LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA

Prezados: continuando a execução do  projeto I FECIMA estivemos na APA de Conceição da Barra no dia 09/09/2015.

A visita técnica iniciou-se a partir da vegetação fixadora de dunas, próximo ao litoral e terminou em mata fechada. Na trilha, os alunos observaram os diferentes tipos de comunidades vegetais da Restinga e puderam compreender que o solo arenoso de origem marinha ajuda a definir esta rica vegetação.

Observaram que próxima às dunas tem-se uma vegetação mais rasteira. A partir daí, em direção ao continente, aparecem arbustos com predominância, entre outras, do "coquinho de guriri" e mais adiante, ocorrem árvores de mata fechada.

Parece que os diferentes níveis do lençol freático e a camada de serrapilheira encontrada em mata fechada da restinga contribuem para as formações fisionômicas diferentes. Provavelmente, a competição das espécies pelo sol interfere no maior crescimento de alguns vegetais na mata.

Visualizaram-se alguns ninhos da Atta robusta, formiga dispersora de sementes e fezes de cachorro do mato, outro importante dispersor. Pode ser notada espécies de angiospermas em pleno processo de frutificação.


O biólogo Marcos Giovanelli, do Centro Sócio Cultural Ambiental José Bahia esteve presente e ajudou na apresentação da Restinga aos alunos. Abaixo, seguem algumas fotos.
































domingo, 20 de setembro de 2015

MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

O ensino da Biologia Celular representa um dos conteúdos que são ministrados no Ensino Fundamental II, especificamente para os 8ºs anos. Para estudá-lo, empregam-se conceitos abstratos em que são explicados a morfologia e o funcionamento de alguns tipos celulares e de suas organelas. Como não se tem microscópio, opta-se por desenhos feitos no quadro, pesquisas no livro didático, na Internet e postagens de esquemas em blog educativo.

Para que se tenha mais uma ferramenta no ensino da Biologia Celular, o CEUNES/UFES tem um projeto de extensão denominado A BIOLOGIA CELULAR NA PRÁTICA. Esse projeto é coordenado pela professora Drª Karina Carvalho Mancini e desenvolvido pelas suas monitoras, que são alunas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

O grupo de monitoria do CEUNES/UFES esteve na EMEF Dora, dia 18/09/2015, a partir das 14h00min e ministrou um minicurso de BIOLOGIA CELULAR através da construção de modelos didáticos confeccionados de Biscuit.

Na ocasião um grupo de 15 alunos do Ensino Fundamental II da EMEF aprendeu a construir: célula procarionte, célula eucarionte, núcleo celular, além de algumas organelas celulares tais como: mitocôndrias, complexo de Golgi, cloroplasto, entre outras.

O minicurso durou aproximadamente 3 horas. A maioria dos materiais usados foi comprada pela EMEF, com o apoio de sua direção, supervisão e coordenação. Os alunos trouxeram um prato de plástico para ser usado como molde. Abaixo as fotos do minicurso.


























sexta-feira, 18 de setembro de 2015

AULAS DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

AULAS DE BOTÂNICA

A aluna do curso de Graduação em Ciências Biológicas do CEUNES, Renara Nicchio Amaral ministrou 02 aulas de Botânica na EMEF Dora, após planejamentos prévios com o professor de Ciências.

Na primeira aula, dia 14/09/2015, ela usou o quadro da sala de aula e passou um resumo sobre as Angiospermas, grupo de plantas que produzem sementes e frutos. Os alunos copiaram e foram orientados a fazer uma leitura em casa e trazer, para a próxima aula, uma planta. Deveriam escrever no papel o nome vulgar do vegetal e qual sua função.

Na segunda aula, dia 15/09/2015, na sala de vídeo, Renara usou o multimídia da EMEF e as plantas que os alunos trouxeram para ministrar uma aula interativa. Os alunos fizeram perguntas que foram prontamente respondidas por ela.

Nos dias 18 e 19/09, na sala, os alunos foram convidados a escrever algumas atividades relacionadas às aulas de Botânica que serviu como uma avaliação em relação às aulas ministradas. Houve produção de textos, elaboração de perguntas e produção de desenhos pelos alunos (as). Foi mais uma importante parceria entre a Universidade Federal e nossa EMEF.


Seguem fotos.









                              





   



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

PARCERIA CEUNES e DORA (mais uma)

Prezados (as). Nossa EMEF Dora Arnizaut Silvares, também conhecida como CAIC, foi contemplada com dois projetos, a saber: Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro elaborado pelo Dr. Robson Bonomo, do Departamento de Agronomia do CEUNES e Técnicas em taxonomia vegetal: Métodos aplicados à aprendizagem significativa para o ensino da Botânica elaborado pelo Dr. Anderson Geyson Alves de Araújo, do departamento de Biologia, do CEUNES.

Dez alunos da EMEF participarão do primeiro projeto e dez do segundo. Todos esses alunos (as) receberão uma bolsa mensal de R$ 100,00 (cem reais) durante vinte e quatro (24) meses. Receberão bolsas também, os Coordenadores, os monitores e os professores envolvidos.

Os projetos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPES) do Espírito Santo, num programa denominado Projeto de Iniciação Científica Júnior (Pesquisador do Futuro). Os alunos contemplados são dos 6ºs, 7ºs e 8ºs anos de nossa EMEF.

No projeto do professor Robson, os alunos aprenderão a lidar com o cultivo de abacaxi, desde sua semeadura até a frutificação. No projeto do professor Anderson, os alunos ajudarão a construir na EMEF uma coleção botânica, um jardim e um viveiro de mudas nativas.

Todas as atividades terão a participação de monitores do CEUNES, Coordenação, Direção e a Equipe Pedagógica da EMEF. A Secretaria Municipal de Educação prometeu apoiar os projetos também.

O Jornal Tribuna do Cricaré esteve na reunião com os pais dos alunos e publicou a matéria abaixo.


Grato a todos e mãos à obra. Neemias.



quarta-feira, 2 de setembro de 2015

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO: VISITANDO A RESERVA DA VALE

Prezados: abaixo, uma sequência de fotos que relatam nossa visita técnica na Reserva Natural Vale do Rio Doce, ocorrido em 26/08/2015.
Abraços, Neemias.

SAINDO DA EMEF DORA
 


                                                       CHEGANDO NA RESERVA

PRIMEIRA ATIVIDADE: PINTURA COM TEMA LIVRE
NOSSOS MASCOTES


 

 


INTERIOR DO CENTRO DE EXPOSIÇÃO










ARMADILHAS DE CAÇADORES

PREPARANDO PARA TRILHA NA MATA: USO DE PERNEIRA


                               ÚLTIMAS INSTRUÇÕES ANTES DE ENTRAR NA MATA


                                       NA MATA ATLÂNTICA DA RESERVA











                                      ALMOÇO NO RESTAURANTE DA RESERVA



FINAL DA VISITA: DESCONTRAÇÃO





                                                            A NATUREZA AINDA SOBREVIVE

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores