LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 24 de junho de 2015

2ª PARCERIA DORA X UFES

Prezados (as). Abaixo estão algumas fotos das seis aulas na EMEF Dora Arnizaut Silvares realizadas em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Essas aulas ocorreram no mês de Junho/2015. Houve um planejamento prévio entre o professor de Ciências da EMEF Dora e a aluna do mestrado em Ensino na Educação Básica, também professora de Ciências Jane Victal. Ministrei quatro aulas teóricas sobre o Sistema Respiratório na sala de aula. A professora Jane, ministrou duas aulas práticas sobre o mesmo conteúdo, na sala de vídeo. Ela trouxe todos os materiais das  duas práticas, bem como, microscópio, aparelho data-show e note book da UFES. A professora Jane está sendo orientada em seu mestrado pela professora da UFES Karina Carvalho Mancine, doutora em Biologia Celular e professora da Universidade. Graças a essa parceria, os alunos e alunas puderam entrar em contato com o mundo da microscopia, visualizando hemácias, células de cebola, células de bochecha, células mucosas e células ciliares, ambas, da traquéia humana. Os alunos fizeram várias atividades avaliativas após as aulas. Responderam questionário, fizeram redação e apresentaram textos. Puderam também ter acesso ao microscópio caseiro, feito com peças simples, mas que dá um bom retorno. No final das 06 aulas, a professora Jane e o professor que escreve este blog, reuniram-se para uma avaliação e concluíram que o resultado foi satisfatório. Relato que aprendi muito com a parceria. Tirei algumas dúvidas que tinha em relação ao conteúdo. Os alunos aprovaram a iniciativa. Neemias.
Seguem fotos:


 
 

 

 

 
 

 

 



domingo, 21 de junho de 2015

CRONOGRAMA: ATIVIDADES FEIRA 2015

Prezados alunos e alunas: abaixo vocês poderão ver um CRONOGRAMA de todas as atividades que faremos dentro do PROJETO FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS/2015. Ainda deverá ser lançado um EDITAL para inscrição dos projetos. Estamos aguardando. Aconselho que vocês imprimam ou copiem o referido Cronograma e colem no CADERNO DE BORDO de vocês.

Abraços, Neemias.

    E.M.E.F. “Dora. Arnizaut Silvares”
PROJETO FEIRA/2015
ENCONTROS PRESENCIAIS e VISITAS TÉCNICAS:
ENCONTROS
DATA:
AÇÕES:
03/06
PROFESSOR:
APRESENTAÇÃO DO PROJETO aos PAIS e DIREÇÃO

17/06
PROFESSOR:
APRESENTAÇÃO DO PROJETO aos  ALUNOS 

ALUNOS: 1ª PESQUISASOBRE VIVEIROS FLORESTAIS

01/07
PROFESSOR:
OLHAR CADERNO DE BORDO   
PASSAR 2º PESQUISA: VEGETAÇÃO NATIVA NOS BIOMAS

ALUNOS: DEBATE SOBRE 1ª PESQUISA

08/07
PROFESSOR: 1ª PALESTRA SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO

ALUNOS: DEBATE SOBRE 2ª PESQUISA
ELABORAR TEXTO SOBRE MÉTODO CIENTÍFICO (15 LINHAS)

22/07
PROFESSOR: 2ª PALESTRA SOBRE NASCENTES

ALUNOS:
APRESENTAÇÃO SOBRE TEXTO MÉTODO CIENTÍFICO
ELABORAR TEXTO SOBRE NASCENTES (20 LINHAS)

29/07
PROFESSOR: 3ª PALESTRA SOBRE APA DE CONCEIÇÃO DA BARRA

ALUNOS:
APRESENTAÇÃO SOBRE NASCENTES
ELABORAR TEXTO COM 20 LINHAS SOBRE APA DA BARRA



05/08
PROFESSOR: OLHAR O CADERNO DE BORDO

ALUNOS:
APRESENTAÇÃO DO TEXTO SOBRE APA



16/09
PROFESSOR: OLHAR O CADERNO DE BORDO

ALUNOS:
APRESENTAÇÃO: FORMULÁRIOS DA PESQUISA






    








VISITAS
DATA:
LOCAL:
12/08
VIVEIRO DO JOSÉ BAHIA

19/08
VIVEIRO DO JOSÉ BAHIA

26/08
RESERVA VALE DO RIO DOCE

09/09
APA DE CONCEIÇÃO DA BARRA








  





















OBSERVAÇÕES:
SERÁ PROPOSTO UMA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO PÁTIO DA EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES ENTRE OS DIAS 23 e 30/09/2015.

A APRESENTAÇÃO NA 1ª FEIRA MUNICIPAL OCORRERÁ ENTRE OS DIAS 13  e 14/10/2015. Deve-se aguardar a divulgação do EDITAL.

OS LOCAIS DE ENCONTROS PRESENCIAIS SERÁ NA EMEF DORA A. SILVARES.

TODOS OS ENCONTROS PRESENCIAIS DEVERÃO OCORRER ÀS 14:00 HORAS NA SALA DE VÍDEO.

TODOS OS ENCONTROS PRESENCIAIS E VISITAS TÉCNICAS TERÃO UMA PAUTA PARA ASSINATURA DOS ALUNOS.

OS HORÁRIOS DE IDA E VOLTA DAS VISITAS TÉCNICAS AINDA SERÁ DEFINIDO.
  

Professores: Neemias e Merian (Ciências).

21/06/2015, São Mateus, ES.

sábado, 20 de junho de 2015

FORMIGAS PRATEADAS DO DESERTO

A FORMIGA PRATEADA, MUITO ENCONTRADA NO DESERTO DO SAARA, SUPORTA UMA TEMPERATURA CORPORAL DE 53,6 GRAUS.

Em novo estudo, publicado nesta semana na revista Science, um grupo entomologistas dos Estados Unidos e da Suíça descobriu como as formigas do Saara suportam o calor do deserto: elas possuem um revestimento de pelos de prata que controla as ondas eletromagnéticas, melhorando a quantidade de radiação refletida e aperfeiçoando a capacidade de emissão de energia de seu corpo. Em outras palavras a proteção mantém o corpo em boa temperatura.

A Cataglyphis bombycina, conhecida como formiga prateada do Saara, pertence a uma espécie dominante nas dunas de areia do norte da África. Seus ninhos são enormes e profundos, com múltiplas entradas distribuídas por vários metros. Trata-se de um dos animais terrestres que mais tolera altas temperaturas: o corpo suporta até 53,6 graus, sem males.

A equipe de cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e do Instituto de Pesquisa Cerebral de Zurique, na Suíça, foi a primeira a descobrir que esse revestimento de pelos de prata da formiga, em formato triangular e transversal, não só melhora a reflexão da radiação, filtrando raios solares, como aperfeiçoa a capacidade de emissão de energia do corpo desse inseto. O efeito de resfriamento funciona sempre que as formigas estão expostas ao sol, reduzindo a sua temperatura corporal de cinco a dez graus.

 .................................................................................................................................................................

Para os cientistas, o fato de as formigas prateadas conseguirem manipular ondas eletromagnéticas levou essas formigas a evoluírem uma solução biológica para melhor adaptar o animal em seu ambiente natural.



Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/como-a-formiga-aguenta-o-calor-do-saara, acesso em 20/06/2015 – adaptado por Neemias.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

1ª PARCERIA: DORA E UFES

Parcerias entre uma Universidade e uma Escola de Ensino Fundamental pode ser bem bacana. As estudantes e monitoras do PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM BIOLOGIA CELULAR do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a seguir denominadas: Elizângela Rodrigues Santos, Debora de Meneses Souza, Bruna Rodrigues Pianca e Dillyane de Brito Oliveira Motto, estiveram hoje pela manhã na EMEF Dora Arnizaut Silvares. Na oportunidade apresentaram aos alunos dos 7ºs e 8°s anos do Dora várias organelas celulares que elas construíram a partir de Biscuit. Essas alunas são orientadas pela professora KARINA CARVALHO MANCINI que é Doutora em Biologia Celular e professora atual do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEUNES/UFES. Outras parcerias entre a EMEF Dora e o CEUNES/UFES estão a caminho.

Grato às monitoras. Grato a professora Karina pelo belo trabalho e parceria. Grato a DIREÇÃO, SUPERVISÃO e COORDENAÇÃO da EMEF Dora que não medem esforços para promover esses encontros. Um agradecimento especial a todos os ALUNOS e ALUNAS  da EMEF Dora que hoje participaram das aulas práticas e demonstraram respeito e bom comportamento. Abaixo algumas fotos das apresentações.

Neemias.





quinta-feira, 18 de junho de 2015

APRESENTAÇÕES 2º ENCONTRO FEIRA/2015

Abaixo, como prometido, os três links com as apresentações do 2º encontro presencial.

VÍDEO: MUITO DESGASTE POUCO PLANEJAMENTO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


MODELO 1ª PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Bom trabalho a todos. Neemias.

IMAGENS DE UM CORAÇÃO HUMANO




Observar: Aurículas (Átrios) , os Ventrículos, 
o Miocárdio, o Epicárdio (Pericárdio) e o Endocárdio. Neemias.

IMAGEM DE MINHOCA

Observar os anéis e o clitelo. Neemias.

domingo, 14 de junho de 2015

VÍDEO: COAGULAÇÃO DO SANGUE

Acessar o Link abaixo. Neemias.

                                 COAGULAÇÃO SANGUÍNEA

sábado, 13 de junho de 2015

2º ENCONTRO PRESENCIAL FEIRA/2015

    E.M.E.F. “Dora. Arnizaut Silvares”

Data: 17/06/2015 
Local: Sala de vídeo da EMEF DORA               Horário: 15:00 horas

2ª REUNIÃO PRESENCIAL: PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS/2015.
 PAUTA:
1.    Pequena reapresentação do projeto. Observar os tópicos do modelo escrito.

2.    Caderno de Bordo para cada grupo de 03 (três) alunos.

3.    Recolher o e-mail de cada aluno em ficha própria.

4.    Importância da consulta ao blog e  e-mail.

5.    TRABALHO EM EQUIPE:

6.    1ª Pesquisa Bibliográfica: MOSTRAR UM MODELO PADRÃO
TEMA: O QUE É COM COMO FUNCIONA UM VIVEIRO FLORESTAL.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

REDAÇÃO DE LUANDA

REDAÇÃO SOBRE ALGUNS VERMES:

Os Platelmintos apresentam uma perigosa característica: podem provocar doenças ao ser humano. Essas doenças recebem o nome de Parasitoses ou Verminoses. O Sistema Digestório desses vermes é incompleto: possui apenas uma abertura que funciona como boca e ânus. Diferente do grupo dos Cnidários, os Platelmintos são considerados animais triblásticos pois se originam a partir de três tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme. Esses vermes podem viver em solo, água e também parasitar o ser humano entre outros seres vivos. Alguns são hermafroditas, isto é, o mesmo indivíduo produz espermatozóides e óvulos. Podem apresentar em seu ciclo de vida um hospedeiro intermediário, que no caso das tênias são o porco e o boi, e o hospedeiro definitivo, que em muitos casos é o ser humano. Para evitar a Teníase, o ser humano deve evitar ingerir carnes de boi e porco mal cozidas.

Os Nematódeos também causam doenças ao ser humano. Podem ser considerados mais evoluídos que os Platelmintos, pelo menos por apresentar duas características: um Sistema Digestório completo com boca e ânus e uma cutícula ou tegumento externo formado por colágeno que protege o corpo desses vermes contra a ação de enzimas digestivas. Possuem dimorfismo sexual, diferente do hermafroditismo encontrado em alguns Platelmintos. Assim, em alguns desses vermes podemos ter o macho e a fêmea da espécie. Em muitos casos, o corpo desses vermes tem a forma mais cilíndrica, contrastando  com o formato mais achatado de alguns vermes Platelmintos.

Aluna: LUANDA DA SILVA PEREIRA
Série: 7º Ano A
EMEF: Dora Arnizaut Silvares

São Mateus, ES, Brasil.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

GOLFINHOS VIRAM PRESAS DE URSOS

URSOS POLARES ESTÃO MATANDO E COMENDO GOLFINHOS POR CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL

Normalmente os mamíferos marinhos só chegam ao Polo Norte no verão, mas este ano chegaram na primavera


LONDRES - Pela primeira vez em suas vidas os ursos polares estão matando e comendo golfinhos. Isto acontece porque os mamíferos marinhos ficaram presos no Oceano Ártico por causa do aquecimento global — normalmente eles só chegam ao Polo Norte no verão, mas este ano chegaram na primavera e estão fazendo o banquete dos ursos.

Os ursos caçam os golfinhos da mesma maneira que pegam as focas que estão acostumados a comer. Tanto os golfinhos quanto as focas fazem buracos no gelo para respirar. E os ursos esperam exatamente por esse momento. Os pesquisadores observaram o novo comportamento pela primeira vez ano passado. Pelo menos seis ursos diferentes foram vistos comendo golfinhos desde então, relata o jornal “Independent”.
Depois de comer os golfinhos, os ursos cobrem a carcaça com gelo e guardam um pouco para depois, o que também é novo para os ursos e pode indicar que eles estão com escassez de alimentos. Os pesquisadores dizem, inclusive, que os ursos estão “muito magros”.
O habitat dos ursos polares encolheu drasticamente com o aquecimento do Ártico. E isso também parece ter aprisionado os golfinhos.
“Achamos que os golfinhos ficaram presos no gelo depois que ventos fortes nos dias anteriores os forçaram a subir para a superfície para respirar”, escrevem os autores.
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 



domingo, 7 de junho de 2015

OUTRO OLHAR SOBRE O MUNDO

Acessar o link abaixo. Neemias.



                                   ÓCULOS DO FUTURO

sábado, 6 de junho de 2015

BITUCAS DE CIGARRO PODEM SER RECICLADAS

Descartadas aos milhões, bitucas viram papel, adubo e combustível.

"É um lixo incômodo, deixa cheiro ruim, a gente quer se ver logo longe dele", diz a estudante Gabriela Paes, 20, segundos após apagar uma bituca, na avenida Paulista.

Dos seis cigarros que Gabriela fuma por dia, ao menos metade, segundo sua própria estimativa, acaba nas vias por onde passa. Como ela, outros passantes dão o mesmo destino à ponta, contribuindo para a soma das 34 milhões de bitucas jogadas por dia na Grande São Paulo.

Uma parte muito pequena é reaproveitada, segundo a Rede Papel Bituca. A ONG recicla esse lixo disperso em São Paulo, transformando-o em papel, com o apoio da Universidade de Brasília. Em três anos, reciclou seis milhões de pontas.
"Levamos os coletores e buscamos as bitucas. Elas são trituradas e passam por um liquidificador industrial para virar papel", explica o engenheiro Rafael Siqueira, um dos criadores do programa.
"Poucos estabelecimentos destinam bitucas para reciclagem. Por isso, fazemos campanhas de educação."



Uma pesquisa de 2011 da publicação científica norte-americana "Tobacco Control" estima que as bitucas representem de 22% a 36% do lixo visível nas metrópoles.
Como Siqueira, outros empreendedores enxergaram aí uma oportunidade. Um deles, o projeto Coletor Ambiental, transforma o acetato de celulose das pontas em adubo para grama. Para financiar a coleta, a empresa que desenvolve a iniciativa vende publicidade nos coletores.

Já a empresa Bituca Verde achou um cliente na indústria de cimento. "As bitucas podem substituir a queima de carvão vegetal em fornos industriais", diz o gerente Jorge Henrique Barbosa.

Segundo ele, a substituição do carvão pelas bitucas chega a 25% entre alguns dos seus clientes, e o mercado poderia ser até três vezes maior, caso a indústria tabagista fechasse um acordo setorial, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010.
"A lei prevê responsabilidade compartilhada do resíduo pós-consumo, de quem produz e de quem consome. Os fabricantes poderiam ser os maiores financiadores da reciclagem, mas o prazo para um acordo venceu em agosto, e não parece haver interesse em tocar na questão por enquanto", diz ele.

A Abifumo (Associação Brasileira da Indústria do Fumo) afirmou por meio de nota que o setor "está analisando o assunto".

Fonte:

sexta-feira, 5 de junho de 2015

NO FUTURO, O ENVELHECIMENTO PODERÁ SER REVERTIDO

Cientistas descobrem técnica para frear ou reverter o envelhecimento.

Já pensou nunca ficar velho? Deixar rugas, cabelos brancos e outras marcas da idade de lado? Pois bem, a ciência deu um passo importantíssimo neste sentido, encontrando evidências sobre o envelhecimento que podem fazer com que ele seja evitado ou até revertido através de manipulações genéticas.

Os cientistas liderados pelo espanhol Juan Carlos Izpisua descobriram que o envelhecimento está diretamente ligado à epigenética, método que mostra informações às células sobre o que elas devem fazer com cada gene. Assim sendo, um método de edição da epigenética poderia fazer com que as informações passadas “não se desgastassem com o tempo”.

As primeiras pesquisas começaram em torno do desenvolvimento de equipamento tecnológico que possa combater a perda de informação epigenética. O objetivo da “edição” é ativar e desativar genes de modo que o envelhecimento possa ser freado. Para isso, o primeiro teste foi feito com um gene relativo à Síndrome de Werner, que causa envelhecimento precoce.

Os resultados dessa primeira edição mostraram que a Síndrome de Werner é causada por uma ruptura que é processo-chave para o envelhecimento. Com a manipulação epigenética, os cientistas tentam uma via de eliminar esse tipo de atividade e, assim, eliminar o envelhecimento. Um avanço nessa área é visto como crucial no processo de regeneração do organismo e sua perda de eficácia com o tempo.


Diferente do que se pode pensar, esse tipo de pesquisa não levará a uma eventual vida eterna das pessoas. Isso porque, com o passar do tempo, os próprios sistemas de reparação que seriam manipulados perdem sua eficácia.

A tentativa, então, é muito mais focada ao combate de doenças como o câncer e de sintomas mais evidentes do envelhecimento. Segundo a equipe, o avanço seria crucial para dar uma vida saudável a qualquer pessoa até sua morte em um futuro próximo.

 

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/cientistas-descobrem-t%C3%A9cnica-para-frear-ou-reverter-o-envelhecimento-151829508.html, acesso em 01/06/2015.





quinta-feira, 4 de junho de 2015

FOTOS: INÍCIO DO PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS/2015

Prezados (as). Abaixo algumas fotos da palestra que fiz no dia 03/06/2015 para os pais, mães, alunos e alunas dos 7ºs e 8°s anos da EMEF Dora. Essa palestra teve como objetivo apresentar o projeto denominado: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ATRAVÉS DE VIVEIRO FLORESTAL. Dos 24 alunos e pais convidados , houve a presença de todos os 24 alunos e 20 pais, sendo que os 04 pais faltosos mandaram justificativa por escrito e deverão, após o feriado, comparecer na EMEF Dora para conversar com o professor. A palestra é o marco inicial da execução do projeto. O projeto escrito ainda não está finalizado: passa por algumas modificações para atender a demanda que se exige no Edital da Feira que em breve será lançado. Mesmo que o projeto não seja selecionado via Edital para ser apresentado na Feira de Ciências do município de São Mateus, ES, faremos uma apresentação interna no pátio da EMEF Dora. Todos os pais estão cientes das cinco etapas do projeto e que apenas 03 alunos poderão fazer a apresentação na Feira, conforme Edital a ser lançado. Houve uma pauta que foi assinada por todos, sendo que uma cópia ficou como registro na EMEF Dora e outra com o professor. Todos os alunos, na oportunidade, receberam um Kit formado por bolsa, caneta, folder, boné,  camisa e bloco de anotações. Esse Kit foi doado pelo CENTRO SÓCIO CULTURAL AMBIENTAL JOSÉ BAHIA (CSCAJB) que será parceiro do projeto. Outras parcerias já estão firmadas com a EMEF Dora Arnizaut Silvares, EMEF João Pinto Bandeira e Secretaria Municipal de Educação de São Mateus, ES. A professora de Ciências Merian Sodré acompanhará algumas etapas do projeto. Outras parcerias estão sendo buscadas e espera-se que o CEUNES/UFES possa também nos ajudar na execução do trabalho. Neemias.









terça-feira, 2 de junho de 2015

DIMINUIÇÃO DO DESMATAMENTO NA MATA ATLÂNTICA

Bons ventos na Mata Atlântica

Boa notícia: desmatamento na Mata Atlântica caiu 24%

Há exatamente um ano eu estreava minha colaboração neste Blog do Planeta com informações pouco animadoras – o anúncio de que o desmatamento voltava a avançar sobre as florestas nativas da Mata Atlântica. Neste 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, volto a tratar do tema, mas com boas novas.
O último relatório do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que a SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgam hoje para marcar a data, indica que o desmatamento do bioma recuou 24%. Dos 17 Estados monitorados, 11 apresentaram queda nesses índices. O estudo aponta a perda de 18.267 hectares (ha) entre os anos de 2013 e 2014, frente aos 23.948 ha desmatados no período anterior, de 2012 a 2013.  O Atlas tem patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan.

Para completar a notícia positiva, nove Estados apresentaram desmatamentos menores do que 100 ha, o equivalente a 1 Km2. Estados importantes, como São Paulo (61 ha), Rio Grande do Sul (40 ha), Pernambuco (32 ha), Goiás (25 ha), Espírito Santo (20 ha), Alagoas (14 ha), Rio de Janeiro (12 ha), Sergipe (10 ha) e Paraíba (6 ha).
Com tais números, esses Estados caminham para o nível do desmatamento zero no bioma, especialmente o desflorestamento ilegal, e abrem oportunidades para outro importante debate: a necessidade de se recuperar as áreas já devastadas.
A meta foi abordada recentemente, em 13 de maio, no primeiro Encontro dos Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica, realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, com a presença de oito secretários – Artur Bruno (Ceará), André Côrrea (Rio de Janeiro), Rodrigo Judice (Espírito Santo), Ana Maria Pellini (Rio Grande do Sul), Luis Henrique Carvalho (Piauí), Patricia Iglecias Lemos (São Paulo), Claudio Alexandre Ayres da Costa (Alagoas) e Ricardo José Soavinki (Paraná) – e mais seis representantes de secretarias.
O encontro foi o ponto de partida para um diálogo e a elaboração de uma carta conjunta, intitulada “Uma nova história para a Mata Atlântica”, que deverá contribuir para um compromisso das autoridades em ampliar a cobertura florestal nativa e perseguir o objetivo de zerar o desmatamento ilegal no bioma até 2018.
Isto porque os 12,5% da Mata Atlântica que restam de pé prestam diversos serviços ambientais essenciais, como a conservação das águas que abastecem as nossas cidades e a estabilidade dos solos, tão importantes à agropecuária. Portanto, restaurar o que se perdeu deve ser uma agenda estratégica para o país, principalmente nas regiões das bacias hidrográficas, protegendo assim as nascentes e todo o fluxo hídrico que abastecem as nossas cidades.
Produção de grãos avança sobre a Mata Atlântica
Infelizmente, nem tudo é comemoração no aniversário da floresta mais ameaçada do país. O Atlas observou grandes desmatamentos em três Estados – Piauí, Minas Gerais e Bahia; e Estados que ainda merecem atenção, apesar da redução: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Piauí foi o Estado campeão de desmatamento no ano, com 5.626 ha. Um único município piauiense, Eliseu Martins, foi responsável por 23% do total dos desflorestamentos observados no período, com 4.287 ha. Este município está ao lado de dois municípios que foram campeões de desmatamento no período anterior.
É o segundo ano consecutivo que o Atlas observa padrão de desmatamento nos municípios ao sul do Piauí, onde se concentra a produção de grãos. No período anterior, entre 2012 e 2013, foram desmatados 6.633 ha em municípios da mesma região, com destaque para Manoel Emídio (3.164 ha) e Alvorada do Gurguéia (2.460 ha). Este avanço é próximo de dois Parques Nacionais, o da Serra das Confusões – o maior parque nacional da Mata Atlântica, com mais de 800 mil hectares – e o da Serra da Capivara, além de uma área importante e extremamente ameaçada, a Serra Vermelha, onde ambientalistas lutam pela preservação e criação de um Parque Nacional.
Os números são alarmantes e reforçam mais o debate sobre a proteção da Mata Atlântica no Piauí. Esses municípios, que compõem uma importante região de fronteira agrícola, estão em regiões de transição entre a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga -  áreas incluídas no Mapa de Aplicação da Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06), que protege seus ecossistemas associados e deve ser cumprida.
No oeste da Bahia está o segundo município com maior registro de desmatamento no período – Baianópolis, com 1.522 ha. O motivo é semelhante aos dos desmatamentos observados no Piauí: fronteira agrícola e expansão de produção de grãos em áreas de transição de Mata Atlântica e Cerrado. Com 4.672 ha desmatados, a Bahia foi o terceiro Estado que mais desmatou o bioma entre 2013 e 2014.
Apesar da posição de segundo Estado que mais desmatou a floresta entre 2013 e 2014, com 5.608 ha, Minas Gerais reduziu em 34% o desmatamento se comparado ao período anterior. Esta é a segunda queda consecutiva na taxa de desmatamento em Minas, que no ano anterior já havia reduzido em 22%.
O recuo é resultado de moratória que desde junho de 2013 impede a concessão de licenças e autorizações para supressão de vegetação nativa no bioma. A ação foi autorizada pelo Governo de Minas Gerais, após solicitação da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério Público Estadual.
Sabemos que a expansão agrícola é importante economicamente para o Brasil, mas não podemos mais ter o desmatamento como o preço a pagar pela geração de riqueza. Por isto entraremos com solicitações de moratórias de desmatamento aos Governos dos Estados do Piauí e da Bahia, a exemplo do que ocorreu em Minas Gerais.

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores