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O FILHOTE

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CRONOGRAMA AVALIATIVO 7ºS DORA



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO 1º TRIMESTRE
EMEF: DORA ARNIZAUT SILVARES  - Fevereiro/2014.

TURMA: 7 ºs
DIA
CONTÉUDOS
VALOR
1ª PROVA
21/03/2014
CONCEITOS ECOLÓGICOS;
BIOMAS BRASILEIROS
11,0
2ª PROVA
15/04/2014
AÇÃO HUMANA NOS BIOMAS;
CADEIA ALIMENTAR;
VIRUS
10,0




SEMINÁRIOS



GRUPO 1
28/04/2014
CONCEITOS ECOLÓGICOS
7,0
GRUPO 2
28/04/2014
BIOMAS BRASILEIROS
7,0
GRUPO 3
28/04/2014
AÇÃO NOS BIOMAS  e CADEIA ALIMENTAR
7,0
GRUPO 4
29/04/2014
VÍRUS e REINOS
7,0
GRUPO 5
29/04/2014
PORÍFEROS
7,0

CRONOGRAMA AVALIATIVO 8ºS ANOS DORA

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO 1º TRIMESTRE
                                               EMEF: DORA ARNIZAUT SILVARES -  Fevereiro/2014.

TURMA: 8ºs
DIA
CONTÉUDOS
VALOR
1ª PROVA
21/03/2014
REVISÃO SOBRE CÉLULAS;
SISTEMA REPRODUTOR HUMANO
11,0
2ª PROVA
15/04/2014
DSTs;
MÉT. ANTICONCEPCIONAIS
10,0




SEMINÁRIOS



GRUPO 1
28/04/2014
REVISÃO SOBRE CÉLULAS
7,0
GRUPO 2
28/04/2014
SIST. REPROD. HUMANO
7,0
GRUPO 3
28/04/2014
DSTs
7,0
GRUPO 4
29/04/2014
MÉT. ANT
7,0
GRUPO 5
29/04/2014
MATA ATLÂNTICA
7,0

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

VIVEIRO DE MUDAS EM SÃO MATEUS, ES.

Prezados. Recordando um pouquinho, achei uma fotografia do período inicial da implantação de um viveiro de mudas nativas em nosso município. Na época, atuava como um dos Biólogos do Centro Sócio Cultural José Bahia (CSCJB). Em parceria com a Petrobras, ajudamos na recuperação de 32 nascentes, plantando mudas nativas no entorno de cada nascente. Hoje, o CSCJB também em parceria com a Petrobras, está ajudando na restauração da restinga do Parque Estadual de Itaúnas, Conceição da Barra. Um dos Biólogos responsáveis é o Sr. Marcos Giovanelli que também aparece na foto abaixo junto com a Marivan, diretora do CSCJB.





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

INTERNET NA SOCIEDADE

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA SOCIEDADE
Novas formas de comunicação, possibilidade de exploração de novas oportunidades, inclusão social, descentralização da informação, cultura e educação. Veja a importância da internet.Vivemos em um mundo de constantes transformações, a cada nova geração mudam-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. Creio que a nossa geração ficará marcada pelas transformações causadas pela internet, mas final, qual importância da internet na sociedade atual? Para tentar responder esta pergunta, elenquei alguns pontos que considero fundamentais.

Novas formas de comunicação

A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como o Skype, o email, as redes sociais como o Orkut, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.
Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.

Descentralização da informação, cultura e educação

Este é um ponto que reflete bem a importância da internet na sociedade, pois com a internet, a informação, cultura e educação deixaram de ser privilégio de alguns apenas. Para sustentar esta tese cito os seguintes itens:
·                                 A Wikipedia já é a maior enciclopédia do mundo. Então, para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso à enciclopédia Britânica, por exemplo, agora pode consultar livremente o que quiser na Wikipedia.
·                                 A educação a distância é uma realidade no Brasil com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação a distância.
·                                 Livros gratuitos na internet, blogs dos mais variados assuntos, serviços de mapas e passeios virtuais que permitem você conhecer diversas cidades, como: Roma, Milão, Nova Iorque, entre outras.

Aparente diminuição das diferenças sociais

Por todos os itens citados acima, as diferenças sociais parecem ter diminuído, mas é bom lembrar que a internet ainda não é acessada por todas as pessoas e o custo ainda é elevado.

Possibilidade de exploração de novas oportunidades

A importância da internet na sociedade também pode ser atribuída às inúmeras oportunidades que podem ser exploradas pela internet. Veja alguns exemplos:

·                                 Viagens virtuais. 
Viajar é caro, precisa tempo, saúde, entre outras necessidades. Usando um recurso como o Google Street View, por exemplo, é possível fazer uma viagem virtual por praticamente qualquer lugar do mundo. Veja um exemplo aqui.
·                                 Trabalhar pela internet. 
Este é um modelo que começa a aparecer no Brasil como alternativa ao trânsito, alto custo da manutenção de equipes dentro das empresas, entre outros.

·                                 Prestação de serviços. 
As empresas que focam a comunicação via internet com seus clientes só tem a ganhar e os consumidores também. Muitas empresas usam o Twitter, Facebook, blogs e outros canais para comunicar novidades, atender clientes, resolver problemas e ganhar confiança.


·                                 Informação. 
O que você precisa saber? Uma receita de bolo? Porque surgiu a segunda guerra mundial? Qual a diferença entre faculdade e universidade? Na internet encontramos respostas para as mais diversas dúvidas e ela constitui uma enorme base de conhecimentos gerais.

Promove a inclusão social

Creio que este ponto ainda seja um sonho, pois inclusão social vai muito além de inclusão digital, mas creio que a internet seja um bom começo para fazermos uma verdadeira inclusão social no Brasil.
Ainda é preciso aprender a explorar todas as oportunidades que ela oferece. O governo precisa fazer isso, as empresas precisam fazer e principalmente as pessoas também. Não basta estar conectado, é preciso explorar e ai perceber que estamos vivendo uma grande revolução no conhecimento e na maneira de nos relacionarmos com o mundo.
Estes são alguns pontos que considerei para demonstrar a importância da internet na sociedade, contudo não são os únicos e certamente a internet tem contribuído positivamente em diversos setores da nossa sociedade.

PERGUNTAS SOBRE O TEXTO:
1.       Em que canais da internet as empresas podem se comunicar com os seus clientes?
2.       Escreva duas vantagens de se trabalhar pela Internet?
3.       Cite 03 informações que podemos pesquisar na Internet:
4.       Que aplicativo pode ser usado para fazer uma viagem on line?
5.       O que é a Wikipedia?
6.       Cite 02 formas que você se comunica pela Internet:
7.       Agora responda com sinceridade: você como aluno (a) , pode ficar sem Internet?Justifique:



sábado, 15 de fevereiro de 2014

A PROVÁVEL EXTINÇÃO DO BOTO COR-DE-ROSA

Prezados alunos: ao lerem o texto abaixo, observem não só a questão de cunho ambiental envolvida, mas também o descaso que há com os órgãos ambientais. No último parágrafo observem um fato também grave relacionado a questão ética: a ação de determinados pescadores em vender um peixe como se ele fosse de uma espécie que  não é.
Por: Neemias.

Uso de botos-cor-de-rosa como isca pode levá-los à extinção na Amazônia

Animal vem sendo usado na pesca do peixe piracatinga em 35 comunidades da região

AMAZONAS - Os botos-cor-de-rosa, encontrados tradicionalmente na Amazônia, estão sob ameaça. Especialmente na região do Baixo Rio Purus, no estado do Amazonas. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Piagaçu (IPI) e pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) em 35 comunidades de pescadores em área de reserva de desenvolvimento sustentável, o animal está sendo morto e usado como isca para a pesca do peixe piracatinga (Callophysus macropterus), segundo informações da Agência Brasil.

O trabalho teve a colaboração da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e contou com a liderança da pesquisadora Sannie Muniz Brum, que apontou que, no longo prazo, caso nenhuma medida seja tomada agora, a prática pode acabar levando à extinção do chamado “golfinho da Amazônia”.

Segundo a coordenadora adjunta do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Carla Marques, não há pessoal suficiente para exercer uma fiscalização contínua na região. O ICMBio fiscaliza as áreas dentro das unidades de conservação e o Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se encarrega de fiscalizar fora dessas unidades.- Os órgãos têm pouco contingente para atender a uma região como a Amazônia. Algumas ações ocorrem em parceria com a Polícia Federal e as polícias locais, mas são pontuais. A gente não consegue estar presente o tempo todo. E a pesca continua – disse Carla à Agência.

Além de uma fiscalização mais rigorosa e permanente, a pesquisadora Sannie Brum defendeu a necessidade de se levar às comunidades que habitam em áreas protegidas informações para que saibam que é crime usar botos-cor-de-rosa como isca para a pesca. Segundo a pesquisadora, a mortalidade é elevada na região do Baixo Purus devido à atividade de pesca da piracatinga. Considerando 15 toneladas pescadas somente na região, de acordo com relato dos próprios pescadores, a estimativa é que até 144 botos-cor-de-rosa sejam mortos por ano para virar isca.

A situação se agrava considerando que os golfinhos têm uma reprodução lenta. As fêmeas têm uma gestação de cerca de dez meses e, após o nascimento, podem cuidar dos filhotes por até quatro anos. Com isso, a inserção de novos botos na natureza é demorada. Sannie diz que a morte de uma grande quantidade desses animais pode inviabilizar a manutenção da espécie.

Segundo a Agência Brasil, Sannie Brum pretende começar uma nova pesquisa para descobrir o que pode ser usado como alternativa de isca para a pesca da piracatinga. Trata-se de um tipo de peixe que se alimenta de carne morta ou em putrefação. Por isso, é rejeitado como alimento pelos próprios pescadores.

Sannie Brum explicou que apesar disso, eles vendem o produto para mercados de São Paulo, do Paraná e do Nordeste e, inclusive, para outros países, como a Colômbia. Para isso, usam o nome fantasia de “douradinha”. Como é vendido sob a forma de filé, a piracatinga acaba sendo comprada pelos consumidores que o confundem com um peixe nobre, a dourada (Brachyplathystoma flavicans).

Fonte:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

HORTA E ABORDAGEM AMBIENTAL NAS ESCOLAS

ABORDAGEM AMBIENTAL NAS ESCOLAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA

A Educação Ambiental (EA) é uma temática complexa, interdisciplinar, que envolve temas múltiplos dentro de uma visão sócioambiental, com fortes vínculos políticos, com atitudes e práticas de ações transformadoras.

Respaldos jurídicos para trabalhar a EA nas escolas podem ser encontrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/97) e mais recentemente, na Lei 9.795/99 (Política Nacional do Meio Ambiente) entre outras leis. Os PCN incluíram em seu conteúdo os temas transversais que devem permear os conteúdos das diferentes disciplinas escolares, tais como: Ética, Pluralismo Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientações Sexuais.

Alguns tópicos que podem ser pontuados nas escolas em relação à EA são: seu caráter político; seu viés transformador de hábitos e costumes; nova relação entre ser humano/ambiente, a circulação de saberes para construção de novos conhecimentos, a ideia de uma sociedade menos excludente e mais igualitária, o respeito e valorização da sóciodiversidade e o contexto local/planetário que deve permear as ações em EA.

Os pontos apresentados no parágrafo anterior podem inferir num novo modelo de ensinar, aprender e compreender o mundo contemporâneo. Esse novo modelo de educação deve permitir a mescla dos conhecimentos científicos com os saberes populares. Deve permitir uma nova dinâmica entre o ser humano e o ambiente. Deve permitir as mudanças de atitudes diante dos problemas socioambientais, incorporando em suas ações a concepção do desenvolvimento sustentável, que procura aliar o desenvolvimento econômico com os valores de preservação do meio ambiente, tarefa das mais difíceis dentro do contexto da EA e um grande desafio para nosso século.

A EA propõe uma concepção que tenta ultrapassar a ética antropocêntrica, em que o ser humano era visto como o centro do planeta e teria todas as liberdades para explorar a natureza a qualquer custo. O novo viés que a EA estabelece é que a educação seja crítica, emancipadora e transformadora das condições sociais das pessoas e que se possa ter ações que visem à preservação do meio ambiente.

Algumas das muitas ações que podem ser trabalhadas na Escola com abordagem pedagógica ambiental são citadas abaixo e posteriormente uma delas será discutida dentro do contexto da EA. Destacam-se entre as várias ações: horta na escola, construção de viveiro de mudas nativas, construção de tanques para produção de peixes, construção de tanques para tratamento de esgoto, usinas de reciclagem, visitações em nascentes, reservas, museus, fazendas, sítios, fragmentos florestais, mangues, restingas, entre outras.

Os conteúdos ligados à construção de uma horta na escola podem ter várias abordagens. Uma delas está ligada à diversidade de seres vivos que podem ser encontrados nela. Alguns desses seres poderão ser visualizados a olho nu (seres macroscópicos). Destacam-se as ervas medicinais (hortelã, capim-cidreira, alecrim), as raízes (cenoura, beterraba), os vegetais folhosos (couve, alface) e outras opções como o tomate, manjericão, quiabo, pepino entre tantas outras. Seres vivos microscópicos como os fungos e bactérias poderão entrar na discussão de elementos bióticos importantes no equilíbrio ecológico da horta. A importância de elementos abióticos como a luz, água, tipo de solo e os sais fornecerão importantes discussões para se trabalhar com os alunos à interdependência que há entre os seres vivos e os não vivos. 

Um tema ligado fortemente à horta diz respeito ao tipo de alimentação que se pode ter. O que pode ser melhor para a saúde: uma alimentação altamente industrializada ou uma dieta que tenha como base a oferta de produtos mais naturais. Qual a importância das vitaminas, fibras, proteínas, presentes numa alimentação saudável? Em se tratando de alimentação industrializada, por que se deve ter prazo de validade? O que se acrescenta a esse tipo de alimentação para que eles possam durar mais tempo? E a merenda escolar? O que se está servindo às crianças na Escola? Como pode ser feito o reaproveitamento de sobras alimentares. 

Uma importante ação que pode contribuir para o aproveitamento da horta na escola é a produção de adubo orgânico a partir de restos e cascas de alguns alimentos naturais. Podem-se aproveitar cascas de bananas, ovos, cenouras, restos de folhas como alface, couve, entre outras na produção de um adubo mais natural. Cabe discutir então o uso dos agrotóxicos, a produção do lixo seco e suas implicações na saúde das pessoas. .Aliado à produção de adubo orgânico, pode-se construir um minhocário e então trabalhar a importância desse Anelídeo para as plantações e para o solo.

Sobre a destinação do lixo não orgânico, pode se falar dos lixões a céu aberto. Quais as conseqüências que isso pode impor ao ser humano e ao ambiente. Pode ser ressaltada a geração de resíduos tóxicos como o chorume, que contamina o lençol de água, afetando nascentes e rios oriundos dele. Nos lixões ocorre proliferação de insetos e mamíferos que podem causar doenças ao ser humano. Entra nesse contexto, a importância do saneamento básico e a correta destinação dos resíduos sólidos. A escola pode funcionar com posto de separação e coleta do lixo, quem sabe até como uma indústria de reciclagem. Nesse ponto podem ser discutidas outras formas de descarte, como aterros sanitários, projetos de reciclagem e geração de energia elétrica. Por isso, foi mencionado no primeiro parágrafo, o caráter político da EA. Os alunos, pais, professores, diretores, demais funcionários da escola, devem se unir para levar a associação de moradores da(s) comunidade(s) que vivem no entorno da escola a temática sobre os resíduos e quem sabe, conseguir tratar o assunto na câmara de vereadores, no intuito de se discutir como o município tem tratada a destinação final dos resíduos sólidos e de que forma pode-se ter uma coleta viabilizada por parâmetros ambientais corretos.

As questões do lixo ultrapassam os muros da escola e podem despertar discussões em âmbitos mais longe: o que o lixo pode causar no ambiente marinho? E no ambiente urbano: qual a relação entre lixo e as enchentes nas cidades?

As atividades relacionadas à horta podem ser desdobradas em vários contextos que devem ser trabalhadas dentro e fora da escola. Dentro da escola, destaca-se a produção de oficinas pedagógicas, jogos, músicas, arte, teatro, construção do minhocário, de um terrário, produção de cartazes, além de palestras, textos escritos e on-line, vídeos, aulas em PowerPoint, todos focadas em questões socioambientais a partir da horta. Fora da escola as atividades podem ser: arrecadação de alimentos para doações, visitas de estudo ao manguezal, a restinga, nascentes, em áreas degradadas, em sítios e fazendas da região, fábricas. É importante ressaltar que antes da visitas deve-se estudar o que o pátio da escola tem em relação à diversidade de plantas, animais e lixo, entre outros tópicos.

As opções para se trabalhar com a EA nas escolas existem e podem ser colocadas em prática. A horta é apenas uma delas. O que pode ser trabalhado a partir da horta não foi totalmente explorado neste texto. Há vários conteúdos relacionados à horta que podem ser trabalhados de forma transdisciplinar na escola. Que possamos nos engajar na tentativa de contribuir para a nossa melhor qualidade de vida hoje sem esquecer de pensar no futuro.

 Texto iniciado em 08/02/2014 e finalizado em 13/02/2014.


 Bibliografia consultada:

Barros, Maria de Lourdes Teixeira, Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais - Rio de Janeiro, Ministério da Educação, FNDE, Editora MR Bens LTDA, 1ª Edição, 2009.

ALGUNS NOMES CIENTÍFICOS DE ANIMAIS

  1. Águia dourada Aquila chrysaetus
  2. Anta Tapirus terrestris
  3. Avestruz Struthio camelus
  4. Aranha caranguejeira Grammostola mollicoma
  5. Barata Blatta orientalis
  6. Bicho-preguiça - Choloepus didactilus
  7. Camaleão - Iguana iguana
  8. Cascavel Crotalus durissus
  9. Ganso Anser domesticus
  10. Girafa Giraffa camelopardis
  11. João-de-Barro Furnarius rufus
  12. Lobo Canis lupus
  13. Pato - Anas Platyrhynchos
  14. Peru - Meleagris gallopavo
  15. Raposa Vulpes vulpes
  16. Tamanduá Mirmecofaga tridactila
  17. Saúva (formiga) Atta sexdens
  18. Tucano Ramphastus tucanus

IMAGENS DE ANIMAIS EXTINTOS



MAMUTE
DINOSSAUROS
         

DODO

URUS


LOBO DA TASMÂNIA

IMAGENS DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Tamanduá-bandeira

onça pintada
               
Lobo-guará
arara-azul


mico leão dourado
         




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