LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DICAS CIENTÍFICAS PARA UMA FAMÍLIA FELIZ

5 dicas para ter uma família feliz


Família perfeita é invenção de comercial de margarina. Mas ser feliz em casa, apesar das brigas, é bem possível. Dá uma olha nas dicas da ciência pra aprender os truques e ter uma família feliz.

COMAM SEMPRE JUNTOS
Café da manhã, almoço e janta. Não desperdice esse momento fora de casa. Pesquisadores da Universidade de Michigan analisou a vida de crianças americanas entre 1981 e 1997. E descobriram que crianças que fazem as refeições junto com os pais se envolvem menos em problemas(drogas, gravidez na adolescência, suicídio, etc) e tiram notas melhores na escola. Talvez seja impossível repetir o ritual todos os dias, é verdade. Mas outra pesquisa, do pessoal da Universidade Columbia, garante que reunir a família pelo menos uma vez por semana para jantar ou almoçar já melhora o comportamento das crianças.

COMPARTILHE AS HISTÓRIAS
A história de luta dos seus pais ou avôs, seja ela qual for, provavelmente te enche de orgulho. E isso reflete positivamente na sua autoestima. Palavra de pesquisadores que entrevistaram 40 famílias e gravaram as conversas entre eles na mesa de jantar. Em seguida, fizeram vários testes psicológicos com as crianças: aquelas que conheciam a história de seus antepassados (e se orgulhavam) eram as mais felizes, com autoestima alta, e tendiam a se sentir mais donas da própria vida.

DIMINUA O ESTRESSE
Essa é difícil, claro. E óbvia: menos estresse, maior a felicidade. Estudos mostram que pais estressados deixam as crianças doentes (enfraquecem o sistema imunológico delas), com riscos maiores de ter obesidade, doenças mentais, alergias e diabetes.

DEIXE AS CRIANÇAS DECIDIREM
Quantas vezes seus pais matricularam você em atividades que você nunca quis fazer? Bem, talvez não tenha sido a melhor das ideias. Segundo cientistas da Universidade da Califórnia, crianças que planejam seu próprio tempo, estipulam suas metas, escolhem prêmios e castigos, e avaliam por si só os resultados desenvolvem melhor o córtex pré-frontal. Isso dá a elas maior controle sobre a própria vida e os tornam mais disciplinados e conscientes de suas escolhas.

MANTENHA A AVÓ POR PERTO
Pesquisadores avaliaram 66 estudos sobre a relação entre avós e a felicidade das crianças. E perceberam que a presença constante da avó deixa as crianças menos estressadas. Por quê? Bem, é que elas sempre passam ensinamentos sobre sociabilidade, como compreensão e compaixão. Numa outra pesquisa, dessa vez da Universidade Brigham Young, 408 adolescentes contaram sobre a relação com os avós. Aqueles que se saíam melhor na escola e mostravam maior preocupação com os colegas tinham uma relação mais próxima com os velhinhos da família.

Fonte:

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HOJE É DIA DO MÉDICO

Dia do Médico: Paulo Niemeyer é homenageado

Neurocirurgião fala sobre avanços e tratamentos revolucionários 


Uma das profissões mais tradicionais e fundamental na preservação da vida é homenageada nesta sexta-feira, 18 de outubro: Dia do Médico. Em uma solenidade nesta quinta-feira, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro entregou a tradicional placa "Médico do Ano" ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, considerado um dos melhores profissionais do país e responsável pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), inaugurado no mês de julho, no Rio de Janeiro.  

Em entrevista ao Jornal do Brasil, Paulo Niemeyer Filho comentou sobre o futuro da Medicina e os seus principais avanços no Brasil e a maior participação do país no mercado internacional. Desde julho, o neurocirurgião está à frente do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, um projeto pioneiro no Brasil  e que tem todas as suas atividades voltadas para os tratamentos das doenças do cérebro. O atendimento é através do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com tecnologia de ponta na área da neurocirurgia. Foram investidos pelo governo Estadual  R$ 80 milhões em obras e equipamentos de última geração, com a construção de 44 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 56 leitos de enfermaria. 

Jornal do Brasil - Quais são as previsões para a Medicina, os tratamentos que devem surpreender os pacientes em pouco tempo?
Paulo Niemeyer Filho- Estamos entrando numa nova era da medicina. Cada vez mais ouviremos falar em biologia molecular, genética, imunologia e terapias celulares. Atualmente vários tipos de cânceres já são curados ou controlados por esses métodos. A cura do câncer jamais será pela cirurgia. Doenças familiares e degenerativas serão corrigidas ou evitadas pela manipulação genética. E, certamente, os transplantes de órgãos se tornarão coisa do passado com o progresso das células tronco.
Neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho

Jornal do Brasil - E quais os avanços na área que ainda devem demorar a chegar ao país? 
Paulo Niemeyer Filho Apesar dos desníveis sociais, o Brasil, hoje, é um pais rico, aberto e participante da comunidade científica internacional. Toda tecnologia moderna e recente é adquirida e incorporada com rapidez. Estamos ainda atrasados nas pesquisas, por razões diversas, mas em igualdade com os demais países em suas aplicações. Há muito tempo não se ouve dizer de alguém que foi se tratar no exterior por necessidade.

Jornal do Brasil - Quais são os seus estudos prioritários neste momento?
Paulo Niemeyer Filho - Tenho me dedicado muito as doenças vasculares cerebrais e a neuro-oncologia. Essa ultima, vem tendo grande desenvolvimento, tanto na parte cirúrgica, com o advento de novos equipamentos, como na parte genética, o que vem permitindo uma medicina mais personalizada, identificando, por exemplo, os tumores que respondem a quimioterapia

Jornal do Brasil - Na sua avaliação, o médico brasileiro está preparado para os avanços na medicina?
Paulo Niemeyer Filho A medicina brasileira acompanha os avanços sócio-econômicos do país já que, como em todos os lugares, é dependente de investimentos, equipamentos etc. O médico brasileiro está conectado aos grandes centros pela internet, tele-medicina, viagens etc, e é presença de destaque em todos os grandes congressos do mundo.

Jornal do Brasil - No Dia do Médico, qual o presente ideal para a classe? 
Paulo Niemeyer FilhoO presente ideal para a classe seria um governo que visse a educação e a saúde com seriedade e como prioridade máxima.

Fonte:

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

REDAÇÃO DE RAFAEL

 REDAÇÃO SOBRE O SISTEMA EXCRETOR HUMANO

A falha no funcionamento dos rins é um distúrbio. Estão entre esses distúrbios a Insuficiência Renal, os cálculos renais e as infecções renais freqüentes. Nos casos mais severos de Insuficiência renal, passa a haver acumulo de sangue de resíduos produzidos pelo organismo. A hemodiálise é uma técnica usada para purificar o sangue de indivíduos com os rins muitos comprometidos. Essa técnica consiste no uso de uma maquina que funciona como se fosse um rim. Outro distúrbio relacionado ao sistema urinário são as pedras nos rins chamados cientificamente cálculos renais. Os cálculos renais muitas vezes são expelidos espontaneamente. Atualmente existem técnicas nas quais maquinas especiais quebram os cálculos renais em pedaços menores usando ultra-som. Quando não expelido naturalmente os cálculos renais devem ser removidos cirurgicamente.

Nome: RAFAEL OLIVEIRA ROCHA COSTA
Série: 8º ano    Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares       Cidade: São Mateus/ES-Brasil.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

O PRIMEIRO PROFESSOR DO BRASIL

SAIBA MAIS SOBRE JOSÉ DE ANCHIETA, O PRIMEIRO PROFESSOR NO BRASIL

 Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia.
Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.


Padre Anchieta, o primeiro mestre-escola do Brasil

O primeiro mestre-escola do Brasil foi o padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus, ordem religiosa que foi fundada por Inácio de Loyola, com finalidades de apostolado religioso, quer dizer, converter os gentios e educá-los para o cristianismo.

José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553, depois de ter estudado na Universidade de Coimbra e ter feito o seu aprendizado religioso. Muito devoto da Virgem Maria, resolveu dedicar-se a ela. Tudo o que fez na vida foi em função do seu amor por ela.
Naquela época, nos campos de Piratininga, que é hoje São Paulo, o padre Manuel da Nóbrega, também jesuíta, fundou uma escola para educar os índios. Para ajudá-lo nessa missão, é o que Anchieta veio para o Brasil.

Muito jovem, mas dedicado, começou a lecionar aos índios, mamelucos (que são os filhos de brancos com índios), assim como aos brancos também. Numa cabana de barro, coberta de palha, o primeiro mestre-escola do Brasil tinha uma classe de leitura.

Além de professor, era médico, enfermeiro e advogado dos índios, isto é, quando os brancos pretendiam disfarçadamente escravizá-los, Anchieta os defendia junto às autoridades. Uma vez, depois de uma briga entre índios e brancos, enquanto se negociava a paz, Anchieta ficou como refém dos índios, em Iperoig. 

Durante esse tempo em que ele foi uma espécie de prisioneiro, escreveu nas areias da praia versos a Virgem Maria, que o tornaram um dos mais importantes poetas do Brasil.

Aprendeu o guarani, língua dos índios, para melhorar compreender sua maneira de viver. Escreveu a primeira gramática dessa língua. Morreu aos 64 anos de idade, ele, que viera com apenas 20 anos para o Brasil, cercado dos selvícolas, como sempre viveu. Foi o Apostolo do Brasil. E o seu primeiro mestre-escola.

Fonte:

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SALAMANDRAS GIGANTES

ESQUEÇA AQUELA SALAMANDRA PEQUERRUCHA QUE VOCÊ CONHECE, A VERSÃO GIGANTE É MUITO MAIS LEGAL

Claro que você já ouviu falar das salamandras. Aquele bichinho vermelhinho de 10 cm de comprimento, miticamente associado ao fogo, que vive nos rios e é muito bonitinho.
Essa é uma boa descrição pra algumas salamandras, mas não pra todas. Tá faltando talvez mencionar as duas espécies gigantes que vivem na China e no Japão, que medem mais de 1,5 m e pesam 60 kg!
E o tamanho não é a única qualidade bizarra dessa criatura. Seus apelidos contam muito bem essas histórias. No Japão, elas são chamadas de peixe-pimenta. Porque quando ameaçadas, elas liberam uma substância na água que cheira a… (suspense) pimenta. E seu apelido chinês é peixe-criança. “Uau, criança?!” Yep! Porque além do fato de pesar e medir o mesmo que uma criança (bem grandinha, eu diria), ela faz um som remotamente parecido com o grito de uma criança. (Taí uma coisa que eu não quero ouvir de noite.)
Você quer mais coisas estranhas sobre o bicho? Ok.
- Elas crescem tanto porque buscam chegar ao estágio adulto, mas, na verdade, nunca chegam lá.
- Elas comem peixes inteiros! (Difícil imaginar aquela pequeninha comendo alguma coisa maior que um inseto…)
- Para encontrar comida, elas não usam a visão, pois a delas é horrível. Usam o olfato mega-desenvolvido e sensores especiais na pele que detectam vibrações na água.
- Quando sabem que um peixe está próximo, elas abrem a boca (e até deslocam sua mandíbula pra abrir ainda mais), expandem bastante a garganta, criando uma sucção muito forte que traz litros de água pra dentro e, claro, tudo o que estiver nadando ali na frente.
- Além de ir até a superfície pra respirar, elas também respiram pela pele. (Ok, isso é bem normal pros anfíbios, mas achei que a lista estaria incompleta sem mencionar esse fato.)
- E pra fechar: o mundo~~científico~ descobriu as salamandras gigantes fossilizadas antes das vivas! Achavam que era um animal pré-histórico e “surpresa!”, um belo dia encontraram uma viva praticamente igual àquela do fóssil. Elas praticamente não mudaram nada nesses 20 milhões de anos. E é difícil encontrá-la porque ela é muito ~tímida e mal sai da sua toca. E se é pra sair, ela sai de noite.
Fonte:


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MAMÍFEROS ESTRANHOS

ORNITORRINCO                                                            
                       



Foto: Auscape International
   EQUIDNA



Filhotes de ornitorrinco
                                                

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ESCORPIÕES NO ESPÍRITO SANTO

MAIS DE 7 MIL PESSOAS SÃO PICADAS POR ESCORPIÃO EM TRÊS ANOS NO ES.

Desde 2004, os acidentes envolvendo picada de escorpião ultrapassaram os causados pelas cobras em todo o Brasil. No Espírito Santo não foi diferente. De 2009 a 2012, foram registradas por aqui 7.154 ocorrências dessa natureza (11 mortes), que trazem mais risco para crianças de 0 a 10 anos e idosos com idade acima de 65 anos.
Os motivos para o crescimento de acidentes escorpiônicos são vários. Um dos principais é a expansão das zonas urbanas, que cada vez mais invadem áreas rurais - onde fica o habitat natural desses animais. O acúmulo de lixo e entulhos e o clima quente úmido também criam condições propícias.
De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Animais Peçonhentos, Denise Souza Pimentel, outro fator importante é que os escorpiões são atraídos para as cidades devido à farta oferta de comida – no caso, baratas – que vivem em ambientes onde há falta de limpeza adequada.

Curso
Com o objetivo de minimizar os acidentes com escorpião, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) escolheu Colatina, uma das quatro cidades capixabas que mais notificam essas ocorrências (veja abaixo), para sediar um curso sobre o assunto voltado para técnicos municipais e estaduais.
O encontro será realizado entre segunda (07) e sexta-feira (11) e terá a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Butantan (SP). "Convidamos técnicos de 16 municípios, a maioria com alto índice de acidentes. Nosso objetivo é que atuem como multiplicadores nos locais de origem", explica a referência técnica.
Ao longo da semana, haverá aulas teóricas e práticas, incluindo a captura, manejo e identificação do escorpião. Um dos pontos principais será o trabalho de prevenção, que deve ser feito em parceria com a população. "A população tem a sua parcela de participação na prevenção, devendo evitar o acúmulo de entulhos e lixo", ressalta Denise.
 Escorpiões no ES
O escorpião amarelo é o mais comum no território capixaba. Apresenta patas amarelas, tronco escuro, uma mancha escura e serrilha no fim da cauda. Embora menos frequente, o escorpião marrom também é encontrado no Espírito Santo. Tem tronco marrom e patas amareladas com manchas escuras e cauda marrom avermelhada.
Como se prevenir
- Não guardar lixo, entulhos e materiais de construção;
- Tampar buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
- Usar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;
- Manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros;
- Combater insetos, principalmente baratas e cupins, que servem de alimento para os escorpiões;
- Preservar animais que se alimentam de escorpiões, como seriemas, corujas, sapos, lagartixas, galinhas, macacos e quatis;
- Limpar terrenos baldios;
- Usar calçados e luvas nas atividades de jardinagem;
- Ter cuidado ao calçar sapatos e vestir roupas.
 O que fazer em caso de acidente
Limpar o local com água e sabão e levar a vítima ao serviço de saúde mais próximo para avaliação médica. Pode ser feito compressas mornas e analgésicos para alívio da dor. A dor no local da picada, mesmo se for intensa ou irradiada, não tem indicação de soroterapia.
O Centro de Atendimento Toxicológico da Sesa (Toxcen) também pode ser acionado pela população em geral ou profissionais da saúde por meio do telefone 0800 283 99 04. A ligação é gratuita e serviço funciona 24 horas por dia.
 Municípios que mais notificaram de 2009 a 2012
Barra de São Francisco: 1.253
São Gabriel da Palha: 771
Nova Venécia: 767
Colatina: 661

Fonte:

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FALTA DE PRESTIGIO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS


NENHUMA UNIVERSIDADE DO BRASIL ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

O Brasil não tem nenhuma Universidade na lista das 200 melhores do mundo, segundo o Times Higher Education (THE). A Universidade de São Paulo (USP), que já esteve na 158° colocação, não apareceu na lista e agora está entre 226° a 250° lugares.

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) caiu da faixa dos 251° a 275° para a dos 301º a 350º lugares. Os Estados Unidos lideram o ranking com 77 Instituições entre as 200 melhores. A campeã é o Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH).

Fonte:
JORNAL IMPRESSO A TRIBUNA, VITÓRIA, ES, 03/10/2013, página 6.



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

REDAÇÃO DE JAMILI

 No mundo existem milhões de aves, sendo que algumas estão ameaçadas de extinção. Vou citar cinco exemplos de aves: galinhas, pombos, pardais, beija-flor e pinguim. As aves pertencem ao grupo de vertebrados, isso quer dizer que elas possuem ossos, sua respiração é pulmonar, possuem corpo repleto de penas, um bico e também tem  dois membros importantes para o voo: as asas. A fertilização de uma ave é interna e os filhotes nascem por meio de ovos. As aves apresentam ovo amniótico e em algumas espécies os ovos são protegidos até mesmo pelo macho. Algumas espécies de aves evoluíram até os dias de hoje perdendo sua habilidade para voar. Alguns exemplos são as avestruzes, pinguins e emas. Nos pinguins os membros estão adaptados para nadar. Cada ave tem um tipo de bico diferente: uns longos, outros finos e pequenos, outros grossos e longos. Cada bico permite que a ave explore diferentes fontes de alimento. Tem bico que serve para quebrar sementes, tirar néctar e rasgar a carne, por exemplo. As patas de uma ave também têm algumas adaptações. Outras adaptações que permitiram uma eficiente conquista do espaço aéreo nas aves são: não possuir dentes, asas ligados aos músculos peitorais, ossos pneumáticos, sacos aéreos e endotermia.



ALUNA - Jamili Teixera Santana Zani  
TURMA- 7°C - matutino
ESCOLA: EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS, ES-BRASIL.


POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores