LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PRODUÇÃO DE EXSICATAS

No dia 26/08/2016, os alunos da EMEF Dora, que estão participando do projeto denominado Técnicas em taxonomia vegetal: Métodos aplicados à aprendizagem significativa para o ensino da Botânica, financiado pela FAPES e desenvolvido em parceria com a UFES, estiveram no CEUNES/UFES, campus de São Mateus/ES para conhecer algumas estruturas físicas da Universidade.

O Coordenador do referido projeto é o Prof. Dr. Anderson G. Alves de Araújo. Todo o projeto foi pensado e escrito por ele. O professor tem acompanhado as atividades na EMEF desde o início.

Fomos recebidos em um dos laboratórios da Universidade pela professora Elisa Mitsuko Aoyama do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas. Ela explicou sobre o uso de alguns equipamentos laboratoriais, tais como a lupa e o microscópio, tanto para fins de estudo quanto para pesquisa na área de Botânica.

Em seguida, os alunos conheceram o auditório, a biblioteca, o refeitório, algumas salas de aula e o departamento administrativo do CEUNES/UFES. Receberam instruções de como ocorre o acesso a Universidade e como deve ser o comportamento do aluno no curso superior.

Finalizando a visita, os alunos observaram a coleta de material botânico para preparação de exsicatas. Todos os procedimentos técnicos na preparação do material foram instruídos pelo Victor. Tais procedimentos compreendem várias etapas além da coleta em campo. Segue um resumo de tais etapas:
  • Anotação dos dados do material (nome do coletor, nome e características do material, local da coleta, data, condições do tempo, foto,...). Se possível marcar as coordenadas geográficas do local coletado.
  • No laboratório, proceder com a prensagem do material. Deixar o material em estufa por algum tempo verificando periodicamente como estão suas condições físicas;
  • Após a obtenção do material desidratado deve-se fazer a costura e acondiciona-lo em armários específicos para este fim devidamente catalogados. Para catalogar as espécies deve-se usar literatura específica.

Pretende-se que os alunos deste projeto possam realizar todas estas etapas de produção de exsicatas nas dependências físicas da EMEF Dora, com o objetivo de coletar e guardar alguns vegetais de nossa região. Também se pretende proporcionar aos alunos o aprendizado da prática de normas técnicas e científicas em relação à produção de um herbário. A exsicata é considerada a base de coleção de um herbário e constitui material de referencia para futuros estudos.

Toda a visita teve o acompanhamento das monitoras Valmira e Fabrícia, que são alunas do curso de graduação em Ciências Biológicas do CEUNES/UFES. Elas têm contribuído de maneira pro - ativa no desenvolvimento das diversas atividades do atual projeto.

                                    Abaixo algumas fotos da visita.
































sábado, 27 de agosto de 2016

PORTO BIER, BAR E RESTAURANTE


                      JANTAR NO PORTO BIER

A EMEF Dora patrocinou um delicioso jantar no novíssimo restaurante e bar PORTO BIER, localizado em frente ao CEPE club de São Mateus, ES, na saída para Guriri. O encontro ocorreu no mês de agosto/2016 em homenagem ao dias dos pais. Num ambiente agradável e confortável, foi possível comer bem, desfrutar de um bom vinho e conversar com vários colegas de trabalho.


Foto abaixo.


SEMINÁRIOS 2° TRIM/2016

Abaixo, as fotos com as apresentações dos 7ºs e 8ºs anos da EMEF Dora, relacionado as apresentações de seminários no mês de agosto/2016.














































sábado, 13 de agosto de 2016

PROVA SOBRE FERTIRRIGAÇÃO

No dia 12/08/2016 os alunos da EMEF Dora compareceram na fazenda experimental do CEUNES/UFES em São Mateus, ES, Brasil. Após a fertirrigação de rotina na cultura do abacaxizeiro, eles fizeram uma prova teórica do capítulo 06 do livro FRUTICULTURA TROPICAL: diversificação e consolidação.

O livro foi organizado pelos professores Moises Zucoloto, Edilson Romais Schmildt e Ruimário Inácio Coelho e possui 10 capítulos. No capítulo 06, o autor Adolfo Moura descreve como ocorre o manejo da fertirrigação relacionado às frutas. Como relatado em postagem anterior, os alunos receberam o livro de presente das mãos do professor Moises.

A prova foi realizada numa sala de aula num dos espaços físicos onde está localizada a fazenda experimental. Além desta sala o local possui laboratórios, cozinha, banheiros, galpões, viveiros de mudas, amplo estacionamento e outras salas entre outros espaços.

O objetivo da referida atividade avaliativa foi receber um feedback dos alunos sobre como eles estão compreendendo as atividades práticas de fertirrigação.A prova está publicada no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/0B4UUIx2EOIEQQkJFUFNXWnFGdjg/view?usp=sharing

Outras atividades avaliativas serão aplicadas ao longo da execução do atual projeto.


Fotos abaixo.








POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores