleo de seus átomos.

Os novos elementos nasceram da colisão de elementos mais leves, explicou Karol. “É um átomo por vez,” disse, e eles existem por menos de um segundo antes de se desintegrarem, descreveu.

(Fonte: Portal iG)
Data da notícia: 09/06/2011 - 00:00:05
Última modificação: 08/06/2011 - 20:19:12


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=70964 ]
Data da exportação: 12/06/2011 - 17:25:29

Brasil, maior área de florestas tropicais do mundo - ETA, NÓIS.


Brasil detém a maior área de florestas tropicais do planeta

Seguindo a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, o Brasil prepara uma série de atividades para este ano.

O país é detentor da maior área de florestas tropicais do planeta e o segundo em extensão de florestas, perdendo só para a Rússia, onde predominam as florestas temperadas.

De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, as atividades de divulgação, do Brasil, referentes ao Ano Internacional de Florestas, vão ressaltar a importância da proteção e envolvimento do homem com as florestas. Quando se fala em maior área de florestas tropicais, isso significa e faz uma diferença grande em termos de biodiversidade, diferentemente de quando se fala de florestas temperadas. Porque a biodiversidade é significativamente maior do que nas florestas temperadas”, observou Medeiros.

Para o diretor, essa característica faz com que o Brasil assuma um papel de destaque no que diz respeito a uma política nacional e no sentido de chamar a atenção para a relação do homem com a floresta. “A ideia é realmente aproveitar o Ano Internacional como uma forma de difundir a importância da preservação, como algo essencial para garantir a qualidade e o desenvolvimento das comunidades humanas e integrar um pouco mais o homem com a floresta.”

Ele lembrou ainda da importância da relação dos biomas florestais com o clima global. “No momento em que o planeta inteiro sofre não só uma crise de biodiversidade, mas, agora, de forma até mais emblemática e séria, esses efeitos das mudanças climáticas e a vinculação estreita das florestas com a regulação do clima do planeta, essa indicação do Ano Internacional de 2011 é importante para auxiliar neste movimento”, afirmou.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) instituiu como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora neste domingo (5) o slogan Florestas: a Natureza a seu Serviço. E a Índia foi escolhida como anfitriã das comemorações. Segundo o Pnuma, o tema “ressalta a relação intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais e, abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU”.

O dia 5 de junho foi recomendado como a data comemorativa do meio ambiente pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, foi implantada em 1982, como parte do calendário de atividades de conscientização ambiental, a Semana Nacional do Meio Ambiente

No mundo, ambientalistas, cientistas, pesquisadores e a sociedade civil fazem mobilizações, realizam paradas, concertos, campanhas, divulgam estudos com o objetivo de chamar a atenção de seus governantes sobre os problemas causados pelo aquecimento do planeta e as necessidades de implantação de políticas públicas com o objetivo de preservar o meio ambiente.

Com o tempo, surgiu a necessidade de ampliar as celebrações com a criação da Semana Mundial do Meio Ambiente. Os cientistas destacam a importância da realização de estudos sobre a interferência do homem na natureza e suas influências para o planeta Terra.

Segundo o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Oití Berbert, a situação do planeta tende a se agravar com o aumento da população, que deve chegar a 11,2 bilhões de habitantes até o final do século.
“As novas tecnologias que têm surgido rapidamente têm ajudado a entender, primeiro, o planeta Terra. Em segundo lugar, a entender os fenômenos que acontecem na Terra. Há questão de 50 anos, não era possível, por exemplo, se prever uma erupção vulcânica. Hoje, já conseguimos prever com segurança. Ainda não se pode prever um terremoto, mas a ciência está desenvolvendo uma metodologia que, um dia, vai permitir a previsão de terremotos”, observa.

Berbert afirma que manter um ambiente com qualidade e saudável é dever de todos: governantes, empresários, pesquisadores, cientistas e cidadãos. “A ciência está ajudando na resolução de problemas, como deslizamentos de encostas e no planejamento territorial urbano. Está resolvendo problemas, também, de despoluição de águas superficiais e vai desenvolver soluções para despoluição eventual da água subterrânea, que vai ser uma das principais, senão a principal, fonte de abastecimento humano no futuro”.


(Fonte: Deogracia Pinto/ Radiobrás) Data da notícia: 06/06/2011 - 00:04:48
Última modificação: 05/06/2011 - 21:51:14


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=70829 ]
Data da exportação: 12/06/2011 - 17:23:37

sábado, 11 de junho de 2011

Endeavour : FIM DAS MISSÕES ESPACIAIS


O vídeo acima retrata as últimas imagens da nave Endeavour em ação.

Endeavour  é o nome de uma nave ou ônibus espacial  lançada no espaço pela primeira vez em 1992 e teve como primeira missão interceptar e relançar um satélite que saíra da rota padrão.

Em 1993 fez sua primeira missão de serviço ao Telescópio Espacial Hubble.

A nave Endeavour, com seis astronautas a bordo, foi lançada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), na sua 25ª e última missão ao espaço.   A Nasa  encerrou em junho deste ano as missões com ônibus espaciais dos Estados Unidos.

Os nomes dos astronautas que participaram da 25° e última missão são: o comandante Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff  e o astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori.  

NASA lança foguete Delta II

A NASA lançou no espaço neste mês o foguete Delta II.

Esse foguete colocará em órbita um novo satélite para medir a salinidade dos oceanos da Terra.

Veja o vídeo com o lançamento do foguete.

2011: ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

A ONU declarou 2011 como o Ano internacional das florestas, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância e necessidade da preservação e conservação desses biomas. Mas, qual a importância das florestas para nós e para a nossa região e porque deveríamos considerar importante a sua preservação/conservação e uso sustentável?

É importante compreender que o ambiente é um sistema complexo, onde existe uma inter-relação física, química e biológica entre o solo, a biodiversidade, o clima e a água. Por exemplo, a água depende da cobertura vegetal, que por sua vez depende da fauna para polinizar flores, dispersar sementes e esporos e decompor a matéria orgânica a nutrientes constituindo-se no ciclo natural de renovação.

Foi o surgimento desse complexo sistema que permitiu o aparecimento de uma cobertura vegetal que, por sua vez, mantendo uma relação dinâmica com a atmosfera, por meio de intercâmbios de gases como o oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio, permitiram o desenvolvimento de toda a vida animal.

Os nossos antepassados viveram nas florestas, utilizando-a como abrigo e dela tiravam seu sustento. Entretanto, muitos seres humanos ainda vivem em dependência direta dos recursos da floresta, como é o caso das populações tradicionais (índios, caiçaras, caboclos, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas), que com a sabedoria adquirida no cotidiano, têm muito a nos ensinar.

A flora e a fauna, além do solo, também dependem das chuvas e do fluxo da água nos córrego e rios. Estudos mostram que a umidade da bacia amazônica é carregada em grandes quantidades para as regiões mais ao sul do país, determinando o regime de precipitação de chuvas na região sudeste.

O Aqüífero Guarani depende das áreas de recarga que estão no Cerrado e os principais rios brasileiros também nascem nesse Bioma. O Cerrado, por sua vez, ainda pode ser explorado na produção de alimentos, fármacos e plantas ornamentais.
Como vemos, as florestas têm um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e está mais presente em nossas vidas mais do que imaginamos.

No Brasil, o tema Floresta tem sido muito discutido, considerando os diferentes sistemas florestais. Envolve questões como a conservação e uso sustentável da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a promoção do desenvolvimento sustentável e a repartição justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais.

Assim, é importante que esse debate ocorra nos âmbitos econômico-comercial, social, cultural e ambiental, considerando as questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos florestais.

GRATIDÃO

Clique no link abaixo:


Agradecimento

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Um pouco de Astronomia

Segue link com vídeo produzido na ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL. Clique na palavra abaixo:

Astronomia

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Promessa de um futuro sem uso de células-tronco

Célula da pele é reprogramada para virar célula nervosa

Técnica dispensa o uso de células-tronco embrionárias


Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, provaram que é possível converter células maduras da pele em células do cérebro sem passar pelo estágio de células-tronco. É a primeira vez que este tipo de célula é obtido desta maneira. A primeira evidência de que isso poderia ser realizado surgiu no ano passado, quando uma equipe norte-americana reprogramou células da pele para se tornarem células cardíacas.

A reprogramação geralmente envolve fazer com que uma célula adulta, já especializada (ou seja, com propriedades específicas para a constituição de um tecido especial do corpo, como as células musculares cardíacas, por exemplo), retorne ao estado em que era indiferenciada, ou pluripotente. Só depois ela é convertida em uma 'nova' célula.

Este mecanismo, no entanto, é ainda pouco compreendido pelos cientistas. 
Já a técnica que os pesquisadores de Lund desenvolveram não devolve a célula ao estágio de indiferenciação. E é surpreendentemente simples do ponto de vista genético: envolve apenas três genes, ativados durante a formação das células cerebrais na fase fetal.

Os cientistas reprogramaram células chamadas fibroblastos e as transformaram diretamente em células nervosas. O método pode ser uma alternativa às questões éticas que pesquisas com células-tronco embrionárias suscitam, oferecendo um novo caminho para a criação de tecidos e órgãos que possam recuperar ou substituir partes do corpo lesionadas. Além disso, o uso de células reprogramadas eliminaria o risco de formação de tumores nem causaria rejeição em caso de transplantes. 

A descoberta também representa uma mudança fundamental na forma como se enxergam as funções e capacidades de células maduras.  Os próprios cientistas se mostraram surpresos. "Realmente não acreditávamos que isso funcionaria. Achávamos apenas que seria uma experiência interessante", disse Malin Parmar, coordenador da equipe. "Contudo, logo vimos que as células eram surpreendentemente receptivas a receber instruções."

Durante os experimentos, a equipe ainda constatou que a ativação de dois genes também pode produzir um tipo de célula do cérebro capaz de substituir as que morrem em pacientes com Parkinson. "Esta é uma grande ideia a longo prazo", afirma Parmar. "Esperamos ser capazes de fazer uma biópsia no paciente, produzir células de dopamina, por exemplo, e depois enxertá-las como tratamento para o Parkinson." Até que isso ocorra, no entanto, mais pesquisas são necessárias. O próximo passo agora é determinar qual é o tempo de vida da célula reprogramada.
 
 

domingo, 5 de junho de 2011

Ciência retratada com Arte

Para quem gosta de Ciência com Arte, clique abaixo:


Pura arte natural

Prática ambiental: mito ou realidade?

Consciência da boca pra fora

Ser ecologicamente correto está na moda. Mas dá trabalho e nem sempre é barato. Então, a maioria das pessoas apenas diz que é comprometida com o meio ambiente.

Uma pesquisa realizada pela Revista Seleções, da Readers Digest revela que ainda existe, entre os brasileiros, um grande abismo entre a (boa) intenção e a prática de ações sustentáveis, quando o assunto é meio ambiente.

Embora 99% das 2.269 pessoas entrevistadas tenham afirmado seu comprometimento com o meio ambiente, ao serem questionados sobre alguns hábitos simples, que poderiam fazer diferença
no dia a dia, demonstraram que, na prática, o discurso é bem diferente:
96% deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes;

94% continuam usando sacolas plásticas ao fazerem compras;


84% jogam o lixo em lugares errados, sendo que 40% do lixo recolhido vêm das ruas;

73% não abrem mão do carro particular;

70% fazem impressões sem necessidade;

69% tomam banhos de chuveiro demorados e apenas 45% se sentem culpados por isso;

56% não separam o lixo reciclável;

33% usam todas as toalhas no hotel, mesmo sem necessidade;

25% não apagam as luzes ao sair de casa.


Pesquisa sobre Boto no ES

Fundação Boticário financia estudo de botos no litoral do Espírito Santo

Uma boa notícia: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza passou a financiar, neste primeiro semestre, um projeto do Espírito Santo, realizado pela Associação Ambiental Voz da Natureza, de Vitória, e que terá duração de um ano e meio.

O objetivo do estudo é elaborar estratégias de conservação de duas espécies de botos no litoral de Linhares, na região da Foz do Rio Doce, maior rio do Sudeste brasileiro e um dos mais importantes ecossistemas litorâneos do Estado.

Apesar dos atributos ecológicos da desembocadura do rio, atividades pesqueiras ameaçam a sobrevivência das espécies de botos que vivem ali, devido às altas taxas de captura acidental.

O projeto prevê o levantamento de informações sobre a distribuição espacial e temporal da toninha ou boto-cachimbo (Pontoporia blainvillei) e do boto-cinza (Sotalia guianensis), bem como os padrões comportamentais e de utilização da área por grupos de indivíduos de ambas as espécies.

Também serão identificadas as áreas de maior risco de captura acidental destes cetáceos. Os resultados servirão de referência para ações de conservação e manejo da região, fortalecendo a proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no local.

No total, ao longo de sua história, a Fundação Grupo Boticário financiou 28 iniciativas no Espírito Santo e 1.265 no Brasil



sábado, 4 de junho de 2011

Dados atuais sobre a AIDS no mundo

Aids: 7.000 pessoas são contagiadas diariamente, diz a ONU

Cerca de 7.000 pessoas são infectadas com o vírus da Aids a cada dia, ao mesmo tempo em que a metade das 34 milhões de pessoas com o HIV não sabem que são portadoras, diz um informe das Nações Unidas, divulgado a propósito do 30° aniversário do aparecimento da doença.

Segundo o programa da ONU para a luta contra a doença (Onuaids), há uma necessidade urgente de que sejam criados mais projetos inteligentes para consolidar as conquistas na luta contra a Aids e o HIV.

O informe destacou os avanços espetaculares ocorridos nos últimos 30 anos, desde que epidemiologistas americanos, num estudo publicado em 5 de junho de 1981, descreveram os casos de cinco jovens homossexuais que tiveram o sistema imunológico destruído.

Apesar dos avanços, de acordo com a Onuaids, cerca de 34 milhões de pessoas vivem com o HIV - segundo dados de 2010 - e cerca de 30 milhões morreram em decorrência da doença nas últimas três décadas.

A taxa de novas infecções do vírus da Aids, no entanto, tem diminuído. "Apesar da redução, precisamos diminuir ainda mais a taxa de novas infecções", disse Michel Sidibe, diretor executivo da Onuaids, no lançamento do informe "Aids 30 anos: Nações na Encruzilhada".

O informe elogiou em particular os "avanços espetaculares" para conseguir medicamentos contra a Aids - antes sob domínio exclusivo das economias ricas - para pacientes dos países em desenvolvimento.
Ao final de 2010, 6,6 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento nos países emergentes.

Isso equivale a um aumento de 1,4 milhão de pessoas em 2009 e de 22 vezes em relação a 2001. "Um exemplo claro do poder da solidariedade internacional, dos enfoques inovadores e respostas centradas nas pessoas".

Do lado negativo, o balanço global está muito abaixo da meta de "acesso universal" que as Nações Unidas estipularam em 2010. Este prazo passou e deixou outras 9 milhões de pessoas infectadas que continuam necessitando de tratamento.
Alcançar esse objetivo e fazer frente a muitos outros problemas relacionados com a Aids requer um grande impulso de financiamento, disse a Onuaids.

Os recursos necessários para sustentar os avanços foram reduzidos pela primeira vez em 10 anos, mesmo com as enormes necessidades existentes, advertiu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no informe, que foi divulgado antes de uma reunião sobre o tema que acontecerá nas Nações Unidas na semana que vem. (Fonte: G1)

Data da notícia: 04/06/2011 - 00:00:31
Última modificação: 03/06/2011 - 20:45:56


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=70770 ]
Data da exportação: 04/06/2011 - 15:05:13

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A CÉLULA

Prezados: vejam o vídeo abaixo para reforçar o que discutimos sobres os tipos de células (eucarióticas e procarióticas) e os tipos de microscópios (óptico e eletrônico). Clique no termo abaixo:

A Célula

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores