LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

segunda-feira, 28 de julho de 2014

quinta-feira, 24 de julho de 2014

domingo, 20 de julho de 2014

PROJETO: MANHÃ DOS CHÁS

Prezados: abaixo segue o projeto realizado no dia 19/07 na EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES. Os verbos usados no texto escrito estão no passado, uma vez que escrita do projeto se deu hoje, dia 20/07, um dia após a culminância do mesmo. Seguem também algumas fotos feitas no dia da apresentação do trabalho.
Neemias.


EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES

MANHÃ DOS CHÁS: ERVAS QUE PODEM AJUDAR NA TERAPEUTICA DE ALGUMAS DOENÇAS.

 PROFESSORES ENVOLVIDOS: Professor de Ciências, Professora de Geografia e Professoras de Língua Portuguesa da Escola.

APOIO: Direção, Supervisão, Coordenação.

INTRODUÇÃO
 O uso de plantas com propriedades terapêuticas é uma atividade que vem de geração a geração preservando essa tradição milenar (CORREA JUNIOR, 1991).

As plantas medicinais correspondem às mais antigas “armas” empregadas pelo homem no tratamento, prevenção e/ou cura de doenças. A fitoterapia é encarada como opção na busca de soluções terapêuticas, utilizada principalmente pela população de baixa renda, já que se trata de uma alternativa eficiente, barata e culturalmente difundida.

Atualmente conceitos naturais e ecológicos têm sido retomados com ênfase em nossa sociedade, abrangendo até algumas áreas do conhecimento científico. O uso de plantas para fins medicinais tem sido renovado. O interesse pelo conhecimento das características das drogas presentes nas ervas, incluindo sua morfologia, composição química, propriedades farmacológicas estão tomando corpo nas Universidades e Institutos de pesquisa.
A Resolução Federal RDC N.º10, de 09 de março de 2012, estabeleceu uma lista de espécies medicinais que podem ser usadas como produtos naturais. Essa resolução tem a chancela da Agência Nacional Sanitária (ANVISA) o que tem contribuído para o estabelecimento de diretrizes para a produção de ervas medicinais, respaldando a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos estabelecida anteriormente a resolução.

É importante ressaltar que as plantas usadas com fins terapêuticos devem atender a todos os critérios de eficácia, segurança e qualidade. Devem-se conhecer suas propriedades terapêuticas em sua composição química, uma vez que é comum a confusão entre espécies diferentes conhecidas pelo mesmo nome popular. É consenso que o uso indiscriminado de plantas in natura ou de seus derivados pode trazer sérios danos à saúde, por conta da presença de princípios tóxicos. Por isso é importante conhecer bem as ervas e aprender e prepara-las de maneira correta, antes de usá-las para fins terapêuticos.


OBJETIVO GERAL
 Fomentou entre os alunos a compreensão de que pode haver melhoria nas condições de saúde e do estado nutricional com pouco investimento financeiro.

Objetivos Específicos
 Divulgou para a comunidade e interessados informações técnicas sobre algumas ervas medicinais;
 Incentivou aos alunos o plantio de algumas ervas medicinais em suas próprias casas;
 Desenvolveu nos alunos e comunidade o hábito saudável de fazer uso de chás naturais no dia a dia;
 Ofertou a degustação de diferentes qualidades de chás.


JUSTIFICATIVA
 As plantas medicinais vêm sendo incorporadas em programas de saúde, como por exemplo, no SUS (Sistema Único de Saúde). A Pastoral da Saúde da Igreja Católica produz uma série de medicamentos a partir do uso terapêutico de ervas. O atual projeto colaborou para melhorar a relação entre a Escola pública e a comunidade pois contribui na divulgação de conhecimentos e hábitos saudáveis, de baixo custo que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.


METODOLOGIA
 Público alvo: alunos do turno matutino das séries 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental.
Data de culminância do projeto: 19/07/2014.
Local: Ginásio coberto da Escola EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES de São Mateus, ES, Brasil.
Previsão do evento: aproximadamente 3 horas.

Etapas da Metodologia:
Os alunos dos 7ºs e 8ºs anos foram divididos em  grupos. Cada grupo pesquisou sobre algumas ervas terapêuticas conforme estabelecido abaixo: ERVA DOCE, GENGIBRE, ALFAZEMA, CRAVO, CANELA, MANJERICÃO, CAPIM SANTO, HORTELÃ, CIDREIRA e CAMOMILA,
A pesquisa bibliográfica compreendeu os seguintes tópicos:
a) Valor nutricional da erva;
b) Para que ela serve;
c) Como preparar o chá;
d) Origem da erva;
e) Cultivo da erva.

Cada grupo de cada série produziu entre 10 e 20 folders, totalizando aproximadamente 300 unidades.  No dia 19/07/2014, os alunos trouxeram garrafas contendo as ervas, além de açúcar, adoçante, colher descartável, copinhos descartáveis, toalhas de mesa e sacolas de lixo, além de biscoitos, bolachas e torradas. Foi montado um stand para que a comunidade pudesse provar os diferentes sabores dos chás. Na ocasião foram distribuídos folders com explicações relevantes de cada erva. No momento da entrega do folder e degustação dos chás, os alunos explicavam alguns tópicos sobre as ervas em questão.

OBSERVAÇÃO: o Folder foi confeccionado pelos alunos e o texto foi corrigido pelas professoras de Língua Portuguesa, com apoio do professor de ciências e geografia.


REFERÊNCIAS:
 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução - RDC n.10, de 9 de março de 2010. Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências. 

     Barbosa MA, Fonseca APM, Bachion MM, Souza JT, Faria RM, Oliveira LMAC et al.
Terapias alternativas de saúde x alopatia: tendências entre acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica de Enfermagem [serial on line]. 2001 [cited 2006 nov 03]; 3(2) Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/revista3_2/terapias.html


  CORRÊA JUNIOR, C., LIN, C.M., SCHEFFER, M.C. SOB, Informa, p. 9, 23, 1991.

  Matos FJA. O formulário fitoterápico do professor Dias da Rocha: informações sobre oemprego na medicina caseira, de plantas do Nordeste, especialmente no Ceará. 2ª ed.Fortaleza: EUFC; 1997. 219p.


  Pinto EPP, Amorozo MCM, Furlan A. Conhecimento popular sobre plantas medicinais
em comunidades rurais de mata atlântica – Itacaré, BA, Brasil. Acta Bot. Bras. 2006.20(4): 751-762.

FOTOS:



                    














sábado, 12 de julho de 2014

FUNCIONAMENTO DE UMA HIDRELÉTRICA

COMO FUNCIONA UMA USINA HIDRELÉTRICA?

O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia. No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro. Se bem que, no ano passado, vivemos na sombra do apagão, um período de racionamento provocado, entre outros motivos, pela falta de chuvas. Mas o que as chuvas têm a ver com eletricidade? É que, quando há um período grande de seca, os rios perdem volume e o nível do reservatório das usinas cai, diminuindo a força da queda d'água. Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia. Após a crise de 2001, o governo ampliou os planos para construir usinas movidas a queima de gás natural.
"Uma grande hidrelétrica custa muito caro para construir e tem grande impacto ambiental, mas por outro lado é uma fonte de energia limpa e renovável, que não depende de combustíveis fósseis", diz o engenheiro Lineu Belico dos Reis, autor do livro Energia Elétrica para o Desenvolvimento Sustentável e professor da USP. Enquanto os novos tipos de usina não ficam prontos, o Brasil continua dependendo de suas hidrelétricas. Só a de Itaipu, no rio Paraná, a maior do mundo, produz 12 600 megawatts, 25% do consumo de energia de todo o Brasil.

Fonte:

sexta-feira, 11 de julho de 2014

VITAMINA D: verdades científicas

MÉDICOS QUESTIONAM TRATAMENTO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA À BASE DE VITAMINA D

Professores, pesquisadores e representantes da Academia Brasileira de Neurologia afirmam que tratamento praticado por neurologistas como Cícero Galli Coimbra não tem evidência científica e pode colocar a saúde do paciente em risco.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica que desafia a medicina. Cerca 2,3 milhões de pessoas no mundo, dentre elas 35 000 brasileiros, sofrem dessa enfermidade, que é incurável e gera efeitos devastadores. De causa desconhecida, a doença se manifesta de uma hora para outra, quando o sistema imunológico ataca a mielina, substância que protege as fibras nervosas do cérebro, da medula espinal e do nervo óptico. A cada surto, as lesões formam áreas de cicatrização, ou escleroses, que causam danos irreversíveis e podem deixar sequelas como cegueira, paralisia, lapso de memória e dificuldades na fala e na deglutição. Os medicamentos usados para conter a moléstia não são 100% eficazes e podem proporcionar fortes efeitos adversos ao paciente.
Diante desse cenário, é comum — e compreensível — que portadores de esclerose múltipla entrem em uma busca constante por novos tratamentos e soluções milagrosas de cura. Dentre as novidades na seara científica estão os medicamentos orais, como o fingolimode e a teriflunomida — até pouco tempo, as únicas opções eram remédios injetáveis. No campo da especulação, a vitamina D é a bola da vez. 
O mais notório defensor dessa teoria, no Brasil, é o neurologista Cícero Galli Coimbra, professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coimbra afirma que a deficiência de vitamina D é a causa da esclerose múltipla, ao lado do stress emocional. Dessa forma, a doença poderia ser combatida com a reposição do nutriente, sem a necessidade de remédios.
Depois de pagar mil reais pela consulta (preço informado pela recepcionista da clínica), seus pacientes saem do consultório com três recomendações: ingerir doses cavalares de vitamina D, seguir uma dieta livre de alimentos ricos em cálcio e beber 2 litros de água por dia. "A atividade da doença desaparece em 95% dos casos, desde que não esteja num estágio muito avançado. Nos outros 5% o tratamento tem um efeito parcial, mas ainda assim significativo", garantiu o médico, em entrevista ao site de VEJA.  

Falta de provas — Fácil de seguir, barato, livre dos efeitos adversos das drogas convencionais e com 95% de promessa de cura. O problema é que o tratamento sugerido por Coimbra não tem comprovação científica. 
Há décadas a medicina reconhece que bons níveis de vitamina D no organismo ajudam a proteger os ossos. Nos últimos anos, estudos têm investigado outro benefício do nutriente: a capacidade de blindar o sistema imunológico. No caso da esclerose múltipla, a teoria ganhou força porque estimativas indicam que a condição é mais prevalente entre pessoas que moram em locais afastados da linha do Equador – e, portanto, menos expostas ao sol.

Em um primeiro momento, pesquisas sugeriram que a deficiência de vitamina D poderia enfraquecer as células de defesa do organismo e abrir as portas para uma série de doenças, da dor de garganta ao câncer. Revisões mais recentes, porém, apontam no caminho contrário: um sistema imune combalido é que teria dificuldade de produzir o nutriente (a vitamina D é fabricada pelo organismo, com o estímulo de banhos de sol).
Em dezembro do ano passado, o prestigioso periódico The Lancet publicou a mais completa revisão de estudos sobre os efeitos da vitamina D no organismo. O objetivo era reunir evidências científicas de que o nutriente poderia prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, câncer ou esclerose múltipla.

Depois de analisar 462 artigos, os pesquisadores concluíram que a falta de vitamina D não é causa de um sistema imunológico fraco e, sim, sua consequência. Baixas doses do nutriente são resultado dos processos inflamatórios que acompanham muitas doenças, como a esclerose múltipla. Dessa forma, a vitamina D não interfere na prevenção ou tratamento de enfermidades crônicas.

"Não há evidências de que altas doses de vitamina D melhoram os sintomas da esclerose múltipla", diz Philippe Autier, coordenador do estudo e professor do Instituto Internacional de Pesquisa em Prevenção de Lyon, na França. "Usar altas doses do nutriente para tratar uma doença como a esclerose múltipla é perda de dinheiro. Além do mais, prescrever um medicamento sem ter a eficiência comprovada por estudos randomizados é uma péssima prática médica."

Consenso brasileiro — A conclusão foi a mesma em uma revisão de estudos publicada em fevereiro desde ano pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) para elaborar um consenso médico sobre o uso terapêutico da vitamina D em pacientes com esclerose múltipla.
De acordo com a neurologista Doralina Guimarães Brum, coordenadora do Departamento Científico de Neuroimunologia da ABN e professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), os estudos que relacionam a vitamina D à esclerose múltipla, além de poucos, foram feitos com grupos pequenos de pessoas ou com modelos animais. Não existe nenhum trabalho amplo e de longo prazo com humanos para especificar qual seriam os efeitos diretos da vitamina D e as doses recomendadas.

"Adoraríamos ter um estudo com um grande número de pacientes de esclerose múltipla mostrando os efeitos da vitamina D no tratamento. No entanto, isso não existe e não é possível basear condutas médicas em especulações", diz Doralina.

O estudo da ABN estabeleceu que o uso de vitamina D como terapia única no combate à esclerose múltipla deve ser considerado experimental. Ou seja, se um médico quiser substituir o tratamento reconhecido pela entidade por um exclusivo à base de vitamina D, precisa fazer isso dentro de um estudo clínico, aprovado por um comitê de ética, com consentimento do paciente e de graça.

O documento estabelece também que doses consideradas seguras para a suplementação são de no máximo 10.000 unidades internacionais (UI) ao dia, até o nutriente alcançar, no sangue, uma taxa entre 40 ng/ml e 100 ng/ml, consideradas saudáveis. Doses superiores podem causar problemas graves, como insuficiência renal aguda e crônica.
E existe um agravante. "Parar de tomar o suplemento não significa que o nível de vitamina D no sangue voltará ao normal rapidamente. Há relatos de pessoas que demoraram um ano para voltar às taxas normais", alerta Dagoberto Callegaro, coordenador de neuroimunologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Prática suspeita — Médicos como Cícero Galli Coimbra contrariam o consenso. O neurologista da Unifesp receita doses superiores a 10.000 UI em substituição a remédios que comprovadamente ajudam a impedir novos surtos da doença. Ele nunca publicou uma pesquisa sobre esse tema e não tem nenhuma em andamento. Diz, inclusive, se recusar a fazer um estudo por ter certeza dos efeitos positivos da vitamina D à saúde e do malefício que o placebo poderia causar ao paciente, em uma análise comparativa.

O argumento é fraco, como explica o médico Tarso Adoni, coordenador científico do Departamento de Neuroepidemiologia da ABN: "Não é preciso usar placebo. Um estudo poderia comparar a vitamina D com os remédios tradicionais para a esclerose", diz ele. Mas antes disso, salienta Adoni, há outra questão: seria ético submeter pacientes a uma pesquisa com vitamina D, quando as evidências apontam cada vez mais que o nutriente não traz benefício nenhum ao doente?

A conduta de Cícero Galli Coimbra é repreendida por Reinaldo Ayer, coordenador do Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e professor de bioética da Universidade de São Paulo. "Um tratamento que não tem comprovação científica só deve ser aplicado em um contexto de pesquisa", diz. Segundo ele, o Cremesp deveria abrir uma sindicância para investigar casos como o de Cícero Galli Coimbra por possível infração ao Código de Ética Médica. Pelo regimento do órgão, a investigação correria em sigilo e poderia ser arquivada ou, em caso de condenação, resultar em desde uma advertência até a cassação do registro profissional, publicada em Diário Oficial.

Amea
ça ao paciente — Além dos riscos inerentes ao uso de superdosagens de vitamina D, o tratamento exclusivo da esclerose múltipla com a substância pode trazer mais um prejuízo sério: a pessoa deixa de fazer uso dos medicamentos que comprovadamente ajudam a conter a doença, o que pode aumentar o risco de novos surtos. "Os remédios convencionais podem não ser 100% eficazes, mas têm respaldo científico", diz Jefferson Becker, neurologista da Faculdade de Medicina da PUC do Rio Grande do Sul e do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla. 
Atualmente, o tratamento da doença inclui o uso de medicamentos imunossupressores ou imunomoduladores, usados para prevenir novos surtos. Nem todos os pacientes com esclerose múltipla, porém, precisam tomá-los durante a vida toda: existem casos em que a condição é pouco agressiva e fases em que ela deixa de evoluir.

Esse é um dos motivos, segundo os médicos, que levam pacientes a acreditar no tratamento com vitamina D. "As doenças autoimunes são muito heterogêneas, entram em atividade ou param de agir de repente. Então o paciente pode atribuir à vitamina D uma característica que é da evolução natural da enfermidade", afirma Tarso Adoni. Outra razão é o efeito placebo — a pessoa crê que está recebendo uma terapia eficaz e, por isso, sente uma melhora.

"Por que com todos os medicamentos seguimos rígidos protocolos e com a vitamina D há esse uso irresponsável?", pergunta Doralina Guimarães Brum, da ABN. "Normas éticas e científicas foram criadas para que não se repita a história de atrocidades médicas que a humanidade já sofreu."
Fonte:

quarta-feira, 9 de julho de 2014

INSULINA INALÁVEL: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

O fim da injeção diária: FDA aprova insulina inalável


A insulina inalável promete livrar das picadas até 90 milhões de doentes, 3 milhões no Brasil 

Em 27 de junho, o bilionário americano Alfred Mann, de 88 anos, almoçava com a mulher em um restaurante em Las Vegas, onde mora, quando recebeu por telefone a notícia mais importante de sua carreira como físico e empresário na área de saúde: a insulina inalável Afrezza, produto no qual ele investira 2 bilhões de dólares, finalmente recebera o o.k. da FDA, a agência do governo dos Estados Unidos de controle de remédios e alimentos. No dia do anúncio da aprovação, as ações do laboratório MannKind, empresa de sua propriedade, subiram 10%. A boa notícia não era apenas para Mann. A Afrezza representa uma mudança drástica no tratamento do diabetes. Graças à nova insulina, 25% dos diabéticos, um universo de 90 milhões de doentes no mundo, 3 milhões deles no Brasil, podem se livrar das injeções diárias do hormônio, imprescindíveis até agora para o controle da doença. Diz o endocrinologista Freddy Eliaschewitz, diretor do Centro de Pesquisas Clínicas (CPClin), de São Paulo, instituição envolvida nos estudos clínicos com o medicamento: “Este é o maior marco na história do tratamento com insulina nos últimos quarenta anos”. A data refere-se ao lançamento, na década de 70, do hormônio feito com material genético humano, o que livrou os doentes dos efeitos colaterais severos causados pelas insulinas anteriores, produzidas a partir de animais, principalmente porcos.
Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no IBA, no tablet, no iPhone ou nas bancas.


Fonte:

terça-feira, 8 de julho de 2014

FULECO: O MASCOTE DA COPA 2014

 A Copa do Mundo no Brasil será a mais lucrativa da história. Ainda assim, pouca atenção foi dada a um personagem importante do evento. O Fuleco, nossa mascote. O tatu-bola-da-caatinga foi escolhido para representar o futebol no Brasil. Parecia uma mascote perfeita. A espécie Tolypeutes tricinctus é totalmente brasileira e, quando assustada, enrola sua carapaça para formar uma bola impenetrável. Além disso, é um animal em risco de extinção.

Seu nome Fuleco vem da junção das palavras futebol e ecologia e foi votado por quase 1,7 milhões de fãs. Ao sugerir o tatu-bola-da-caatinga como mascote, a Associação Caatinga esperava justamente unir um dos maiores eventos esportivos do planeta à conscientização ecológica. Toda a divulgação e publicidade que a copa gera poderiam ser usados para promover o animal e a campanha para salvá-lo da extinção. Não é o que tem acontecido, no entanto.
O habitat do tatu-bola, a caatinga e o cerrado, é desmatado a um ritmo assombroso. Além disso, a caça do animal ainda é muito comum. Por fim, poucos investimentos e políticas públicas são destinados à região. Há 15 anos, aAssociação Caatinga vem trabalhando para chamar atenção ao problema. Foi com esse intento que sugeriram o tatu-bola como mascote da Copa do Mundo no Brasil.
Quando saiu o resultado, “ficamos muito felizes”, diz Rodrigo Castro, secretário executivo da ONG. “Ficamos surpresos que uma ideia singela e simples pudesse chegar tão longe. Conseguimos emplacar um animal ameaçado nativo em um evento de escala global! Foi o primeiro gol da copa, marcado em prol da sustentabilidade.”
Depois da decisão da Fifa, a associação começou a preparar o Projeto de Conservação da Espécie. Segundo esse plano, a espécie seria salva em 10 anos. Seriam incentivadas ações de conscientização, políticas públicas, pesquisas e monitoramento do bioma para diminuir o desmatamento. Nos últimos 16 meses, a ONG esteve em contato constante com a Fifa para que esta ajudasse a mudar a história do tatu-bola.
Segundo Rodrigo Castro, foram dadas inúmeras sugestões de como a Fifa poderia atuar. Por exemplo, poderiam destinar uma parte dos lucros das vendas de brinquedos e pelúcias da mascote para sua conservação. “Até venderia mais”, diz Castro, “seria uma forma de marketing”. No site, a Fifa também poderia oferecer aos fãs do futebol informações sobre a biodiversidade brasileira e o risco que ela enfrenta, conforme a ONG sugeriu.
Todas as alternativas foram rejeitadas pela Fifa, pois esbarravam em suas políticas internas, na falta de recursos e no próprio plano de sustentabilidade. Até semana passada. Quando o gerente da área de sustentabilidade chegou ao Brasil, telefonou a Castro oferecendo 300 mil reais.
“Tínhamos 48 horas para pensar. Era uma decisão aos 45 do segundo tempo”, diz Castro. Porém, a associação decidiu recusar a oferta. A quantia era muito inferior ao esperado, menor ainda do que a colaboração de outros patrocinadores da ONG. “Não faria diferença nenhuma no nosso projeto de 10 anos”, segundo Castro.
Como contraproposta, a associação pediu 15% do valor total do projeto, a ser doado durante uma década. Para Castro, o valor, de 1,4 milhões de reais, é menos do que 0,05% do lucro estimado da Fifa. Estudo da consultoria BDO aponta que a entidade irá lucrar cerca de R$ 10 bilhões com o mundial.
Não receberam resposta. Na abertura da Copa, o Fuleco não estava presente. Também está sumido dos jogos. “Houve um recuo, ninguém sabe porque”, diz Castro. Ele afirma que grandes jornais têm noticiado a ausência da Fifa para salvar o tatu-bola.
Apesar disso, a escolha da mascote não foi totalmente em vão. O caso ganhou maior visibilidade e acabou acelerando a aprovação do Plano Nacional de Ação para Conservação do Tatu-Bola. O documento foi construído por 30 pesquisadores, gestores ambientais e ambientalistas, em uma parceria do O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e da Associação Caatinga.
Atualmente, o plano busca recursos para sair do papel. Está em contato com o Ministério do Meio Ambiente, Ibama e outros órgãos ambientais. A campanha Eu ajudo o Tatu-Bola está mobilizando a sociedade civil e personalidades importantes, como empresas e organizações internacionais. Castro sonha alto. “Daqui a 20 anos, vamos lembrar da Copa do Brasil não pelo hexa que vamos ganhar. Mas sim porque mudamos o destino dessa espécie”.
Fonte:

sexta-feira, 4 de julho de 2014

PETROBRÁS NA ESCOLA

Abaixo, o trabalho escrito e fotos de projeto realizado na Escola.
Neemias.
ESCOLA: EMEF JOÃO PINTO BANDEIRA
 PETROBRÁS NA ESCOLA: PERFURAÇÃO TERRESTRE DE POÇOS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS                              JULHO: 2014
 PROFESSORES ENVOLVIDOS: todos os professores da EJA- Noturno.
APOIO: Direção, Supervisão, Coordenação e Intérpretes.

INTRODUÇÃO
Poço de petróleo é o termo usado para qualquer perfuração na superfície terrestre utilizada para produzir petróleo ou gás natural que vise à segurança e a produtividade do poço. Perfurar um poço consiste na execução de várias atividades necessárias para atravessar as formações geológicas que formam a parte superficial da Crosta Terrestre. Para tal atividade são usadas as sondas de perfuração, equipamento muito complexo e de grandes variedades de tipos.

O processo de exploração e produção de petróleo compreende as etapas da pesquisa, perfuração e produção. Na etapa da pesquisa é realizada a sísmica, que consiste na primeira fase da busca por petróleo, que aponta as regiões de alta probabilidade de ocorrência de hidrocarbonetos através de pesquisas geológicas e geofísicas, selecionando uma região para ser perfurada. Em seguida passa-se à etapa da perfuração que confirma ou não a existência de petróleo. Havendo sucesso, inicia-se a terceira etapa que consiste no desenvolvimento do poço.
O petróleo provavelmente se formou dos restos de minúsculas plantas e animais (plâncton) que morreram nos mares antigos entre 10 e 600 milhões de anos atrás. A tarefa de encontrar petróleo é designada aos geólogos, empregados diretamente por uma companhia petrolífera ou sob contrato de uma empresa privada.
 Na década de 1970 foram descobertos vários campos de exploração de Petróleo em São Mateus e na década de 1980, essas descobertas foram ampliadas. Na região de Campo Grande em 2000, foi construído o Terminal Norte Capixaba (TNC), responsável pelo escoamento de toda a produção da região.

Uma perfuração compreende as seguintes etapas: Preparação do terreno, montagem de equipamentos, perfuração de rochas através de brocas, revestimento, aplicação de fluidos, cimentação, complementação, produção e abandono do poço. Uma equipe de trabalho compreende muitas pessoas com especialidades distintas. Alguns representantes de uma equipe são citados a seguir: Superintendente de sonda; Supervisor de Perfuração, Engenheiro de produção, Encarregado de sonda, Sondador, Torrista, Plataformista e os Homens de área. 

OBJETIVO GERAL
Apresentar aos alunos uma das atividades relacionadas à extração de petróleo em terra.

Objetivos Específicos
  • Compartilhar com os alunos informações sobre a perfuração de poços;
  • Despertar o interesse dos alunos para a área do petróleo;
  • Incentivar os alunos a procura por qualificação técnica;
  • Informar aos alunos a possibilidade de conseguir um emprego na Petrobras ou em uma de suas empreiteiras.
JUSTIFICATIVA
A Petrobras esta presente no município de São Mateus, ES, há mais de 4 (quatro) décadas. A empresa é um espaço que pode empregar mão de obra local, desde que haja qualificação humana na região. O atual projeto tem como foco permitir que os alunos conheçam uma das possibilidades profissionais que a empresa oferta no município. O jovem deve ser incentivado na procura por qualificação técnica. A qualificação é essencial para que se possa pleitear uma vaga de emprego na própria empresa ou em um de suas empreiteiras. Assim, o atual projeto pretende apresentar aos alunos algumas das principais etapas relacionadas à perfuração de um poço para extração de petróleo.

METODOLOGIA
 Público alvo: alunos do noturno – 5ºs, 7ºS e 8ºs anos/ EJA - noturno.
Data: 01/07/2014
Local: Laboratório de Informática da EMEF João Pinto Bandeira
Previsão do evento: aproximadamente 1 hora
 Etapas
a)      Palestra com o tema: PERFURAÇÃO DE POÇOS TERRESTRES.
Palestrante: Gabriela Martinelli – Técnica em Perfuração de poços da Petrobrás.
  • Tempo estimado: 40 minutos.
b)      Exposição visual de materiais de perfuração:
  • Expositor: Renildo – Sondador.
  • Tempo: 3 minutos
c)      Exposição de fotos em power-point:
  • Expositor: Renildo
  • Tempo: 2 minutos
d)      Exposição de vídeos:
  • Tempo: 5 minutos.
e) Encerramento: 10 minutos
* Perguntas dos alunos ao palestrante e expositor.
 Bibliografia:





quinta-feira, 3 de julho de 2014

VAMOS RECICLAR?

As empresas e o cidadão comum ainda praticam pouca reciclagem no Brasil. Mas há ações que poderão se tornar mais comuns no futuro, após  consciência de um grupo maior de pessoas. Abaixo, segue um texto que ajuda compreender itens do nosso cotidiano que devem ser reciclados.

Neemias.

 

8 itens que podem ser reciclados (e você nem imaginava)


Papel, plástico, metal e vidro. Hoje em dia não sobram muitas desculpas para não separarmos o lixo que geramos em casa. Apesar de ainda faltar muito para que a coleta seletiva e a reciclagem funcionem com máxima eficiência nas cidades brasileiras, está bem mais fácil fazer a nossa parte. O problema é quando nos deparamos com tipos de lixos que não se encaixam em nenhuma das lixeiras coloridas e também não são materiais orgânicos. Acontece que vários desses materiais podem ser reciclados, se forem descartados do jeito certo e passarem pelo tratamento adequado. Dá uma olhada na lista a seguir e repense o jeito como você joga as coisas fora:

1. Óleo de cozinha

Jogar no ralo não rola, não importa se é só um pouquinho. O óleo pode entupir canos, romper redes de coleta, prejudicar o funcionamento das estações de tratamento de água, comprometer o equilíbrio ambiental e impermeabilizar o solo. Basicamente, todo o óleo que você descartar na pia terá que ser separado quimicamente depois para que o problema não fique pior. Por que não reciclar, então? Óleo de cozinha pode ser usado para fazer tinta, sabão, detergente e biodiesel. Como já dissemos num texto aqui do Ideias Verdes há um tempo, alguns países até têm orientações oficiais para ajudar a população na hora de descartar o óleo que sobrou das frituras.
Dá para armazenar o óleo em garrafas e depois levar a um posto de coleta. O site da Ecóleo (Associação Brasileira para sensibilização, coleta e reciclagem de resíduos de óleo comestível) mostra alguns pontos de coleta por todo o Brasil. Se você estiver em São Paulo, pode procurar onde descartar nessa lista da ONG TREVO, especializada nesse tipo de resíduo.


2. Chapas de raio-x

As chapas são compostas de acetato, plástico que leva mais de 100 anos para se decompor, e prata, um metal pesado que pode contaminar água e solo. Então, jogar no lixo comum aqueles exames antigos guardados na gaveta por anos está fora de cogitação. Melhor reciclar. A separação dos grãos de prata acontece por meio de um processo que utiliza altas temperaturas e dá origem a “escamas” do metal – usados na fabricação de joias e talheres. O plástico que sobra (o suporte das chapas) pode ser reaproveitado em embalagens de presente, capas de caderno e fichários.
Em São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP mantém um posto de coleta de chapa de raio X. O laboratório Fleury faz coleta das chapas para quem é cliente. As unidades ficam em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


3. Absorventes e fraldas descartáveis sujas

Não precisa sentir nojo. Reciclar fraldas descartáveis vai evitar que esses materiais se acumulem nos aterros sanitários pelos próximos 500 anos. Se um bebê usa umas 6 mil fraldas ao longo da infância, imagina quantas já não estão aí na natureza. O problema é que a reciclagem do material absorvente usado ainda não é muito comum mundo afora. Mas que tem jeito, tem. Uma empresa canadense desenvolveu uma solução interessante e inaugurou, no Reino Unido, uma usina de reciclagem de fraldas, absorventes femininos e geriátricos. A sujeita é separada e transformada em gás para a geração de energia. Aí as fraldas passam por um tratamento. O material é comprimido, triturado e pode dar origem a madeira plástica, telhas ou outros materiais absorventes.


4. Sofá

“Como assim? Por que eu ia querer reciclar um sofá?” Porque chega um ponto que o sofá velho está tão destruído que não adianta vender nem doar para o Exército da Salvação. Mas ele ainda tem serventia. As borrachas, que são tecnicamente conhecidas como percintas, passam por processo de industrialização e se transformam em manta asfáltica, solas de sandálias ou tubos para a canalização de água pluvial. A espuma do sofá pode ser transformada em colchonete de academia, recheio de almofadas ou dar origem a outros sofás. A madeira das vigas do sofá pode ser triturada e usada na fabricação de placas aglomeradas que são utilizadas por indústrias de imóveis e fabricantes das caixas e embalagens. Ou então virar matéria prima em fábricas de papel e celulose.


5. Vaso sanitário

Sobrou uma privada velha na obra da sua casa? Avise o pessoal da Ecoassist e eles encaminham a porcelana para o descarte correto. Esse material pode ser usado para fabricação de pias e outros vasos. Também dá para triturá-la e transformá-la em material para cascalho, estradas ou drenagem.


6. Entulho e restos de obras

Reformou a casa? Provavelmente sobraram entulhos e outros restos de materiais de construção. Também tem jeito de dar um destino sustentável para esses resíduos. 95% dos resíduos provenientes de obras residências podem passar por processos de usinas de britagem e classificação. Segundo a Ecoassist, o entulho pode se transformar em brita, pedrisco e areia, que são reutilizados como base e sub-base em obras de pavimentação.


7. Caminhões

Tem um caminhão que não presta pra mais nada encostado aí? As chances parecem pequenas, mas mais de 1000 veículos do tipo são reciclados todos os anos. A primeira empresa a fazer o processo no Brasil foi a JR Diesel, fundada em 1985. Eles são referência no segmento de reciclagem automotiva, com foco em caminhões. Do caminhão desmontado, 85% das peças são encaminhadas para reutilização, 10% para reciclagem (resíduos como óleo, bateria e pneus) e apenas 5% é descartado. A operação possibilita uma redução no volume de CO² que seria emitido na produção de peças novas. A maioria das peças é utilizada em outros caminhões, mas algumas também são reaproveitadas por diferentes setores, como mineração, marinha e agricultura. Há ainda o benefício ambiental com o descarte correto e reaproveitamento das autopeças.

8. Aviões

Ok, se as chances já eram pequenas com os caminhões, imagina com os aviões! Mas também é possível reciclá-los. A Boeing tem um programa para reaproveitar as ligas de alumínio dos aviões para fabricar outras peças para novos veículos. Uma das vantagens é que o material não perde suas características quando reciclado. Assim, dá para produzir peças que formam a asa e a fuselagem de aviões sem desperdiçar nada. Em julho de 2013, quando o programa começou, a Boeing tinha a expectativa de reciclar 3,5 mil toneladas de alumínio por ano.

Ainda tem dúvidas sobre como descartar algum material? O eCycle pode te ajudar a achar pontos mais próximos e o Ecoassist auxilia na coleta mais adequada.


Fonte:

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores