LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

domingo, 31 de julho de 2011

A próxima geração de naves espaciais - VEJA

A próxima geração de naves espaciais - VEJA

Alimentação X Câncer

Mudanças na alimentação poderiam evitar alguns dos cânceres mais comuns no país

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE revelou que os brasileiros ingerem menos de um terço dos alimentos que podem prevenir o câncer. De acordo com os dados do estudo, a ingestão diária de frutas, verduras e legumes é de 126,4 g, quando o ideal recomendado para prevenir o câncer seria de no mínimo 400 g.

O Fundo Mundial para Pesquisa Contra o Câncer e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que se a população brasileira passasse a consumir diariamente esses 400 g, um em cada três casos de câncer de cavidade oral (boca, faringe e laringe) e de pulmão, assim como um em cada quatro casos de câncer de estômago poderiam ser evitados.

Conforme o nutricionista do Inca, Fábio Gomes, outra preocupação é o excesso no consumo de carne vermelha pelos brasileiros, que é de 523 g por semana.
"De acordo com as informações de consumo alimentar indivudual, 7% dos casos de câncer de cólon e reto poderiam ser evitados se a média de consumo fosse menor", explica.

Estudos do Inca revelam ainda que as carnes (incluindo peixes e aves) salgadas e processadas (cujo consumo é de 100 g por semana) também precisam ser evitadas para prevenir o surgimento do câncer de estômago, reto e cólon, que estão entre os cinco mais incidentes na população.

A combinação de alimentação saudável e atividade física pode, segundo o relatório de políticas e ações para a prevenção do câncer no Brasil, prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe, 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos no endométrio.

O alto teor calórico em alimentos como biscoitos e a ingestão em demasia de bebidas açucaradas, como refrigerantes e refrescos artificiais, estão diretamente ligados ao ganho de peso e propensão à obesidade, que, por sua vez aumentam o risco dos cânceres de esôfago (23%), pâncreas (18%), vesícula biliar (10%), cólon e reto (5%), mama (14%), endométrio (29%) e rim (13%).

Redução de gastos na saúde - Segundo o diretor-geral do INCA Luiz Antonio Santini, hábitos alimentares saudáveis somados à atividade física regular e peso corporal adequado poupariam, no mínimo, R$ 84.210.688 em gastos do SUS, no ano de 2010.

Estimativas do INCA indicam que só até o final de 2011, quase meio milhão de pessoas vão receber o diagnóstico de câncer no Brasil. Desse total, as mulheres estão no topo do ranking, com cerca de 253 mil casos (52%), contra os 236 mil casos estimados para os homens. (Fonte: Zero Hora/RS)

Data da notícia: 30/07/2011 - 00:00:21
Última modificação: 29/07/2011 - 18:47:52


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=72856 ]
Data da exportação: 31/07/2011 - 11:35:22

terça-feira, 26 de julho de 2011

CAPIXABA EM DESTAQUE

Capixaba desenvolve repelente capaz de combater os mosquitos da dengue e malária.

A descoberta partiu da observação da cultura popular da comunidade de Rive, município de Alegre, no Sul do Espírito Santo.

Mais um importante passo no combate ao mosquito transmissor da dengue foi dado por um capixaba. O pesquisador capixaba Ary Gomes da Silva, farmacêutico e doutor em Ecologia, conseguiu produzir um repelente a base de óleo essencial de pimenta rosa.

A pesquisa teve início no laboratório de Ecologia Funcional de uma universidade de Vila Velha, agora já está sendo trabalhada na África para que se torne um recurso de utilidade pública.

Em entrevista à Rádio CBN Vitória (93,5 FM), o pesquisador relatou que pesquisadores do Departamento em Pesquisas de Doenças Tropicais da Tanzânia se interessaram em testar o óleo no combate aos mosquitos africanos transmissores da Malária. Lá, o resultado foi 30% mais eficaz.

Segundo Ary Silva, enquanto a substância considerada referência pela Organização Mundial da Saúde produziu uma mortalidade de 75%, o óleo mostrou que em 24 horas de exposição ao produto houve mortalidade de 100% dos mosquitos.

A descoberta partiu da observação da cultura popular da comunidade de Rive, município de Alegre, no Sul do Espírito Santo. O pesquisador se interessou no fato de que a comunidade da região usa infusões da casca da árvore Aroeira, que produz a pimenta rosa, como repelente de mosquitos.

A partir desse costume, as pesquisa começaram e progrediram. Ary Gomes da Silva explica também que o óleo essencial da aroeira no combate aos mosquitos transmissores da dengue e malária "é uma descoberta promissora" e completa que "é um produto que controla o mosquito com muito menos custo para a vida, sem a toxicidade de muitos produtos usados".

Fonte:

PONTO DE VISTA : Brasil X Desenvolvimento

Brasil desistiu de ser país desenvolvido

Agostinho Rosa - 21/07/2011
O seu cargo é o de coordenador de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento.

A função, com seria de se esperar, está dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Que visões de futuro passarão na mente do condutor das políticas e programas de pesquisas científicas do ministério que cuida da ciência e da tecnologia de um dos países mais promissores do mundo?

Deve ser inebriante conversar com uma pessoa que pensa em todas as tendências tecnológicas mundiais, e nos rumos mais promissores e mais socialmente urgentes das pesquisas científicas, sem contar aquelas áreas em que se deve deixar a ciência ser ciência, sem utilitarismos, indo atrás daquilo que desafia a curiosidade humana em seu sentido mais nobre.

Bem, deveria. Infelizmente, aqui no Brasil, a visão de futuro daqueles de quem mais se espera, assemelham-se mais a faróis que tenham sido instalados na traseira de um carro.

O discurso desanimador pode ser resumido em uma única frase: "O futuro do País é explorar o potencial da nossa biodiversidade."

O personagem que pensa o futuro da nossa ciência, da nossa tecnologia e, por decorrência, do nosso desenvolvimento e bem-estar enquanto sociedade, acredita que devemos nos limitar a sermos agricultores, no máximo coletores de frutos e raízes de uma floresta que calhou de estar por aqui.

Por paradoxal que possa parecer, não incluo em minha crítica o personagem que falou a fala tão desastrada. Carlos Nobre merece o sobrenome enquanto cientista e homem público que se tornou, de resto talvez o mais bem talhado candidato atualmente disponível para ocupar o Ministério do Meio Ambiente.

Colocá-lo tão fora de sua especialidade mostra a incapacidade - ou, eventualmente, a má-fé - daqueles que dirigem o país e que deveriam procurar fazer com que cada área rendesse os melhores frutos, de forma que, após o entendimento entre os diversos grupos, no processo natural que marca a discussão política, o país tivesse os maiores benefícios.

Mas o que esperar de um governo que nada faz para combater uma situação cambial que está destruindo a indústria brasileira, pelo simples temor de alguém dizer que o Brasil não é assim tão bonzinho ou de levar nota baixa de agências de risco que já mostraram mais de uma vez a complicada rede de interesses de que fazem parteF?

Este governo provavelmente nada teria a dizer sobre desenvolvimento de software e de hardware, satélites artificiais, robótica, nanotecnologia, novos materiais, computação quântica, fotônica, spintrônica. É melhor se calar sobre aquilo que se pretende destruir. Ou sobre o que nada se sabe.

Quer o governo que nossa missão seja nos mantermos como um país agrário. Com todo o respeito ao setor agroindustrial e a todos os necessários cuidados com o meio ambiente que esse setor nunca teve. Trata-se sim, de incentivar a agricultura e, com os devidos cuidados, fomentar uma indústria de biocombustíveis, mas que seja um setor especializado na área de energia, e não de um subproduto do açúcar.

Nada a dizer contra esta ou aquela área porque, ao contrário do que o governo parece pensar, incentivar uma área não exige que se destrua outras.

O que se trata é de criar no Brasil um setor industrial, já que aquele que chegamos a ter até o fim do século passado, esse já está desenganado por uma política cambial maléfica e pela falta de instituições que incentivem a inovação tecnológica - cuja responsabilidade é das empresas, o que só aumenta os elogios às poucas inovações que vemos surgir nas universidades brasileiras.

Mas quais empresas? Empresas brasileiras que fabricam o que? Automóveis, computadores, chips, fibras sintéticas, satélites artificiais, equipamentos de telecomunicações, robôs?
Ou, já que queremos nos especializar em biodiversidade, seria o caso das empresas nacionais de fármacos, de novas moléculas, de materiais biomiméticos?

Difícil inventar o que ainda não existe em setores que também não existem.
E para as empresas nacionais que ainda restam, cuja participação no PIB cai ano a ano, será que não sabemos criar mecanismos para incentivar essas empresas a se tornarem inovadoras? É claro que sabemos. A Embrapa é um exemplo mundial de estrutura aberta e flexível, que tem produzido as maiores inovações da área. A Fiocruz não fica atrás, na área de saúde, apesar dos recursos aviltantes.

E por que não reproduzimos a experiência em outras áreas? Porque não queremos. Porque o Brasil como uma potência agrária, fornecedor de alimentos e insumos agrícolas e minerais é tudo o que o núcleo central da economia mundial necessita. Já temos Coreia, Índia, China e outros países que emergiram, não precisamos de mais, começa a ficar problemático demais dividir o mercado quando os jogadores são muitos.

Fomos tolerados enquanto tínhamos um presidente pitoresco, que ficava bem na fotografia com aqueles que querem fazer o discurso politicamente correto de posar ao lado de um operário que "deu certo".

Agora não temos nem isso, então só resta a verdade desnuda. O mundo precisa de um celeiro, e o Brasil aceitou passivamente a condição, sem ter forças de argumentar que temos condições de ser mais do que uma coisa única, que podemos plantar, criar e coletar sem precisarmos nos condenar a uma economia pobre e ultrapassada.

Não é o nosso futuro que está na exploração da biodiversidade, é o nosso passado.
Ciclo do pau-brasil, ciclo da borracha, ciclo da cana-de-açúcar, ciclo do cacau, ciclo do café, agora novo ciclo da cana-de-açúcar, que produz algum etanol quando os preços valem a pena - todos são ciclos de exploração da nossa biodiversidade.

Só escapa o ciclo do ouro porque ele não leva o "bio" no nome, mas é extrativista, já devidamente substituído pelo atual ciclo do minério de ferro, do alumínio, do nióbio e das rochas ornamentais (sim, o "mármore de carrara" do século XXI é brasileiro).

Devemos acabar com essas explorações tão biodiversas e tão mínero-diversas? Certamente que não, mas não se trata disso, trata-se daquilo que nos negamos o direito de construir: uma economia moderna, fundada em uma educação digna do nome, em mecanismos institucionais e legais que criem um ambiente de inovação e de desenvolvimento.

Por que não fazemos isso? Se eu ainda tivesse a ingenuidade de esperar alguma sinceridade na resposta, diria que essa pergunta poderia ser dirigida àqueles que nos guiam para o passado.

Fonte:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vídeo: pesquisa sobre os Polos

A Nasa utiliza determinados satélites para monitorar a saúde do Planeta Terra. Um dos animais que são diretamente afetados pelas mudanças drásticas de temperatura e derretimento de gelo nos Pólos são os ursos. Abaixo, uma animação explicando a importância dos satélites que ajudam a prever o clima em nosso planeta e coletam dados para ajudar na preservação dos animais polares.


Fonte: http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html, acesso em 25/07/2011

Vídeo: satélites que monitoram os Oceanos


Os cientistas precisam de uma amplitude de informações para entender os processos do oceano. É aí que entra Aquário: um sensor vai usar tecnologias avançadas para dar NASA suas medidas baseadas no espaço primeiro da salinidade da superfície do mar, ajudando os cientistas a melhorar as previsões de tendências climáticas e eventos futuros.


 

Vídeo: imagens do planeta MARTE

Veja vídeo abaixo.

Fonte: NASA.

domingo, 24 de julho de 2011

Uma vírgula pode mudar tudo...

                          SOBRE A VÍRGULA

Vírgula pode ser uma pausa... Ou não.
EXEMPLO:
Não, espere.
Não espere...

Ela pode sumir com seu dinheiro.
EXEMPLO:
23,4.
2,34.

Pode criar heróis...
EXEMPLO:
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
EXEMPLO:
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
EXEMPLO:
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
EXEMPLO:
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
EXEMPLO:
ABI (Associação Brasileira de Imprensa): 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua Informação.

DETALHES ADICIONAIS:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...

* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

Fonte:
ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

O curso de Biologia sofreu mudanças

Acesse o link abaixo e leia...

Mudanças no curso de Biologia

Lentidão na Internet Brasileira

Internet Lenta

Florescimento do cérebro

Acesse o link abaixo.

Idade e Cérebro

sábado, 23 de julho de 2011

Reportagem sobre a Mata Atlântica Brasileira

Abaixo o link.

Mata Atlântica

Sinais de desequilíbrios nos Oceanos

OCEANOS APRESENTAM SINTOMAS DAS GRANDES FASES DE EXTINÇÃO

Submetidos a uma série de pressões, do aquecimento à pesca predatória, os oceanos apresentam sintomas preocupantes, presentes nas fases anteriores de extinções em massa sofridas pela Terra, advertiu um painel de especialistas em relatório apresentado nesta segunda-feira.

Depois de analisar os efeitos acumulados de todas essas pressões, 27 especialistas de seis países exibiram um quadro preocupante.

As conclusões foram tiradas depois de uma reunião realizada em abril na Universidade de Oxford, cujo relatório é a síntese dos trabalhos."Os resultados são chocantes", resume Alex Rogers, diretor científico do Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos (Ipso) que organizou o seminário junto com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e a Comissão Mundial das Áreas Protegidas (CMAP)."Considerando-se o efeito cumulativo que a humanidade causou aos oceanos, chegamos à conclusão de que as consequências são bem mais graves do que cada um de nós acreditava", acrescentou.

Esse painel científico concluiu que "a combinação das pressões exercidas criou condições que são encontradas em cada uma das extinções em massa de espécies da Terra anteriores".

Durante meio bilhão de anos, cinco extinções em massa foram registradas após calamidades naturais, durante as quais mais de 50% das espécies existentes desapareceram.

Entre os sinais vermelhos estão o aquecimento dos oceanos e sua acidificação que causa a hipóxia (baixos níveis de oxigênio).
"Eles constituem três fatores que são encontrados em cada uma das extinções em massa da história da Terra", indicaram os especialistas.

O painel ressalta que os níveis de carbono absorvidos pelos oceanos "já são bem mais elevados hoje do que na época da última extinção em massa das espécies marinhas, há cerca de 55 milhões de anos, quando mais de 50% de alguns grupos de animais de águas profundas foram exterminados".

Os "oceanos do mundo inteiro correm o grande risco de entrar em uma fase de extinção das espécies marinhas", alertam.
Globalmente, o relatório considera que "a velocidade e a taxa de degradação dos oceanos são bem mais rápidas do que tudo o que havia sido previsto".

Eles estão preocupados com a pesca predatória, que "causou uma redução de alguns recursos haliêuticos comerciais em mais de 90%", ou ainda o fluxo de nutrientes agrícolas "que já causou um declínio espetacular do estado dos oceanos".
"Novas pesquisas sugerem que os poluentes, entre eles os retardadores de chamas químicas e os perfumes sintéticos encontrados nos detergentes, podem ser observados até nos mares polares", e até nos peixes, alertam.

O oceano é "o maior ecossistema da Terra, que mantém nosso mundo em condições suportáveis" para a vida, lembram os especialistas, que pedem "insistentemente a adoção urgente de um melhor sistema de administração do alto mar, ainda pouco protegido, mas que representa a maior parte dos oceanos do mundo inteiro".

Fonte:

ÚLTIMA MISSÃO ESPACIAL

 O ônibus espacial Atlantis completou sua última missão.  Abaixo, imagem da chegada do Atlantis em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos da América no dia 21 de julho de 2011.

domingo, 17 de julho de 2011

Identificação de sps.

CLIQUE AQUI.

COGUMELO PISCA-PISCA...

Cogumelo que emite luz é encontrado no Brasil após 170 anos.

Pesquisadores encontraram no Piauí um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. A pesquisa do grupo de cientistas da USP e das universidades americanas de São Francisco e de Hilo, no Havaí, será publicada na revista científica Mycologia.

O Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo.
'Já tinha encontrado alguns cogumelos que emitem luz no Brasil, mas menores, alguns do tamanho de um fio de cabelo', disse à BBC Brasil o professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química da USP. 'Este foi o maior, um grupo deles emite quantidade considerável de luz', afirmou. 'Flor de coco' - Em 1840, o cogumelo foi descoberto pelo botânico britânico George Gardner quando viu garotos brincando com o que pensou serem vagalumes nas ruas de uma vila onde hoje fica a cidade de Natividade, em Tocantins.

Chamado pelos locais de 'flor de coco', o fungo bioluminescente foi classificado como Agaricus gardeni e não foi mais visto desde então.
'Fiquei sabendo que existiam ainda fungos assim por volta de 2001. Nos anos seguintes, me chegavam relatos de Tocantins e Goiás de um cogumelo grande, amarelo, que emitia uma luz', diz Stevani. 'Mas fotografia mesmo vi só em 2005, uma tirada no Piauí', afirma ele, que já participou de expedições noturnas para a coleta do cogumelo. 'As buscas acontecem em noites escuras, de lua nova, com as lanternas desligadas', explica.

Curiosamente, o cogumelo ainda é conhecido popularmente em várias partes do país como 'flor de coco'. Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 delas estão presentes no Brasil . A ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz, nem a razão disso.

Uma das teses consideradas é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.

(Fonte: G1)
Data da notícia: 12/07/2011 - 00:02:58
Última modificação: 11/07/2011 - 20:11:32


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=72170 ]
Data da exportação: 12/07/2011 - 17:45:19

sexta-feira, 8 de julho de 2011

BOM DESCANSO

Prezados alunos (as):

Desejo a todos um bom descanso neste recesso. Aguardo-os, a partir do dia 19/07 para iniciarmos o próximo bimestre. ATÉ.

Neemias.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trabalho de alunos

Segue, abaixo, poema produzido por um grupo de alunos da EMEF Dora Arnizaut Silvares, São Mateus, ES.

O Tema foi : FLORESTA.
           Mãe natureza
A natureza é mãe maior,
E a todos trata com cuidado
Pois como toda mãe que ama
Não quer seu filho maltratado ...

Mas o homem, filho desobediente
E muitas vezes mal educado
Não dá a mãe natureza
O carinho que devia ser dado ...

Polui o ar , contamina a água
Leva destruição para todo lado
Corta a árvore , mata a planta
Mata até o bicho , coitado !...
Wilson Rocha Filho , Jonas, João Victor , Rhuan , Wanderlan.

terça-feira, 5 de julho de 2011

ÚLTIMA VIAGEM

Com último vôo do Atlantis, o ônibus espacial entra para a história.

O lançamento do Atlantis, programado para sexta-feira, marcará a última missão do programa de 30 anos de ônibus espaciais dos Estados Unidos, que permitiu a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Este último lançamento do Atlantis para uma missão de 12 dias será o número 135 do programa e estima-se que será presenciado por um milhão de pessoas.

O ônibus espacial está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste), às 11H26 (12H26 de Brasília). A contagem regressiva começa oficialmente na terça-feira às 17H00 GMT (14H00 de Brasília).
A missão - conhecida STS-135- tem como finalidade transportar a maior quantidade possível de provisões à ISS, cuja utilização foi prolongada no ano passado até 2020.


O Atlantis é o quarto ônibus espacial construído pelos Estados Unidos. Teve seu batismo espacial no dia 3 de outubro de 1985 e, ao regressar à Terra, terá realizado 33 voos; 14 deles à ISS, antes de ir para um museu.
No Atlantis viajarão quatro astronautas americanos - contra sete normalmente - todos muito experientes, entre eles o piloto Chris Ferguseson, de 49 anos, e o copiloto Doug Hurley, de 44 anos.


Foram necessários 25 voos de ônibus espaciais desde 1998 para terminar o projeto da Estação, no qual participaram 16 países, entre eles os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e vários países europeus, e que custou 100 bilhões de dólares.
O programa de ônibus espaciais viveu dois episódios trágicos: o acidente do Challenger em 1986 e o do Columbia em 2003, que deixaram 14 mortos no total.


O fim do programa de ônibus espaciais é um autêntico golpe para a economia local. Cerca de 8 mil empregos diretos e 20 mil indiretos desaparecerão, segundo funcionários locais."Sabíamos há alguns anos que o programa do ônibus espacial iria terminar; (é) um programa ao qual muitos de seus técnicos e engenheiros consagraram 30 anos de sua vida e com o fim agora próximo o ânimo é cada vez mais sombrio", disse recentemente Mike Leinbach, diretor do lançamento.


Depois que o Atlantis voltar à Terra, o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos terá fim de forma oficial, deixando a Rússia como o único país no mundo capaz de transportar astronautas ao espaço.
Empresas privadas competem para construir a próxima geração de naves espaciais americanas, mas é pouco provável que terminem de construir um veículo deste tipo antes de 2015.


Com a última missão do ônibus espacial, "viramos uma página da história espacial, mas a liderança americana no espaço continuará", afirmou na sexta-feira o chefe da Nasa, Charles Bolden."Teremos que fazer as coisas de outra forma", acrescentou Bolden, referindo-se às atuais dificuldades orçamentárias dos Estados Unidos.


Assim, Bolden defendeu a anulação do programa Constellation pelo presidente Barack Obama."Devemos nos concentrar na exploração espacial habitada longínqua - desenvolvendo novas tecnologias - e incentivando aqueles que inovam (...) a realizar voos sobre a órbita terrestre baixa até a Estação Espacial Internacional.


Segundo ele, "a Estação é o apogeu de nossas realizações tecnológicas atuais e um caminho em direção ao resto do sistema solar".

sábado, 2 de julho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE NOSSO PLANETA

NOSSO PLANETA
10 curiosidades legais sobre a Terra

1 - A Terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida aqui.

2 - Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de formas de vida.

3 - Se a Terra não girasse, não existiria vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.

4 - Nosso planeta leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano do nosso calendário.

5 - A Terra não é exatamente redonda. A rotação e a gravidade causaram um leve achatamento. Essa forma é chamada geóide.

6 - Em sua viagem ao redor do Sol, o planeta recebe grandes quantidades de lixo estelar, desde pequenos asteróides até pó cósmico. Ao todo, a cada dia caem em nosso planeta de 20 a 40 toneladas desse material.

7- A Terra tem mais de 6 bilhões de habitantes e até 2015 deve chegar a 7, 2 bilhões de pessoas.

8- A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, com 8.850 metros. Se consideradas as partes submersas, o vencedor seria o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem 10.314 metros no total.

9 - Os cientistas calculam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

10 - A temperatura média da Terra fica em torno de 15º Celsius graças aos gases da atmosfera, que retêm parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, nosso planeta seria um lugar gelado.




POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores