LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 27 de maio de 2014

NASA: PRODUÇÃO DE UTILIDADES USADAS NO COTIDIANO

10 COISAS DO DIA A DIA QUE SÓ EXISTEM GRAÇAS À NASA

Você provavelmente já viu anúncios de produtos que dizem usar tecnologia da Nasa em suas composições. Embora tal afirmação possa gerar desconfiança, é possível que você se surpreenda com a quantidade de coisas comuns que só existem graças à agência espacial norte-americana.
Desde a década de 1970 a Nasa se preocupa em listar tecnologias ou invenções que, por algum motivo, migraram do âmbito espacial para o terreno, caindo no uso popular. No site Spinoff é possível ter uma ideia de quão importante a agência foi ao criar coisas que hoje são comuns ao ponto de parecerem ordinárias. Confira algumas:

Câmera de celular

Praticamente 1/3 dos celulares com câmera usa uma tecnologia desenvolvida para câmeras espaciais.

Papinha

Sabe aquela comida para bebês? 99% da fórmula vêm de um ingrediente descoberto pela Nasa para alimentação de astronautas.

Travesseiro fofo

Você se deita, ele afunda, você se levanta, ele volta totalmente ao normal. Travesseiros, colchões, capacetes… muitos desses produtos usam uma espuma viscoelástica que, na verdade, foi criada para absorção de impacto para naves espaciais.

Bombeiros

Os uniformes resistentes ao fogo usados pelos bombeiros também foram desenvolvidos com uma mãozinha da Nasa.

Termômetro auricular

Até a década de 1990 podia ser bem desconfortável medir a temperatura, mas a empresa Diatek aproveitou descobertas da Nasa para criar um sensor infravermelho que podia servir de termômetro.

Palmilha

As botas que Neil Armstrong usou quando pisou pela primeira vez na Lua tinham um tipo de palmilha que depois acabou incorporado a vários tênis esportivos.

Comunicação a distância

Antes de enviar um homem ao espaço, a Nasa precisava se certificar de que conseguiria se comunicar com ele, e fez isso com satélites. Iguais às centenas que hoje são usadas por empresas de telecomunicações no mundo todo.

Filtro de água

É, foram eles também. Embora a filtragem de água já existisse desde a década de 1950, a Nasa aperfeiçoou a técnica usando carvão ativado e com íons de prata que limpam a água e afastam ameaças, impedindo futuras contaminações.

Aspirador de pó

Na década de 1960, a Black & Decker inventou o aspirador de pó portátil quando desenvolvia ferramentas para a Nasa, o Dustbuster. Desde então, diversas empresas pegaram carona na ideia.

Aparelho ortodôntico

Surgiu na década de 1980 o primeiro aparelho ortodôntico transparente, que hoje é uma alternativa comum para quem não quer a boca muito transformada em prol da correção dos dentes. Eles são feitos de TPA, um alumínio translúcido desenvolvido pela Nasa e uma empresa chamada Ceradyne para proteção de antenas infravermelhas de mísseis de calor.

Fonte:



sábado, 24 de maio de 2014

A CIÊNCIA CONTRA A DIABETES

Cientistas anunciam a eficácia, em humanos, de um imunizante para o controle do tipo 1 da doença. Além disso, a ciência apresenta novos remédios e até a criação de pâncreas artificial.


Acesse o link abaixo para o texto completo.


                                       DIABETES

quinta-feira, 22 de maio de 2014

FULECO: O TATU DA COPA 2014



Prezados: ver  o vídeo. Clique no link abaixo.


                                                       TATU-BOLA

terça-feira, 20 de maio de 2014

IMAGENS DE CNIDÁRIOS

PREZADOS ALUNOS DOS 7ºs ANOS: Conforme o combinado, abaixo há imagens de Cnidários.
Abraços, Neemias.
Águas vivas


Anêmona do mar



Caravela do mar




segunda-feira, 19 de maio de 2014

HORMÔNIOS X QUÍMICOS

Prezados alunos dos 8ºs anos: iniciamos hoje o tema:Sistema Endócrino. Como afirmei na sala, quase tudo em nosso organismo funciona através do comando de nossas glândulas endócrinas que produzem seus respectivos hormônios. Interessante observar que alguns desses hormônios podem sofrer alterações em seu funcionamento através do contato com determinadas substâncias. Abaixo segue um texto que aborda esta questão. Reafirmo como foi dito na sala que precisamos entender um pouco da ação de alguns hormônios em nosso corpo, mas devemos manter também uma boa dieta alimentar e praticar com regularidade exercícios físicos. Essa dicas podem contribuir para uma vida com mais saúde.

Abraços, Neemias.

 

 

OS DESREGULADORES ENDÓCRINOS MAIS PERIGOSOS À SAÚDE

 

Bisfenol A (BPA)

Essa substância está presente principalmente em embalagens de plástico feito de policarbonato e no revestimento interno de latas de alumínio, como as de refrigerante, por exemplo. Uma vez no organismo, o BPA imita a ação do estrogênio, um hormônio sexual feminino, interferindo diretamente no funcionamento de algumas glândulas endócrinas, podendo também aumentar ou diminuir a ação de vários hormônios. O bisfenol A vem sendo associado a alguns tipos de câncer, como o de mama, além de problemas de reprodução, obesidade, puberdade precoce e doenças cardíacas.
 Como evitar: Preferir alimentos frescos a enlatados; evitar embalagens de plástico para alimentos e bebidas que tenham o símbolo ‘PC’, que significa policarbonato, ou cujo símbolo de reciclagem leve os números 3 ou 7, que indicam a presença do BPA.

 

Dioxina

A dioxina é formada a partir da combustão que acontece com uma série de processos industriais. No corpo humano, ela afeta a sinalização dos hormônios sexuais tanto nos homens quanto nas mulheres. Uma pesquisa recente mostrou que o contato dessa substância ainda no útero materno e durante os primeiros anos de vida de um homem pode afetar de forma permanente tanto a qualidade quanto a concentração de espermatozoides no sêmen.
 Como evitar: Reduzir o consumo de alimentos que são mais propícios a serem contaminados pela dioxina nas indústrias. São eles peixes, carnes, leite, ovos e manteiga. Ou seja, comer menos produtos de origem animal.

Atrazina

A atrazina é um herbicida frequentemente utilizado em culturas de milho nos países do continente americano capaz de contaminar água potável. Pesquisadores descobriram que seu efeito hormonal é tão perigoso que pode até fazer com que sapos machos passem a ovular. A substância vem sendo associada a um maior risco de tumores na mama, puberdade tardia e inflamação na próstata entre animais, mas também há evidências de que ela possa estar ligada a câncer de próstata em seres humanos.
 Como evitar: Consumir mais alimentos orgânicos; comprar um filtro de água certificando-se de que ele remove a atrazina.

Ftalatos

A substância costuma ser utilizada para deixar o plástico mais maleável e pode ser encontrada em materiais como revestimento de pisos e paredes, equipamentos médicos e produtos de cuidado pessoal. Estudos já demonstraram que os ftalatos podem causar a morte precoce das células germinativas dos homens, que dão origem aos espermatozoides. Outras pesquisas também associaram o composto químico a alterações hormonais, menores quantidades e pior qualidade dos espermatozoides, distúrbios no sistema reprodutivo masculino, obesidade, diabetes e problemas de tireoide.
 Como evitar: Diminuir o contato com recipientes plásticos, brinquedos e produtos de higiene pessoal que contenham ftalatos e com objetos de plástico feitos de PVC, cujos rótulos levam o número 3 no símbolo da reciclagem.

Perclorato

A substância é usada na fabricação de combustível para foguetes, mas também pode ser aplicada em fertilizantes e herbicidas, sendo capaz de contaminar a produção de alimentos e o leite. Ao entrar em contato com o corpo humano, o perclorato compete com o iodo, nutriente necessário para que a glândula da tireoide produza hormônios. Ou seja, a exposição a grandes quantidades do composto pode alterar o equilíbrio hormonal do organismo e, consequentemente, afetar a regulação do metabolismo entre adultos e também o desenvolvimento cerebral e dos órgãos de crianças.
 Como evitar: Prevenir o consumo de água que contenha perclorato é possível com o uso de filtros de osmose reversa; como é praticamente impossível evitar o contato com perclorato por meio da alimentação, o ideal é que sejam consumidas quantidades recomendadas de iodo.

Retardador de chama químico

Estudos feitos com mulheres e diversos animais encontraram, no leite materno, um composto chamado éter de difenila polibromado (PBDE, sigla em inglês), que é um desregulador endócrino presente em retardadores de fogo tóxicos. A substância, que pode ser encontrada em produtos que vão desde materiais de construção a móveis e eletrônicos, é capaz de imitar hormônios da tireoide e, entre outros problemas de saúde, afetar de forma negativa a cognição.
 Como evitar: É praticamente impossível evitar sozinho o contato com a substância – para isso, é preciso que leis ambientais sejam mais rígidas na hora de autorizar que certos produtos sejam vendidos. Algumas medidas, porém, podem ajudar. Usar filtros HEPA para aspiradores de pó, por exemplo, pode diminuir a poeira doméstica tóxica. Além disso, ao comprar um novo tapete, o ideal é optar por um cujo revestimento de baixo não contenha PBDE.

Chumbo

O chumbo é capaz de prejudicar praticamente todos os órgãos do corpo e já foi associado a muitos problemas de saúde, como danos cerebrais e cognitivos, aborto espontâneo e parto prematuro, além de hipertensão. A substância também pode provocar problemas hormonais. Uma pesquisa descobriu que o composto atrapalha a sinalização hormonal que regula o stress do corpo, diminuindo a capacidade de o organismo lidar com problemas como hipertensão, depressão e ansiedade.
 Como evitar: Manter a casa limpa e conservada; não deixar tinta descascada nas paredes por muito tempo; ter um bom filtro de água; e manter uma boa alimentação, já que estudos demonstraram que crianças que seguem uma dieta saudável absorvem menos chumbo.

Arsênio

A substância tem diversas aplicações, entre elas ser conservante de madeira e couro e compor a produção de herbicidas e venenos. Consequentemente, pode contaminar alimentos e água. O arsênio, além de causa cânceres de pele, bexiga e pulmão, pode afetar o funcionamento dos hormônios, levando à perda ou ao ganho de peso, resistência à insulina ou pressão arterial alta.
 Como evitar: Usar filtros de água que consigam diminuir a concentração de arsênio.

Mercúrio

O mercúrio é elemento natural, porém tóxico. Ele pode entrar em contato com o ar e com o oceano principalmente com a queima de carvão. Nos alimentos, ele pode ser encontrado em frutos do mar contaminados, por exemplo. Essa substância, em contato com mulheres grávidas, pode prejudicar o cérebro do feto. Além disso, é capaz de afetar a ação de um hormônio que regula o ciclo menstrual e a ovulação, além de danificar as células produzidas pelo pâncreas, o que pode levar ao diabetes.
 Como evitar: Diminuir o consumo de frutos do mar – se for para consumir o alimento, preferir salmão e truta cultivada, que são fontes de gordura saudável, mas que não têm mercúrio tóxico. 

Compostos perfluorados (PFCs)

Essas substâncias são amplamente usadas na fabricação de panelas antiaderentes e embalagens de alimentos. Testes feitos nos Estados Unidos já mostraram que 99% dos americanos apresentam o composto no organismo. A exposição à substância é associada a uma pior qualidade do espermatozoide, baixo peso do bebê ao nascer, doenças renais e da tireoide, além de hipertensão.
 Como evitar? Não usar panelas antiaderentes; evitar tecidos impermeáveis ou resistentes a manchas.

Éster fosfato

A substância é frequentemente usada na produção de agrotóxicos. Ela já foi associada a danos no desenvolvimento cerebral, no comportamento e na fertilidade. Além disso, pode afetar negativamente a forma como a testosterona se comunica com as células do corpo.
 Como evitar: Comprar mais produtos orgânicos.

Éter de glicol

Esse produto químico é comumente usado como solvente de tintas, produtos de limpeza e cosméticos. A União Europeia já classificou a substância como um possível fator de prejuízo à fertilidade das pessoas ou ao feto, além de um fator risco para alergias e asmas em crianças.
Como evitar: Evitar produtos que tenham na fórmula ingredientes como o 2-Butoxietanol.

Fonte:

domingo, 18 de maio de 2014

ELEMENTOS QUÍMICOS DESTAQUE DA TABELA PERIÓDICA

8 Elementos Químicos Incríveis Da Tabela Periódica


1789 foi o ano em que o químico Antoine Lavoisier ensaiou a primeira formação de uma tabela com 33 elementos químicos conhecidos, dividindo-a em categorias. A partir daí, a famosa tabela periódica só foi ficando mais sofisticada, organizada e maior. Atualmente, os 118 elementos químicos são sistematicamente ordenados de acordo com seus números atômicos, camadas eletrônicas, número de elétrons na camada de valência (camada mais externa) e propriedades físicas. Bom, entre os metais, semimetais, não metais e novos elementos que nem puderam ser bem classificados ainda, destacam-se alguns casos muito interessantes. Alguns deles pudemos estudar um pouco nas aulas de química, outros são tão recentes que só os mais novos puderam ver em seus livros escolares. Conheça os 8 elementos químicos mais bizarros da tabela periódica:

1-    Hidrogênio
O elemento mais abundante do universo – compõe 75% de sua matéria – é o átomo mais simples existente, com número atômico 1 e massa atômica de aproximadamente 1,00 U. Apesar de sua abundância, o hidrogênio em seu estado natural é muito raro na atmosfera da Terra, por causa de sua baixa densidade (a menor entre todos os elementos conhecidos), a qual permite que ele facilmente escape do campo gravitacional do planeta.
Nas condições normais de temperatura e pressão da Terra, este elemento existe como gás diatômico, o H2, e na forma de compostos químicos como hidrocarbonetos e água. O hidrogênio não se enquadra perfeitamente em nenhum grupo da tabela periódica e seu isótopo de maior ocorrência é formado por um único próton, um elétron orbitando à sua volta e nenhum nêutron. O mais incrível em relação a este elemento talvez seja sua importância para a formação das estrelas e como principal combustível no ciclo de fusão nuclear das mesmas, sendo, portanto, primordial na fabricação de outros elementos, a começar pelo Hélio.


2-    Hélio
Depois do hidrogênio, o hélio é o elemento de maior presença no universo e também na composição do Sol, constituindo 23,8% desse último (o hidrogênio representa 74,9%). O hélio é um gás nobre, ou seja, não reage com outros elementos, e tem o menor ponto de evaporação da tabela periódica. Esse gás só se torna líquido em condições extremas, de alta pressão e baixa temperatura, e também tem o ponto de solidificação mais baixo de todos os elementos químicos, sendo o único líquido que não se solidifica apenas com a diminuição de temperatura.

3-    Mercúrio
O mercúrio é um dos poucos elementos que são encontrados em estado líquido à temperatura ambiente. Entre estes outros – césio, gálio, frâncio, rubídio e bromo -, apenas o bromo, além do mercúrio, são líquidos em condições normais de temperatura e pressão. Este elemento é um metal líquido prateado e inodoro, de alta densidade – tão alta que é possível fazer uma moeda boiar em sua superfície! O mercúrio é tóxico para os seres vivos e tem a capacidade de dissolver ouro, prata, metais alcalinos e até chumbo.

4-    Irídio
O irídio é conhecido também por sua alta densidade, mas, por sua vez, é um metal sólido em temperatura e pressão padrões. Não só este elemento tem a maior densidade da tabela periódica, como também é o metal mais resistente à corrosão. Por causa disso, é muito usado em ligas de alta resistência que precisam suportar altas temperaturas.

5-    Tungstênio
Outro metal muito utilizado em objetos que precisam ser sujeitos a altas temperaturas é o Tungstênio, o elemento com o maior ponto de fusão (3422°C!) entre todos os metais e o segundo maior de toda a tabela periódica (o primeiro é o carbono). Tem também a menor pressão de vapor e requer temperaturas próximas da temperatura da superfície solar para tornar-se gasoso, ou seja, cerca de 5000 °C!

6-    Carbono
Um mesmo elemento químico pode dar origem a substâncias simples diferentes, a partir de distintas modificações estruturais, em que os átomos do elemento estão ligados entre si de maneiras diferentes. Essas formas distintas de um elemento são chamadas de formas alotrópicas. No caso do carbono, tais alótropos variam tanto que ele é capaz de ser o grafite ou o diamante! Além disso, o carbono é a base para a vida, faz parte de todos os seres vivos e de cerca de 10 milhões de compostos orgânicos.

7-    Urânio
O urânio é o último elemento químico natural da tabela periódica e o primeiro em que se descobriu a radioatividade. Seu átomo é composto por 92 prótons, 92 elétrons e de 135 a 148 nêutrons e tem o núcleo mais pesado a existir naturalmente no planeta. Seus isótopos têm uma meia-vida (intervalo de tempo em que uma amostra de um elemento radioativo se reduz à metade) muito longa, entre 700 milhões e 4,5 bilhões de anos. Pode ser encontrado em abundância na crosta terrestre, na forma de minerais, e é utilizado principalmente para a produção de energia, em usinas de energia nuclear. Com uma completa fissão nuclear, 1kg de urânio geraria 8×1013  Joules, uma quantidade de energia que necessitaria de 3 mil toneladas de carvão!

8-    Ununóctio
O mais interessante deste elemento é que pouquíssimo se sabe sobre ele. O ununóctio faz parte dos novos elementos da tabela periódica, criados recentemente de forma sintética. De 1994 para cá, foram adicionados 9 elementos à tabela, do número 110 ao 118, complicando ainda mais a difícil vida dos alunos de química. O Ununóctio foi descoberto em 2006 e até seu nome e símbolo químico são temporários. Ele foi detectado indiretamente e produzido através de colisões de átomos de califórnio e cálcio em laboratório, mas sua meia-vida é tão curta – 0,89 milissegundo – que não é possível descobrir muito sobre suas propriedades. Há debates sobre se ele seria gasoso ou não, e estima-se que ele será bem mais reativo que os outros elementos de seu grupo, mas as previsões não vão muito além.

Fonte:


quinta-feira, 15 de maio de 2014

CRONOGRAMA AVALIATIVO 2º TRI/2014

CRONOGRAMA AVALIATIVO DO 2º TRIMESTRE/2014
EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS, ES, BRASIL.

7° ANO
Prova I:
Poríferos, Cnidários, Platelmintos e Nematódeos.
Valor: 11 pontos
Dia: 01/07/2014.

Prova II:
Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos.
Valor: 10 pontos
Dia: 19/08/2014.

Seminários:
G1: Poríferos e Equinodermos
G2: Cnidários e Anelídeos
G3: Biomas e Vírus
G4: Peixes
G5: Anfíbios
Valor: 7 pontos
Dias: 21 e 22 /08/2014

Participação:
2 pontos

8° ANO
Prova I:
Sistema Endócrino, Sistema Digestório e Sistema Circulatório.
Valor: 11 pontos
Dia: 01/07/2014.

Prova II:
Sistema Respiratório, Sistema Locomotor e Sistema Excretor.
Valor: 10 pontos
Dia: 19/08/2014.

Seminários:
G1: Sistema Endócrino
G2: Sistema Digestório
G3: Sistema Circulatório
G4: Sistema Respiratório
G5: Sistema Locomotor e Sistema Excretor
Valor: 7 pontos
Dias: 21 e 22 /08/2014

Participação:

2 pontos.

domingo, 11 de maio de 2014

CARTA DE DESPEDIDA DO WINDOWS XP

Abaixo, texto de despedida do WINDOWS XP.

                                     Queridos usuários e amigos,
Como muitos de vocês já sabem, em 8 de abril de 2014, termina o meu suporte. Isso significa que você não receberá mais atualizações e patches de segurança, pois a melhor decisão é se afastar de mim e adotar o Windows 8.1. Com ele, você poderá trabalhar de forma mais segura e de acordo com as necessidades atuais, tanto no trabalho quanto em casa.

Gratidão é a palavra que vem ao meu kernel quando me lembro dos últimos 12 anos em que pude ajudar você a trabalhar, se comunicar e se divertir de uma maneira original em seu momento. Espero que fiquem com uma lembrança agradável do meu papel de parede, esse monte verde com um céu azul e nuvens brancas. Muito obrigado pela oportunidade de poder servi-los como um sistema operacional.

Esse é um momento de nostalgia e por que não derramar alguns bits ao recordar o que se passou desde os meus 600 dias de desenvolvimento – gestação – em Redmond, época na qual me chamavam de “Whistler”. Durante as reuniões Windows Info, foram consumidos 2.700 kg de macarrão e servidos 86.400 frappuccinos, segundo dados coletados pela minha equipe de desenvolvimento. Boas lembranças, mas não tão boas quanto as que tenho do tempo que passei nos monitores de todos vocês, ajudando-os desde trabalhar de forma mais eficiente até fazer um belo vídeo com o Windows Movie Maker.

Vocês se lembram de que fui o primeiro a aceitar conectividade USB quando ainda não havia memórias portáteis? Fui o primeiro a incluir um utilitário para gravar CD. Eu tinha o Windows Media Player. E o que dizer do Pinball? Com ele, fiz você perder um pouco de tempo muito antes dos pássaros mal-humorados e dos doces viciantes. Na minha época, tive o ambiente gráfico mais agradável, uma interface de uso mais fácil, fui o primeiro com vários perfis de usuário, o ClearType que já pensava na proliferação de monitores LCD, escritórios remotos. Grandes lembranças de outros tempos, mas a tecnologia avança e é preciso dar espaço à inovação.

Nos próximos dias, estarei aposentado e desfrutando da tranquilidade. Agora, preciso de um tempo para mim e meus bytes. E a primeira coisa a fazer será me esquecer das atualizações de terça-feira – tão necessárias e que não estarão mais disponíveis.

Desejo a vocês o melhor em todos os projetos profissionais e pessoais que empreenderem agora com o Windows 8.1. Estou contando os segundos para me sentar em uma cadeira de balanço com um chá gelado e ver passar as novas gerações, como o Windows 8.1 com sua próxima atualização e – por que não? – o Windows Phone 8.1. Ambos são herdeiros da estirpe dos grandes sistemas operacionais da Microsoft.

Despeço-me agora para preparar minha bagagem. Em pouco tempo, vou descansar ao lado de produtos icônicos e históricos, como Windows 3.1, Windows 95, Messenger e Office 2003.

Se quiser ter uma lembrança minha sempre presente, podem colocar a imagem do meu papel de parede no Windows, não importa qual nova versão você usa.

Muito obrigado por esses anos que compartilhamos.

Com os meus melhores desejos tecnológicos,

Windows XP


sábado, 10 de maio de 2014

TEXTO SOBRE BLOGs

Por: Neemias.
DICAS PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM BLOG
Existem várias definições para o termo blog. Uma dela está destacada a seguir: “o blog é uma página na REDE para publicação de informações que podem frequentemente ser atualizadas”. Alguns termos bastante comuns pelos usuários de blog seguem abaixo: Blogosfera: ambiente; Blogueiros: usuários; Posts: arquivos publicados; Editar: atualizar as informações; Publicar: inserir conteúdos. IMPORTANTE: criar, editar e publicar um blog não exige conhecimentos técnicos especializados.

O mundo do blog é denominado “Blogosfera”. O blogueiro deve criar um blog, entrar na plataforma e acessar todos os mecanismos que estão a sua disposição. O blog é uma ferramenta que pode ser usada para fazer que um determinado produto venha ser conhecido na web.  Pode oferecer possibilidades de divulgação de serviços, venda de produtos e marcas, conteúdos, compartilhamento de informações, divulgação de currículo, obtenção de contatos profissionais e pessoais, entre outros.

A conta do blog poderá ser criada no "Blogger" ou "Blogspot". O "Blogger" atualmente é mantido pela globo.com para os assinantes enquanto o "Blogspot" é gratuito, sendo mais popular e acessível. Se a escolha for o blogspot é recomendável que se tenha uma conta no Google.

As escolhas do nome e modelo do blog são passos importantes. O nome poderá estar de acordo com o produto ou serviço oferecido. São indicados nomes curtos e objetivos. O modelo representa a "cara" do blog e em seu painel podem-se acessar os instrumentos de trabalho, tais como: editar, postar, inserir vídeos, entre outros.

Podem-se selecionar várias aparências de blog, clicando em “Modelo” e “Básico”. Pode-se mudar o título do blog e adicionar uma rápida descrição. Há várias configurações disponíveis para escolha. Toda vez que se tiver certeza da escolha de uma opção selecionada deve-se clicar em “Aplicar ao blog”. Existem os “gadgets”, recursos extras que podem melhorar a interação entre o blogueiro e seus leitores. Alguns desses recursos extras são: enquete e barra de vídeo. As postagens são os conteúdos que o blogueiro pode inserir. Podem ser textos escritos, fotos, imagens, filmes, entre outras. A quantidade e qualidade das postagens podem atrair novos visitantes. Caso seja necessário, devem-se informar as referências de onde se extraiu as postagens quando elas não forem inéditas. No tocante ao layout é bom evitar o fundo e as letras de mesma cor. Melhor é usar uma cor clara para o fundo e uma cor escura para as letras ou vice-versa.

As palavras chaves de um blog podem proporcionar um maior número de visitas por mecanismos de buscas. Elas podem ser inseridas no botão “Configurações” onde também há possibilidade de ser escrito um resumo do que “você pretende mostrar no seu blog”.

Pode-se ajustar o tamanho da página de um blog mudando sua largura e comprimento. Uma boa sugestão é usar 1250 pixels no primeiro quadro, 290 e 220 pixels nos outros. Podem-se testar vários tamanhos até achar o que se deseja. Antes de inserir um texto no blog, recomenda-se salva-lo no computador como uma medida de segurança.

Há algumas formas de se obter lucro com o uso de blog. Uma delas é inscrever-se no Google Adsense digitando todas as informações solicitadas ao se fazer o cadastro. Há no Google empresas que fazem parcerias com blogs. É importante você não sobrecarregar seu blog com anúncios e banners. Deve-se achar um equilíbrio para que seu blog não tenha uma aparência inadequada. O acúmulo de anúncios pode fazer com que a sua página demore a carregar. Isso poderá afastar visitas em seu blog.

Para adicionar os anúncios de empresas cadastradas, entre em “Layout”, “Adicionar Gadgets HTML/JAVASCRIPT”. Cole o código da empresa cadastrada e a partir daí o anúncio será inserido no blog. Seja coerente com a publicação de anúncios: selecione aqueles que têm ligação direta com o produto que você deseja ofertar.

Deve ser conquistado o interesse de anunciantes e visitantes. Uma boa dica é você escrever bons artigos e de forma inédita. É importante ter certo conhecimento da língua portuguesa e certa vivência digital. Não é fácil um determinado blog se destacar num mundo virtual onde há milhões de pessoas que optam por também criar e manter blogs. A publicação de postagens relevantes e a criação de palavras chaves interessantes podem favorecer o aumento da quantidade de visitas em um blog. Os textos postados podem ser reproduzidos de um outro local (pouco recomendável) ou criados de forma inédita (recomendável). Se a publicação for uma postagem reproduzida, deve-se citar de maneira adequada a fonte, de preferência, seguindo a normatização vigente no país.

 As visitas do blog podem ser monitoradas pelo blogueiro através dos links "Estatísticas" e "Origem do tráfego". As notícias que mais produzirem acessos poderão ser exploradas com maior ênfase nas próximas publicações. Seguir outros blogs também pode ajudar no aumento de visitas no próprio blog. A estatística gerada no blog mostra quais notícias você tem ou está tendo mais acesso. Isso possibilita você explorar de maneira contínua os temas mais visitados.

Além das páginas ofertadas de maneira natural num blog, podem-se criar páginas internas. Para isso clique em “Postagens”, “Editar Páginas”, “Nova Página”. Após, dê um título na nova página e faça as publicações que acharem necessárias. Pode-se publicar até 10 páginas no blog.

Um blog deve ter páginas simples e um ordenamento lógico. Deve-se ter foco no conteúdo e qualidade do que é postado. Procure ser profissional naquilo que se posta e se anuncia. Ele não deve ter excesso de imagens e elemento gráficos, pois isso acarreta maior dificuldade do internauta em acessar seu endereço eletrônico. Uma boa dica é ter um blog com peso máximo de 15K. Assim, sua página deverá carregar rápida e de forma eficiente.

Um bom artigo não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras. Cada artigo deve ter algumas palavras-chaves o que irá facilitar seu acesso aos navegadores da Rede. A criação de links para outras páginas do blog é importante para dar visibilidade em relação ao Google. Não inicie seu blog enquanto seu projeto estiver sendo produzido. Só após uma definição do que se pretende é que vale a pena iniciar o blog. Ter um conteúdo farto, interessante e divulgar seu endereço entre as diversas formas de rede sociais poderá atrair um bom número de pessoas. Três perguntas básicas que devem ser feitas ao se criar um blog são:
a)      O que se pretende?
b)      Qual será o assunto foco?
c)      Quem será o público-alvo?

Para uma boa divulgação da existência de um blog pode-se recorrer a diversos tipos de plataformas on-line. Algumas delas estão listadas abaixo:
a)      Diretórios de Blogs: Blogblogs, BlogGeral, CentralBlogs, Blogorama, etc.
b)      Diretórios de Sites: Basta clicar, NovoBr, Odir, Sites Bacanas, etc.
c)      Microblog: Twitter, Jaiku, Hictu, etc.
d)      Redes Sociais: Orkut, Fóruns, Yahoo Respostas, Facebook, Twitter, Anúncios Gratuitos, Windows Live, Sonico, MySpace, etc.
e)      Compartilhadores: YouTube, Flickr, Slideshare, etc.
f)        Outros blogs.

CONCLUSÃO:
O blog é uma ferramenta simples, dialógica, aberta, flexível, de mão dupla, fácil de lidar, acessível, sem custo financeiro de implantação e manutenção.

Estamos vivendo uma série de transformações tecnológicas, econômicas e culturais. Para CASTELLS (2006), tudo isso culmina em uma nova forma de sociedade, que ele denomina de Sociedade em Rede.  Sua principal característica é a constituição em redes em todas as dimensões fundamentais de sua organização e da prática social. O valor de sites como Wikipedia, Youtube, Facebook e dos blogs está na condição de gerar e compartilhar informações.

Muitas pessoas ao redor do mundo trabalham diariamente produzindo conteúdo de forma voluntária ou particular, em uma tentativa de participar deste grande mundo virtual. Entre as ferramentas típicas da web 2.0 que permitem incluir, alterar e compartilhar conteúdos destaca-se os blogs, sendo no Brasil uma ferramenta ainda pouca usada, mas que tem tido bom alcance quando voltado para a divulgação de produtos e serviços.


REFERÊNCIAS

BRAVA CURSOS ONLINE ,2014;



CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet – reflexões sobre internet, negócios e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

terça-feira, 6 de maio de 2014

MONITORAMENTO ONLINE DE ABELHAS

APLICATIVO ONLINE AJUDARÁ NA PROTEÇÃO ÀS ABELHAS

Ferramenta online visa reunir informações sobre o desaparecimento dos insetos

Ideia do aplicativo é monitorar as ocorrências de envenenamento e sumiço de abelhas.

 A campanha de proteção às abelhas “Bee or not to be?”, que foi apresentada no final do ano passado por pesquisadores da Usp de Ribeirão Preto (SP) acaba de lançar mais uma ação, o aplicativo BeeAlert.

A iniciativa é inédita e o aplicativo é a primeira plataforma online por georreferenciamento que poderá dimensionar a morte ou o envenenamento de abelhas por agrotóxicos usados nas lavouras e o desaparecimento de colméias, fenômeno conhecido como a Síndrome do Colapso da Colônia (CCD). “Com esta ferramenta, apicultores e pesquisadores poderão documentar e divulgar as ocorrências deste fenômeno, provendo informações importantes sobre a intensidade, local da ocorrência e possíveis causas, dando a todos a real dimensão do problema”, afirma Daniel Malusá Gonçalves, diretor da 6P Marketing & Propaganda, agência responsável pelo desenvolvimento e lançamento do aplicativo.

O BeeAlert pode ser acessado de computadores, smartphones ou tablets. A ferramenta foi desenvolvida em língua portuguesa, mas já existem versões em espanhol e inglês. O roteiro do app foi estruturado pelo pesquisador Lionel Segui Gonçalves, do campus de Ribeirão Preto (SP) e presidente do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (Cetapis).
A ferramenta foi testada por pesquisadores e produtores de abelhas e visa mostrar, em tempo real, o local e a intensidade das ocorrências, dados ainda desconhecidos no setor. “O BeeAlert é uma plataforma de registro coletivo das ocorrências do desaparecimento ou perda de abelhas, com informações sobre o local e a quantidade de casos, compartilhadas online”, explica Gonçalves.
As ocorrências registradas no aplicativo servirão de base para publicações científicas e até o final de 2014, os pesquisadores esperam obter resultados significativos. O desafio, segundo eles, é divulgar a existência da ferramenta e multiplicar o uso.
Sumiço das abelhas
O desaparecimento das abelhas é um problema que mobiliza agricultores, apicultores e pesquisadores de várias partes do mundo e agora, já faz parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos. Existem mais de 25 mil espécies de abelhas no mundo e elas são as principais polinizadoras da natureza, com grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas e 85R das plantas com flores.
Fonte:

segunda-feira, 5 de maio de 2014

BODAS DE TURMALINA

A EMEF Dora Arnizaut Silvares irá comemorar na próxima quarta-feira Bodas de Turmalina. Foram 16 anos de existência até aqui, dos quais, 11 anos estive presente de forma direta ou indireta. Que venham muitas outras bodas.
Felicidades a todos que ajudaram a construir esta história.
Neemias.




domingo, 4 de maio de 2014

FAUNA DOMÉSTICA

Alguns bichos se adaptaram tão bem  à vida dentro de casa que  tornou praticamente impossível não ter companhia. O texto abaixo trata do assunto.

Por : Neemias.

                                                   

                  


                        FAUNA DOMÉSTICA

O Homo sapiens e seus cães e gatos não passam de coadjuvantes na biodiversidade das metrópoles. Conheça melhor algumas espécies que gostam de dividir seu teto (e seu quintal) com você

LAGARTIXA
Fica dentro e fora das casas – e é uma mão na roda, já que come insetos daninhos, como as traças. Passa o dia escondida em frestas, para fugir do calor. Sua habilidade de alpinista vem de pêlos microscópicos em forma de gancho, que funcionam com um supervelcro.

MOSCA
A vida da mosca doméstica é curta, entre 10 e 25 dias, mas prolífica: põe 120 ovos de cada vez e faze isso até 6 vezes a cada geração. Nesse meio- tempo, prefere se reproduzir onde há matéria orgânica em decomposição – como no cocô de cachorro – para as larvas se esbaldarem de comida.
CARRAPATO
Instala-se perto da orelha dos cachorros, onde é mais fácil sugar o sangue dele. Quando precisa trocar sua carapaça para crescer, se desprende do cão e pula para a grama. Já com o revestimento refeito, volta a pegar caronano cachorro e o ciclo continua.

ABELHA
Ela só vai para a cidade quando falta alimento em seu habitat natural. Procura tudo que contenha açúcar, como doces e refrigerantes. Com a língua, recolhe a substância e guarda numa bolsa na garganta. Depois volta à colméia e armazena o alimento, que se transforma em mel.

CUPIM
Entra em casa na forma de siriri – na fase reprodutiva, quando ganham asas. Depois que as perde, vai morar nas frestas dos móveis, costurando galerias na madeira. Dá para detectar a presença deles pelo pó de madeira que aparece no chão – não são restos do móvel, mas fezes de cupim.

PULGA
A vida desta chupadora de sangue começa quando a fêmea deposita seus ovos no cão ou no gato. Aqueles que estiverem fixos no pêlo do bicho têm mais chances de vida. A bichinha, de 3 mm, pode saltar a até 30 cm para trocar de hospedeiro – é como se você pulasse 200 metros.

PERNILONGO
O inseto atormenta a vida de quem mora perto de rios. É que as fêmeas põem seus ovos sempre na água. Além do ambiente líquido, o lixo depositado nos rios serve de alimento para as larvas. Adulto, o inseto ganha asas e faz vôos noturnos para sugar nosso sangue.

FORMIGA
Sempre que sua cozinha estiver infestada de formigas, procure atacar diretamente seu ninho, entre a argamassa e os azulejos da área atingida. É lá que a formiga fantasma, a mais comum nas pias, faz suas galerias. Ela não tem predadores nas cidades.

ÁCARO
O habitante mais ilustre da poeira doméstica tem entre 0,2 e 0,5 mm. Ele fica a postos para comer escamas de pele humana – não parece, mas trocamos de pele o tempo todo, como cobras. Os ácaros mortos dispersam-se no pó e podem causar alergias.

BARATA PAULISTINHA
Há 200 baratas por habitante em cidades como São Paulo. A mais comum é a paulistinha, de até 2 cm, que vive em lugares quentes e úmidos, especialmente atrás da geladeira. Vive 9 meses e põe ovos 5 vezes nesse período. Até 50 de cada vez. E quando morre vira comida das companheiras
Fonte:
 http://super.abril.com.br/mundo-animal/fauna-domestica-447508.shtml , acesso em 04/05/2014.

sábado, 3 de maio de 2014

O VERDE X O REAL

Minha formação profissional tem foco entre outros assuntos, nas questões ambientais. Sempre analiso a natureza dentro de um contexto real, daquilo que se pode produzir em termos de alimentos e daquilo que ainda pode e deve ser preservado. Penso o ambiente sem religiosidades, sem prestação de cultos, sem terrorismo, sem ideologias e dentro de um ponto de vista verdadeiro . Assim entendo a relação natureza e ser humano: uma relação econômica e de preservação.É sabido que boa parte dos pensadores da natureza o fazem de maneira radical, baseado em sentimentos inconfessáveis. Publico abaixo um  link com um texto bem interessante que trata do assunto. Para ler, basta um clique abaixo:

                      O VERDE QUE ESCRAVIZA

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores