LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 30 de abril de 2013

REDAÇÃO DE ATHOS


ALGUMAS DSTs

As DST's são doenças sexualmente transmissíveis que podem levar a morte se não forem tratadas adequadamente. Alguns exemplos são: a gonorreia, a sífilis, a herpes genital e a AIDS.

A gonorreia é uma doença bacteriose e apresenta sintomas como: dor e inchação da uretra, coceira e eliminação de secreção purulenta. Pode ser tratada com uso de antibióticos.

A sífilis também é uma bacteriose que pode ser tratada com antibiótico e apresenta sintomas como: manchas vermelhas no pênis ou vagina, entre outros.

Já a herpes genital é uma virose e como ainda não existe remédio que mate qualquer tipo de vírus o tratamento é contra alguns sintomas tais como:  febre (antitérmicos) e a dor (analgésicos).Alguns sintomas são: febre, coceira e dor nas juntas e nas regiões genitais.

A AIDS (síndrome da imune deficiência adquirida)  também é uma virose e o vírus HIV ataca e mata os glóbulos brancos. Nem todas as pessoas infectadas desenvolvem a doença e 50% delas só apresentam os sintomas como febre, suores noturnos, diarreia  após 5 anos tendo adquirida essa doença. O teste de Elisa indica se a pessoa é ou não um soro positivo.

 O vírus HIV pode ser adquirido através de objetos cortantes, seringas e sangue, por exemplo, e também através de ato sexual. Os doentes podem ser tratados com o medicamento oral AZT. A transmissão pode ser evitada através de várias maneiras como: uso de preservativo nas relações sexuais, análise de sangue em transfusão, esterilização de objetos cortantes, uso de agulhas e lâminas descartáveis. Deve-se também evitar relacionamentos sexuais com pessoas desconhecidas. Está em estudo uma vacina contra o HIV.





Nome: Athos da Silva Ferreira
Série: 8° A / matutino
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus/ES-Brasil.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

HISTÓRICO SOBRE A CAMISINHA


TEXTO SOBRE A CAMISINHA:

Um assunto que está em alta é a preservação. Por exemplo, preservação de espécies e do meio-ambiente (preservação da água, recursos naturais). Nada mais inteligente e óbvio do que se auto-preservar também.

De nada adiantará você manter uma dieta alimentar rica em nutrientes, praticar esportes com freqüência, não usar drogas e bebidas, se você pega o seu carro e costuma dirigi-lo como um louco. Mais cedo ou mais tarde você vai acabar se machucando e/ou machucando outras pessoas.

Outra imprudência, que acaba por causar uma série de problemas é o fato de se fazer sexo inseguro - fazer sexo sem camisinha. É inconcebível nos dias de hoje que ainda existam pessoas que confiem na sorte. E engana-se aquele que pensa que a única doença sexualmente transmissível existente é a AIDS. Existem diversos males transmitidos na hora do “lazer”, como sífilis, gonorreia e gravidez indesejada.

ALGUMAS CURIOSIDADES:
- Em 1300 a.C. os egípcios utilizavam um envoltório sobre o pênis feito de linho, pele e materiais vegetais.

- No século II a.C. os romanos começaram a utilizar estes envoltórios produzidos a partir de intestinos de cordeiro e bexigas de cabra. O intuito maior era proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Tais doenças eram tidas como castigos lançados por Vênus, à deusa do amor. Daí surgiu o termo “doenças venéreas”.

- Em 1564, o italiano Gabriel Fallopius inventou um saco de linho que era colocado sobre o pênis, também para proteção de doenças. O anatomista obteve grande êxito com a invenção, pelo fato de que o invento também impedia a gravidez. Ficou bastante conhecido e o artefato tornou-se popular e bastante usado.

- Em torno de 1685, o envoltório recebeu o nome de condon na Inglaterra. O condon era feito de intestino de cordeiro e lubrificado com óleo de amêndoas. Em 1700, as camisinhas começaram a ser produzidas com intestino de peixe, carneiro e outros animais com o intuito de deixá-las mais finas e menos incômodas.

- No início do século XVIII surge em Londres a primeira loja de preservativos, ainda feitas de intestino de carneiro ou cordeiro, só que com um diferencial - aromatizantes florais e sob encomenda.

- Em 1843, os preservativos começaram a ser fabricados com borracha pela Hancock e Goodyear. Eram pouco aderentes, irregulares e caras, o que fazia com que fossem usadas várias vezes.

- Com o surgimento do látex, por volta de 1890, os preservativos começaram a ter um aspecto mais fino e confortável. Em 1960, deixa de ser utilizada por causa da invenção da pílula anticoncepcional, mas retorna em 1990, por causa da grande epidemia de AIDS no mundo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

REDAÇÃO DE JULIO


CONCEITOS SEXUAIS:

A fecundação que também pode ser chamada de fertilização é a união do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozoide  que ocorre nas Trompas de Falópio. A Gravidez ou gestação inicia-se com fecundação, em seguida ocorre a nidação e a fixação do embrião no endométrio.  O parto pode ser normal, cesariano ou prematuro. O período mínimo de amamentação é de 6 meses. Os gêmeos podem nascer fraternos ou verdadeiros.  No fraterno a mulher libera dois óvulos e as características físicas dos bebês são diferentes. Neste caso, podem nascer de sexos diferentes também. Nos gêmeos verdadeiros as características são semelhantes e os bebês necessariamente serão do mesmo sexo.



NOME DO ALUNO: JULIO SCARDINI
SÉRIE: 8° ANO C
ESCOLA: EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES
MUNICÍPIO: SÃO MATEUS-ES/BRASIL

terça-feira, 23 de abril de 2013

ANTIMATÉRIA? DO QUE SE TRATA?


O QUE É ANTIMATÉRIA?

É o inverso do que é a matéria. Ela é composta de antipartículas, que possuem a mesma característica das partículas (massa e rotação), mas com carga elétrica contrária. É o caso do pósitron, também conhecido como antielétron, que tem carga positiva. Ou do antipróton, que, diferente do próton, é negativo. O conceito de antimatéria foi proposto pelo físico inglês Paulo Dirac em 1928. Ele revisou a equação de Einstein, considerando que a massa também poderia ser negativa. Sendo assim, a fórmula ficaria: E=+ou-mc2. Com base na teoria, a comunidade científica passou a estudar o tema mais a fundo e descobriu uma potente fonte de energia, com 100% de aproveitamento. Hoje, o grande desafio é conseguir produzi-la em grande quantidade - já que ela não é encontrada na Terra.
Antirrecorde
Recentemente, cientistas americanos divulgaram a maior e mais complexa antimatéria já criada. São 18 núcleos de anti-hélio - cada um com dois antiprótons e dois antinêutrons
O inverso do universo
Saiba como a antimatéria é criada e quais são as suas potencialidades
Opostos se destroem
Matéria e antimatéria não coexistem. Quando se encontram, geram uma explosão que transforma massa em energia. A ciência acredita que ambas existiam em quantidades iguais quando ocorreu o Big Bang, mas se destruíram. Por alguma razão, sobrou mais matéria - que se moldou e formou planetas, galáxias e estrelas
Ultrapower
A explosão causada pelo encontro da matéria e da antimatéria gera energia em forma de raio gama - que possui 10 mil vezes mais energia que o raio solar e o raio X. Só para ter uma ideia, 1 g de antimatéria seria capaz de abastecer a cidade de São Paulo durante 24 horas ou mover um carro por 10 mil km
Batendo de frente
Cientistas já criaram antimatéria no acelerador de partículas LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons). Num túnel circular de 27 km de comprimento, entre França e Suíça, átomos são manipulados para atingir a velocidade da luz. Ao se chocar, eles se dividem em partículas e antipartículas. Nesse processo, foi produzido um trilionésimo de grama de antimatéria - que daria para acender uma lâmpada por três segundos.
Utilização
A antimatéria já é utilizada em exames médicos. Um exemplo é o PET Scan - Pósitron Emission Tomography -, que utiliza antielétrons para detectar tumores cancerígenos. No futuro, acredita-se que será possível desenvolver motores movidos por antimatéria - uma promissora fonte de energia ilimitada
• A antimatéria criada no LHC durou cerca de 16 centésimos de segundo antes de se aniquilar com a matéria
CONSULTORIA Adilson José da Silva, chefe do departamento de Física Matemática do Instituto de Física da USP

segunda-feira, 22 de abril de 2013

RONCO MASCULINO X INSÔNIA FEMININA


ELAS SÃO INSONES, ELES RONCAM.


Dificuldade crônica para dormir afeta mais as mulheres, apneia do sono é mais freqüente em homens.

Dormir, ao contrário do que descreveu Machado de Assis pelo personagem de Brás Cubas, está longe de ser “um modo interino de morrer”. Aos olhos da medicina, a hora do sono é, isto sim, uma segunda vida que, se mal vivida, pode arruinar o tempo em que se fica acordado. Na edição deste mês dos Encontros O GLOBO Saúde e Bem-Estar, o pneumologista Carlos Alberto de Barros Franco e a especialista em neurociência Dalva Poyares traçaram o caminho para uma noite tranquila e listaram os sinais de alerta para os que brigam com o travesseiro procurarem ajuda médica. Existem mais de cem tipos de distúrbios do sono, mas há os campeões, como a insônia para as mulheres e a apneia do sono para os homens.

— Sono é um assunto que envolve várias áreas da medicina, mas nós muitas vezes não perguntamos sobre a qualidade do sono ao paciente — disse o cardiologista Cláudio Domênico, coordenador do evento que lotou a Casa do Saber na última quarta-feira, com mediação da jornalista Ana Lucia Azevedo, editora de Ciência e Saúde do GLOBO.

A médica Dalva Poyares, pesquisadora do Instituto do Sono, em São Paulo, referência mundial na especialidade, explicou que o limite para multiplicar os riscos de problemas é dormir menos de cinco horas e meia por noite. A partir deste nível, todos os estudos epidemiológicos são unânimes em afirmar que há 230% mais riscos de desenvolver diabetes, 180% a mais de perigo de hipertensão arterial e 200% mais chances de problemas renais na comparação com pessoas que dormem de seis e nove horas.

— Cada vez dormimos menos, ficamos hipertensos mais cedo e engordamos, temos mais estresse e irritabilidade. Os manuais de endocrinologia já põem, entre as causas de obesidade, a falta de sono — acrescentou a pesquisadora.
A relação entre dormir pouco e engordar é a seguinte: mais tempo desperto leva a um aumento da fome e a maiores chances de comer. Menos sono também dificulta a regulação da temperatura do corpo, que fica mais cansado e passa a gastar menos energia. Mais comida com menos gasto de energia é igual a ganho de peso.

A insônia, uma das queixas mais comuns, afeta entre 10% e 15% da população, mais mulheres que homens. Quem tem insônia ou é privado do sono por outros motivos procura dez vezes mais assistência médica. O bruxismo, quando o paciente fecha a boca com força durante o sono a ponto de desgastar os dentes e ter dor facial, é outro distúrbio dos mais conhecidos, ao lado da síndrome das pernas agitadas.

— Mulheres têm estratégias diferentes para lidar com o estresse. A capacidade de despertar da mulher é maior, pois o cérebro responde de forma diferente, fica hiperalerta, a cabeça não para de funcionar — explicou Dalva. — E estresse é desencadeador de insônia, que geralmente ocorre depois de um evento ameaçador da vida, como um problema grave cardiovascular.

Mas o líder de queixas é a apneia do sono. É uma das patologias crônicas mais prevalentes, mais que diabetes, segundo o pneumologista Barros Franco. Entre 30% a 60% dos homens acima de 45 anos roncam, e parte dos que roncam tem a apneia. Quem sofre da doença tem um relaxamento das vias aéreas superiores, com a queda maior da língua ao dormir. Sem despertar, a pessoa deixaria de respirar e, por isso, o sono reparador passa a ser um sono superficial. Podem haver dezenas de despertares durante a noite, sem que a pessoa perceba.
Atenção para o tamanho do colarinho

A polissonografia é o exame que consegue medir os despertares, a frequência e a eficiência da respiração durante o sono. O apneico do sono nem sempre tem consciência do distúrbio, que tem como sintomas principais o ronco intenso, daqueles que se ouve no quarto ao lado; sonolência diurna a ponto de prejudicar o convívio social — em geral, odeiam cinema, porque dormem durante as sessões —; e a apneia testemunhada. Sobre o último sintoma, geralmente é o parceiro de cama que observa, por isso, na hora de ir ao consultório, é melhor levar o cônjuge.

— Há também os sintomas de ganho de peso e diâmetro de pescoço largo. Homens que usam camisa acima do tamanho 42 têm sinal de depósito de gordura. Pessoas com o queixo para dentro têm mais riscos de apneia do sono, porque há mais chance de queda de língua — explicou.
Entre as formas de tratamento da apneia do sono, é comum o uso de uma máscara que manda ar sob pressão e evita a obstrução das vias respiratórias, conhecida como CPAP e indicada apenas por especialistas.

Tanto Dalva quanto Barros Franco concordam que nem sempre a máscara ou os remédios são a solução. A vida secundária do sono depende do que se faz na rotina acordado e, neste caso, bom comportamento é o que chamam de higiene do sono.

Primeira lição é respeitar o corpo, que é regulado para funcionar de dia e descansar à noite. Dar aos olhos a consciência da luz do dia e a falta dela ao crepúsculo ajuda o corpo na produção regular de melatonina, hormônio que induz ao descanso. O dia todo em ambientes com luz artificial, sem janelas, pode atrapalhar. Álcool pode fazer dormir, mas não um sono de qualidade, que prepara bem para o dia seguinte. Combater a obesidade com alimentação saudável, comer menos à noite e exercitar-se, de preferência, pela manhã, são outras boas ações.
— Malhar à noite é completamente antifisiológico. É importante evitar também café, chocolate e chá à noite, além do álcool como indutor do sono — destaca Barros Franco.

Fonte:


domingo, 21 de abril de 2013

REDAÇÃO DE VAGNER



AÇÕES PARA O BEM DA HUMANIDADE

Os 5 Rs representam 5 palavrinhas que começam com a letra R. Cada palavrinha refletem ações práticas facilmente aplicáveis no nosso dia-a-dia. Essas ações podem diminuir o nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações.

QUAIS SÃO ELAS? REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR.

1- REPENSAR
Repensar o que? Os hábitos de consumo e descarte! Devemos pensar primeiramente na real necessidade da compra do produto, antes de comprá-lo.

2- RECUSAR
Recusar o que? Os produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde!Compre apenas produtos que não os agridem. Fique sempre atento ao prazo de validade dos produtos e nas empresas que têm compromissos com a Ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens e prefira sacolas de panos.

3- REDUZIR
Reduzir o que? O consumo desnecessário! Consuma menos produtos e dê preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais.

4- REUTILIZAR
Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar! Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens. Crie produtos artesanais a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDS. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho.

5- RECICLAR 
Reciclar as matérias primas. Reciclar é aproveitar a matéria prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto. Esse processo diminui a extração de recursos naturais e economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas.

NÃO DEVEMOS ESPERAR REUNIÕES PARA TOMAR ATITUDES. DEVEMOS FAZER NOSSA PARTE E LOGO. LEMBRE-SE QUE TODAS AS ATITUDES QUE TOMARMOS HOJE REFLETEM NA NOSSA VIDA AMANHA. HOJE ESTAMOS PAGANDO PELAS ATITUDES ERRADAS DAS PESSOAS LA DE TRÁS.  SERA QUE VAMOS CONTINUAR ERRANDO E FAZER AS PRÓXIMAS GERAÇÕES PAGAR POR UM ERRO NOSSO?  GANHAMOS MUITO QUANDO FAZEMOS ALGO DE BOM PARA O AMBIENTE.


NOME DO ALUNO: VAGNER FARIA DOS SANTOS
SÉRIE: 6º ANO B - EJA - CURSO NOTURNO
ESCOLA: EMEF JOÃO PINTO BANDEIRA
MUNICÍPIO: SÃO MATEUS-ES/BRASIL.

sábado, 20 de abril de 2013

UM HOMEM, UMA BARATA...


ORTÓPTEROS ONÍVOROS

Odeio baratas, eu confesso, sob juízo, ou tortura. Nada é mais torturante que vê-las se arriscando até mim, seus vôos de traças - traça não voa - mas é um voo de traça, sim. Definitivamente. 

Outra característica infame que elas têm: a divindade. São os seres mais fiéis da criação; seguem, com a maior das fidelidades, os preceitos divinos do "crescei-vos e multiplicai-vos". 

E as danadas são resistentes, uns bichos resistentes que elas são! Tão resistentes que, com elas, não têm tempo ruim. Se acena o sol, com um lindo e ofuscante dia; ou se algum líder extremista-doido solta uma bomba nuclear que dizime a vida no planeta, quem sobreviverá? Acertou quem respondeu: barata. 

Odeio a fidelidade delas, a probidade com que se apegam à vida. Mas, no fundo, são como eu: torturantemente vivas presas por entre as veias do destino. 

Odeio ter de botar veneno nelas, dedetizá-las. Aniquilá-las por algum tempo para, daí a pouco, retornarem ainda mais soberanas, vivas, mais nojentamente cascudas. É frustrante vê-las voltar à vida, embora compensador, saber-se livre do assassínio que sobre meus ombros pairava. 

Dona Barata, eu vos afirmo: não há, sob hipótese alguma, tratado de paz entre nós. Seremos sempre, inimigas, sempre! Lamento dizer isso, mas é melhor mesmo que fiquemos cada qual no seu canto, defendendo a parte que nos cabe nesse latifúndio - toda a vida. Assim é melhor. 

Ou sou eu quem me protejo da vida, evitando-as? Afinal, são uns bichos de Deus, do meu Deus Cristão. Francisco de Assis certamente não as repudiaria, e eu o amo tanto! Mas nem a minha paixão por Assis retrai meu ódio. 

Resguardo-me de uma paixão/compulsão incontrolável de devorá-las, como fez G.H., para saber-me, no imo do nojo, a ancestralidade que povoa toda entidade viva desse planeta, na raiz da vida, aonde bicho se faz bicho, e gente, gente. 

Será preciso comer a barata para que eu confirme a tese de que sou inferior a elas, nos quesitos fundamentais da vida: crescer, multiplicar, RESISTIR? 

Não resisto à vida sem que ela não resista a mim: somos medrosos; amantes, porém. 

Certos códigos fundamentais se cumprem, sou bicho humano, civilizado demais e é natural que eu me enoje com a barata. Mas meu instinto mais primitivo, na ira do seu repúdio, sente-se infinitamente atraído pela vida que pulsa nelas - nas baratas. Acredito que, no fundo, meu nojo, imiscui-se ao nojo delas. 

Nós, humanos (???), construímos castelos, erguemos impérios, civilizações, deflagramos ódio uns contra os outros em nome da religião, da ciência, do dinheiro e do amor. Nossos defeitos mais repugnantes nos destroçam, dia após dia, aparta esse amor raro e divino com que Deus nos maculou. Contudo, eu garanto aos céticos de plantão: não é só isso, o amor é muito mais do que eu possa narrar, vislumbrar ou sentir. 

Baratas não amam. Se amam, amam-se num amor de barata, que não é o nosso amor. Amam um amor que a pretensão e/ou a curiosidade humanas jamais conseguirão entender. 

Somos amantes de um mesmo homem, eu e a barata. Barata é feminina, mesmo no masculino, está, portanto no páreo. Somos amantes desse Deus de calças e de saias. Tão fantástico esse Deus! 

Deus, gênese, criação. Entidade cósmica que pariu a todos nós: eu, a barata, o mendigo. Pariu-nos como se fôssemos garças, ou peixes, não sei. Mas nos pariu em alto mar, ainda me lembro vagamente a rota do voo da garça que eu era tão livre! 

Como um navio sem almirante, como renascentistas obcecados com a perfeição das formas, como um... filhote de barata. Eu nunca vi, confesso. Mas somos todos convidados de um mesmo banquete divino - que eu preferia barroco, ah! as orgias.... É preciso me controlar. 

Como dizia, somos convidados de honra de um mesmo banquete, de uma forma ou de outra unimo-nos em nossas semelhanças e dessemelhanças. Somos fios da mesma teia, fêmeas de um mesmo Homem - até os homens. 

Por mais que esse Deus bígamo, trígamos; mais, muito mais... a natureza inteira, cada joaninha, cada bicho de pé é sua amante! Por mais que esse bondoso Ser nos proveja em seu amor universal e teoricamente não tenhamos do que reclamar, seremos sempre rivais. Não há como escapar: todo amor pede exclusividade a si. E não me venham falar de amor livre não! 

A existência está aí, toda incontrolada, reproduzindo-se mais que barata ou coelho. 

Eu jamais serei tua amiga, Dona Barata, por mais que eu te ame, porque te odeio também. Nem sob caridade, porque amamos o mesmo Homem e entre nós cairá sempre o jugo de Deus. 

Barata humana que sou, resistindo, toda retorcida em meu ódio-amor, corpo nojento d'onde pairam aflições sagradas. 

Limpe minhas chagas, Dona barata! E vós captareis de mim o mesmo nojo que vos nutro com vossas sensíveis antenas. 

Elas - as baratas, que não têm sua parcela de humanidade - e sim de barata, convivem há tanto tempo conosco, embora sejam habitantes bem mais antigas que nós, que talvez tenham nos decifrado os hábitos e as vergonhas. Não concebo que, com tamanho tempo de convivência não temos, umas com as outras, aprendido uma única lição. Talvez um dia, uma tribo primitiva qualquer, que com elas convivam em paz, possa ensinar-me o ritual dessa convivência. 

Mas por enquanto, não! Se ao menos pudéssemos viver em harmonia, cada qual em seu canto! As teimosas, porém, ainda dão sinal de si, enquanto deviam se alojar em seus pardieiros de baratas, e nós, em nossos pardieiros humanos. Seria tão mais simples. (?) 

Desconfio, porém, que essa relação de ódio jamais se encerrará. Enquanto viverem suas vidas de baratas, e nós, vidas baratas de humanos, um ou outro ortóptero onívoro (leia-se: barata), muito curioso, tanto ou mais que nós, invadirão nossas cozinhas, rastejarão em nossos banheiros, mesmo sob a ameaça da morte, tão iminente, apenas para exigir o quinhão da humanidade amistosa que lhe sempre negamos.

Fonte:



LIXO PODE GERAR RENDA


LIXO É VENDIDO COMO MATÉRIA-PRIMA NA INTERNET



Boa parte dos resíduos que produzimos todos os dias é valiosa, já que é a fonte de produção de diversos negócios. Portanto, jogá-los fora sem enviar à RECICLAGEM significa não só POLUIÇÃO AMBIENTAL, como desperdício enorme de material e dinheiro. Pensar que resíduos sólidos podem ser vendidos ajuda a valorizá-los. Agora, imagine que grande perda já que as empresas não pensam da mesma forma!

Para valorizar resíduos gerados por empresas brasileiras e promover seu reaproveitamento, a jovem empreendedora Mayura Okura, de 26 anos, fundadora da Maynis Negócios e Investimentos Sustentáveis criou a plataforma virtual B2Blue*. Nela, indústrias e escritórios de qualquer atividade podem anunciar a venda de seu “lixo” e negociar compra e transporte com outras empresas que buscam MATÉRIA-PRIMA para sua produção. A negociação e o pagamento são feitos online, por meio da plataforma.

A B2Blue também aceita anúncios de soluções de gerenciamento de RESÍDUOS SÓLIDOS, de produtos feitos com antigos resíduos e de “desafios” para encontrar a DESTINAÇÃO CORRETA ou o REAPROVEITAMENTO de um tipo de material difícil de gerir. E as soluções sugeridas para produtos desta categoria – tais como inovações no modo de destiná-los, tratá-los ou reaproveitá-los – podem resultar em prêmios! A recompensa é oferecida a critério de cada empresa anunciante, em cada desafio.

A iniciativa de Mayura é um exemplo de como uma boa idéia pode ajudar a solucionar problemas ambientais que afetam todos nós, diariamente. E de que a internet pode ser uma aliada para conectar necessidades de diferentes pessoas, não só quanto a resíduos, mas também em transporte, serviços municipais ou voluntariado.

Fonte:


sexta-feira, 19 de abril de 2013

SURGIMENTO DO HIV NO PLANETA


Prezados: atualmente  como sabem, está ocorrendo um intenso estudo para se chegar a uma vacina contra o HIV. Mas de que forma ocorreu o aparecimento desse vírus em nosso planeta? Abaixo, um texto explicativo sobre o assunto.  Neemias.


COMO SURGIU A AIDS?

Ela surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vírus da AIDS. O SIV presente no macaco-verde teria criado o HIV2, uma versão menos agressiva, que demora mais tempo para provocar a AIDS. Já os chimpanzés deram origem ao HIV1, a forma mais mortal do vírus. "É provável que a transmissão para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes", diz o infectologista Lacyr Pasternak, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Não há consenso sobre a data das primeiras transmissões. O mais provável, porém, é que tenham acontecido por volta de 1930. Nas décadas seguintes, a doença teria permanecido restrita a pequenos grupos e tribos da África central, na região ao sul do deserto do Saara.
Nas décadas de 60 e 70, durante as guerras de independência, a entrada de mercenários no continente começou a espalhar a AIDS pelo mundo. Haitianos levados para trabalhar no antigo Congo Belga (hoje República Democrática do Congo) também ajudaram a levar a doença para outros países. "Entre 1960 e 1980 surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, e pneumonia", diz a epidemiologista Cássia Buchalla, da Universidade de São Paulo (USP). A AIDS só foi finalmente identificada em 1981. Hoje, calcula-se que existam mais de 40 milhões de pessoas infectadas no mundo.
Décadas de mistério: Doença, que pode ter aparecido nos anos 30, só foi identificada em 1981
1930
Um dos principais estudos sobre a AIDS aponta que nesse ano ocorreu a primeira transmissão dos macacos para o ser humano. Mas não existe consenso entre os cientistas. Alguns até acreditam que o primeiro contato do homem com o vírus aconteceu séculos antes
1957
Há alguns anos, uma teoria popular dizia que a transmissão do HIV para os humanos só teria ocorrido em 1957. Uma vacina contra a pólio estaria contaminada com restos orgânicos de macacos portadores do vírus. Testes recentes, porém, derrubaram essa teoria.
1959
O primeiro caso comprovado de morte provocada pela AIDS é de um homem que morava em Kinshasa, no antigo Congo Belga (hoje Congo). Isso, porém, só foi descoberto décadas depois, com um teste feito no sangue dele, que estava guardado congelado
1981
A AIDS é reconhecida como doença. Surgem vários relatos de sintomas em homossexuais nos Estados Unidos. Também em 1981 morre o chamado "paciente zero" naquele país: um comissário de bordo que espalhou a doença em suas viagens
1983
Pesquisadores isolam o vírus da AIDS pela primeira vez. Dois anos depois, aparece o teste que identifica a presença de anticorpos no sangue. O nome HIV, porém, só surge em 1986. A primeira droga para ajudar no tratamento da doença, o AZT, só é criada em 1987.
Fonte:

quinta-feira, 18 de abril de 2013

BIOMAS BRASILEIROS E CADEIA ALIMENTAR


Prezados: abaixo publico uma das Redações elaboradas pelo aluno Vagner, da EJA (Educação de Jovens e Adultos, curso público noturno). O aluno trabalha durante o dia no Terminal Norte Capixaba, (TNC), localizado no município de São Mateus, ES-Brasil. Ele tem se destacado na turma em que estuda e sua função básica no TNC está relacionado com a seleção e destinação correta de resíduos no Terminal. Abaixo de seu primeiro texto, tem mais informações sobre ele.
Atenciosamente, Neemias.





BIOMAS BRASILEIROS E A CADEIA ALIMENTAR

MATA ATLÂNTICA
 A MATA ATLÂNTICA É UMA FORMAÇÃO VEGETAL QUE JÁ ESTEVE PRESENTE EM GRANDE PARTE DA COSTA LITORÂNEA BRASILEIRA. PORÉM, DEVIDO AO SEU GRANDE DESMATAMENTO, OCUPA ATUALMENTE UMA EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE 7% DE COBERTURA VEGETAL NO LITORAL DE NOSSO PAÍS.  É UMA DAS FLORESTAS DO MUNDO QUE APRESENTA UMA RICA BIODIVERSIDADE E POSSUI MUITAS ESPÉCIES ENDÊMICAS. ELA APRESENTA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS VEGETAIS TAIS COMO A PRESENÇA DE ÁRVORES DE MÉDIO E GRANDE PORTE, FORMANDO UMA FLORESTA FECHADA E DENSA, RICA EM BIODIVERSIDADE COM PRESENÇA DE DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E VEGETAIS. AS ÁRVORES DE GRANDE PORTE FORMAM UM MICROCLIMA NA MATA GERANDO SOMBRA E UMIDADE.


FLORESTA AMAZÔNICA 
 A FLORESTA AMAZÔNICA É UMA DAS MAIORES FLORESTAS DO MUNDO E ESTÁ  LOCALIZADA NO NORTE DO BRASIL E EM ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL.  RICA EM BIODIVERSIDADE POSSUI UMA FAUNA QUE CORRESPONDE A APROXIMADAMENTE 80% DAS ESPÉCIES DO BRASIL. TAMBÉM APRESENTA ÁRVORES MUITO ALTAS E FLORESTA DENSA E FECHADA. ATUALMENTE ALGUNS DOS GRANDES PROBLEMAS ENCONTRADOS NA FLORESTA AMAZÔNICA SÃO O DESMATAMENTO,A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS ILEGAIS. O DESMATAMENTO SERVE PRINCIPALMENTE PARA A OFERTA DE TERRA PARA A CRIAÇÃO DE GADO E PLANTIO DE CULTURAS AGRÍCOLAS COMO A SOJA O QUE TORNA O SOLO CADA VEZ MAIS COMPACTO E POBRE EM NUTRIENTES.


CADEIA ALIMENTAR
 A CADEIA ALIMENTAR É FORMADA PELOS SERES VIVOS DOS BIOMAS, EM QUE HÁ UMA RELAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA ENTRE AS ESPÉCIES QUE SERVEM DE ALIMENTO UMAS PARA AS OUTRAS. LEMBRANDO QUE A CADEIA ALIMENTAR É FORMADA PELOS SEGUINTES INDIVÍDUOS: OS PRODUTORES (VEGETAIS E/OU ALGAS); OS CONSUMIDORES PRIMÁRIOS  (ALIMENTAM-SE DIRETO DOS PRODUTORES COMO A GIRAFA E O BOI); OS CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS  QUE SE ALIMENTAM DOS PRIMÁRIOS; OS CONSUMIDORES TERCIÁRIOS E ASSIM POR DIANTE. ALÉM DESSES, EXISTEM OS DECOMPOSITORES QUE SÃO REPRESENTADOS PELAS BACTÉRIAS E FUNGOS. A FUNÇÃO BÁSICA DOS DECOMPOSITORES É DE APODRECER O CORPO DOS SERES QUE MORREM, GERANDO ADUBO PARA FAVORECER A RECICLAGEM DOS MATERIAIS DENTRO DOS BIOMAS.

NOME DO ALUNO: VAGNER FARIA DOS SANTOS
SÉRIE: 6º ANO B - EJA - CURSO NOTURNO
ESCOLA: EMEF JOÃO PINTO BANDEIRA
MUNICÍPIO: SÃO MATEUS-ES/BRASIL.

terça-feira, 16 de abril de 2013

EXEMPLOS DE SERES VIVOS ONIVOROS

Prezados alunos: conforme explicado hoje em sala,  há animais que obtêm  alimento de duas fontes (animal e vegetal) e, dessa forma, são classificados como Onívoros. Outros exemplos de Onívoros, além dos que estão abaixo, são: o Urso, a tartaruga, o sagui, o próprio ser humano, entre tantos outros.

Neemias.

Porco

Barata
Lobo guará
 
Lagarto de língua azul
Fonte: imagens do Google, acesso em 16/04/2013.

sábado, 13 de abril de 2013

IMAGENS DE TEIA ALIMENTAR






Fonte: imagens do Google.

IMAGENS DE PROTOZOÁRIOS

Giardia lamblia
Giárdia


Dinoflagelado

Arquivos de Ilustrações - ameba. fotosearch 
- busca de imagens 
de vetor grã¡fico, 
desenhos, clip 
art, ilustraã§ãµes
Ameba


 Imagens de protozoários do REINO PROTISTA.    (Fonte: imagens do Google). Neemias.







Arquivos de Ilustração - paramecium. fotosearch 
- busca de imagens 
de vetor grã¡fico, 
desenhos, clip 
art, ilustraã§ãµes
Paramécio



Balantidium coli
Balantidium
               

sexta-feira, 12 de abril de 2013

REDAÇÃO DE TAYSLAN


ALGUNS CONCEITOS SEXUAIS

Para uma mulher engravidar é necessário que ocorra a fecundação, ou seja, a união dos núcleos gaméticos. Após segue-se o fenômeno de nidação que é a fixação do embrião na parede lateral do útero (endométrio). Por fim, forma-se o embrião e em seguida o feto que após a formação de tecidos e órgãos origina um bebê.

Quando a mulher engravida ela pode ter bebês gêmeos. Esses bebês podem ser fraternos quando a mulher libera dois ou mais óvulos diferentes que são fecundados por dois ou mais espermatozoides também diferentes (cada óvulo é fecundado por apenas um espermatozoide).  Podem também ser verdadeiros quando óvulo depois de fecundado se divide em dois.

O óvulo fecundado é chamado de embrião até a 8ª semana de gestação; a partir da 9ª semana é denominado feto.

Quando a mulher vai ganhar um bebê, o parto pode ocorrer de três formas: Normal em que o bebê sai pela vagina; Cesariano  que ocorre através de um corte no abdome e Prematuro, quando o bebê nasce antes da 36ª semana de gestação. Após o nascimento, o bebê deverá ser amamentado por leite materno pelo menos até o 6° mês de vida.

Aluno: Thayslan Barbosa de Oliveira.
Série: 8 º A
Escola: E.M.E.F. DORA ARNIZAUT SILVARES
Município: SÃO MATEUS/ES-BRASIL.

IMAGENS DE FUNGOS



Prezados alunos EJA: conforme solicitado, seguem algumas imagens de fungos.
Neemias.






REDAÇÃO DE FERNANDO


CONCEITOS SEXUAIS I E II

Nas aulas sobre os conceitos sexuais I e II eu aprendi muitas coisas, por exemplo, sobre a fecundação, a gravidez ou gestação, embrião e feto, parto e etc.
 Neste texto vou escrever sobre cada um deles. A fecundação é a mesma coisa que fertilização que significa a união do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozóide. Geralmente ocorre nas Trompas de Falópio.

Na gravidez ou a gestação 03 fatores são importantes para que isso ocorra. São eles : a fecundação, nidação e a formação do embrião/ feto.

No embrião o tempo de gestação  é até a 8° semana de vida e o tempo de gestação do feto é após há 9° semana.

O parto prematuro, na maioria dos casos, acontece espontaneamente. Ele inicia antes do tempo e pode ocorrer das seguintes formas: ou a bolsa estoura prematuramente ou o colo do útero se dilata mesmo sem que haja contrações.

No Brasil, em 2008,  6,8% dos bebês nascidos vivos vieram ao mundo antes da 37° semana de gravidez, em um total de quase 200 mil bebês prematuros, sendo que um dos fatores mais comuns para o parto prematuro é a gestação de mais de um bebê.

No parto cesariano o corte para retirada do bebê é feito no abdômen. E o parto normal ocorre pela vagina num período médio de 36 semanas de gestação.

ALUNO: FERNANDO RIBEIRO DOS SANTOS
SÉRIE: 7º A
ESCOLA: E.M.E.F.DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS-ES/BRASIL

quinta-feira, 11 de abril de 2013

REDAÇÃO DE BRENDA


ALGUNS CONCEITOS SEXUAIS
 Fecundação é a união do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozoide que normalmente ocorre nas Trompas de Falópio. Gravidez ou Gestação inicia-se com a FECUNDAÇÃO que pode ser chamado também de FERTILIZAÇÃO. 

É chamado de embrião a formação do ser até a 8ª semana de vida e considera-se feto o ser partir da 9º semana. Ocorrem três tipos de parto: O Prematuro que é antes da 36ª semana, o Normal que é até a 36ª semana e o parto Cesariano que ocorre com um corte no abdome da mulher.

 O período mínimo de amamentação é de 6 meses, mas é importante que as mães deixem mais tempo, pois o leite além de ser completo, possui anticorpos que evitam doenças nos bebês. 

Os GÊMEOS podem ser fraternos ou verdadeiros. Os fraternos são chamados assim, pois a mulher pode liberar dois ou mais óvulos dos Ovários  formando  bebês com características diferentes e até mesmo de sexos diferentes. Já os GÊMEOS verdadeiros o óvulo após ser fecundado se divide em dois e se fixa no ENDOMÉTRIO que é a parede do útero. Assim os bebês deverão apresentar características semelhantes e possuir o  mesmo sexo.

NOME: Brenda Gomes Fanticelli
SERIE: 8ºano C  Matutino
ESCOLA: E.M.E.F Dora Arnizaut Silvares
São Mateus/ES- BRASIL.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ROBÔ PARA LIMPAR OS OCEANOS


Abaixo, parte do texto que trata da possibilidade de se viabilizar a produção de robôs com a anatomia de uma Raia. O robô, se tudo der certo, vai poder ajudar na limpeza de nossos oceanos  retirando parte da poluição provocada pelo ser humano e que infecta o ambiente marinho de nosso planeta. É o emprego da tecnologia a favor de uma boa causa.

 

Neemias.


JOVEM HOLANDÊS CRIA RAIA-ROBÔ PARA LIMPAR LIXO PLÁSTICO DOS OCEANOS


O problema do lixo plástico nos oceanos já é um velho conhecido nosso: a maior parte das embalagens que jogamos fora vai parar no mar, e toda essa poluição sobre as águas causa danos irreparáveis aos animais marinhos, aos pássaros.

Para você ter ideia da dimensão do problema, é no meio do oceano Pacífico que fica o maior lixão do mundo: são quatro milhões de toneladas de garrafas e embalagens que foram empurradas para lá pelas correntes marítimas e formam um amontoado de 700 mil km² – o equivalente a duas vezes o estado de São Paulo!

À frente de um projeto grandioso para reverter esta situação está um jovem holandês de 19 anos: o estudante Boyan Slat desenvolveu um protótipo de uma raia-robô que retira os resíduos plásticos da água.

Ela funcionaria como um funil: atrairia a sujeira para o ângulo formado por suas hastes e as encaminharia para suas plataformas de processamento. Nelas, o lixo seria filtrado, separado do plâncton e armazenado para reciclagem. O dispositivo seria capaz de analisar a quantidade e o tamanho das partículas de plásticos presentes nas manchas de sujeira do oceano

Para minimizar os impactos ambientais da raia-robô, uma equipe de 50 engenheiros que trabalha na viabilidade da tecnologia e pretende utilizar placas solares e aproveitar a força das ondas e correntes marítimas para gerar energia, necessária para o funcionamento do sistema.

Ainda não há previsão de quando o aparelho estará pronto para o uso, mas a promessa é grande: “extraia 7.250.000 de toneladas de plástico dos oceanos em apenas cinco anos”...  Além disso, o projeto já foi premiado como o melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.

E o que fazer com o lixo plástico recolhido? Já existem vários projetos que unem sustentabilidade, criatividade e tecnologia, como aspiradores feitos com o plástico recolhido dos oceanos e até uma “ilha da reciclagem” do tamanho da cidade de Manaus, construída com o lixo flutuante dos oceanos...

Fonte:

terça-feira, 9 de abril de 2013

IMAGENS DE CADEIA ALIMENTAR










Fonte: imagens do Google.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

domingo, 7 de abril de 2013

AFTAS: ALGUNS MITOS E ALGUMAS VERDADES


Prezados alunos e alunas: retirei o texto abaixo do Yahoo  Após o texto há um TESTE que contém mais informações importantes sobre o assunto. O teste depois de feito emite as respostas certas e comenta as respostas erradas. Vale a pena fazer. Para isso, acesse o link com a fonte de onde foi retirado o texto.

Neemias.

 

 VOCÊ CAI NOS MITOS SOBRE AS AFTAS?

 Todo mundo um dia já sentiu aquela ferida dentro da boca que incomoda, e quando foi analisar descobriu que era a temida afta. Caracterizadas por uma lesão arredondada, recoberta por uma membrana branco-amarelada e com uma mancha avermelhada em volta, as aftas podem ocorrer em qualquer ponto da cavidade bucal, ser isolada ou múltipla, e seu tamanho também pode variar. As feridas tendem a desaparecer naturalmente dentro de cinco a 15 dias e não deixam cicatrizes. A causa mais comum de afta é o refluxo gastroesofágico, cujo principal sintoma é a azia. Quer entender melhor como tratar o problema e quais as suas complicações? Faça o teste QUIS.

Fonte:

sábado, 6 de abril de 2013

MAPEAMENTO DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA


 

BRASIL CRIA PLATAFORMA ONLINE PARA MAPEAR BIODIVERSIDADE


Detentor de cerca de 13% da fauna e flora do planeta, o Brasil é considerado o país com maior diversidade biológica do mundo. Toda essa riqueza natural estará, em breve, reunida no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr)*.

Trata-se de uma plataforma online, desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com apoio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), que reunirá informações a respeito da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros -atualmente dispersas em bancos de dados de diferentes instituições e órgãos governamentais.

A ideia é que o SiBBr ofereça subsídio às pesquisas nacionais e internacionais a respeito de diversidade biológica, além de servir de apoio aos tomadores de decisão no processo de criação e implantação de políticas públicas, incentivando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.

A plataforma já iniciou o levantamento que vai identificar as instituições que possuem bancos de dados referentes ao tema e qual a qualidade do seu conteúdo. A primeira contagem da pesquisa está prevista para este mês de Abril. O MCTI espera que, ainda em 2013, parte do acervo do SiBBr esteja disponível para o grande público. 

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores