LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 22 de agosto de 2015

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO : VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS

Prezados alunos pesquisadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dora Arnizaut Silvares, bom dia.

Abaixo estão algumas fotos que contam um pouco de nossas duas visitas ao viveiro do Centro Sócio Cultural Ambiental José Bahia (CSCAJB). Vocês foram observadores e anotaram dados na primeira visita. Na outra, dia 19/08, vocês executaram quase todas as atividades do viveiro.

A história fotográfica é iniciada com nossa saída em frente à EMEF no dia 12/08. Na seqüência foi clicado o delicioso lanche preparado pela Direção/Supervisão/Coordenação da Escola. A seguir, nossa chegada ao CSCAJB e a recepção calorosa da Marivan. Foi registrada a palestra, o primeiro contato com o composto, o enchimento de sacolinhas, a repicagem e outras atividades manuais que vocês fizeram no viveiro.

Parabéns pela atenção e comportamento de vocês. Grato a todos que nos receberam no período vespertino, horário que normalmente não há funcionamento no viveiro. Mesmo assim, os estagiários (as), o Caetano (viveirista), a Fernanda (engenheira ambiental) nos receberam com muito carinho como se fosse para eles um dia de trabalho normal. Neemias.
EM FRENTE A EMEF

ENTRANDO NO ÔNIBUS

QUE LANCHE!!!
NO ÔNIBUS

NO PÁTIO DO CSCAJB
PALESTRA: MATA CILIAR


MARIVAN: EXEMPLO DE DEDICAÇÃO
ALGUNS ESTAGIÁRIOS DO CSCAJB


EXPLICAÇÃO SOBRE O COMPOSTO
MERIAN, CAETANO (viveirista) E NEEMIAS


ENCHENDO SACOLINHAS
MEUS PESQUISADORES (AS)


INTERIOR VIVEIRO TELADO
VISÃO SUPERIOR DO VIVEIRO


FUTURAS INSTALAÇÕES
CONSTRUÇÃO DE LABORATÓRIO


VISÃO EXTERNA DO VIVEIRO

TRANSPORTE DE SACOLA PARA VIVEIRO
ALUNOS  DA EMEF DORA EM AÇÃO

ACLIMATAÇÃO DE MUDAS
REPICAGEM 

LIMPEZA: RETIRADA DE INVASORAS COM AS MÃOS
GERMINAÇÃO DO JATOBÁ






DIVERSIDADE DE MUDAS NATIVAS
REPICAGEM


REPICAGEM


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

INFORMATIVO SOBRE VIAGEM TÉCNICA: PROJETO I FECIMA

Prezados pesquisadores e pesquisadoras da EMEF Dora, boa tarde.

Como sabem, já realizamos duas viagens técnicas relacionadas a I FECIMA. Na próxima quarta-feira, dia 26/08/2015, às 07h00min (manhã) estaremos embarcando com destino a Reserva Natural Vale do Rio Doce, município de Sooretama, próximo a Linhares. 

Vocês devem solicitar aos pais que assinem o Informativo que receberam hoje pela manhã na EMEF. Devem tirar xérox da Certidão de Nascimento e grampear junto ao Informativo.

Na segunda-feira, dia 24/08 vocês devem vir normalmente no horário de aula, e os pais/mães de vocês devem vir a partir das 08h30min (manhã) para conversar com o Pedagogo Fernando Medina. Os pais devem trazer o Informativo e a Certidão de Nascimento. Existem 05 vagas disponíveis para os pais na viagem até a RNVRD.

Se algum pai/mãe não puder vir na segunda, o aluno deve trazer então o documento solicitado assinado pelo responsável mais a Certidão.

LEIAM O INFORMATIVO PELO MENOS DUAS VEZES.  O aluno  Jean, que faltou hoje, se estiver nos acompanhando online, poderá imprimir e preencher o que se pede, pois estou anexando aqui o Informativo.



Abraços, Neemias.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

NOVAS ESPÉCIES VEGETAIS NO ES


Três novas espécies de plantas foram descobertas em uma reserva florestal em Linhares, Espírito Santo, e foram descritas pela primeira vez na ciência. A descrição das espécies, que ganharam os nomes populares de Batinga melosa, Araçá cheiroso e Begonia rasteira, foi publicada nas revistas científicas Novon: A Journal for Botanical Nomenclature e Candollea: The Conservatory and Botanical Garden of the City of Geneva.

As novas plantas foram descobertas na Reserva Natural Vale, uma área de Mata Atlântica de 23 mil hectares mantida pela empresa Vale para conservação e pesquisa científica. A reserva fica na Costa do Descobrimento, região formada por um mosaico de áreas protegidas na Mata Atlântica, no Espírito Santo e na Bahia, considerada patrimônio natural da humanidade pela Unesco.

A Revista ÉPOCA conversou com um dos responsáveis pela identificação de várias novas espécies na reserva, o coletor de plantas Geovane Siqueira. Ele faz a parte mais difícil do trabalho de encontrar novas espécies: entra na floresta, identifica as plantas, mede árvores e colhe amostras de flores e frutos. Siqueira começou a trabalhar na reserva em 2003. Desde então, já coletou e identificou mais de 1.500 espécies de plantas. Pelo menos seis delas, nunca haviam sido descritas pela ciência. Seis novas espécies que nós não saberíamos que existiam não fosse esse trabalho de campo.

O trabalho de Siqueira o levou aos bancos escolares – ele está no último ano de faculdade de biologia – e lhe rendeu uma honra rara: a de ser homenageado no nome de uma planta. Uma das espécies encontradas por ele foi descrita na ciência pela primeira vez em 2012 e batizada com o seu sobrenome: Alatococcus siqueirae.

Nas espécies descritas agora, Geovane contribuiu com a descoberta da Eugenia cataphyllea, conhecida como batinga melosa. É um arbusto que pode chegar a três metros de altura e, acredita-se, só existe no Espírito Santo. Também foram descritas a Eugenia hispidiflora, que se espalha entre o Espírito Santo e a Bahia, e a Begonia jaguarensis, uma erva terrestre de 16 centímetros do norte do Espírito Santo.

As descobertas são importantes porque mostram o quão pouco nós conhecemos da nossa própria biodiversidade. Afinal, as plantas foram encontradas na região aonde os portugueses chegaram pela primeira vez no Brasil, em 1500. "É impressionante pensar que já se passaram 500 anos e ainda estamos encontrando coisas que ninguém coletou", diz Siqueira. Ele se orgulha da profissão que escolheu, mas lamenta que há tão poucos pesquisadores estudando as plantas brasileiras. "Nem todo mundo dá valor para as plantas. Mas elas são importantes para as florestas, para a água. E para a gente. Nós nos alimentamos de plantas, não é mesmo?"


domingo, 16 de agosto de 2015

FOTOS DA FAUNA E FLORA DE MATA ATLÂNTICA

No link abaixo, há 10 fotos de animais e vegetais da Mata Atlântica. Elas foram feitas por Luciano Candisani. Fazem parte de uma exposição na Praça Victor Civita, em São Paulo aberto ao público. Trinta fotos compõem o mural fotográfico.

A exposição ficará aberta entre os dias 13/08/2015 até 13/09/2015. Para quem não puder visitá-la, tem a opção de ver uma parte da exposição fotográfica acessando o link. Para mais informações acesse o site: pracavictorcivita.org.br

Neemias.




                           MATA ATLÂNTICA

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ORIENTAÇÕES VISITAS TÉCNICAS: I FECIMA 2015

ORIENTAÇÕES SOBRE AS VIAGENS DAS VISITAS TÉCNICAS/PROJETO I FECIMA.

Prezados alunos dos 7ºs e 8ºs anos da EMEF DORA: iniciaremos nossas visitas técnicas a partir do dia 12/08/2015, próxima quarta-feira. Abaixo seguem algumas orientações que deverão ser observadas nas duas viagens ao viveiro do Centro Sócio-Cultural José Bahia.

1.    Horário de saída em frente à EMEF Dora Arnizaut Silvares - 13h00min horas em ponto;
2.    Roupa recomendável: camisa a escolha, calça jeans e calçado fechado;
3.    Materiais para levar: câmera digital, celular, tablet, bloco para anotações, caneta e sacola de lixo;
4.    Tratar a todos do viveiro com educação. Ao fazer perguntas, faça uma de cada vez.
5.    A EMEF Dora doará o lanche e água. Mas recomenda-se que vocês levem também algo para comer.

Bom trabalho de pesquisa a todos. Lembrem-se: a partir de agora vocês trabalharão como pesquisadores. Abraços, Neemias.


sábado, 8 de agosto de 2015

FOTOS: ALUNOS EJA/2015 DA EMEF JPB

Fotos dos alunos da EJA (noturno)  da EMEF João Pinto Bandeira, São Mateus/ES. Neemias.






quinta-feira, 6 de agosto de 2015

7º ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO PRESENCIAL


Prezados: abaixo está um link para acessar a apresentação da palestra relacionada ao nosso 7º Encontro Presencial. Os tópicos desta palestra são: EDITAL DA I FECIMA, NASCENTES, MATA CILIAR, VIVEIRO DE MUDAS e MAQUETES. 
Houve um erro na figura do 29º Slid. Abraços, Neemias.

                                         7º ENCONTRO PRESENCIAL

terça-feira, 4 de agosto de 2015

PRIMEIRA FEIRA DE CIÊNCIAS MATEENSE

Prezados: foi lançado o EDITAL da I Feira de Ciências Mateense (FECIMA). As inscrições dos projetos estão abertas sendo que as apresentações ocorrerão somente em outubro do corrente ano. Serão selecionados 80 projetos de nossas EMEFs, incluindo também as Escolas particulares e técnicas/profissionalizantes. Professores de São Mateus/ES: inscrevam seus trabalhos e participem deste evento educacional interdisciplinar discutido e construído em nosso município.
 E-mail para solicitar o Edital: fecimasm@gmail.com

O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO segue abaixo:

 DADOS DO PROJETO
Título do projeto:

Selecione a área do conhecimento do projeto (apenas uma):
(em caso de dúvida, observe a tabela de áreas do conhecimento do CNPq, disponível no link: http://www.cnpq.br/documents/10157/186158/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf)

(  ) Ciências Exatas e da Terra               (  ) Ciências Biológicas
(  ) Ciências da Saúde                           (  ) Ciências Sociais e Aplicadas
(  ) Ciências Agrárias                            (  ) Ciências humanas
(  ) Engenharias

Dados dos autores

Nome do Aluno 1:

e-mail:

Sexo:
(  ) Masculino    (  ) Feminino
Data de nascimento:

Tipo de escola:
(  ) Municipal     (  ) Estadual      (  ) Federal        (  ) Particular
Nome da escola:

Nível de ensino:
(  ) Fundamental I          (  ) Fundamental II         (  ) Médio
(  ) Técnico                   (  ) Técnico Integrado ao Ensino Médio
Série que está cursando:


Nome do Aluno 2:

e-mail:

Sexo:
(  ) Masculino    (  ) Feminino
Data de nascimento:

Tipo de escola:
(  ) Municipal     (  ) Estadual      (  ) Federal        (  ) Particular
Nome da escola:

Nível de ensino:
(  ) Fundamental I          (  ) Fundamental II         (  ) Médio
(  ) Técnico                   (  ) Técnico Integrado ao Ensino Médio
Série que está cursando:


Nome do Aluno 3:

e-mail:

Sexo:
(  ) Masculino    (  ) Feminino
Data de nascimento:

Tipo de escola:
(  ) Municipal     (  ) Estadual      (  ) Federal        (  ) Particular
Nome da escola:

Nível de ensino:
(  ) Fundamental I          (  ) Fundamental II         (  ) Médio
(  ) Técnico                   (  ) Técnico Integrado ao Ensino Médio
Série que está cursando:





Dados dos Orientadores

Nome do Orientador:

e-mail:

Celular:

Sexo:
(  ) Masculino    (  ) Feminino
Data de nascimento:

Instituição/Escola em que leciona:

Formação/Graduação principal:

Escolaridade:
(  ) Técnico incompleto              (  ) Técnico Completo
(  ) Superior incompleto             (  ) Superior Completo
(  ) Pós-Graduação Lato sensu (especialização)
(  ) Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado)
(  ) Pós-Graduação Stricto sensu (doutorado)

Nome do Coorientador:

e-mail:

Celular:

Sexo:
(  ) Masculino    (  ) Feminino
Data de nascimento:

Instituição/Escola em que leciona:

Formação/Graduação principal:

Escolaridade:
(  ) Técnico incompleto              (  ) Técnico Completo
(  ) Superior incompleto             (  ) Superior Completo
(  ) Pós-Graduação Lato sensu (especialização)
(  ) Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado)
(  ) Pós-Graduação Stricto sensu (doutorado)




RELATÓRIO DO PROJETO

1          INTRODUÇÃO

Insira aqui o texto referente a introdução do seu projeto.
Todo o texto contido neste formulário, que não faça parte do seu relatório, deve ser apagado, inclusive aquele formatados em vermelho.

2          REFERENCIAL TEÓRICO (opcional)

Insira aqui o texto referente ao referencial teórico do seu projeto.

3          OBJETIVOS

3.1         Objetivo Geral

Insira aqui o texto referente ao objetivo geral do seu projeto.

3.2         Objetivos Específicos

·        Insira aqui o primeiro objetivo específico do seu projeto.
·        Insira aqui o segundo objetivo específico do seu projeto.
·        (...)

4          MATERIAIS E MÉTODOS

Insira aqui o texto referente aos materiais e métodos utilizados no seu projeto.

5          RESULTADOS E DISCUSSÃO (opcional)

Insira aqui o texto referente aos resultados e discussões do seu projeto.

6          CONCLUSÃO (opcional)

Insira aqui o texto referente à conclusão do seu projeto.

7          REFERÊNCIAS

Insira aqui as referências bibliográficas adotadas na construção do seu projeto.

8          ANEXOS (opcional)

Caso seja necessário, acrescente nesse espaço os anexos do seu projeto.

Sucesso a todos. Neemias.


POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores