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O FILHOTE

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ÚLTIMAS REDAÇÕES DO MÊS

PREZADOS: com os pôsteres abaixo, encerro as publicações de Maio/2012. Se tudo correr bem, volto a partir de Junho. Abraços, Neemias.


ALUNA: GABRIELA NATALE
SERIE: 8º ANO B / MATUTINO
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES.
                          O SISTEMA ENDÓCRINO:
Sistema Endócrino é formado por glândulas que produzem hormônios. Ele é responsável pelo crescimento, controle emocional, reprodução, controle da pressão arterial, entre outras funções orgânicas. Existe um médico especializado só nessa área que é o Endocrinologista. As principais glândulas do sistema Endócrino são: Hipófise, Tireóide, Paratireóide, Suprarrenais, Pâncreas, Testículo e Ovário. A Hipófise atua no crescimento, estimula as glândulas mamarias a ovulação, age sobre a tireóide, regula a pressão arterial. E, além disso, tem outras funções no corpo, por isso é denominada a ‘glândula mestra’.  A Tireóide se localiza no pescoço e tem mais ou menos 3 cm. Produz os hormônios: tiroxina (consumo de oxigênio, produção de proteínas), tiidotironina (ajuda a regular a digestão), calcitonina (atua no equilíbrio do cálcio). Quando a Tireóide está desregulada pode levar ao Hipertireoidismo (excesso da produção de tiroxina) e o Hipotireoidismo (baixa produção de tiroxina). A Paratireóide se localiza apos a Tireóide e seu principal hormônio é o paratormônio que regula a concentração de cálcio no sangue. As suprarrenais ficam acima dos rins e produz a cortisona, um antinflamatório  natural. Além da cortisona,  produz também a adrenalina, numa situação de medo, susto ou raiva . O pâncreas se localiza no abdômen e produz insulina, entre outras substâncias. A insulina ajuda a regular a concentração de glicose no sangue. Quando a produção de insulina esta baixa ela não da conta de agir sobre toda a glicose sanguínea o que pode provocar certo acúmulo de açúcar no sangue, originando a Diabetes. As gônadas sexuais são os ovários e os testículos. Os testículos produzem a testosterona responsável pelo desenvolvimento das características sexuais do homem como o engrossamento da voz, crescimento dos pelos, entre outras. Já os ovários produzem a progesterona e o estrogênio (definição da cintura, crescimento de pelos ...).




                   
ALUNA: KAROLINE PESSOA DA CRUZ.
SERIE: 7º ANO C / MATUTINO
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES.
                     ALGUNS INVERTEBRADOS:
Nematodeos são vermes invertebrados de corpo cilindrico, vivem na terra ou no mar. Alguns exemplos de nematodeos são o OXIURO e a LOMBRIGA. Esse seres são dióicos. Os Platelmintos são vermes invertebrados que possuem o corpo achatado de uma maneira geral. Temos como exemplo a PLANÁRIA, a TÊNIA e o ESQUITOSSOMO. A planária é hemafrodita, ou seja, possui no mesmo corpo os sistemas reprodutores masculino e feminino. A Tênia pode ser dividida em dois gupos: Taênia saginata (infecta  a carne de boi) e Taênia solium (infecta a carne de porco).






ALUNO: JULIO SCARDINI.
SERIE:  7º ANO C / MATUTINO
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES

Platelmintos-São invertebrados que possuem o corpo achatado e alguns possuem os dois sistemas reprodutores no mesmo corpo como a Planária. Além dela, outros exemplos de platelmintos são os Esquistossomos e as Tênias. As Tênias, assim como as Planárias, também são hermafroditas, mas nessas últimas ocorre a fecundação cruzada enquanto nas outras ocorre à autofecundação.     
Nematódeos-são vermes invertebrados do corpo cilíndrico. Alguns exemplos deles são os oxiúros e as lombrigas que podem viver no intestino humano, portanto são seres parasitas. Os nematódeos apresentam duas formas sexuais o macho e a fêmea da espécie; por isso se diz que eles apresentam DIMORFISMO SEXUAL.






ALUNA: PEDRINA GABRIELA.
SERIE: 7º ANO B / MATUTINO.
ESCOLA:  DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES.

Nematodeos.
São vermes invertebrados de corpo cilíndrico, com dois tipos de exemplos mais comuns: a lombriga e o oxiúro. Algumas características dos nematódeos: dimorfismo sexual e o fato de serem animais dióicos.
Platemintos.
            São vermes invertebrados que possuem o corpo achatado. Alguns exemplos são: a planaria, a tênia e o esquitossoma. As planarias são hermafroditas (sistema reprodutor masculino e feminino). Sua fecundação é cruzada e possuem grande capacidade de regeneração, ou seja, capacidade de reconstruir partes perdidas do corpo. A tênia, ou também solitária, também é hermafrodita. Nela ocorre a autofecundação e existem dois tipos: Taenia solium (porco) e a Taenia saginata (boi).

terça-feira, 22 de maio de 2012

REDAÇÕES DE ALUNOS

  NOME:Brenda Gomes Fanticelli
SERIE:7ª C / Matutino
          E.M.E.F.DORA ARNIZAUT SILVARES
     São Mateus, ES.
PORIFEROS
A maioria dos Poríferos vive em ambiente marinho, são animais sésseis e sua reprodução pode ser assexuada ou sexuada. Eles possuem osculo, átrio e corpo e cheio de poros e por isso são chamado de Poríferos. Fazem parte do grupo dos invertebrados e tem como representantes a esponja do mar.
CNIDÁRIOS
Os cnidários são invertebrados e possuem um Liquido Urticante que é utilizado para sua defesa.  Temos como exemplo as águas-vivas, anêmona-do-mar e hidra. A forma do seu corpo pode ser pólipo ou medusa. Os cnidários são de ambiente marinho embora uns poucos possam viver em água doce.





Nome: Ihan Negris
Serie: 7° ano B  / Matutino.
               E.M.E.F. DORA ARNIZAUT SILVARES
 São Mateus/ES 
PORÍFEROS e CNIDÁRIOS
Eu aprendi sobre os Poríferos que seu corpo é coberto por poros e que eles são seres aquáticos  , sésseis e filtradores. Eles apresentam dois processos de reprodução denominados: assexuado e sexuado. Na reprodução sexuada um espermatozóide sai da esponja e vai para outra que possuí um óvulo e se torna larvas que nadam e vão à procura de uma rocha para se fixar. Já na reprodução assexuada a esponja adulta forma um broto em seu corpo. Esse broto se solta e se fixa numa rocha. Os cnidários são os invertebrados que possuem um líquido urticante, sendo alguns exemplos à água-viva, hidra, caravela-do-mar. Todos estes vivem no ambiente marinho e tem como forma de corpo os indivíduos Medusa e Pólipo.





Nome: Tiago Oliveira Bento
               Serie: 7° ano A  / Matutino.
               E.M.E.F. DORA ARNIZAUT SILVARES
São Mateus/ES.
PORÍFEROS e CNIDÁRIOS
Eu gostei muito da aula sobre os Poríferos e aprendi as partes do corpo dele e como ocorre sua reprodução sexuada e assexuada. Na aula sobre os Cnidários o professor comentou sobre alguns exemplos deles que são: água-viva, caravela-do-mar e anêmona-do-mar etc.
Os Cnidários são invertebradas e possuem um liquido urticante. O professor falou sobre as duas formas de corpo que são: pólipos e medusas A forma pólipo tem tentáculos e boca para cima, com corpo em forma de tubo e não são moveis enquanto a forma medusa possui o corpo arredondado com boca e tentáculos para baixo e são moveis e a maioria deles é marinha.





 
Nome: Gabriella Andrade Xavier  
                                                             Serie: 7° ano C  / Matutino 
                                                      E.M.E.F. DORA ARNIZAUT SILVARES
                                                             São Mateus/ES.
                                              OS PORÍFEROS e os CNIDÁRIOS
Os animais invertebrados apresentam oito grupos que são: Poriferos, Cnidarios, Platelmintos, Nematodeos, Anelídeos, Moluscos, Artropodes e Equinodermos .Os Poriferos são considerados animais sesseis pois vivem fixos sendo que sua principal caracteristica  é ter seu corpo repleto de poros. A reprodução sexuada do Porifero é atraves da fecundação do espermatozoide com o ovulo de uma esponja diferente. Os Cnidarios são invertebrados que possuem um liquido urticante, vivem em ambiente marinho, possui a forma do corpo polipo e medusa. Os polipos  são fixos e tem a boca e os tentaculos para cima do corpo.

sábado, 19 de maio de 2012

VÍDEO: PRODUÇÃO DE 'SAQUINHOS'

Aprenda em 1 min a fazer seu saquinho de lixo de jornal. É muito fácil e prático para se usar e esquecer das velhas sacolinhas plasticas de supermercado. Para obter saquinhos mais firmes e duraveis use mais de uma folha.




sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENTREVISTA : DE PROFESSOR PARA PROFESSOR

Abaixo, uma pequena entrevista  concedida ao Sr. Levi. Ele atua como professor e atualmente é aluno do Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR VIRTUAL - Unidade de Linhares, ES. A entrevista faz parte de um dos trabalhos do curso e foi concedida em 22/04/2012. As perguntas do entrevistador estão em preto e minhas respostas seguem em vermelho.

Por: Neemias Alvarenga.

-Como você realiza seu trabalho em sala de aula? (utiliza livro didático, utiliza recursos tecnológicos, apostilas, metodologias....)
Na sala de aula utilizo o quadro, pincel, apagador e voz. Faço uso também de um microfone modelo TSI-1210 com amplificador e algumas vezes utilizo uma máquina digital. Raramente uso o laboratório de informática (LIED), pois a conexão com a Rede Mundial de Computadores (Internet) do laboratório é lenta e os computadores são em pequeno número, sendo que alguns estão desatualizados. Não uso livro didático, nem apostila. Cada aula que corresponde a um período de 50 minutos tem inicio, meio e fim. Elas são preparadas com auxílio de pesquisas que faço em casa na Internet. Quase todos os dias discuto na sala temas e conceitos novos, mas que tem ligação direta com os conceitos e temas da aula anterior. Toda aula é numerada em seqüência do menor para o maior número na forma de esquemas que faço. Passo os esquemas no quadro, dou um tempo para os alunos copiarem e após inicio as explicações. Os alunos ouvem e anotam as principais questões da explicação no caderno. No momento das explicações dos conteúdos temáticos, os alunos podem tirar dúvidas. Terminado cada conteúdo temático, passo variadas atividades de revisão e corrijo-as todas.  Raramente o que discuto em uma aula fica pendente para a aula seguinte. As Escolas Públicas Municipais nas quais trabalho não oferecem estrutura tecnológica que considero adequado ao trabalho do professor em sala de aula. Deveria existir em cada sala de aula pelo menos um quadro digital, um aparelho de data-show ligado a um computador em Rede, além de programas ligados aos conteúdos de cada disciplina. Essas Escolas também não contam com laboratórios de ciências. Em períodos que antecedem a aplicação de provas, faço a postagem de aulas de revisão dos conteúdos de prova utilizando o meu blog pessoal. Essas aulas são preparadas no programa PowerPoint. Posto também no blog alguns assuntos relacionados aos temas discutidos em sala de aula, bem como alguns vídeos , fotos, texto em Word, texto em pdf, produções dos alunos, entre outras postagens. Infelizmente, nem todos os alunos conseguem ter acesso ao blog por diversos motivos, sendo um deles, o fato de que as escolas não dispõem de Internet na sala de aula.

- Seu método de trabalho se aproxima mais do tradicional ou do histórico critico?
Se o conceito tradicional é aplicado ao professor que conhece bem sua disciplina, sabe transmitir com clareza seus conhecimentos, tem o controle da turma e sabe direcionar o processo de ensino e aprendizagem, então estou mais para o método tradicional. Modelos pedagógicos que se dizem históricos críticos muitas vezes adotam metodologias que tem um viés mais ideológico do que técnico. Mas entendo que para cada situação encontrada na sala o professor deve aplicar metodologias adequadas. Assim, considero que ele deve conhecer os teóricos da educação bem como os vários métodos e modelos pedagógicos de ensino/aprendizagem que há e na medida do possível, adaptar esses modelos de acordo com a realidade e contexto em que trabalha.

- Em sua opinião, qual a função da escola?
Em primeiro lugar a Escola deve estar se preparando continuamente para ENSINAR. Para isso, cada professor deve ser especialista na sua área de conhecimento e precisa sempre estar em formação continuada. Além disso, a escola deve possuir um ambiente que estimule o desenvolvimento de todo o potencial cognitivo dos (as) alunos (as)

 A equipe pedagógica da escola também deve estar em constante aprimoramento. O Gestor/Diretor (a) deve ter perfil técnico para ocupar o cargo e se possível, ter experiência prática de sala de aula. Escola que não ensina, não cumpre seu papel básico. O respeito, a fraternidade e a compreensão são atributos que devem ser cultivados pelas pessoas que desempenham funções na escola. A escola que pretende cumprir seus objetivos e metas deve traçar no início de cada ano um conjunto de ações para serem desenvolvidas ao longo dos trimestres. Essas ações devem ser elaboradas pela equipe pedagógica da escola com a contribuição de todos os professores e demais funcionários. Esse conjunto de ações deve possuir: objetivos, metodologias, planilha de recursos financeiros e cronograma, entre outros tópicos. As ações devem ser elaboradas no início do ano letivo, aplicadas no decorrer dos trimestres e reavaliadas quando forem finalizadas, a fim de se ponderar sobre o que deu de certo e o que precisa ser melhorado.

Por outro lado, a participação da família na escola é de extrema importância. O ensinamento dos primeiros valores morais aos alunos deve vir como exemplo de casa e cabe aos pais essa tarefa. A família também deve acompanhar o progresso intelectual dos filhos. Na escola, o aluno deve ser estimulado a aperfeiçoar condutas morais aprendidos em casa através dos exemplos de todos os profissionais que atuam nela, inclusive observando a conduta do professor (a). A família deve colaborar e interagir com a escola e deve ser uma parceira dos professores.

- Você acha que as mudanças econômicas e culturais existentes na
sociedade, modificaram o papel da escola?
Em todo o planeta a sociedade civilizada é dinâmica e, portanto, está em pleno processo de mudança. Mas o papel principal da Escola desde os primórdios até o fim, foi e será sempre o de ENSINAR. E deve fazer isso com clareza e eficiência. As mudanças econômicas positivas podem ajudar a favorecer, por exemplo, o uso de recursos tecnológicos que venham ser empregados no processo de ensino-aprendizagem. O Brasil, nesse quesito, está alguns anos em atraso em relação aos paises de primeiro mundo. Embora haja alguns projetos pontuais, vivemos defasados em relação aos investimentos que são necessários para viabilizar uma educação de qualidade para todas as escolas públicas nas diferentes regiões e municípios do Brasil. A aplicação séria de recursos e investimentos em Tecnologias Educativas poderia ajudar o Brasil a dar um salto de qualidade na Educação.

Em relação às questões culturais há um elo muito grande entre elas e as questões políticas no Brasil. Assim sendo, a nossa herança cultural em termos educacionais são ruins. Só para ficar em apenas um exemplo, sabemos que na maioria dos municípios brasileiros, os cargos daqueles que têm a incumbência de responder tecnicamente pela condução da gestão educacional nos municípios, ou melhor, dizendo, os cargos dos secretários municipais de educação são ocupados por pessoas ligadas aos partidos. O indivíduo ocupante do cargo geralmente é político em vez de técnico. E assim, a cultura educacional brasileira recebe uma grande influência das questões políticas partidárias e isso, junto com outras questões, tem contribuído para o atraso educacional em nosso país. Outra questão cultural que precisa ser passado a limpo em nosso país e que afeta diretamente o processo educativo no Brasil é a corrupção que está ligada principalmente à impunidade. Enquanto observam-se mudanças nas questões econômicas no Brasil principalmente na última década, as políticas/culturais parecem estar estáticas desde a época da chegada dos portugueses em 1500.

- Essas mudanças trouxeram impactos positivos ou negativos na forma de realização do seu trabalho?
A principal mudança econômica no Brasil nos últimos anos foi o controle da inflação que não só me beneficiou individualmente, mas toda a sociedade brasileira. Hoje consigo pagar mensalmente uma banda de Internet que me possibilita, por exemplo, navegar e preparar aulas com conteúdos mais atualizados. Consigo manter um blog que é utilizado como ferramenta pedagógica de construção e compartilhamento de conhecimento. Pretendo no futuro ter um equipamento eletrônico que possa transportar todos os dias para a sala de aula que venha ter ao mesmo tempo a função de computador e data-show, que seja leve, pequeno e fácil de transportar. Espero que no futuro todos os pais de meus alunos tenham condição financeira de manter em casa o serviço básico de Internet banda larga e possam adquirir um computador e impressora com boas configurações para que seus filhos possam ter a possibilidade de acessar o serviço on-line e usá-lo entre outras coisas, como ferramenta de auxílio aos estudos.

Sobre as questões culturais, penso que respondi no último parágrafo da questão anterior.

Entrevistado: Neemias Alvarenga de Souza.
Idade: 42 anos
Profissão: Professor de Ciências em duas Escolas Públicas Municipais de São Mateus, ES.

Entrevistador: Levi de Oliveira
Idade: 52 anos
Profissão: Professor de cursos Técnicos em Linhares, ES.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM DESTAQUE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GANHA DESTAQUE EM UNIVERSIDADES DE PESO DOS EUA

A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) firmaram parceria para oferecer versões online de seus cursos presenciais. Embora rivais, as instituições acadêmicas dos Estados Unidos estão se associando em uma iniciativa chamada EDX. Há cinco meses, a MIT apresentou o MITx, seu sistema de ensino a distância que permite que os estudantes obtenham certificados finalizando trabalhos do curso a distância.

As instituições reservaram 30 milhões de dólares para o projeto, que será supervisionado por um grupo sem fins lucrativos sediado em Cambridge. O presidente da EDX será Anant Agarwal, que liderou o desenvolvimento do MITx e dirigiu o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT. O grupo planeja firmar parceria com outras universidades e oferecer os cursos a partir de setembro deste ano.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Frederic Litto, a parceria entre as instituições é uma clara demonstração de que a educação a distância é uma forma de levar conhecimentos avançados para amplas partes da população, tanto para os Estados Unidos quanto para outros países em diversos continentes. Para Litto, as instituições se complementam no ensino, pois Harvard é mais forte na área de ciências sociais, enquanto o Instituto de Tecnologia de Massachusetts é mais forte nas ciências exatas. No entanto, ele afirma que qualquer matéria, essencialmente teórica, pode ser ensinada a distância.

Quanto à certificação, ele acredita que no mundo de universidades há uma ordem baseada em excelência de ensino e pesquisa, o que faz com que certas instituições possuam mais prestígio que outras. Segundo ele, as universidades brasileiras devem reconhecer as universidades americanas, a fim de que também sejam reconhecidas. Ele aconselha o aluno a não procurar a universidade mais fácil ou mais perto da sua casa e, sim, procurar por aquela que vai dar mais valor para currículo.

Fonte:

domingo, 13 de maio de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NAVIOS NEGREIROS

COMO ERA UM NAVIO NEGREIRO DA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO?

O navio negreiro - ou "tumbeiro" - foi o tipo de cargueiro usado para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo negros se metiam no "infame comércio". Os traficados eram, na maioria, meninos e jovens de 8 a 25 anos. Isso mudou nos últimos anos do tráfico. "Tudo quanto se podia trazer foi trazido: o manco, o cego, o surdo, tudo; príncipes, chefes religiosos, mulheres com bebês e mulheres grávidas", disse o ex-traficante Joseph Cliffer, em depoimento ao Parlamento Britânico, em 1840. Como não havia fabricação de navios apenas para o comércio de escravos, até hoje já foram identificados pelo menos 60 tipos de embarcações adaptadas como tumbeiros. Se houve uma regra, é que eles ficaram menores e mais velozes no século 19, à medida que o tráfico se tornou ilegal e passou a ser perseguido pela política antiescravista dos ingleses a partir da aprovação da lei Bill Aberdeen, em 1845.

Veja como era a terrível viagem dos escravos do século 19

DANÇA TRISTE
Alguns traficantes levavam grupos de escravos adultos para o convés e os obrigavam a fazer exercícios físicos. Sob a ameaça da chibata, os negros tinham de dançar e cantar. O resultado era um "espetáculo" melancólico, que dominava o navio.

DANDO BANDEIRA
Autorizada por acordos com outras nações, na luta contra o tráfico a Inglaterra seguia e vistoriava navios suspeitos em alto-mar. Como os Estados Unidos não permitiam essa vistoria, barcos negreiros de várias nações hasteavam a bandeira americana para passar por baixo do nariz dos ingleses.

TERROR INFANTIL
Além dos cerca de 20 tripulantes, apenas crianças podiam circular livremente no convés. Mas o rolé não era nada agradável. "Os jovens tinham acesso, mas muitos pulavam para fora do navio, pensando que seriam comidos", afirmou aos ingleses o escravo Augustino, traficado aos 12 anos.

PIOR QUE O SAARA
"Houve um companheiro tão desesperado pela sede que tentou apanhar a faca do homem que nos trazia água. Suponho que foi jogado ao mar", disse o escravo Mahommah Baquaqua. Entre fezes e temperaturas de até 55 ºC, comia-se apenas milho e bebia-se só meio litro de água por dia.

MOVIMENTO NEGRO
Rebeliões eram frequentes. E algumas revoltas resultavam na conquista da embarcação pelos escravos, como a do navio Amistad, em 1839. Outras, porém, como a do Kentucky, em 1845, acabaram com a morte de todos os escravos rebeldes, cujos corpos foram lançados ao mar.

BANHO DE GATO
Para a higiene bucal, os escravos faziam bochechos com vinagre. Para limpar o corpo, só podiam se enxaguar duas vezes durante toda a viagem. Muitos padeciam de graves infecções oculares e intestinais, e os que não morriam chegavam moribundos ou cegos.

ESTANTE HUMANA
Os traficantes dividiam o porão em três patamares, com altura de menos de meio metro cada um. Presos pelos pés, mais de 500 escravos se espremiam deitados ou sentados. "Ficavam como livros numa estante", disse o traficante Joseph Cliffer.

RADIOGRAFIA DO TRÁFICO
As seis principais rotas negreiras  *Escravos que saíram A - Serra Leoa - 66 974 B - Costa do Ouro - 80 597 C - Baía de Benin - 222 407 D - Baía de Biafra - 217 781 E - Congo e Angola - 952 937 F - Moçambique - 236 504Escravos que chegaram 1 - Carolina (EUA) - 47 mil 2 - Cuba - 502 998 3 - Jamaica - 69 mil 4 - Guiana - 65 049 5 - Bahia - 161 883 6 - Sudeste do Brasil - 893 925.

*dados de 1801 a 1862, obtidos do estudo The Trans-atlantic slave trade database, da universidade de Cambridge.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-um-navio-negreiro-da-epoca-da-escravidao, acesso em 12/05/2012.

sábado, 12 de maio de 2012

CÓDIGO FLORESTAL X MILITÂNCIA AMBIENTAL

Enfim, argumentos consistentes em meio a certa pressão negativa em relação ao Novo Código Florestal aprovado no Congresso Nacional e encaminhado para sanção ou veto da presidente da república Dilma Rousseff. Essa pressão desfavorável vem principalmente de ONGs, Ecologistas / Ambientalistas militantes e parte da imprensa desinformada.

Os argumentos a que me refiro são da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação Nacional de Agricultura do Brasil (CNA) que publicou um artigo na FOLHA DE SÃO PAULO tratando do assunto. Com um pouco de boa vontade e lógica, chega-se a conclusão de que o Código Florestal é necessário para o bem do Brasil, pois evitaria a perda de uma área de produção agrícola representativa para nosso país. É bom lembrar que com as safras agrícolas em abundancia, o preço dos alimentos se mantem baixos e podem chegar à mesa dos pobres de nosso país. E isso representa apenas um dos ganhos reais aos brasileiros.

O Brasil, como atentam dados do último censo, possui uma interessante área de preservação ambiental em seu território, servindo de exemplo, nesse quesito para muitos países do mundo. É possível e saudável que outras áreas nacionais venham ser transformadas em áreas de preservação ambiental, porém não se deve mexer na atual área produtiva agrícola existente em nosso país. Segue abaixo alguns trechos do artigo.

Por Neemias Alvarenga.


(...)
Será que é racional abrir mão de 33 milhões de hectares da área de produção de alimentos, que representam quase 14% da área plantada, para aumentar em somente 3,8 pontos percentuais a área de vegetação nativa do país? Essa troca não me parece justa com os brasileiros, pois corremos um alto risco de aumento no preço dos alimentos sem um ganho equivalente na preservação ambiental. Reduzir 33 milhões de hectares nas áreas de produção agropecuária significa anular, todos os anos, cerca de R$ 130 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto) do setor. Para que se tenha uma noção do que representam 33 milhões de hectares, toda a produção de grãos do país ocupa 49 milhões de hectares.

O Código Florestal não foi construído para agradar a produtores ou ambientalistas, mas, sim, para fazer bem ao Brasil. Agora, está nas mãos da nossa presidente, a quem cabe decidir, imune a pressões, o que é melhor para sermos um país rico, um país sem miséria, que é a grande meta da sua gestão. A utopia ambientalista, no entanto, não respeita a democracia política, muito menos a economia de mercado. Há líderes do movimento verde que pregam abertamente um Estado centralizado, com poderes para determinar a destinação dos recursos, da produção e até mesmo do consumo. Nesse tipo de sociedade autoritária, não há lugar para a liberdade e para as escolhas individuais. Salvam a natureza e reduzem a vida humana à mera questão da sobrevivência física.

Mas slogans fáceis e espetáculos midiáticos não podem ofuscar a eficiência da agropecuária verde-amarela. O Ministério da Agricultura acaba de divulgar os dados do primeiro quadrimestre de 2012. Exportamos US$ 26 bilhões, gerando superavit de US$ 20,8 bilhões. Nunca é demais lembrar que o agro exporta somente 30% de tudo o que produz. E, para isso, usa apenas 27,7% do território, preservando 61% com vegetação nativa. Qual país do mundo pode ostentar uma relação tão generosa entre produção e preservação?

Os ambientalistas, em sua impressionante miopia, ainda cobram que a agropecuária deva elevar a produtividade. Nos últimos 30 anos, com apenas 36% a mais de área, a produção de grãos cresceu 238%! Eles não consideram que os índices brasileiros já são elevados e que aumentos são incrementais.(…)
É inaceitável que o Brasil abra mão da sua capacidade produtiva, deixando de contribuir plenamente para a redução da pobreza, já tendo a maior área de preservação do mundo.



sexta-feira, 11 de maio de 2012

REDAÇÕES: GUSTAVO, CLARA ,GABRIELA e BRUNO

NOME: Gustavo Henrique Anício do Nascimento
SERIE: 7ª C Matutino
E.M.E.F. Dora Arnizaut Silvares SÃO MATEUS-ES. 
INVERTEBRADOS
Entendi que 90% dos animais são invertebrados e tambem grande parte deles são heterotrofos, pluricelulares e ocupam a posição de consumidores dentro da cadeia alimentar. O grupo dos vertebrados que são os peixes, anfibios, repteis, aves e mamiferos tendem a ser maiores no tamanho do corpo mais os invertebrados são muito mais numerosos e diversificados. Se toda a riqueza biológica do nosso planeta tivesse que ser resumida em apenas uma palavra , a mais apropriada seria "INSETOS" tamanho a quantidade desses invertebrados em nosso planeta.

 
 
 


NOME: Clara de Jesus Danicólo
SERIE : 7ª C Matutino
E.M.E.F. Dora Arnizaut Silvares SÃO MATEUS-ES.
INVERTEBRADOS
Os invertebrados são definidos como animais que não possuem a coluna vertebral, são heterotrofos e pluricelulares e possuem varias formas corporais. Eles tambem podem viver na agua e na terra, uns são fixos e outros não, sendo que  90% dos animais são invertebrados. Alguns exemplos deles são: a lagarta, minhoca, barata, o besouro, as abelhas, os carangueijos, entre outros.
Os poriferos têm este nome por que possuem o corpo cheio de poros. Exemplo desse grupo é a esponja-do-mar. Nos poriferos podemos encontrar a reprodução sexuada e assexuada. A reprodução assexuada pode ser conhecida tambem como brotamento e na sexuada ocorre fecundação que é a união do espermatozoide com o óvulo.
 

 

NOME: Gabriela de Araújo Santos
SERIE: 7ª C Matutino
E.M.E.F. Dora Arnizaut Silvares SÃO MATEUS-ES.
 INVERTEBRADOS
Os invertebrados são animais que não possuem ossos. Podem ser divididos em oito grupos: os Poriferos, Cnidários, Platelmintos , Nematodeos, Anelideos, Moluscos, Artropodes e Equinodermos.
Os Poriferos recebem este nome pois seu corpo é repleto por poros. A reprodução assexuada é quando não ocorre fecundação e sim a formação de um broto, enquanto a reprodução sexuada é quando ocorre a fecundação.

 
 
 

NOME: Bruno Pirola de Araújo
SERIE: 7ª B Matutino
E.M.E.F. Dora Arnizaut Silvares SÃO MATEUS-ES.
INVERTEBRADOS
 Os invertebrados são definidos  como animais que não tem coluna vertebral. Apresentam alguns grupos como: os Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematóides, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos sendo que todos esses invertebrados são pluricelulares e heterótrofos (consumidores) e grande parte deles  se locomovem, embora alguns vivem fixos.
Os Poríferos são animais aquáticos que vivem no ambiente marinho. Vivem fixos em rochas e/ou no fundo do mar. Eles são animais filtradores, pluricelulares e heterótrofos. Sua reprodução pode ocorrer de dois tipos: assexuada e sexuada.  Na reprodução assexuada forma-se um broto na lateral do seu corpo e depois de um longo processo este broto se solta e se fixa em uma rocha. Na reprodução sexuada uma espoja produz o espermatozóide e outra produz o óvulo. Forma-se uma larva que após nadar se fixa originando uma nova esponja jovem.

 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

SETE DICAS PARA UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

O QUE É UM CIDADÃO VERDE? 7 REGRAS PARA IDENTIFICAR
Muitas pessoas acham que para ser um cidadão verde é essencial possuir uma floresta dentro de casa! Esquecem-se que cada vaso ou canteiro de plantas terá a sua própria fauna e o cidadão vai ficar mesmo é roxo de tanto comprar defensivos para acabar com ela. E não vai conseguir qualquer resultado positivo. Os bichinhos beberão os venenos, mas nem todos subirão aos céus. Os que restarem na sua casa se tornarão imunes e logo procriarão muitos filhotes saudáveis, também insensíveis aos efeitos dos ditos “remédios”.

Imaginemos então que temos uma casa, pequena e confortável (90 m2), com algum terreno ao seu redor, nada exagerado (apenas mais dois metros de perímetro). O que faria com ela um cidadão atento a seu ambiente? Pois veja o que é possível fazer.

1- Uso do terreno – sempre é possível plantar árvores frutíferas, canteiros de espécies que dão flor e canteiros de grama. Pequenas hortas também são muito benvindas. Planejar estes espaços é importante para que o jardim não se transforme em um matagal. E, ao contrário, atraia pássaros e insetos produtivos, como algumas espécies de abelhas. Por fim, amenize o microclima da casa e o de seus vizinhos.

2- Fauna urbana – há diversas espécies da fauna que criam seus habitats junto às atividades do homem. Algumas são desejáveis, outras nem tanto. Nas áreas urbanas, gatos, pássaros, ratos, baratas, formigas e mosquitos são atraídos pelas atividades das famílias. No entanto, os pássaros e as abelhas são bons aliados que todos devemos desejar. Os gatos também e muitas vezes são criados na própria casa. Os pássaros em liberdade, além de iluminarem as pessoas, alimentam-se de frutas e insetos em geral. Cremos que é possível estabilizar a fauna urbana da casa, em função de sua cadeia trófica (quem come quem ou o quê?...).

3- Água – captar e armazenar a água da chuva é uma prática que se torna cada vez mais comum e barata de ser realizada, sobretudo pelo cidadão verde. Essa água deve ser usada para a rega do jardim e para lavar carros e calçadas, reduzindo o consumo de água tratada.

4- Energia – as unidades domésticas de captação de energia solar estão começando a serem utilizadas no Brasil. Permitem economias entre 30 e 50% nas contas de luz. Nada mal...

5- Reuso e reciclagem – nesse item muito cidadão que quer ser verde “entra pelo cano”. Não sabe o que é reuso, o quê reusar, o quê pode ser reciclado, como reciclar ou para onde enviar material reciclável. Propomos que você faça uma pesquisa na internet, pois vai encontrar todas as informações de que precisa. Desde já afiançamos que garrafas pet, papel e papelão, jornais e revistas, vidros, metais, equipamentos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, dentre outros, quando se tornam inservíveis, ou podem ser reusados ou há empresas que os reciclam.

6- Águas servidas – águas da cozinha e dos banheiros são denominadas águas servidas. É possível reduzir a quantidade dessas águas, em especial as águas de descarga dos vasos sanitários. Há como instalar vasos com sucção à vácuo, reduzindo cerca de 70% da água necessária às descargas.

7- Relação com vizinhos – diríamos que as boas relações com nossos vizinhos são um dos principais meios para a formação dos cidadãos verdes. Não temos dúvida de que, ao melhorarmos o ambiente de nossa casa, estaremos beneficiando nossa própria qualidade de vida. Imaginemos se conseguirmos que nossos vizinhos façam coisas semelhantes? Se morarmos em um condomínio as práticas verdes poderão ser todas implantadas com custos mais baixos e com resultados positivos bem maiores para todos.

Fonte:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

VÍDEO AULA: PORÍFEROS


Acima, um pequeno vídeo com uma rápida revisão sobre o conteúdo de um dos grupos de invertebrados, denominado PORÍFEROS.

Por: Neemias Alvarenga.

terça-feira, 8 de maio de 2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

NINGUÉM PRECISA SALVAR O PLANETA

“Salvem o planeta!” Essa é uma das frases feitas mais usadas pelo movimento ambiental. Foi cunhada com a melhor das intenções. Mas carrega um grande perigo. Ela pode induzir à compreensão errada de que o planeta Terra corre perigo. E que podemos salvá-lo. A Terra não corre perigo algum. Ao menos não por nossa causa. Se explodirmos todas as bombas atômicas disponíveis, o planeta continuará girando em torno do Sol, como tem feito nos últimos bilhões de anos, indiferente à nós.

O que nós estamos ameaçando com o uso insustentável dos recursos naturais é apenas nossa própria existência confortável no planeta. Se continuarmos alterando o clima, destruindo os rios, arrasando as florestas e esgotando o mar, vamos comprometer as bases naturais de nossa economia, nossa sociedade e nossa civilização. Mas o planeta vai continuar. Novas formas de vida irão prosperar em cima de nossos escombros e povoar a Terra.

O problema da expressão “salvem o planeta” é que transmite uma impressão de arrogância. Como se tivéssemos poder para ameaçar o planeta ou capacidade para salvá-lo. Nicolau Copérnico destruiu a ilusão de que somos o centro do universo. Sigmund Freud acabou com o mito de que controlamos nossa mente. Charles Darwin roubou o sonho de que estamos acima da natureza.

Nos últimos anos, historiadores e pensadores ambientais vêm mostrando como o sucesso e o fracasso de nossa própria civilização depende da manutenção de boas condições naturais. É mais um passo na evolução de nossa humildade

Fonte:

domingo, 6 de maio de 2012

DESMONTADA FARSA SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

James Lovelock, considerado o patriarca do "aquecimento global", admite: "Eu estava errado. Não há nada acontecendo ainda"!

Quem é James Lovelock? Tratava-se (acho que mudou de ideia) de uma dos maiores defensores da moderna hipótese do aquecimento global (ou da mudança climática). Lançou a chamada Hipótese de Gaia, segundo a qual "a Terra seria um superorganismo". Até pouco tempo atrás foi  um  fanático defensor da crença da existência do aquecimento global.

Ocorre que nunca foi provada cientificamente a existência do tal AQUECIMENTO. O que se tem até hoje são apenas hipóteses de que poderia estar havendo o fenômeno no planeta Terra. Mas alguns cientistas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, colaboravam na sustentação do fim da humanidade com o argumento de que a temperatura global estava em escala ascendente, sendo o ser humano o responsável direto pelo fato. 

Porém, Lovelock, o ex-Papa do aquecimento global, aos 92 anos de idade afirma que exagerou um pouco em seus argumentos. Exemplar atitude de   uma pessoa que praticamente ao final de sua vida RECONHECE E TORNA PÚBLICO SEU ERRO. Vamos acompanhar de agora em diante como alguns ecologistas do fim do mundo junto com parte da imprensa escrita, on-line e televisa vão tratar o assunto. Abaixo publico link com parte da entrevista concedida por Lovelock.

Por Neemias Alvarenga.



                  AQUECIMENTO GLOBAL?



sábado, 5 de maio de 2012

TENDÊNCIAS DA ECONOMIA FUTURISTA

ECONOMIAS DO FUTURO – ONDE VÃO ESTAR OS EMPREGOS E A RENDA
Três grandes movimentos convergem para uma nova economia que marcará o futuro da geração de trabalho e renda: a economia do conhecimento que nasce dos ambientes tecnológicos; a economia criativa que tem sua origem no mundo cultural e a economia ambiental.

A economia tradicional, dividida em indústria, agricultura e serviços será, cada vez mais, transformada pelos conceitos associados aos três temas que têm seus símbolos naqueles precursores caricatos que sofreram discriminação ao anteciparem tendências: o nerd, o bicho-grilo e o ecochato.

A economia do conhecimento defende que o valor dos produtos e serviços estará, em sua maior parte, associado aos intangíveis: marcas, patentes, tecnologia, projetos, logística, engenharia, qualidade, inovação, design, gestão, software e comunicações. Os fatores tradicionais de produção como terra capital e trabalho serão, cada vez mais, ofuscados pelo conhecimento.

No agronegócio, o valor dos produtos tem muito a ver com equipamentos inteligentes, serviços meteorológicos, biotecnologia, novas técnicas de produção, comercialização on-line, logística de distribuição, pesquisa de mudas e variedades genéticas.

A indústria, por sua vez, depende de equipamentos automatizados, projetos em 3D, pesquisa e desenvolvimento, design de produtos e embalagens, novos materiais e agora a nanotecnologia.

Os serviços migram para a grande rede, a Internet, que se espalha por todos os setores inclusive saúde, educação e serviços públicos em geral. Os próprios serviços de TI, executados até agora dentro das empresas, começam a ser oferecidos dentro da rede.

A economia criativa, responsável por 8% do PIB da Inglaterra, abrange as atividades baseadas em idéias, imaginação, criatividade e inovação, incluindo as artes em geral, música, cinema, teatro, televisão e entretenimento mas também esportes, lazer, turismo, publicidade, mercado editorial, arquitetura, educação e moda e se estendendo até as atividades de software e conteúdo para redes.

A economia ambiental, ou mercado ambiental, inclui produtos e serviços associados às tecnologias limpas em energia (eólica, solar, biocombustíveis, etc), reciclagem, agricultura orgânica, destinação de resíduos, gestão de recursos hídricos, construção sustentável, gestão ambiental, mudanças climáticas, florestas renováveis e créditos de carbono, entre outros. Economistas de peso recomendam que o novo Presidente americano use esse mercado para recuperar a economia.

Essas três tendências muitas vezes se superpõem, se conflitam ou são interdependentes, porém moldarão o nosso futuro. O que seria da indústria de equipamentos de som, imagem e computadores sem o conteúdo produzido pela economia criativa?

Por outro lado, a sociedade do conhecimento necessita de equipamentos que geram um lixo eletrônico insustentável. O fato é que não se pode imaginar hoje o planejamento de longo prazo de um país ou um estado, sem levar em consideração essas tendências e o seu impacto na vida dos cidadãos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

EXPLICAÇÃO SOBRE OS 'BURACOS' DA LUA

POR QUE A LUA TEM TANTAS CRATERAS?
Ao contrário da Terra, ela não possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem à sua superfície. Resultado: esses corpos celestes acabam atingindo o solo lunar com força total, causando buracos que variam conforme a dimensão e a forma de cada um.

A maioria das grandes crateras da Lua foi formada por uma tremenda chuva de meteoros ocorrida há cerca de quatro bilhões de anos, que atingiu todo o Sistema Solar. "Foi tamanho o fenômeno que deixou as luas de Júpiter e Saturno com os mesmos tipos de marcas", diz o astrônomo Augusto de Minelli, da USP.

A maior parte das crateras da Lua fica em sua face oculta, pois a Terra atraiu os meteoros que iriam atingir a face visível. Nosso planeta também foi golpeado, mas a atmosfera brecou ou destruiu por atrito muitos dos fragmentos - daí o nosso número reduzido de crateras. Na Terra, temos ainda a chuva e o vento para jogar terra dentro dos buracos até tapá-los.

Na Lua não há nenhum desses fenômenos e eles permanecem intactos. Por isso, até as micropartículas cósmicas que atingem sua superfície acabam formando orifícios com menos de 1 mm de diâmetro, obviamente invisíveis para o olho humano.

A rotação da Lua sobre seu próprio eixo e sua translação ao redor da Terra têm a mesma duração. O efeito dessa sincronia, para um observador terrestre, é como se a Lua estivesse parada - por isso, enxergamos sempre a mesma face lunar

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