LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MODELOS DE ÁTOMOS


PREZADOS ALUNOS DA EJA (noturno, João Pinto Bandeira):



Há vários modelos que tentam explicar como é a forma real de um átomo. Abaixo seguem trés desses modelos.

Em 1907 o cientista Rutherford propôs um  modelo atômico que ficou conhecido pela semelhança do átomo com o modelo de nosso Sistema Solar.

ÁTOMO  DE RUTHERFORD ((1871-1937)




Outro cientista denominado Bohr (1888-1962) descreveu um modelo em que os elétrons ao se movimentar em torno do núcleo, descreviam órbitas circulares, fixas e definidas como se vê no esquema abaixo.

 ÁTOMO DE BOHR (1888-1962)





No modelo atual, aceita-se que há uma "nuvem eletrônica" ao redor do núcleo em que ocorrem zonas ou regiões do átomo onde se encontram os elétrons. (orbitais). Abaixo o esquema mais aceito até o momento.


 MODELO ATÔMICO ATUAL.


Fonte: texto adaptado por Neemias do link: http://quarksegluoes.blogspot.com.br/search/label/%C3%A1tomo

ORGANISMOS BENTÔNICOS

                              SERES BENTÔNICOS:

São  seres que vivem fixos , se arrastam  ou se alojam no fundo do mar e  se afastam pouco do fundo. Muitas algas, esponjas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar são exemplos de representantes de seres. 

Podem ser classificados como:

Epifauna: vivem sobre o sedimento marinho.
Endofauna: vivem dentro do sedimento marinho.

Texto copiado do Google e adaptado por Neemias.


Seguem algumas imagens desses seres abaixo.







 

Fonte:
https://www.google.com.br/search?q=seres+bent%C3%B4nicos&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=4mkvUeKzGPS40gGBroCgCw&sqi=2&ved=0CGAQsAQ&biw=1600&bih=785, acesso em 28/02/2012.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ALGUMAS FUNÇÕES DO SANGUE HUMANO


PREZADOS ALUNOS E ALUNAS DOS 8° s ANOS DA ESCOLA DORA: ABAIXO, ALGUNS ESQUEMAS COM NOMES DE CÉLULAS SANGUÍNEAS.  SEGUE TAMBÉM UM TEXTO, ONDE VOCÊS ENCONTRARÃO MARCADOS DE AZUL, 03 FUNÇÕES BÁSICAS DO SANGUE, O QUE RESPONDE A QUESTÃO DA PESQUISA SOLICITADA HOJE EM SALA DE AULA.

ABRAÇOS, NEEMIAS.










Plaquetas
Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sanguínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias.
 

Glóbulos vermelhos
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos (do grego, eruthrós = vermelho, e kútos = célula) são anucleados, possuem aspecto de disco bicôncavo e diâmetro de cerca de 7,2 m m. São ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio, a importante função desempenhada pelas hemácias.


Glóbulos brancos
Glóbulos brancos, também chamados de leucócitos (do grego, leukós = branco), são células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo.
Essa atividade pode ser exercida por fagocitose ou por meio da produção de proteínas de defesa, os anticorpos.
Costuma-se classificar os glóbulos brancos de acordo com a presença ou ausência, em seu citoplasma, de grânulos específicos, e agranulócitos, os que não contêm granulações específicas, comuns a qualquer célula.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AMBIENTE LACUSTRE

Prezados alunos dos 7°s anos do Dora.
Abaixo, uma imagem de um AMBIENTE LACUSTRE.
Abraços, Neemias.



PLÂNCTON MARINHO


PREZADOS ALUNOS DO S 7° s ANOS DO DORA: ABAIXO UM PEQUENO TEXTO EXPLICANDO MELHOR SOBRE O PLÂNCTON QUE PODE SER DIVIDIDO EM FITOPLÂNCTON E ZOOPLÂNCTON. COM ISSO FICA RESPONDIDA A QUESTÃO DE PESQUISA QUE FOI SOLICITADO HOJE NA SALA.

ABRAÇOS, NEEMIAS.
                                                                   

TEXTO:
O plâncton (plankton = errante) é formado pelo conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Apesar de muitos possuírem movimentos próprios, os seres planctônicos são fracos demais para vencer a força da correnteza e das ondas. 

Esses organismos distinguem-se com base na cadeia alimentar marinha em: o
fitoplâncton (autotróficos) e o zooplâncton (heterotróficos). 

Os principais organismos planctônicos são: as algas microscópicas, os protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos (copépodos, ostrácodas e o Krill), larvas de vários animais e as medusas. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

IMAGEM DE UM ÁTOMO


nova imagem do núcleo atômico

PREZADOS ALUNOS DA EJA DA ESCOLA JOÃO PINTO BANDEIRA: 

SEGUE ACIMA UM ESQUEMA DE UM ÁTOMO, CONTEÚDO DISCUTIDO NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA. NOTE NA REGIÃO CENTRAL O NÚCLEO ( que contém prótons e neutrons) E OBSERVE OS ELÉTRONS (bolinhas pequenas) GIRANDO NA ELETROSFERA, AO REDOR DO NÚCLEO.

ABRAÇOS, NEEMIAS.







ABRAHAM LINCOLN


PREZADOS ALUNOS: SEGUE ABAIXO TEXTO LIDO E DISCUTIDO NO PRIMEIRO DIA DE AULA DO CORRENTE ANO. SE QUISEREM SABER MAIS SOBRE LINCOLN, ACESSEM O SITE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Lincoln.

ABRAÇOS, NEEMIAS.


Prefácio Póstumo

Meu prezado senhor,

A vida fez de mim um homem bem familiarizado com as decepções.

Aos 23 anos, tentei um cargo na política e perdi. Aos 24, abri uma loja que não deu certo. Aos 32, tentei um negócio de advocacia com amigos, mas logo rompemos a sociedade. Ainda naquele ano, tive um grave colapso nervoso e passei um bom tempo no hospital. Com 45 anos, disputei uma cadeira no Senado e não ganhei. Aos 47, concorri à nomeação pelo Partido Republicano para a Eleição Geral e fui derrotado. Aos 49, tentei o Senado e fracassei novamente. Mas, aos 51 anos, finalmente, fui eleito presidente dos Estados Unidos da América.

Por isso, não me venha falar de dificuldades, tropeços ou fracassos. Não me interessa saber se você falhou. O que me interessa é se você soube aceitar o tropeço.

Todos os infortúnios, que vivi me tornaram um homem mais forte, me ensinaram lições importantes. Aprendi a tolerar os medíocres; afinal, Deus deve amá-los, porque fez vários deles. Aprendi que os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis. Aprendi que, quando se descobre que uma opinião está errada, é preciso descartá-la. Aprendi que a melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades. Aprendi que nunca se deve mudar de cavalo no meio do rio.

Se você está vivendo um momento temporário de fracasso, posso afirmar, com certeza da minha maturidade, ou dolorida experiência, que você jamais falhará se estiver determinado.

Por mais que você encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Pois saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassados, mas de homens que tombaram antes de vencer.

Sinceramente,


ABRAHAM LINCOLN
16° Presidente norte-americano.

ESQUEMA DE UMA CÉLULA COM ORGANELAS

PREZADOS ALUNOS DOS 8°S ANOS DA ESCOLA DORA, SÃO MATEUS, ES:

CONFORME PROMETIDO, SEGUE ABAIXO O ESQUEMA DE UMA CÉLULA COM ALGUMAS ORGANELAS, CONTEÚDO ESTUDADO   NAS DUAS PRIMEIRAS AULAS DESTE ANO.

ABRAÇOS E ATÉ AMANHÃ.
NEEMIAS.

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores