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O FILHOTE

quarta-feira, 31 de julho de 2013

REDAÇÃO DE YARA

ALGUNS INVERTEBRADOS
Os Platelmintos são animais invertebrados que apresentam o corpo achatado. Um dos representantes do grupo, a planaria é hermafrodita e apresenta fecundação cruzada que é a troca de espermatozoides entre elas. Já os Nematódeos são vermes invertebrados com o corpo cilíndrico. O ambiente onde vivem pode ser  aquático ou terrestre. Eles apresentam dimorfismo  sexual que significa que possuem duas formas sexuais, sendo o macho e fêmea da espécie. Os Anelídeos  são seres  invertebrados do corpo segmentado, ou seja, o seu corpo e dividido em anéis. Entre esses anéis existe um anel  importante chamado de clitelo onde se encontram  os aparelhos sexuais masculino e feminino.  Um  exemplo de Anelídeo é a minhoca.
 


Nome: Yara dos Santos Ferreira 

Série: 7°B Matutino
Escola: E.M.E.F  Dora Arnizaut Silvares
SÃO MATEUS, ES. BRASIL.


REDAÇÃO DE ANDRIELLI

PORÍFEROS
 Eles têm algumas características como possuírem o corpo repleto de poros, serem sésseis, pois não se locomovem, além de serem filtradores e apresentarem grande capacidade de regeneração. São representados pela ESPONJA DO MAR. Como são sésseis, a água traz o oxigênio e o alimento das ESPONJAS DO MAR entrando pelos poros e sai retirando o gás carbônico e os dejetos. Na reprodução  assexuada não e preciso ocorrer fecundação. O broto se solta da esponja, fixa-se em uma rocha para formar uma nova esponja. E na sexuada o Espermatozoide  fecunda um óvulo, formando uma larva que nada até uma rocha formando uma nova ESPONJA. 

NOME: Andrielli dos Santos Martins 
SÉRIE: 7°B/ matutino
ESCOLA: E.M.E.F'' DORA ARNIZALT SILVARES


SÃO MATEUS/ES, BRASIL.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PLANÁRIA: VERME DA REGENERAÇÃO

VERME É CAPAZ DE REGENERAR MEMÓRIA APÓS SER DECAPITADO

Pesquisa aponta que a planária consegue recuperar rapidamente habilidades que havia desenvolvido antes de ter a cabeça cortada

As planárias são vermes muito estudados por sua capacidade de regenerar partes do corpo, incluindo a cabeça. Um novo estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostra que esses animais, que pertencem ao filo dos platelmintos ("verme achatado"), conseguem recuperar até a memória. De acordo com a pesquisa, após regenerar o cérebro, a planária recobra rapidamente as habilidades que havia aprendido antes de ser decapitada.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: An automated training paradigm reveals long-term memory in planaria and its persistence through head regeneration

Onde foi divulgada: periódico The Journal of Experimental Biology

Quem fez: Tal Shomrat e Michael Levin

Instituição: Universidade Tufts, EUA


Resultado

 Mesmo depois de terem sido decapitadas, as planárias que tinham passado por um treinamento conseguiram encontrar alimento e um determinado local muito mais rápido do que aquelas que nunca haviam sido treinadas.

Os pesquisadores avaliaram a memória das planárias observando quanto tempo elas levavam para encontrar comida em um determinado local. Esses vermes não gostam de espaços abertos e iluminados, mas haviam sido treinados para superar essa aversão. Mesmo após a decapitação, as planárias que tinham passado pelo treinamento conseguiram chegar ao alimento muito mais rápido do que aquelas que nunca haviam sido treinadas.
No entanto, o aprendizado da planária não foi recuperado de forma instantânea. Cada animal precisou passar por mais uma sessão de treinamento. Os pesquisadores ainda não sabem por que ou como isso ocorre. Uma hipótese levantada pelos autores é de que haja outro local no corpo desses vermes, além do cérebro, onde as memórias são armazenadas. Outra é a de que o treinamento tenha modificado o próprio sistema nervoso das planárias, alterando a fórmula para a regeneração do cérebro. O artigo descrevendo o experimento foi publicado no periódico The Journal of Experimental Biology.

Fonte:


sábado, 6 de julho de 2013

BRASIL: CENTRO MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


BRASIL PASSA A SER A SEDE DO CENTRO MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Brasil tornou-se segunda  (24) sede do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, RIO+, espaço de debate e articulação de ações econômicas, sociais e ambientais para promover práticas sustentáveis de desenvolvimento.
O lançamento foi anunciado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pela vice-diretora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebeca Grynspan, durante o seminário internacional “Rio+20: A Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, no Jardim Botânico.
Izabella Teixeira lembrou que o Rio+ foi formalizado durante a Rio+20 para que fosse um órgão “paragovernamental”.
“O centro nasce não para ter consenso, tem que ser ambicioso, trazer novas ideias, influenciar a sociedade para a questão, um lugar de livre pensar”, disse a ministra. “Será um local para pensar o desenvolvimento sustentável, um modelo inovador de desenvolvimento de ideias, com a participação da sociedade, governos e especialistas”, declarou a ministra.
Izabella lembrou que a Rio+20 mudou a relação do Brasil com as Nações Unidas para melhor. O novo centro é exemplo disso. “Foi um upgrade”, disse ela, ao apostar que o centro seja também liderança no debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O centro tem apoio de mais de 20 instituições nacionais e estrangeiras: reunirá cientistas do mundo todo para encontrar as melhores soluções sustentáveis e inclusivas para o planeta. O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), no Fundão, zona norte do Rio de Janeiro, será o local temporário do centro pelos próximos dois anos.
Rebeca Grynspan disse que o novo espaço poderá interferir positivamente nas discussões intergovernamentais que culminam em setembro de 2014 na sede das Nações Unidas. “Até agora tem sido muito difícil reunir as interdisciplinaridades das agendas e o centro tem a missão de contribuir para a convergência dos temas, como o da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável”, disse ela.
O coordenador do centro, designado pelo Pnud, Rômulo Paes, informou que os aportes iniciais para os projetos são da ordem de US$ 4,5 milhões, de um pool de contribuidores da Rio+20, mas que também estão sendo feitas parcerias público-privadas para o desenvolvimento de pesquisas sustentáveis.
“Teremos pesquisadores de várias instituições visitando o centro. Vamos trabalhar em rede e receber diversos pesquisadores que possam contribuir para a produção de conhecimento”, contou ele.
O espaço tem, por enquanto, cinco servidores do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A sede permanente deve ser construída no centro do Rio. Segundo o coordenador do projeto, a ideia é que seja construído de maneira 100% sustentável.
Dentre os parceiros, estão incluídos as entidades brasileiras Fundação Getulio Vargas e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O secretário de Ambiente do estado do Rio e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lembrou que os assuntos debatidos no seminário internacional e que as ações do novo centro refletem alguns dos anseios da multidão que tem se manifestado nas ruas do Brasil.
“Esses temas estão interligados com grande parte da voz das ruas. Sustentabilidade é ter saúde boa, ter transporte sem emitir carbono e com um mínimo de conforto. Não adianta ter estádio com padrão Fifa e outros serviços com padrão sub-Fifa”, declarou ele.
Minc informou que o governo abriu mão de cerca de R$ 7 milhões anuais da conta de luz da Coppe para criar um fundo para desenvolver energia solar dentro da UFRJ, entre outros projetos sustentáveis.
Minc chamou a atenção para a proposta de que as universidades e escolas técnicas abram mais espaços de pesquisas que dialoguem com o novo centro da Organização das Nações Unidas no Brasil.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

AVIÃO DO FUTURO


AVIÃO MODULAR: DE CASA AO DESTINO NO MESMO ASSENTO

A cápsula do trem ou do ônibus é retirada, com você e todos os demais passageiros dentro, e colocada gentilmente no avião, que decola rapidamente.
Avião com cabides
Imagine pegar o metrô ou um ônibus especial para ir ao aeroporto.
Ao chegar, você não desce do seu assento. Em vez disso, a cápsula que estava sobre trilhos ou sobre rodas é retirada, com você e todos os demais passageiros dentro, e colocada gentilmente no avião, que decola rapidamente.
Esta é a proposta do Clip-Air, um projeto idealizado por engenheiros da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.
A ideia é construir um avião modular, essencialmente uma asa voadora cheia de "cabides", onde as cápsulas podem ser conectadas e desconectadas rapidamente.
Os primeiros modelos em escala reduzida do avião modular, que permite conectar uma, duas ou três cápsulas, serão apresentados na próxima semana durante o Paris Air Show, na França.
Os módulos voadores vão até as estações buscar os passageiros, que se livram de toda a espera, sobretudo com o carregamento e descarregamento de bagagens.
Flexibilidade no transporte aéreo
Apesar de ser um projeto muito futurista, e aparentemente distante de fazer seu primeiro voo, a equipe que o idealizou afirma estar trabalhando sob restrições rigorosas para manter a sua viabilidade técnica.
"Nós ainda temos que superar várias barreiras, mas acreditamos que vale a pena trabalhar nesse conceito, tão diferente da tecnologia atual de aeronaves, mas que pode ter um impacto enorme na sociedade," disse Claudio Leonardi, responsável pelo projeto Clip-Air.
O objetivo principal é dar flexibilidade ao transporte aéreo, integrando-o com os meios de transporte usados nos grandes centros urbanos, cujos aeroportos estão próximos do limite operacional em todo o mundo.
Voar com três módulos sob a mesma asa seria mais barato - em termos de consumo de combustível - do que ter três aeronaves da mesma capacidade voando de forma independente e com igual velocidade e altitude.
Avião modular
O avião inclui todo o suporte de voo, incluindo asas, turbinas, cabine de comando, tanques de combustível e trens de pouso e decolagem.
Os módulos, que poderão ser projetados para passageiros ou carga, poderão pesar até 30 toneladas quando totalmente cheios.
No caso dos passageiros, cada módulo poderá levar até 150 pessoas, juntamente com suas bagagens.
No caso de carga, os módulos poderão substituir os contêineres, indo diretamente da fábrica para o avião, agilizando toda a logística de distribuição, exportação e importação.
Segundo os projetistas, o avião modular permitirá uma grande economia de combustível, já que será capaz de transportar o mesmo número de passageiros que um Airbus A320, mas usando apenas metade dos motores.
Em outras palavras, voar com três módulos sob a mesma asa seria mais barato - em termos de consumo de combustível - do que ter três aeronaves da mesma capacidade voando de forma independente e com igual velocidade e altitude.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

REDAÇÃO SOBRE OS PORÍFEROS


PORÍFEROS:
Algumas de suas características são: corpo repleto de poros, filtradores, sésseis e apresentam uma abertura superior para saída de água. Além disso, tem grande capacidade de regeneração.

O grupo dos Poríferos é representado pela ESPONJA DO MAR. A água traz o oxigênio e o alimento das ESPONJAS DO MAR e sai retirando o gás carbônico e os dejetos que ficam em seu interior.

 A reprodução pode ser Assexuada, ou seja, sem a fecundação. Nesse caso, um broto se solta da esponja mãe, fixa-se em uma rocha e forma uma nova esponja.

A reprodução sexuada ocorre quando o espermatozoide fecunda um óvulo originando uma pequena larva que nada e vai para uma rocha que lá forma uma nova ESPONJA após se fixar nela.
 

NOME: ANDRIELLI DOS SANTOS MARTINS 
7°B / MATUTINO
ESCOLA: E.M.E.F.  DORA ARNIZAUT  SILVARES
SÃO MATEUS, ES/BRASIL·. 
                                                                                                                  

quarta-feira, 3 de julho de 2013

IMAGENS DE ALGUNS PLATELMINTOS




Regeneração de uma Planária
Taenia saginata






Acasalamento de Planárias







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