LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

FOTOS ALUNOS EJA NOTURNO DORA




REDAÇÃO DE ANDREZA

DESASTRE AMBIENTAL DE MARIANA

O rompimento da barragem de Mariana em Minas Gerais foi considerado o maior acidente ambiental que já aconteceu no Brasil. A barragem foi construída para segurar rejeitos de minérios da empresa SAMARCO. Quando a barragem se rompeu causou muitos estragos. Muitas pessoas ficaram desabrigadas, umas ficaram feridas e outras morreram. Por onde essa lama de rejeitos passou deixou prejuízos. Na parte do rio Doce, onde houve contato com o rejeito, ocorreu a morte de muitos peixes e plantas. A lama atingiu o rio que era a fonte de sustento de muitas famílias e agora não é mais. A pergunta que fica é: será que isso tudo voltará ao normal novamente?

Autora: Andreza Thomaz Quaresma
7° A do Ensino Fundamental II
Turno: matutino
EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

REDAÇÃO: ALUNA ISABELA


AEDES E SUAS DOENÇAS

O Aedes aegypti que é conhecido popularmente como mosquito da dengue ou pernilongo rajado, é uma espécie de mosquito proveniente da África, atualmente distribuído por quase todo o mundo. Ele se concentra em regiões tropicais e subtropicais, sendo bem sucedido em locais com grande concentração humana onde se estabelece.
  
O mosquito deposita preferencialmente seus ovos em água limpa parada, isto é, que contém pouca quantidade de matéria orgânica em decomposição e sais. Na maioria das vezes a água está acumulada em terrenos baldios, em pneus, em garrafas, etc. O Aedes transmite doenças como a Dengue e Febre Chicungunha. Desconfia-se que pode causar também a Microcefalia através do zica-vírus.
                                                        
                          POR: Isabella Cancela Morais
Turma: 7º Ano do Ensino Fundamental II
Turno: matutino
EMEF: Dora A. Silvares

São Mateus, ES, Brasil.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

IMAGEM: REDE DE TRATAMENTO DE ESGOTO


IMAGENS DE ATERRO SANITÁRIO













TEXTO: RESÍDUOS SÓLIDOS E ESGOTO NO BRASIL

17 MILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO A COLETA REGULAR DE LIXO NO BRASIL


Maior parte da população sem atendimento está no meio rural. Apenas 23% das cidades brasileiras contam com serviço de reciclagem



O Ministério das Cidades divulgou nesta terça-feira (16/02/2016) uma nova atualização dos dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), agora referentes ao ano de 2014. A atualização apresenta dois novos diagnósticos: um sobre resíduos sólidos e outro sobre o serviço de água e esgoto.

Os dados do diagnóstico de resíduos sólidos mostram que aumentou a quantidade de casas atendidas por serviços de coleta regular de lixo. Entre 2013 e 2014, 700 mil pessoas passaram a ser atendidas pela coleta. Porém, o déficit de atendimento ainda é grande. No total, 17,3 milhões de pessoas moram em regiões que não fazem nenhum tipo de coleta do lixo.

A pior situação é na zona rural e nos pequenos municípios. O diagnóstico estima que 47% da população rural do país não tem acesso a nenhum tipo de coleta de lixo - um total de 14,7 milhões de pessoas. 

Se a coleta regular de lixo não é universal, o que dizer da coleta seletiva? Ela é essencial para a reutilização e reciclagem de produtos e materiais. Segundo o diagnóstico, 1.322 municípios brasileiros contam com coleta seletiva. É muito pouco. Considerando que há 5.561 municípios no Brasil, isso significa que em apenas 23% das cidades a reciclagem é uma realidade.

Segundo o SNIS, ainda estamos longe de ter uma economia circular, onde os resíduos descartados são reaproveitados e transformados em novos produtos e o lixo que não pode ser reciclado é destinado a aterros sanitários. Para se ter uma ideia da distância dessa situação ideal, os dados mostram que cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. Ou seja, 365 quilos de lixo por ano. Porém, apenas 7 quilos de lixo por pessoa por ano foram reciclados em 2014. Não é surpresa que é tão difícil acabar com os lixões no país.

O outro diagnóstico, sobre os serviços de água e esgoto, mostra um panorama que os leitores do Blog do Planeta já conhecem bem. No mês passado, mostramos que, se seguir esse ritmo, a universalização da coleta do esgoto no Brasil não vai acontecer antes de 2050

Fonte:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

FOTOS DOS 7ºs

Abaixo, fotos dos alunos (as) da EMEF Dora Arnizaut Silvares, dos 7ºs A, B e C, São Mateus, ES, Brasil.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

FOTOS 8ºs 2016

Fotos do 8ºA e B da EMEF Dora Arnizaut Silvares, São Mateus, ES, Brasil.




POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores