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O FILHOTE

sábado, 30 de julho de 2016

PROJETO TAMAR EM GURIRI, ESPÍRITO SANTO

PROJETO TAMAR DE GURIRI REABRE COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

No local são ministradas palestras voltadas ao meio ambiente e são oferecidas oficinas de pintura e artesanato 

O antigo Projeto Tamar de Guriri, em São Mateus, Norte do Estado, que estava fechado desde junho de 2014, foi reaberto neste mês. O espaço é o mesmo, porém, com uma nova proposta: promover a educação ambiental.

 

O espaço é administrado, voluntariamente, pela ONG Instituto de Defesa e Estudo dos Remanescentes da Mata Atlântica (Iderma) e o foco não é mais somente a preservação da tartaruga marinha. Segundo o presidente do instituto, Marcus Vilaça, “um dos objetivos é trabalhar com conservação ambiental de um modo geral. Então a gente usa o local para fazer palestras voltadas, por exemplo, à conservação da restinga, fala da biologia das tartarugas marinhas, e também realizamos oficinas de pintura e artesanato com material reciclado”, explicou.

 

Outra mudança é que agora o espaço será aberto para visitação somente por períodos programados. O primeiro período iniciou no último dia 08 e termina no próximo domingo (31). O espaço ficará fechado por alguns meses para revitalização e será reaberto novamente no dia 29 de novembro.

 

As ações são voltadas para pessoas de todas as idades. Para entrar no local é cobrada uma colaboração voluntária de R$5 para adultos e de R$3 para crianças até 10 anos. Escolas públicas e idosos com mais de 60 anos não pagam.



Fonte:

segunda-feira, 11 de julho de 2016

MANUTENÇÃO DE JARDIM DIDÁTICO

Os alunos do turno matutino estiveram hoje à tarde na EMEF Dora para fazer os trabalhos manuais de manutenção do jardim didático da escola. Os alunos estão inseridos no projeto Técnicas em taxonomia vegetal: Métodos aplicados à aprendizagem significativa para o ensino da Botânica, que tem apoio do CEUNES/UFES e da FAPES.

Em breve os alunos estarão visitando a Universidade conhecendo suas principais dependências e fazendo um curso relacionado à montagem e confecção de Coleção Botânica de Referência para iniciação à prática científica. O curso será ministrado pelo professor Dr. Anderson Geyson Alves de Araújo que pertence ao Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da Universidade.

Faremos uma breve pausa de férias entre os dias 18 e 22 de julho e retornaremos no dia 25/07/2016 com as atividades normais.

As fotos das atividades de hoje estão abaixo.





















sábado, 9 de julho de 2016

DESENVOLVIMENTO FOLIAR NO ABACAXIZEIRO

DESENVOLVIMENTO FOLIAR NO ABACAXIZEIRO

No dia 08/07 do corrente ano, os alunos do projeto Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro, estiveram na fazenda experimental do CEUNES/UFES, São Mateus, ES, Brasil, para realização de dois procedimentos básicos: a fertirrigação e a coleta de dados sobre o desenvolvimento foliar do abacaxi.

O primeiro procedimento é realizado de maneira semanal a partir da aplicação de doses experimentais de adubo contendo nitrogênio e potássio em cada tratamento pesquisado. Neste caso o procedimento da aplicação dos minerais é feito de forma manual, pelos alunos, embora o controle da distribuição do adubo com água nos diferentes tratamentos da área cultivada é realizado por gotejamento controlado de forma automática.

No segundo caso os alunos coletam os dados a cada trinta dias, aproximadamente. A primeira coleta das informações sobre o desenvolvimento de novas folhas foi realizada no dia 10/06/2016. Neste procedimento os alunos marcam com tinta branca a menor folha possível e contam quantas folhas há entre a marcação atual e a anterior. Os dados são anotados em pranchetas e arquivados no computador para posterior tratamento estatístico. Pretende-se analisar de que forma as diferentes dosagens de nutrientes estão atuando sobre o surgimento de folhas novas no abacaxizeiro. São contabilizadas com a marcação e contagem foliar, seis mudas para cada tratamento, num total de 16 tratamentos com 04 repetições distribuídas aleatoriamente na área de plantio.

Na oportunidade os alunos receberam um livro de presente das mãos do Dr. Moises Zucoloto, que é professor efetivo do curso de graduação em Agronomia e do curso de Mestrado também da engenharia agrônoma do CEUNES/UFES. O livro denominado FRUTICULTURA TROPICAL: Diversificação e consolidação têm como um dos organizadores de seus capítulos o professor Moises. O livro trás importantes informações sobre o cultivo de frutas no Espírito Santo, no Brasil e no exterior.

Destacam-se entre as frutas contidas no livro o abacaxi, a banana, a laranja, o coco anão verde, a goiaba, o mamão, o maracujá, entre outras. O livro apresenta 10 capítulos, sendo que no capítulo 6, página 93, lê-se o título Manejo da Fertirrigação em Fruticultura, Teoria e Prática, escrito pelo professor Adolfo Moura. Neste capítulo há entre outras informações os benefícios reais da aplicação da fertirrigação nas mudas frutíferas, assunto relacionado ao desenvolvimento do atual projeto de cultivo do abacaxizeiro.

Os benefícios apresentados pela fertirrigação são relacionados abaixo, copiado literal e integralmente da página 101 do capítulo 6 do livro citado. Lá se podem ler os trechos abaixo:

                Benefícios da fertirrigação;
  • Aplicação dos nutrientes de acordo com as fases fenológicas da cultura.
  • Eficiência no uso de fertilizantes solúveis para as plantas, tendo como conseqüência um maior controle no crescimento e resposta das plantas a essas aplicações.
  • A fertirrigação não danifica mecanicamente as raízes e possibilita o monitoramento da solução do solo através do pH e condutividade elétrica.
  • Redução dos custos de aplicação com mão de obra no campo, sendo que a aplicação da fertirrigação será realizada pelo mesmo trabalhador que cuida da irrigação e também da fertirrigação, e nos momentos após as aplicações dos fertilizantes também pode monitorar a solução nutritiva aplicada anteriormente.
Os alunos foram orientados a fazer inicialmente a identificação escrevendo seus nomes e a data do recebimento do livro. O capítulo que trata da fertirrigação será necessariamente induzido para que seja lido na íntegra por cada estudante do atual projeto.

Fotos seguem abaixo.

Meninos: marcação foliar

Contagem das folhas

Meninas: marcação foliar

Marcação das folhas

Painel: controle automatizado por gotejamento

Fim das atividades de campo

Fim das atividades de campo

Fim das atividades de campo

Entrega do livro pelo Dr. Moises

Entrega do livro




domingo, 3 de julho de 2016

DOSAGENS TÉCNICAS NA CULTURA DO ABACAXIZEIRO

DOSAGENS DO ABACAXIZEIRO

No dia 01/07/2016, os alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Dora Arnizaut Silvares estiveram no laboratório do CEUNES/UFES para recebimento de mais instruções teóricas em relação ao andamento do projeto denominado: Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro.

Algum tempo antes da aula no laboratório, os alunos realizaram em campo os procedimentos de fertirrigação rotineira na cultura. Tais procedimentos são feitos semanalmente, desde a primeira semana após o plantio das mudas. Nota-se que além da participação dos alunos nas atividades práticas de fertirrigação, eles também recebem instruções metodológico-científicas com vasto referencial teórico no laboratório ou em sala de aula próxima ao laboratório.

Um dos temas abordados neste encontro presencial foi a explicação dos dados que estão sendo coletados pela Estação Meteorológica instalada no laboratório, distante cerca de 200 metros da área de plantio. Nela estão sendo observados todos os dias as médias da temperatura do ar, da direção dos ventos, da pressão atmosférica, do índice pluviométrico, da umidade relativa do ar, entre outras informações. Os alunos foram instruídos sobre a importância de se acompanhar essas informações e cruza-las com os dados sobre o desenvolvimento em campo das plantas, principalmente de como esses índices poderão afetar positivamente ou não o desenvolvimento e a produtividade das mudas.

Outro tema abordado no encontro foi o critério adotado em relação às medições dos adubos usados na fertirrigação por gotejamento automático. A atual pesquisa compreende a princípio 17 tratamentos divididos em 04 blocos de repetição. Um dos tratamentos funciona como grupo controle e não recebe nenhuma concentração de adubo. De maneira bem didática, o professor Dr. Robson usou como exemplo para explicação das diferentes dosagens de nutrientes os tratamentos T1 e o T16. Cada tratamento corresponde um total de 368 plantas.

As dosagens de nitrogênio e de potássio do atual projeto são feitas com base em referências de solo que não receberam tratamentos. Os estudos científicos apontam a média desses nutrientes em solo não tratado. Para se chegar aos tratamentos investigados neste projeto foram usados cálculos que permite distribuir as diferentes dosagens de nutrientes em diferentes parcelas no campo. Os valores de nutrientes constituem quatro doses de nitrogênio e quatro de potássio que correspondem a 40, 80, 120 e 160% da dose recomendada em literatura específica para solo sem tratamento. Todo o cálculo de aplicação das dosagens é realizado levando em conta o melhor aproveitamento de absorção das mudas via fertirrigação para certa quantidade de nutrientes. A quantidade de água usada no projeto pode ser obtida através de dois índices: a evapotranspiração e o coeficiente da cultura do abacaxi, assuntos que ainda serão detalhados posteriormente.

Foi abordada também neste encontro com os alunos a origem da uréia que é fonte do nitrogênio usado neste projeto. Embora possa ser produzida pelo nosso corpo e eliminada pela urina e suor, esse nutriente é obtido no Brasil para fins de adubação a partir do petróleo. Já o potássio tem origem em rochas minerais e boa parte é importada de outros países. Conforme a qualidade e presença de outros elementos químicos no solo, o potássio pode apresentar colorações diferentes. Os alunos visualizaram as duas possíveis colorações do potássio: uma mais branca e outra mais colorida.

Após as devidas explicações, os alunos participaram da confecção de dois tratamentos (T1 e T 16), desde o peso em gramas de cada nutriente obtido via balança de alta precisão até sua solubilidade em água. Foi usado funil com filtro para evitar que a solução ficasse heterogênia. Uma solução não homogênia de nutrientes pode entupir os tanques de fertirrigação e proporcionar atrasos desnecessários na condução da pesquisa.

Usando um termômetro foi possível obter e comparar as diferentes temperaturas obtidas de cada tratamento. Foi explicado que após o preparo em laboratório de todas as dosagens ocorrem suas aplicações em campo nas diferentes parcelas. Essas aplicações serão finalizadas somente após a colheita dos frutos. Todos os procedimentos teóricos e práticos são ministrados pelo professor Dr. Robson Bonomo e tem o acompanhamento de estudantes do curso de Agronomia do CEUNES/UFES.

A literatura científica fornece valores médios da aplicação de potássio e nitrogênio em alguns estados brasileiros. Porém, em São Mateus, ES, a atual pesquisa é o primeiro experimento que vai nessa direção: produzir dados técnicos locais para a difusão comercial da cultura do abacaxi. Os dados depois de devida análise darão subsídios padronizados dos devidos fracionamentos das concentrações médias de nutrientes por planta no cultivo do abacaxi em nosso município. Isso diminuirá notavelmente  as perdas ocasionadas por lixiviação e desperdício de água, entre outras, aumentando a eficiência da adubação.

Outros dados relativos ao experimento serão destacados em outras postagens.


Abaixo algumas fotos das atividades relatadas.

Explicação: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

Explicação: Dosagens de nutrientes

Dosagens de nutrientes

Dados sobre o cálculo das dosagens

Medição da temperatura 

Execuçao das medições das dosagens

sexta-feira, 1 de julho de 2016

REDAÇÃO DE SUELLEN

O Sistema Circulatório é um dos grandes responsáveis pela circulação do sangue em nosso corpo. Ele é formado basicamente por vasos sanguíneos, sangue e seu principal órgão: o coração.

Apesar de ser muito importante para o funcionamento desse sistema, o coração não pode atuar sem o auxílio dos vasos sanguíneos. Os vasos são os principais condutores do sangue bombeado pelo coração para todas as partes do corpo. Os principais vasos são as veias e a artérias, mas existem também as arteríolas, as vênulas e os capilares sangüíneos. As veias tendem a ser mais superficiais e possuem válvulas para evitar o refluxo do sangue. Já as artérias são possuem válvulas e são mais espessas quando comparadas com as veias.

No sangue há células que são produzidas na medula óssea. Podem-se destacar os leucócitos, células responsáveis pela defesa do corpo e as hemácias, que transportam os nutrientes absorvidos pelo corpo e transportam também o oxigênio. As plaquetas são consideradas fragmentos celulares e auxiliam no processo da coagulação sanguínea. Nesse complexo processo químico, ocorre a reconstituição dos vasos lesionados.

Todo o sangue humano é bombeado pelo coração através de dois movimentos básicos: a sístole e a diástole. Ambos constituem os batimentos cardíacos. Na sístole ocorre a contração do coração e na diástole ocorre sua dilatação. O coração tem a forma de um punho fechado, localiza-se entre os dois pulmões e é levemente inclinado para o lado esquerdo. Possui um músculo denominado miocárdio que facilita os batimentos cardíacos sendo que sua parte superior é formada por dois átrios e a sua parte inferior por dois ventrículos.

Para manter o bom funcionamento do coração é necessário consultar periodicamente o cardiologista, pois este órgão possui partes importantes que devem ser cuidadas, como suas membranas de proteção denominadas respectivamente endocárdio e pericárdio.

Outro especialista que também deve ser consultado regularmente é o hematologista que pode ajudar a prevenir e/ou diagnosticar doenças relacionadas ao sangue, tais como a anemia e leucemia, dentre outras.


Aluna: Suellen Costa
Série: 8º A
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.


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