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O FILHOTE

quarta-feira, 25 de maio de 2016

TANQUES PARA FERTIRRIGAÇÃO - PROJETO ABACAXIZEIRO

IMPORTÂNCIA DOS TANQUES PARA A FERTIRRIGAÇÃO

Como já aprendemos com as instruções recebidas até a presente data sobre o projeto denominado Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro, a fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. No atual projeto do cultivo de abacaxi (descrito em outras postagens neste blog) os fertilizantes serão o potássio e o nitrogênio.

A fertirrigação permite melhor aproveitamento da água economizando o custo de aplicação de fertilizantes. Assim, os adubos são aplicados nas doses exatas exigidos pela cultura com maior eficiência na absorção hídrica e melhor aproveitamento. Ela também permite menos compactação do solo e evita danos físicos às culturas.

Por outro lado sua aplicação exige cálculos precisos para quantificar concentrações e doses dos adubos e seu uso incorreto pode promover o entupimento de todo o sistema de irrigação. 

Um dos componentes básicos de um sistema de fertirrigação são os tanques. Na tarefa do dia 20/05, os alunos da EMEF Dora receberam instruções sobre a implantação de tanques para fertirrigação. Estes, em linha geral, servem para que a água possa ser misturada ao fertilizante antes de ser gotejada automaticamente na cultura. Pode-se dizer que eles consistem em depósitos onde se coloca a solução de fertilizante.


Instruções sobre os tanques
Existem vários modelos de tanques. Os que estão sendo usados no atual projeto trata-se de uma adaptação idealizada pelo professor Dr. Robson. 

Após as devidas instruções no laboratório, os alunos foram no campo e puderam visualizar a implantação dos tanques no solo.  Na ocasião, fizeram à retirada manual das ervas daninhas  conforme pode-se visualizar nas fotos.

Retirada de ervas daninhas

Retirada de ervas daninhas


Retirada de ervas daninhas


Estudantes de Agronomia: Augusto e Alan

segunda-feira, 23 de maio de 2016

REDAÇÕES: ALIFER E LUIZ

O ÁTOMO E SUAS CAMADAS

A camada de valência de um átomo é a sua última camada eletrônica. Elas são em número de sete, a saber: K L M N O P Q. Os cátions apresentam maior quantidade de cargas positivas e os ânions apresentam maior quantidade de cargas negativas. 

Para alcançar a estabilidade química os átomos precisam obter oito elétrons em sua camada de valência, seguindo a Regra do Octeto. A principais partes de um átomo são: o núcleo e a eletrosfera. Os nêutrons são partículas do núcleo atômico que não apresentam cargas elétricas.
 ALUNO: Alifer O. Santos
Série: 8º ano B
EMEF: Dora A. Silvares / Educação de jovens e adultos (EJA) – curso Noturno.
São Mateus-ES/Brasil.



RESUMO SOBRA AS AULAS DO SISTEMA REPRODUTOR

Nós, alunos da EJA do 7º A, estudamos alguns assuntos sobre o sistema reprodutor humano. Aprendemos sobre os órgãos sexuais masculinos e femininos. A fecundação ocorre geralmente nas Trompas de Falópio. Após a fecundação o ser é denominado embrião e posteriormente feto. Aprendemos sobre o parto Cezariano e o parto Normal. As cirurgias que podem evitar uma gravidez indesejada são a Vasectomia (homem) e Ligadura de Trompas (mulher).

Algumas DST são a AIDS, Herpes Genital, Gonorréia e Sífilis. Para evitar ao mesmo tempo as DST e uma gravidez indesejada usa-se o Códon, vulgarmente conhecido como camisinha.  As aulas de ciências tem sido de grande importância para os alunos a alunas. Espero continuar aprendendo um pouco mais.
ALUNO: Luiz Carlos Rocha
Série: 7º A / Educação de jovens e adultos (EJA) – curso Noturno.
EMEF: Dora A. Silvares

São Mateus-ES / Brasil.

domingo, 22 de maio de 2016

REDAÇÕES: EUDINA E ANASTÁCIA

ÓRGÃOS SEXUAIS FEMININOS

A Trompa de Falópio é um dos órgãos genitais da mulher e nela ocorre a fecundação. Para evitar uma gravidez indesejada, há vários métodos, como por exemplo, os anticoncepcionais, as camisinhas e o DIU. O uso correto da camisinha não só pode evitar uma gravidez, mas também pode prevenir muitas doenças sexuais, tais como a AIDS, a Gonorréia, a Sífilis e o Herpes Genital.

Alguns sintomas das doenças sexuais podem demorar em aparecer e cada organismo pode reagir de forma específica em relação a elas. É importante procurar tratamento médico adequado e realizar o tratamento completo quando diagnosticada a doença.

Em se tratando da AIDS pode ser citado como alguns sintomas do soro + a sudorese noturna, a perda de peso e cabelo, manchas vermelhas pelo corpo, febre alta e dores nos músculos e articulações. Hoje, graças às pesquisas, o portador pode ter uma vida normal ingerindo o coquetel AZT, que é distribuído gratuitamente pelo Serviço Único de Saúde.
 ALUNA: EUDINA RODRIGUES ROCHA
SÉRIE: 7º ANO A – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – NOTURNO
EMEF: DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS-ES/BRASIL.



O ÁTOMO
 Estudamos em algumas aulas de Ciências sobre as Ligações Químicas que ocorrem entre os átomos. Aprendi sobre a camada de valência onde acontecem as ligações. Os átomos podem apresentar até sete camadas eletrônicas. São elas: K L M N O P Q. As ligações podem ser Iônicas, Moleculares e Metálicas.

Os gases nobres não precisam efetuar ligações: vivem estáveis quimicamente falando e possuem a camada de valência completa. Numa Ligação Iônica, os átomos podem formar cátions e ânions. Os cátions tendem a apresentar maior quantidade de cargas positivas, enquanto os ânions, maior quantidade de cargas negativas. Ao se ligarem uns aos outros, os átomos procuram economizar energia.
 ALUNA: ANASTÁCIA SANTOS
SÉRIE: 8º ANO B – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – NOTURNO
EMEF: DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS-ES/BRASIL.

sábado, 21 de maio de 2016

REDAÇÕES: MARILENE E FÁTIMA

                          SISTEMA REPRODUTOR HUMANO
Eu entendi que o corpo feminino possui as Trompas de Falópio onde há grande possibilidade de acontecer à fertilização. Após o período de gestação (36 semanas), pode ocorrer o parto cesariano com o corte no abdômen ou o parto normal. A pílula anticoncepcional é produzida a partir de hormônios sintéticos que impedem a ovulação e junto com a camisinha, que também é denominada camisa de Vênus ou Códon, são meios importantes para evitar uma gravidez indesejada. Existem outras formas de não engravidar conscientemente, tais como o uso do DIU e do Diafragma. A vasectomia e a ligadura de trompas são intervenções cirúrgicas que também evitam a gravidez.

A AIDS pode ser transmitida por meio sexual de uma pessoa infectada para uma sadia. Outras doenças sexuais são: a Gonorréia, a Herpes Genital e a Sífilis, entre tantas outras.

A AIDS pode ser prevenida através do uso correto da camisinha e evitando ter relações sexuais com desconhecidos (as), entre outras formas de prevenção.

Aluna: Marilene dos Santos Barbosa
Série: 7º A – Educação de Jovens e Adultos (EJA) - NOTURNO
EMEF: Dora Arnizaut Silvares

São Mateus, ES-Brasil.


LIGAÇÕES QUÍMICAS
 Um átomo pode ter até sete camadas eletrônicas. Essas camadas são conhecidas por letras, a saber, K L M N O P Q. A camada de valência é a última camada para qualquer átomo. Um átomo não pode ter mais de sete camadas e também não pode ter nenhuma camada eletrônica. Existem   elementos químicos que não realizam ligações químicas. Esses elementos pertencem ao grupo dos gases nobres e vivem livres e isolados na natureza.

A maioria das Ligações Químicas pode ser classificada em: Ligações Iônicas, Moleculares e Metálicas, sendo que nas Ligações Iônicas, ocorrem a formação de cátions e ânions. Os cátions apresentam maiores quantidades de cargas positivas (prótons) e os ânions, maiores quantidades de cargas negativas (elétrons).

Aluna: Fátima Maria Ramos Suim
Série: 8º B – Educação de Jovens e Adultos (EJA) - NOTURNO
EMEF: Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES-Brasil.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

REDAÇÃO DE DELVANI

CORPO HUMANO
O corpo feminino possui as Trompas de Falópio, locais onde normalmente ocorre a fecundação. Quando a mulher vai conceber um bebê, pode ser por parto normal ou cesariano. No parto cesariano a mulher não sente dor na hora, mas depois podem ocorrer dores fortes. No parto normal, embora possa ser doloroso na hora, depois ocorre uma recuperação mais rápida.

Antibióticos são medicamentos muito usados para combater infecções de nosso corpo provocadas por bactérias. Eles só devem ser ministrados após consulta médica e durante o tempo determinado. Nas crianças, um longo tratamento com antibióticos pode levar ao enfraquecimento dos dentes.


Por fim, estudamos também algumas doenças sexuais, tais como: a Gonorréia, o Herpes Genital e a AIDS. Quando não tratadas devidamente, tais doenças podem comprometer as partes íntimas tanto do homem quanto da mulher, e em casos agravantes, pode levar ao óbito.

Aluna: Delvani de Jesus Oliveira
Série: 7º A - Educação de Jovens e Adultos (EJA) Noturno
EMEF: Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil

quarta-feira, 18 de maio de 2016

REDAÇÃO DE MARLUCIA

LIGAÇÕES QUÍMICAS

Estudamos na aula de Ciências sobre as Ligações Químicas. Aprendi que a camada de valência de um átomo é sua última camada. Um átomo pode apresentar até sete camadas eletrônicas e que estas são representadas pelas letras K L M N O P Q. Um átomo pode ser considerado neutro quimicamente falando quando ainda não efetuou nenhum tipo de ligação. Para haver ligações, os átomos de uma forma geral obedecem à regra do octeto. Esta estabelece que um átomo completo deva apresentar oito elétrons em sua camada de valência. Denominam-se cátions os átomos que apresentam maior quantidade de cargas positivas, enquanto aqueles que apresentam maior quantidade de cargas negativas denominam-se ânions. Aprendemos que os gases nobres vivem livres e isolados na atmosfera e não precisam efetuar ligações, uma vez que apresentam sua camada de valência completa em estado natural. Ao efetuar ligações químicas os átomos tendem a economizar energia. Bom, até o momento isso foi o que consegui aprender do conteúdo LIGAÇÕES QUÍMICAS.

Aluna: Marlucia Marques
Série: 8° Ano – Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno
EMEF Dora Arnizaut Silvares

São Mateus-ES/Brasil.

domingo, 15 de maio de 2016

MARCAÇÃO DE MUDAS NO CAMPO

No dia 13/05, os alunos do projeto denominado Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro receberam instruções do professor Dr. Robson sobre como deveriam ser marcadas as mudas do abacaxi. Com uso de pincel e tinta branca ocorreu a marcação das folhas mais novas do abacaxizeiro. As plantas foram marcadas a fim de serem coletadas informações sobre seu desenvolvimento no campo. Os dados sobre o desenvolvimento das mudas serão anotados de forma quinzenal até o período de colheita dos frutos.

Na semana anterior, no dia 06/05, houve as identificações de cada tratamento das mudas no campo através da implantação de placas previamente confeccionadas pelos alunos (as).

Na oportunidade a aluna da EMEF Dora Arnizaut Silvares Isabella Cancela de Morais, que já tinha sido anteriormente designada para tal objetivo, desenhou no quadro o modelo da provável camisa que será confeccionada para o grupo que participa do projeto. Todos opinaram e chegou-se num consenso final.


Abaixo algumas fotos (não houve outras, pois a máquina descarregou).
Modelo da camisa desenhada no quadro

Chegada ao campo

Explicação da atividade pelo Dr. Robson (chapéu)

sábado, 14 de maio de 2016

SEMINÁRIOS 1º TRIMESTRE/2016

Abaixo estão algumas fotos das apresentações dos seminários temáticos do 1º trimestre/2016. Tais trabalhos foram apresentados pelos alunos entre os dias 09 e 13 de maio do corrente ano na forma de apresentações orais. Os alunos da EMEF Dora dos 7ºs e 8ºs anos formaram grupos de no máximo 04 alunos. As apresentações seguem procedimentos padronizados, a saber:

  1. O grupo poderá confeccionar até dois cartazes sobre seu tema de estudo;
  2. Os cartazes devem ter fundo branco com imagens ou desenhos;
  3. No cartaz pode ser escrito uma sequência de tópicos.
  4. Não pode haver textos explicativos nos cartazes.
  5. Tudo o que se escrever deve ser com letras grandes destacado com canetinhas coloridas.
  6. No dia do seminário o professor escolhe no máximo dois alunos para fazer a apresentação oral; quem não apresenta, responde as perguntas formuladas pelo professor. Todos devem vir preparados para explicação de todo o assunto.
  7. Não pode haver leituras na hora das apresentações: deve-se explicar o que entendeu do assunto pesquisado;
  8. Todo trimestre cada grupo apresenta um seminário com tema específico.
  9. Os temas são discutidos em forma de aulas com o professor durante o período letivo do trimestre:
 Abaixo a relação dos temas.
 ACIDENTE DE MARIANA, MG;
 TABELA PERIÓDICA;
 MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS;
 AMBIENTES DO PLANETA;
 ALGUNS CONCEITOS ECOLÓGICOS;
 DENGUE;
 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS;
 BIOMAS;
 MICROCEFALIA;
 ATERRO SANITÁRIO;
 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA);
 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE);
 SISTEMA REPRODUTOR HUMANO.

                                                           FOTOS:









 



































sábado, 7 de maio de 2016

PLACAS PARA IDENTIFICAÇÃO DO ABACAXIZEIRO

No dia 29/04 do corrente ano, os alunos da EMEF Dora estiveram no laboratório do CEUNES/UFES e realizaram mais uma atividade do projeto denominado: Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro. Como descrito em postagens anteriores, tal projeto está sendo realizado em parceria com o CEUNES/UFES e a FAPES.

Na atividade deste dia os alunos construíram as placas de identificação que serão levadas para a área de plantio numa próxima etapa. Tais placas irão ser usadas para fazer as marcações da fertirrigação por gotejamento automático com diferentes dosagens de Nitrogênio e Potássio (tratamentos). Serão vinte (20) tratamentos ao acaso, sendo que haverá 04 repetições com a mesma dosagem de adubo fertirrigado. A área de plantio do abacaxi é de 2500 m² o que corresponde a ¼ de um hectare (hac).

Os tratamentos estão divididos em 04 blocos (áreas de plantio maiores que correspondem as repetições) e estes em parcelas (áreas de plantio menores que recebem individualmente os tratamentos). Cada parcela compreende um total de 8x12 mudas. No próximo encontro, dia 05/05, as placas serão levadas para a área de plantio e distribuídas nos blocos.


Abaixo algumas fotos que descrevem a atividade do dia.









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