LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

domingo, 22 de abril de 2012

QUEDA DE OBJETOS ESPACIAIS: O QUE FAZER?

SAIBA O QUE FAZER SE UM OBJETO ESPACIAL CAIR NO SEU QUINTAL
O que fazer se um pedaço de lixo espacial cair no seu quintal? Moradores de Anapurus, no interior do Maranhão, fizeram-se essa pergunta há pouco mais de uma semana, quando uma esfera metálica com cerca de 30 kg despencou do céu a poucos metros de uma residência.

Um acontecimento como esse, apesar de ser bastante improvável, está previsto em convenções internacionais de aeronáutica e espaço.
"O mais correto a fazer é chamar as autoridades e isolar a área. É importante evitar que as pessoas fiquem tocando o material antes que ele seja analisado para ver se há risco, por exemplo, de ser algo tóxico ou radioativo", afirma Petrônio Noronha de Souza, chefe do Laboratório de Integrações e Testes do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Apesar de essa conduta ser internacionalmente divulgada e de a esfera ter caído no único Estado brasileiro que tem uma base de lançamentos de foguetes, não foi exatamente isso o que aconteceu no Maranhão.
Assustada, a população chegou a falar em invasão alienígena e até em possíveis indícios do fim do mundo.

Também não faltaram curiosos para tocar e movimentar o objeto, que virou ponto turístico para fotos e vídeo antes de ser removido pela polícia.
.........................................................................................................................


quinta-feira, 19 de abril de 2012

APRESENTAÇÃO DA LANA

Acima, vídeo com apresentação da aluna LANA OLIVEIRA, 8°B,  da EMEF Dora. A. Silvares, sobre o conteúdo SISTEMA ENDÓCRINO.

FOTOS DE ALUNOS DA EJA

Abaixo, fotos de algumas turmas EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), da EMEF João Pinto Bandeira,  turno noturno, São Mateus, ES.

Por: Neemias Alvarenga.

TURMA: 7° A


TURMA: 7°B




TURMA: 6°B






TURMA: 6°B

  

A Professora/Tradutora Silvana e os alunos surdos do 7°B




6°A


6°A


7° B


quarta-feira, 18 de abril de 2012

APRESENTAÇÃO DE TAINÁ

Prezados: segue link com a apresentação da aluna TAINÁ COSTA ALVES, do 7°B, da EMEF Dora A. Silvares, São Mateus, ES.



                                           TAINÁ

HARPIA EM MATO GROSSO, BRASIL

Considerada rara, Harpia é flagrada alimentando filhote em Mato Grosso

Estudante fotografou a águia Harpia em uma reserva ambiental.
Segundo biólogo a ave é muito rara e está extinção no Brasil.

Uma ave em extinção foi fotografada alimentando seu filhote em uma reserva florestal que fica próxima ao município de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. A águia da espécie Harpia estava em uma árvore a 200 metros de altura e foi fotografada pelo estudante de biologia Alex Franck Forte, que durante a observação precisou manter distância para não assustar a ave.

Conforme o estudante, quando a Harpia foi flagrada ela estava alimentando um filhote. Ele detalhou ainda que em quatros anos exercendo a atividade de pesquisador e fotógrafo da natureza, esta foi a única vez que conseguiu flagrar uma Harpia. “É uma ave raríssima. Estive em uma aldeia dos índios Cinta-larga e eles me mostraram uma flecha que significa Harpia, que é feita com as penas da águia, representando poder de caça. Desde então, fiquei curioso para conhecer esta ave de perto”, explicou.

Águia da espécia Harpia é rara e está em extinção.

Alex Franck conta que subiu em uma árvore distante do ninho para poder fazer as fotos. “Mesmo distante, ainda consegui boas imagens. Porém, senti que a águia estava ficando muito incomodada e agitada. Percebi que já estava na hora de ir embora. Foram apenas três minutos de fotos e logo resolvi descer da árvore e voltar para não irritar a mamãe Harpia e seu filhote”, pontuou.

O biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dalci Oliveira revelou que a águia da espécie Harpia é muito rara no Brasil. “A Harpia está em extinção no país e sob proteção dos órgãos ambientais.” Segundo o professor, essa ave demora dois anos para se reproduzir, e somente um filhote nasce durante esse período. “A Harpia pode ser vista em florestas e também no cerrado, porém, ela não é fácil de se encontrada”, garantiu.

A ave possui uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. Como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que pode focar ondas sonoras para melhorar suas capacidades auditivas.

Fonte:

terça-feira, 17 de abril de 2012

DICAS PARA A PROVA II

Prezados: conforme combinado, seguem algumas dicas para a prova de amanhã.

TURMA DOS 8°s:
 1. ESQUEMA DA OVULAÇÃO;
 2. TEXTO SOBRE A AIDS;
 3. ESQUEMA SOBRE OS GÊMEOS FRATERNOS;
 4. DIFERENÇA ENTRE FETO e EMBRIÃO.


TURMA DOS 7°s:
 1. RELAÇÃO DO PEIXE RÊMORA COM O TUBARÃO;
 2. PESCA PREDATÓRIA;
 3. AÇÕES ANTRÓPICAS (ver o vídeo da aluna JULLIANY)
 4. ESQUEMAS:
a) de uma célula eucariota;
b) de uma cadeia alimentar.

BOA PROVA PARA TODOS.

Por: Neemias Alvarenga.

APRESENTAÇÃO DE ATHOS 7° A

Prezados alunos: abaixo tem um link (INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS). Clique-o para ir ao vídeo que contém o trabalho apresentado pelo aluno ATHOS DA SILVA FERREIRA,  7° A, da EMEF  Dora A. Silvares, matutino. O trabalho foi apresentado no dia 09/04/2012.


                         INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MÉTODO PARA TURBINAR A FOTOSSÍNTESE?

Acesse o link abaixo.
Por: Neemias Alvarenga.


                                              FOTOSSÍNTESE

EXTINÇÃO DE ESPÉCIES NO BRASIL

BRASIL TEM PELO MENOS 250 NOVAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

O Brasil ganhou pelo menos 250 novas espécies ameaçadas na última década. Os dados, ainda preliminares, são da lista da fauna em risco que o ICMBio (Instituto Chico Mendes) prepara para o fim de 2014.

A nova lista é a primeira avaliação global do estado de saúde dos animais brasileiros em uma década.

A anterior, publicada em 2004 pelo Ibama, indicava que 627 das cerca de 1.300 espécies avaliadas de anfíbios, répteis, peixes, aves, mamíferos e invertebrados estava sob algum grau de ameaça.
O status de ameaça de extinção é dado segundo categorias definidas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
São elas "vulnerável", "em perigo", "criticamente em perigo", "extinto na natureza" e "extinta", de acordo com diversas medições do tamanho das populações e do grau de fragmentação dos habitats.

Uma instrução normativa publicada na última segunda-feira (3/4) no "Diário Oficial da União" determina uma mudança de estratégia na elaboração da próxima lista: a anterior, elaborada pela Fundação Biodiversitas para o Ibama, olhava apenas as chamadas espécies-candidatas, ou seja, as espécies de um mesmo gênero ou família com problemas em potencial.
"As listas eram encomendas à Biodiversitas com um prazo de desenvolvimento previamente estabelecido e nunca superior a 12-24 meses e com orçamento limitado", diz Gláucia Drummond, superintendente da fundação. "Nessas condições, não era possível avaliar todas as espécies de um dado grupo."
"Isso era tendencioso, porque a gente já sabe que vai ter vulnerabilidade", disse à Folha Ugo Vercillo, coordenador de Espécies Ameaçadas do Instituto Chico Mendes.

Salto - A nova avaliação levará em conta todas as espécies de um determinado grupo, independentemente de suspeitas sobre seu grau de ameaça.
I
sso fará com que o número de espécies avaliadas salte de 1.300 para 10 mil. Até agora só se avaliou 28% desse total. Daí a queda aparente na proporção de ameaçadas (de 50% para 15%).

Vercillo diz, porém, que o número real de animais em perigo aumenta a cada ano.
"O país não para de crescer, as áreas nativas continuam sendo alteradas", afirma.

Um caso que o ICMBio considera preocupante é o dos tubarões. Das 169 espécies brasileiras, duas são consideradas "regionalmente extintas" e 60 estão sob ameaça.

Outro motivo de preocupação é o impacto do aumento da construção de hidrelétricas sobre os peixes.
"Existe [hoje] uma tendência ao aumento de espécies em perigo, tanto para peixes continentais quanto para marinhos", diz Vercillo.
Por outro lado, há também espécies saindo de risco devido a programas de conservação. Até agora, segundo o coordenador do ICMBio, três que estavam ameaçadas em 2003 já deixaram a categoria.

Outras tiveram seu grau de ameaça reduzido, como a arara-azul-de-lear, caso citado por Drummond.

Segundo a bióloga, esforços de conservação no norte da Bahia, habitat da ave, aumentaram o número de indivíduos na natureza. "É provável que sua categoria seja reavaliada, passando de 'criticamente em perigo' para 'em perigo'", diz Drummond. Um alívio. Saiba mais em www.icmbio.gov.br (www.icmbio.gov.br). (Fonte: Claudio Angelo/ Folha.com)

Data da notícia: 09/04/2012 - 00:01:01
Última modificação: 06/04/2012 - 21:20:15


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=81976 ]
Data da exportação: 16/04/2012 - 01:01:34


domingo, 15 de abril de 2012

APRESENTAÇÃO DE JULLIANY 7°A


Acima, a aluna JULLIANY DE JESUS SILVA, do 7° ano A da EMEF Dora Arnizaut Silvares, matutino, São Mateus, ES, apresenta um trabalho sobre o tema: AÇÃO HUMANA NOS BIOMAS.

É a primeira vez que publico vídeo com apresentação de aluno. Estou em fase de teste. Espero publicar outros daqui para frente.

Por: Neemias Alvarenga.

sábado, 14 de abril de 2012

DESMATAMENTO X CRIME ORGANIZADO


O Brasil conseguiu, nos últimos anos, uma diminuição expressiva no desmatamento, especialmente na Amazônia. Mas a taxa ainda é alta (6 mil km² de florestas desmatadas por ano), e o desmatamento cresce em outras partes do mundo. Segundo um novo estudo do Banco Mundial, esses dados mostram que as estratégias atuais para combater o desmate não estão funcionando como deveriam.

O estudo, chamado Justice for Forests: Improving Criminal Justice Efforts to Combat Illegal Logging [Justiça para as florestas: melhorando os esforços da Justiça penal para combater o desmatamento ilegal], considera que as estratégias usadas até o momento – focadas em ações preventivas – não são suficientes, e propõe uma nova abordagem: tratar o desmatamento ilegal como uma ação criminosa, e atuar com força na punição aos crimes ambientais.

Aqui, é preciso fazer uma distinção. Há, no Brasil, a possibilidade de desmatar a floresta legalmente. Para isso, é preciso ter licença de órgãos ambientais e estar de acordo com a legislação, mantendo reserva legal e Áreas de Preservação Permanente. O estudo não foca nesse tipo de desmatamento, apenas no ilegal – madeireiros que invadem propriedades ou florestas públicas, exploram espécies ameaçadas e somem após conseguirem a madeira que queriam, deixando apenas um rastro de destruição – e muitas vezes transformando áreas de florestas em pasto.

Qual é a abordagem proposta pelo Banco Mundial? É ser mais rigoroso com os desmatamentos ilegais. O estudo defende que esses desmates sejam de fato investigados e punidos, que os madeireiros ilegais sejam considerados quadrilhas, e sugere empregar todos os instrumentos de investigação criminal disponíveis para enfrentar esses crimes e combater a corrupção.

No relatório, o Brasil aparece em dois exemplos, um negativo e um positivo. No exemplo negativo, o estudo lembra um caso em maio de 2010, quando um escândalo de corrupção nas autorizações de retirada de madeira levou à prisão de 70 pessoas em Mato Grosso, incluindo servidores da Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e um ex-deputado. “Estudos conduzidos por organizações sem fins lucrativos descobriram que a atividade madeireira ilegal é ligada à corrupção nos mais altos níveis do governo”, diz o texto. No exemplo positivo, o documento lembra uma parceria entre o Ibama e o Greenpeace, no ano 2000, para impedir a extração ilegal de mógno na Amazônia.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMO DEFINIR UM SER VIVO?

O QUE É UM SER VIVO?

Parece incrível, mas os cientistas ainda não sabem dizer com certeza. Ou melhor, não se entendem. A princípio, um ser vivo é qualquer coisa capaz de se reproduzir, evoluir e manter um metabolismo (isto é, produzir energia quando come ou respira). Mas só isso não resolve. O caso dos vírus, por exemplo, divide os pesquisadores. Alguns os consideram vivos, já que sabem se reproduzir. Outros acham que não, pois, para começar, eles surgiram a partir de células, como se fossem um defeito dos organismos. "Os vírus são apenas produtos da matéria viva, como os elementos químicos que produzem as cores de uma flor. O fato de eles terem aprendido a se multiplicar não é suficiente para considerá-los seres vivos", diz o virologista americano Eckard Wimmer, da Universidade de Nova York.

Ele tem trunfos para sustentar sua posição, já que foi o líder da equipe que criou o primeiro vírus em laboratório, uma cópia do vírus da poliomielite, em julho deste ano.
Antes, nenhuma entidade biológica havia sido recriada usando química pura. "Para mim, eles são só produtos químicos. Tanto que nós publicamos a fórmula do vírus da pólio", afirma Wimmer. Sua posição, porém, está longe de ser unânime no meio científico. "Os vírus podem, sim, ser considerados formas de vida. Eles não têm metabolismo próprio, mas utilizam a maquinaria das células em seu benefício. Além disso, evoluem", diz o microbiologista Carlos Menck, da USP. O famoso físico inglês Stephen Hawking botou mais lenha na fogueira ao afirmar, em um artigo chamado Life in the Universe (Vida no Universo), que considera os vírus como seres vivos - os de computador, inclusive: "Esses vírus são programas que fazem cópias de si mesmos na memória da máquina e se transferem para outros computadores.

Como os vírus biológicos, eles contêm apenas instruções, ou ‘genes’, e reprogramam o computador, ou ‘célula’ . Assim, acredito que sejam uma forma de vida". Maluquice? Pode até ser, mas já há biólogos que concordam com ele.

Quanto aos outros seres, não resta dúvida: ácaros, grama, fungos de queijo gorgonzola e tudo o mais que contiver células são, sim, considerados vivos. As minúsculas bactérias, aliás, são tidas como os seres de maior sucesso no planeta, pois se adaptaram a praticamente todos os hábitats e se reproduzem há 3 bilhões de anos. Tudo isso com o organismo mais simples de todos, formado por uma célula só.

Fonte:

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TEXTO DE MARYA LANDIN

Marya Landin Batista Moreira
7° A
EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES.

CÉLULAS:
 Em 1665 Robert Hooke viu pedaços vazios em um pedaço de cortiça e denominou de celas. Hoje, sabemos que existem vários formas de células. Uma célula pode apresentar o núcleo, o citoplasma e a membrana celular, além de algumas organelas.

VÍRUS:
Sobre os vírus estudamos que eles podem ser vistos somente pelo microscópio eletrônico. Sua principal característica é a capacidade de ser um parasito-intracelular.  Possuem também grande capacidade reprodutiva e são mutantes. E foi muito interessante estudar com o professor Neemias sobre os vírus e as células.

REDAÇÃO DE BRENDA

Brenda Gomes Fanticelli
7°C Matutino
E.M.E.F. Dora Arnizaut Silvares SÃO MATEUS-ES

REINOS E VÍRUS
Temos atualmente 06 tipos de reinos. O 1° é o reino Bacteria representado principalmente pelas  atuais bactérias; o 2° é o reino Arqueobacteria onde se agrupam as bactérias mais primitivas. No 3° estão os protozoários  sendo denominado de reino Protista. Os fungos, plantas e animais são representados pelos Reinos Fungi, Vegetal e Animal, respectivamente. As algas, dependendo de suas características, podem pertencer ao reino dos protozoários e ao  reino das bactérias.
Os reinos são diferentes por que seus representantes possuem material genético diferente, forma do corpo e o funcionamento de cada um dos órgãos diferentes.
Os vírus podem ser visto apenas por um microscópio eletrônico, sendo sua principal característica o fato de serem parasitas intra-obrigatório pois conseguem se reproduzir no interior de células vivas. Há pontos de vistas diferentes entre os cientistas no fato de  considerá-los seres vivos ou não-vivos. Podemos prevenir algumas viroses principalmente com aplicação de vacinas. Um sistema imunológico saudável também pode combater alguns tipos de virus.
Os vírus possuem grande capacidade reprodutiva e são chamados de seres Mutantes.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

REDAÇÃO DE JULIO

Abaixo publico mais uma REDAÇÃO elaborada por um de meus alunos do Ensino Fundamental.
Por: Neemias Alvarenga.

ALUNO - JULIO SCARDINI
SERIE – 7ºANO C
EMEF: DORA A. SILVARES
SÃO MATEUS, ES, BRASIL.

CÉLULAS, REINOS e VIRUS:

As células foram descobertas em 1665, por      Robert Hooke analisando a cortiça (descobriu espaços pequenos). O corpo humano é formado por aproximadamente 65 trilhões de células. As células são representadas por varias formas, tais como: triangular, redonda, retangular, prismática, etc. A maioria delas apresenta: membrana celular, citoplasma, núcleo e as organelas.

Existem os seres unicelularesaqueles formados por uma única célula. Exemplo: bactérias. Há também os seres Pluricelularessão formados por varias células. Exemplo: seres humanos.

A maioria dos animais é dividido em Reinos. Esses reinos são diferentes, pois suas espécies apresentam material genético diferente, forma e o funcionamento dos órgãos diferentes, entre algumas outras diferenças. As espécies mais semelhantes são agrupadas no mesmo reino.

Atualmente, existem seis reinos. São eles: Bacteria, Arqueobacteria, Vegetal, Animal, Reino Protista e Reino Fungi.

Vírus – os vírus não estão em nenhum reino e constitui um grupo a parte. Só podem ser visualizados por microscópio eletrônico. Suas Principais características são: parasita intracelular obrigatório, capacidade mutante e grande capacidade reprodutiva. Não são formados por células e muitos podem causar graves doenças a outros seres vivos quando no interior de células vivas.


CORREDOR ECOLÓGICO DE MATA ATLÂNTICA


O Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) acaba de concluir o maior corredor de floresta recuperada do país. É uma faixa de mata que une duas unidades de conservação, formando uma espécie de ponte natural, por onde os animais podem passar em segurança. O corredor de mata junta a Estação Ecológica Mico Leão Preto e o Parque Estadual do Morro do Diabo, ambos na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo. A área tem espécies ameaçadas como o mico-leão preto, a onça pintada e a jaguatirica.

O corrredor serve para juntar as populações de animais, que estavam separadas nas ilhas de vegetação das unidades de conservação. Afinal, a vida dos sem-floresta não é fácil. A faixa de mata ajuda insetos e aves que não conseguem voar muito tempo longe das árvores. Os bichos que passam pelo corredor levam sementes e mudas das plantas. Essa troca genética ajuda a manter a floresta mais saudável do que em pequenos blocos isolados.

“Um dos problemas para a sobrevivência dessas espécies é justamente a perda de hábitat e o corredor é uma das formas de suprir essa necessidade de deslocamento entre as UCs, tanto para alimentação, como para reprodução dos animais”, explica Laury Cullen Jr, do Ipê. Ele coordena um dos principais projetos de preservação das onças do país.

O corredor ecológico levou 10 anos para ficar pronto. Com 700 hectares, envolveu o plantio de 1,4 milhão de árvores. Foi montado juntando áreas de preservação permanente e reservas legais das fazendas entre as unidades de conservação. “Precisamos do apoio dos proprietários dessas terras para isso acontecer. O benefício é para todos os envolvidos já que os grandes produtores adequam a sua área de acordo com a lei”, diz Cullen.

Fonte:

terça-feira, 10 de abril de 2012

TELESCÓPIOS ESPACIAIS DA NASA

NASA ESTENDE MISSÕES DE TELESCÓPIOS ESPACIAIS

As escolhidas foram a sonda Kepler e o telescópio espacial Spitzer, da parte dos EUA, e a sonda Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), como resultado de um relatório lançado pela agência espacial neste ano.
"Isso significa que os cientistas podem continuar usando as três sondas para estudar tudo, desde o nascimento do universo com a Planck, e as galáxias, estrelas, planetas, cometas e asteróides com a Spitzer, enquanto a função da Kepler que é determinar qual a porcentagem de Sol visto como estrelas são potencialmente habitáveis na Terra como planetas", disse Michael Werner, cientista-chefe de Astronomia e Física no JPL.

A prorrogação dos trabalhos da Kepler foi aprovada para até 30 de setembro de 2016. A extensão oferece mais quatro anos para encontrar planetas do tamanho da Terra em zonas habitáveis, isto é, em regiões do sistema planetário onde possam existir água líquida na superfície da órbita do planeta, em torno de estrelas como o Sol na nossa galáxia.

A Spitzer, lançada em 2003, teve mais dois anos prorrogados de sua missão. Em todo esse tempo a sonda continua a oferecer a comunidade astronômica suas únicas imagens infravermelhas. Entre os seus muitos deveres durante a missão, o observatório está sondando as atmosferas de planetas além do Sol e investigam o brilho de algumas das galáxias mais distantes já conhecidas.
J
á a missão Planck vai ser financiada pela Nasa por mais um ano. Lançada em 2009, a sonda está, desde então, recolhendo informações do universo a partir da explosão do bing bang. O grande objetivo da missão é dar pistas sobre a origem, evolução e destino do universo.

Data da notícia: 07/04/2012 - 00:00:48
Última modificação: 06/04/2012 - 20:47:35


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=81963 ]
Data da exportação: 07/04/2012 - 12:01:46


segunda-feira, 9 de abril de 2012

FOTOS DO MUSEL NATURAL DE LONDRES


Segue o link abaixo.
Por: Neemias Alvarenga.


                                             CONCURSO DE FOTOS

domingo, 8 de abril de 2012

ENTRETENIMENTO I: PESCARIA

Prezados: pretendo publicar pelo menos uma vez por mês, um poster que seja diferente da essência do que publico aqui. Vou denominar estas postagens por ENTRETENIMENTO e numerá-las. Abaixo, um vídeo real sobre a PESCARIA. Antes de ve-lo, leia o texto que se segue.

Por: Neemias Alvarenga.


LEIA ANTES:
VOU CONTAR UMA HISTÓRIA QUE ACONTECEU COM UM AMIGO, EM UM DIA DE PESCARIA:

Um dia um amigo foi pescar, jogou o anzol e pegou um tubarão! E não foi nem de dentro do barco, foi da praia mesmo!
Mas rapaiiiz! O negócio não termina aí não, o "pobrema" começou quando ele retirou o tubarão da água e puxou pra areia, não é que veio um jacaré nadando de dentro do mar, saiu da água e tentou abocanhar o tubarão na praia!!!!!!!
Aí, um amigo do meu amigo, deu uma paulada na cabeça dele e botou o bicho pra correr...

Cê acredita?!?!

Não!

Então dá uma olhada no filme abaixo!!!!!!!!!!!!!!
Fonte: enviado pelo meu cunhado Rildo Jorge Martins da Silva.

sábado, 7 de abril de 2012

EINSTEIN E A EXPANSÃO DO UNIVERSO

ESTUDO COMPROVA QUE EINSTEIN ESTAVA CERTO SOBRE EXPANSÃO DO UNIVERSO
Britânicos e alemães afirmam que Teoria de Relatividade elaborada pelo físico é 'incrivelmente precisa'

LONDRES - A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é "incrivelmente precisa", reafirma um estudo publicado nesta sexta-feira, 30, que ressalta os acertos dos cálculos do físico alemão na hora de explicar a expansão do universo.
Dados obtidos nos estudos sobre a Teoria da Relatividade são 'totalmente consistentes'.
A conclusão é de uma pesquisa feita por uma equipe de físicos da Universidade de Portsmouth (Grã-Bretanha) e do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (Alemanha), cujos resultados foram anunciados em um encontro nacional de astronomia na Universidade de Manchester (Inglaterra).
Assim, a expansão do universo poderia ser explicada mediante a teoria de Einstein e a constante cosmológica, uma combinação que representa a resposta "mais simples" para este fenômeno, segundo os especialistas.
Os pesquisadores se centraram no período compreendido entre 5 bilhões e 6 bilhões de anos, quando o universo tinha quase a metade da idade de agora, e realizaram medições com uma precisão "extraordinária". A Teoria da Relatividade de Einstein prediz a velocidade pela qual galáxias muito afastadas entre si se expandem e se distanciam entre si, e a velocidade com a qual o Universo deve estar crescendo na atualidade.
Estes resultados são, segundo a pesquisadora Rita Tojeiro, "a melhor medição da distância intergaláctica já feita, o que significa que os cosmólogos estão mais perto que no passado de compreender por que a expansão do Universo está se acelerando". Neste processo parece ter um grande protagonismo a energia do vazio, relacionada com o período inicial da expansão, e segundo alguns astrofísicos também com a aceleração da expansão do universo.
Na opinião de Rita, o melhor da Teoria Geral da Relatividade de Einstein é que ela pode ser comprovada e que os dados obtidos neste estudo "são totalmente consistentes" com a noção de que esta energia do vazio é a responsável pelo efeito de expansão.
Segundo os especialistas, esta confirmação ajudará os cientistas a compreender melhor o que é que causa este misterioso processo e por que ele acontece. Eles também esperam avançar na pesquisa da matéria escura, aquela que não emite suficiente radiação eletromagnética para ser detectada com os meios técnicos atuais, mas cuja existência pode ser deduzida a partir dos efeitos gravitacionais que causa na matéria visível, tais como as estrelas e as galáxias.
Os físicos calculam que a matéria escura representa cerca de 20% do universo, e o estudo publicado parece respaldar sua existência. "Os resultados não mostram nenhuma evidência de que a energia escura seja simplesmente uma ilusão fruto de nosso pobre entendimento das leis da gravidade", acrescentou Rita.
Fonte:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

NASA: EVOLUÇÃO DA LUA


Vídeo da Nasa revela o satélite natural da Terra

Abaixo, simulação em vídeo feita por cientistas da Nasa mostra o processo evolucionário da Lua, iniciado há cerca de 4,5 bilhões de anos até o que vemos hoje em dia. O vídeo explica como foi a formação das crateras lunares. Em sua produção, foram utilizadas imagens captadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que acompanha o satélite natural da Terra. Belíssimo!

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2012/03/14/a-evolucao-da-lua/, acesso em 17/03/2012, adaptado por
 Neemias Alvarenga.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

NASA: PESQUISA ESPACIAL

NASA é uma sigla em inglês que pode ser traduzida assim: Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço. É uma Agência do governo dos Estados Unidos da América e foi criada em criada em 29 de julho de 1958. Sua missão oficial é "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. É responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. A NASA trabalha em conjunto com agências espaciais do mundo todo, inclusive com a do Brasil. Ela foi responsável pelo envio do homem à Lua e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajam até outros planetas dentro e fora do nosso Sistema Solar. A próxima grande meta, que tem atraído à atenção de todos, será uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho. Seu site oficial é: http://www.nasa.gov/
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/NASA, acesso em 31/03/2012. Adapatado por Neemias.

 
 O VÍDEO ABAIXO foi produzido pela Nave espacial Kepler da NASA e ilustra a descoberta de mais um planeta denominado pelos cientistas de Goldilocks. Ele não pertence ao Sistema Solar mas parece ter estrutura parecido com nosso planeta, o que demonstra que nele pode haver algum tipo de vida. Embora não acredito em vida fora da Terra, a NASA tem nos oferecido bastante dados sobre o Universo o que permite  conhece-lo cada vez melhor.
Por: Neemias Alvarenga.

DISCURSO DE PARANINFO/2012

Prezados: abaixo algumas fotos da Solenidade Comemorativa de Formatura do PROEJA/FIC que ocorreu dia 16/03/2012 na EMEF João Pinto Bandeira, São Mateus/ES. Fui Paraninfo de uma das turmas que se formou. O PROEJA/FIC foi um projeto educacional do MEC, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo - IFES / Unidade de São Mateus/ES e a Prefeitura Local. Nesse projeto, os alunos tiveram a oportunidade de estudar o Ensino Fundamental completo pelo município, enquanto o IFES ficou com a parte prática da formação técnica de cada curso. A solenidade foi marcada pela presença de algumas autoridades públicas e um gostoso jantar ofertado pela Direção da EMEF João Pinto Bandeira. Além das fotos, publico também o pronunciamento que fiz no evento.

                                                       DISCURSO:
ILMOS.SRS. Diretores, Supervisores, Coordenadores, demais autoridades presentes ou representadas, Senhores pais, Senhoras mães dos alunos formandos, queridas professoras e professores, parentes e amigos dos formandos, enfim, a TODOS VOCÊS  desejo uma  BOA NOITE.

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer aos formandos o convite para ser Paraninfo da turma. Foi com grande alegria que aceitei e sinto-me muito honrado por estar aqui hoje.

A conclusão de um curso é a celebração de uma grande conquista. É momento de alegria, felicidade e comemoração. Uma importante etapa da vida de vocês foi vencida. Alguns alunos não conseguiram e hoje não podem receber esta homenagem, mas vocês, mesmo com sofrimento, com muito esforço pessoal, vencendo todas as dificuldades no percurso, conseguiram chegar até hoje e concluíram com êxito o curso.

Não podemos deixar de considerar que este curso foi realizado no período noturno, período que normalmente se reserva para o descanso, para a família, após um dia de trabalho. Todos que aqui estamos, valorizamos a conquista de cada um de vocês. Por tudo isso vocês são merecedores de reconhecimentos e também de aplausos.

Devemos, nós aqui presentes junto com vocês formandos, agradecer a DEUS pela oportunidade de estarmos nesta solenidade, participando deste importante evento.

Acredito que hoje se encerra apenas uma etapa da vida de vocês formandos; outras virão e com o empenho pessoal e dedicação, todos serão bem sucedidos no futuro.

Parabéns e que DEUS na sua infinita bondade e misericórdia, possa continuar abençoando o caminho de cada um nas próximas etapas que vocês deverão viver daqui para frente.

FELICIDADE A TODOS E MUITO OBRIGADO.

Por: Neemias Alvarenga.




segunda-feira, 2 de abril de 2012

ALGUMAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ES

Prezados: abaixo um link que leva a uma reportagem sobre algumas Unidades de Conservação do ES (UCs) publicada hoje no  JORNAL A GAZETA ON LINE. Para acessar, clique abaixo.

Por: Neemias Alvarenga.


               PARQUES ESTADUAIS DO ES

TRAILER: A ERA DO GELO 4


Prezados: o vídeo acima é do filme A ERA DO GELO 4, que será lançado brevemente.

Abraços, Neemias.

domingo, 1 de abril de 2012

VÍDEO: EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA


Prezados alunos: o vídeo acima é apenas um Trailer do filme: LORAX, EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA. Um jovem  procura saber como foi o processo de desmatamento do planeta para ajudar na preservação da TRÚFULA, uma árvore em extinção. O filme será lançado em breve. Vale a pena conferir.

Por: Neemias Alvarenga.

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores