LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 17 de agosto de 2013

AS CAÇADAS DA ORCA

Como caça a orca, a "baleia assassina"?

por Yuri Vasconcelos
Ela adota diferentes estratégias de acordo com o "cardápio" do dia. Uma das maiores predadoras dos oceanos, a orca (Orcinus orca) pode tanto atacar uma foca na beira da praia como enfrentar no alto-mar baleias três vezes maiores que ela. Essa variedade de táticas a transformou numa eficiente caçadora, rendendo-lhe o apelido de "baleia assassina". É preciso esclarecer, no entanto, que a orca nem é bem uma baleia, nem é tão assassina assim. Embora faça parte da ordem dos cetáceos, ela é um tipo de golfinho - na verdade, o maior exemplar dessa família de animais, os chamados delfinídeos. A orca também não tem um instinto naturalmente agressivo e só mata suas presas quando tem fome. Os cientistas dividem essa espécie em dois grandes grupos: as residentes, conhecidas por viverem em territórios bem definidos e preferirem comer peixes (principalmente salmões), e as transeuntes, que nadam por vastas áreas e se alimentam até de baleias. Encontradas em todos os oceanos, das latitudes polares à zona equatorial, as orcas normalmente vivem em bandos de até 50 indivíduos. Graças à sua coloração, é um animal inconfundível: tem o dorso completamente preto e a barriga branca - atrás de cada olho também existe uma mancha branca. Os machos pesam em torno de 4,5 toneladas e medem mais de 8 metros - os filhotes, que demoram cerca de 16 meses para nascer, têm cerca de 2 metros. Devido à sua grande inteligência, a orca pode ser facilmente treinada e por isso é encontrada dando piruetas e fazendo malabarismos em shows aquáticos por todo o planeta.
Mergulhe nessa
Na livraria:
Orca- The whale called killer, ERich Hoyt, Firefly Books, 1990
Na internet:
http://golfinhos.paginas.sapo.pt/golf2.html
http://ladywildlife.com/animal/orcawhale.html
Para cada presa, um ataqueAté a gigante baleia-azul pode entrar no "cardápio" da fera
DENTADURA POTENTE
Para pegar as mais diversas presas - de peixes a pingüins -, a orca conta com potentes músculos na boca e dentes que podem medir 10 centímetros. Máquina de caçar, ela é capaz de nadar a 50 km/h, mergulhar a 200 metros de profundidade e ingerir 135 quilos de carne por dia
VÍTIMAS NUMA GELADA
Nas regiões polares, onde a superfície do mar congela, ela tem uma técnica especial de caça. Primeiro nada velozmente em direção às placas de gelo onde pingüins descansam. Depois, com o impacto, quebra o gelo de surpresa, vê a presa cair na água e a agarra
BOTE À BEIRA-MAR
A orca é um dos raros cetáceos que nada até bem perto da praia para se alimentar. Ela se arrasta, quase encalhando, para apanhar focas e leões-marinhos, principalmente filhotes. Após abocanhar a vítima, usa as barbatanas peitorais para evitar o encalhe e voltar ao fundo
BRIGA DE GENTE GRANDE
Para a orca, até mesmo o maior mamífero do planeta pode virar um almoço. Para caçar uma baleia-azul - que passa dos 30 metros -, as orcas atacam em bando. Ao acharem a presa, algumas cercam a baleia por trás, mordendo a cauda, enquanto outras a atacam por todos os lados
ALMOÇO NO SONAR
As orcas emitem e captam sons, como uma espécie de sonar, e usam esse sofisticado sistema para capturar cardumes. Quando um som emitido por elas (ondas brancas) bate em um cardume e retorna (ondas azuis), as orcas vêem um "desenho sonoro" do bando de peixes. Aí, é só fazer a festa

Fonte:

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ALGUMAS APLICAÇÕES DA QUIMICA

Prezados alunos  EJA (Educação de Jovens e Adultos) , EMEF João Pinto Bandeira, noturno, São Mateus, ES/Brasil. Segue o 1º texto de estudo retirado da Internet. Abaixo do texto há uma tarefa para ser realizada em sala.
Prof. Neemias.

POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?
Essa é uma pergunta comum entre adolescentes que acham a matéria complicada e de difícil entendimento. 
Vamos começar pela definição: Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia. 

Para se ter uma ideia da vasta utilização da Química é só se atentar ao fato de que está presente em inúmeras atividades, como por exemplo: 
Agricultura: os agricultores utilizam o conhecimento químico para melhorar a acidez do solo e sua fertilidade. 

Medicina: os farmacêuticos precisam do conhecimento químico para reconhecer a composição das substâncias utilizadas como medicamento e ainda para tratamentos contra o câncer (quimioterapia). 

Em sua casa: compostos químicos presentes na pasta dental (flúor, abrasivos) permitem um sorriso protegido de cáries. A química presente em materiais de limpeza deixa o ambiente com aquele cheirinho de limpeza. 

Já que a Química é tão útil em nosso cotidiano, por que não deixar a preguiça de lado e dedicar alguns minutos a mais para se aprofundar nesse conteúdo? A melhor notícia é que essa disciplina, uma vez levada a sério, se torna apaixonante e você não vai querer se desgrudar mais do tão temido livro de Química. 

E não adianta querer estudar outras matérias e abandonar a Química, saiba que essa Ciência relaciona-se com outras disciplinas como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde.  
Por Líria Alves  / Graduada em Química

                                                        TAREFA:

Após a discussão em sala do texto acima, elabore e responda 05 questões em seu caderno.
Prof. Neemias.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O CELULAR E A SAÚDE HUMANA

PREZADOS: ABAIXO SEGUE UMA ENTREVISTA COM A DRª DEVRA DAVIS, DOUTORA EM ESTUDOS CIENTÍFICOS PELA UNIVERSIDADE DE CHICAGO, USA. NA ENTREVISTA, ELA DISCORRE SOBRE ALGUNS POSSÍVEIS PROBLEMAS NA SAÚDE HUMANA DO USO INDISCRIMINADO DO CELULAR.
 Prof. Neemias.



terça-feira, 13 de agosto de 2013

REDAÇÃO DE JAMILI

OS PEIXES
 As partes do coração de um peixe são o átrio e ventrículo. Alguns peixes são chamados de pulmonados por que podem usar a bexiga natatória para respirar em determinadas situações. Na maioria dos peixes, ela serve para permitir o peixe subir e descer na água. Para se locomover com eficiência no ambiente aquático os peixes utilizam-se de nadadeiras, músculos e muco produzido pelo seu corpo. O tipo de respiração dos peixes é branquial isso que dizer ocorre por branqueas. Os peixes também têm uma linha lateral em seu corpo que serve para avisar sobre a presença de alimento ou perigo. A fecundação externa ocorre na água fora do corpo da fêmea na maioria dos peixes. A palavra piracema que dizer: épocas de reprodução dos peixes e por conta disso todos os pescadores ficam proibidos de pescar nessa época. Uma das curiosidades sobre os peixes é que: os cavalos marinhos fazem a dança nupcial e os machos que dão a luz.



Aluna: JAMILI TEIXERA SANTANA ZANI
Série: 7° C - matutino
Escola: EMEF Dora A. Silvares.
Cidade: São Mateus, ES/Brasil.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

sábado, 10 de agosto de 2013

FOTOS AÉREAS DA EUROPA


ALGUMAS FOTOS AÉREAS DA EUROPA
PREZADOS: ABAIXO, SEGUEM BELAS IMAGENS DA EUROPA. SELECIONEI ALGUMAS, MAS HÁ OUTRAS DO MESMO NÍVEL. PARA ACESSÁ-LAS CLIQUEM NO LINK FONTE, QUE SEGUE ABAIXO.
Prof. Neemias.

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha






                                                       
                         Kukes, Albânia  



                                                                   
                                                                    Subúrbios de Copenhague, Dinamarca 




                                                      
                                                                         Mosteiro de Meteora, Tessália, Grécia




sexta-feira, 9 de agosto de 2013

IMAGENS DAS PARTES DO CORAÇÃO DE UM PEIXE


CORAÇÃO DE UM PEIXE: 01 ÁTRIO E 01 VENTRÍCULO








LARVAS DE PEIXES X ALEVINOS





                                                              ALEVINOS












                     LARVAS DE PEIXES



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO DE CARTAZES COM O TEMA "DROGAS"

PREZADOS: ABAIXO HÁ FOTOS DE CARTAZES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS/AS DOS 8°s ANOS DA EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES, SÃO MATEUS, ES, BRASIL, COM O TEMA "DROGAS". OS TRABALHOS FICARAM EM EXPOSIÇÃO NA ESCOLA POR UM PERÍODO E TEVE COMO ORIENTADORA A PROFESSORA JAQUELINE BRUNORO, RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA.
     
           

                        



REDAÇÃO DE GABRIEL

Sistema Circulatório

As células do sangue que se movimentam pelo sistema circulatório são produzidas na medula óssea vermelha. No sangue além das células como os glóbulos brancos e glóbulos vermelhos, encontramos o plasma sanguíneo e as plaquetas, sendo estas últimas consideradas fragmentos celulares. O sangue é transportado pelas artérias e veias: as artérias são mais espessas e menos profundas enquanto as veias possuem válvulas anti refluxo. No sistema circulatório além do coração, existe o sangue e os vasos sanguíneos O coração realiza dois movimentos que são: a sístole (contração) e a diástole (dilatação). Ele é formado por quatro partes, sendo dois átrios (esquerdo e direito) e dois ventrículos (esquerdo e direito). O átrio fica na parte superior e o ventrículo na parte inferior do coração. As membranas do coração são o pericárdio e o endocárdio. Algumas doenças ligadas ao sangue entre tantas outras podemos citar: a Leucemia, Anemia, AIDS e Câncer. As funções básicas do sangue são levar nutrientes para várias partes do corpo além de possuir células de defesa contra micróbios. Existem diferentes tipos de vasos sanguíneos, além das veias e das artérias, já citados. São as arteríolas, as vênulas e os capilares. O nome do músculo cardíaco é Miocárdio e no coração há ainda o septo cardíaco que separa o coração em duas metades.


Nome do Autor: Gabriel dos Santos Souza
Série: 8°B – matutino
Escola: EMEF Dora A. Silvares.
Cidade: São Mateus, ES/Brasil.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ESPECIALIDADES MÉDICAS ESTUDADAS ATÉ AQUI

ENTÃO. Algumas especialidades médicas dos sistemas e órgãos do corpo humano discutidos até aqui são: 

Especialista no Sistema Reprodutor Feminino: Ginecologista
Especialista no Sistema Reproduto Masculino: Urologista
Especialista das vias urinárias: Urologista
Especialista no Sistema Digestivo: Gastroenterologista
Especialista do coração: Cardiologista
Especialista em ossos: Reumatologista
Especialista do sangue: Hematologista
Especialista do fígado: Hepatologista
Especialista nos pulmões:Pneumologista

Prof. Neemias.

MODELOS EM PAPER TOY

 Prezados: o aluno Yvo tem o hábito de montar modelos em 3d que consegue da Internet. O nome desse método de montagem é PAPER TOY (Brinquedos de Papel). Com a Internet, conseguem-se vários modelos que se deseja. Basta imprimir o modelo, cortar e colar. Podem-se obter castelos, animais, veículos, rostos e armas (este eu não aconselho). Seguem alguns modelos montados pelo Yvo. São eles: MOTO YAMAHA, LAMBRETA ANOS 80, CAMINHÃO DA COCA-COLA, OUTRO CAMINHÃO, CARRO DOS SIMPSONS E UM ROBÔ. Vejam as 05 fotos abaixo:

 NOME: YVO RIBEIRO DA VITÓRIA 
              SARMENTO

SÉRIE: 8º B - MATUTINO

ESCOLA: EMEF DORA A. SILVARES

CIDADE: SÃO MATEUS, ES- BRASIL.

MÉTODO USADO: PAPER TOY



terça-feira, 6 de agosto de 2013

FOTOS DE UM TUCANO EM SÃO MATEUS, ES.

OI, GALERA DO DORA. APARECEU ONTEM NO ALTO DE UMA ÁRVORE EM FRENTE NOSSA ESCOLA, UM TUCANO. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAGUINHO ME CHAMOU E POR SORTE EU ESTAVA COM MINHA MÁQUINA QUE NÃO É PROFISSIONAL. FIZ ALGUMAS FOTOS TENTANDO CHEGAR O MAIS PERTO DO BICHO. AS FOTOS  SEGUEM ABAIXO. CONSEGUEM VISUALIZAR O TUCANO? 

COMO VOCÊS SÃO DA COMUNIDADE EM TORNO DA ESCOLA, PESQUISEM PARA SABER DE QUEM É A AVE. PROVAVELMENTE ELA DEVER TER FUGIDO DE ALGUM CRIATÓRIO. LEMBREM-SE: A AVE PRECISA TER LICENÇA AMBIENTAL PARA SER CRIADA EM CATIVEIRO.


Prof. Neemias.




IMAGENS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Dois pulmões e o coração no centro



Em destaque os alvéolos

Abaixo dos pulmões, vejam o DIAFRAGMA




IMAGENS DOS PEIXES LAMPREIA E FEITICEIRA


PEIXE FEITICEIRA




sexta-feira, 2 de agosto de 2013

REDAÇÃO DE TAMIRES


                ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO QUE APRENDI
O coração, o sangue e os vasos sanguíneos fazem parte do Sistema Circulatório. O coração pode ter dois movimentos: contração (sístole) e dilatação (diástole). O seu principal músculo é o miocárdio e as suas membranas são denominadas de Pericárdio (mais externa) e o Endocárdio (mais interna). O sangue tem pelo menos duas funções básicas no corpo: transportar substâncias e defender o  organismo de microrganismos  Ele é formado por uma parte sólida e outra parte líquida. Os vasos sanguíneos são: as veias, vênulas, artérias, arteríolas e os capilares.Uma das diferenças entre as veias e artérias são que as veias possuem válvulas e as artérias não as  possuem.



Nome: Tamires Costa Alves 
Série: 8°ano B-matutino
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares 

Cidade: São Mateus, ES.Brasil.

REDAÇÃO DE TAYNARA

RESUMÃO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

Algumas células do  sangue são  produzidas na medula óssea vermelha. Leucócitos e hemácias são células que formam o sangue, enquanto as plaquetas são fragmentos celulares sanguíneos. O sistema circulatório é formado pelo sangue,  coração e os vasos sanguíneos. Anemia, Leucemia e AIDS são doenças ligadas ao sangue no organismo humano.  Átrios e ventrículos são partes que formam coração. O sangue é constituído por 45% de células, 40%de vasos e  15% pelo plasma. O plasma é a parte líquida formado principalmente pela água. Miocárdio é  o  nome dado ao  músculo cardíaco.  O septo coronário é uma estrutura que divide o coração em duas partes.  Assim, o sangue que circula de um lado não se mistura com o do outro lado do coração. Isso é apenas o resumo que aprendi sobre o sistema circulatório.

Autora: Taynara Silva de Morais
Serie: 8°A- matutino
Escola: EMEF DORA A. SILVARES
Cidade: São Mateus/ES, Brasil.

NOVA REDAÇÃO DE ANDRIELLI

ALGUNS GRUPOS DE INVERTEBRADOS
 PLATELMINTOS
São invertebrados e tem o corpo achatado. Alguns exemplos são: planaria, tênia e o esquistossomo.  A planaria é hermafrodita, apresenta fecundação cruzada e tem grande capacidade de regeneração.
 NEMATÓDEOS
 Vermes invertebrados com o corpo cilíndrico. Os exemplos mais comuns são: oxiúros e lombrigas. Eles vivem na terra e também em ambiente aquático.
 A fecundação é interna, sendo que muitos deles são dioicos.
  ANELÍDEOS 
Também vermes invertebrados de corpo segmentado são representados pela minhoca, minhocuçu e a sanguessugas. As minhocas são hermafroditas com fecundação cruzada.



Nome: ANDRIELLI DOS SANTOS MARTINS
Série: 7 ° ano B
Escola: EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS, ES. BRASIL.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NADADEIRAS DE PEIXES

  PRINCIPAIS NADADEIRAS DE PEIXES







                                                  





POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores