LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 29 de junho de 2017

IMAGENS SOBRE NEMATÓDEOS

Resultado de imagem para imagens de lombrigas
Áscaris lumbricoides
Resultado de imagem para imagens de oxiuros
Enterobius vermiculares





quarta-feira, 28 de junho de 2017

IMAGENS DO SISTEMA DIGESTÓRIO


Resultado de imagem para imagens do sistema digestório

Alunos dos 8ºs anos da EMEF Dora.
Seguem imagens referente a aula de hoje. Abraços, Neemias.


Resultado de imagem para imagens do sistema digestório




IMAGENS SOBRE TÊNIAS



Prezados alunos dos 7ºs anos da EMEF Dora.
Conforme aula de hoje, seguem imagens abaixo. Abraços, Neemias.




Resultado de imagem para imagens de TÊNIAS
Taenia solium





Resultado de imagem para imagens de TÊNIAS
Taenia saginata

IMAGENS DE PLATELMINTOS


Prezados alunos dos 7°s anos da EMEF Dora.


Conforme combinado na aula de hoje, segue abaixo imagens do Google que atestam o que discutimos sobre os Platelmintos. Abraços, Neemias.



Resultado de imagem para imagens de planárias









Resultado de imagem para imagens de planárias









Resultado de imagem para imagens de planárias

segunda-feira, 12 de junho de 2017

REDAÇÃO DE ANA JÚLIA



Poríferos são seres sésseis, que quer dizer vivem fixos em uma rocha, portanto, não se locomovem. Existem além dos Poríferos outros grupos (Filos) de invertebrados como os Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Anelídeos, Artrópodes, Moluscos e Equinodermos.



As esponjas do mar vivem em ambientes marinhos, ou seja, vivem nos mares e oceanos. Sua principal característica é que seu corpo é revestido de poros.  Para os Poríferos se reproduzirem existe a reprodução sexuada e assexuada.



Na reprodução sexuada, uma esponja produz o espermatozoide e a outra produz o óvulo. O espermatozoide sai de dentro da primeira esponja pelo ósculo e entra na outra pelos poros, penetra no óvulo da segunda esponja e lá se transforma em uma larva que nada. Essa larva sai de dentro da segunda esponja se fixa em uma rocha sofre a metamorfose e se transforma em uma nova esponja, enquanto seus pais morrem. Nessa reprodução ocorre à fecundação, o encontro do espermatozoide com óvulo.



Não é o caso da reprodução assexuada em que nasce um broto numa esponja do mar. Esse broto cai se fixa em uma rocha dando vida a uma nova esponja. 



Para as esponjas se alimentar é necessário que a água do mar penetre nos poros delas para trazer alimento e oxigênio que são absorvidos por células presentes no interior da esponja. Outras células, os coanócitos, ajudam na circulação da água no átrio, que corresponde a parte interna das esponjas. O local onde as esponjas liberam o gás carbônico e os detritos é chamado de ósculo.



Ana Julia Costa Pereira.

7º ano do Ensino Fundamental II

EMEF Dora Arnizaut Silvares

São Mateus, ES, Brasil.





domingo, 11 de junho de 2017

REDAÇÃO DE MARCELLY


                                                    OS PORÍFEROS
Os poríferos são considerados animais sesseis porque eles vivem fixos. A esponja do mar habita ambientes marinhos e sua principal característica é que possui muitos poros espalhados por todo corpo.  Sua reprodução sexuada ocorre com produção de óvulo e espermatozoide.  O espermatozoide nada e entra pelos poros da esponja que já tem o óvulo e ocorre a fecundação. Forma-se uma larva que nada até encontrar uma rocha onde se fixa e sofre metamorfoses originando uma esponja jovem.

A fecundação é o encontro ou união do núcleo do espermatozoide com o do óvulo.

Na reprodução assexuada não  ocorre fecundação. Apenas forma-se um broto no corpo do indivíduo adulto que se desprende e após se fixa numa rocha.

A alimentação e respiração ocorrem através da água que entra pelos poros e traz alimento e oxigênio e sai pelo ósculo com os detritos e gás carbônico. Ósculo é a região superior das esponjas e átrio corresponde sua região interna.




Marcelly Cristiny de Carvalho Araújo
EMEF Dora Arnizaut Silvares
7º ano do Ensino Fundamental II
São Mateus, ES, Brasil.

sábado, 10 de junho de 2017

REDAÇÃO DE ELIAS

SOBRE A HIPÓFISE E A TIREÓIDE

O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas.  As glândulas endócrinas são responsáveis pela produção de hormônios lançados no sangue. Alguns exemplos delas são: hipófise, tireoide, suprarrenais, testículos, paratireoide e ovários. Na necessidade de serem tratadas algumas dessas glândulas, procura-se o Endocrinologista. Vemos a seguir, dar algumas funções específicas dessas glândulas: crescimento do corpo, reprodução, regulação da pressão arterial (P.A.) e comportamento humano.

Falando da hipófise, essa glândula está localizada na base do cérebro, é do tamanho de uma ervilha e é considerada a glândula mestra, ou seja, ela ajuda a controlar outras glândulas.

Podemos ver também as funções de alguns tipos de hormônios da hipófise no corpo humano, tais como hormônio do crescimento, o hormônio prolactina que é responsável pela produção de leite, o que estimula e atua na ovulação, a vasopressina que regula a P.A e a tireotrofina que age sobre outra glândula.

A tireoide é uma glândula endócrina que está localizada no pescoço. Vemos alguns problemas da tireoide, como o Hipotireoidismo que gera escassez de produção da tiroxina (T4), trazendo sonolência, depressão e retardamento mental. E o Hipertireoidismo que ocorre produção excessiva de T4 causando magreza, nervosismo e no caso da mulher, menstruação irregular.

Existem também as glândulas exócrinas que atuam na produção de secreção lançados para fora do corpo, como por exemplo: as glândulas lacrimais e sudoríparas, entre outras.

Elias Francisco de Souza
Aluno do 7º ano da EJA-noturno
EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.



sexta-feira, 9 de junho de 2017

REDAÇÃO DE IZABELLE

TEXTO SOBRE PORÍFEROS

A esponja do mar é um ser Porífero. Ela possui ósculo, átrio e células ​chamadas coanócitos que fazem a água circular no átrio. Possui corpo repleto de poros, por isso, o nome Porífero.

 A reprodução pode ser assexuada ou sexuada.

 A reprodução assexuada é quando não ocorre fecundação e sim pela formaçao de um broto na lateral do corpo do individuo adulto.

A reprodução sexuada é quando ocorre à fecundação e um espermatozoide entra em outra esponja e se encontra com um óvulo nascendo uma larva.  Essa larva sai da esponja e se fixa em uma rocha, sofre metamorfoses e se transforma em outra esponja. Essa nova esponja pode produzir óvulo ou espermatozoide quando adulta.

As esponjas do mar são sesseis, ou seja, são fixas e não se locomovem.

Antigamente, as esponjas formadas por uma substância macia, a espongina, eram usadas para tomar banho e lavar louças. Pessoas mergulhavam no fundo do mar e cortavam alguns pedaços. Hoje, felizmente, temos as esponjas sintéticas para uso doméstico.



IZABELLE LEGORA BARBOSA  

7º ano do Ensino Fundamental II
EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.

terça-feira, 6 de junho de 2017

REDAÇÃO DE FILIPE

Os Poríferos vivem fixos, por isso, são considerados animais sésseis. Sua principal característica é que eles possuem muitos poros (dai o nome Poríferos). As esponjas do mar são exemplos de Poríferos. Elas se reproduzem por reprodução sexuada (que ocorre a fecundação) e assexuada (que não ocorre a fecundação). A fecundação é o encontro do espermatozoide com o óvulo.

Na reprodução sexuada uma esponja produz espermatozoides que sai pelo ósculo e vai até os poros da outra esponja que produziu óvulos. O ósculo é a abertura superior das esponjas. Na sequência, ocorre a fecundação com formação de larvas que se fixam em rochas no fundo dos oceanos.  Após elas sofrem metamorfoses e se tornam  esponjas. Com o passar do tempo os pais morrem e as pequenas esponjas se tornam  adultas.

Na reprodução assexuada nasce um broto na lateral do corpo da mãe e esse broto cai e se fixa em outra rocha e se desenvolve.

Falando agora um pouco dos invertebrados, alguns grupos (Filos) de invertebrados são: Cnidários, Platelmintos, Cnidários, entre outros.

Nome: Filipe Leonel de Oliveira.
Série: 7° ano do Ensino Fundamental II
EMEF Dora A. Silvares
São Mateus, ES, Brasil.



sábado, 3 de junho de 2017

REDAÇÃO DE ANA JÚLIA

Eu aprendi que as células eucariotas têm o núcleo completo e células as procariotas não tem o núcleo completo, ou seja, não tem membrana nuclear. Existem alguns seres vivos que não tem células, os seres acelulares, como ocorrem com  os vírus que provocam doenças chamadas de viroses. Uma maneira de se prevenir das viroses é através de vacinas. 
 
Além das viroses existem também outros tipos de doenças como as verminoses doenças causadas por vermes, as bacterioses causadas por bactérias e as protozooses causadas por protozoários.

Existem seis reinos diferentes que classificam os seres vivos. São eles: Bacteria, Arqueobacteria, Fungi, Protista, Animália e Plantae.

A maneira de se ver o vírus é através de  microscópio eletrônico. As espécies endêmicas são as exclusivas do bioma e as espécies exóticas não são originais ao bioma.  

Nos biomas existem os seres hematófagos que se alimentam de sangue e os frugívoros que se alimentam de frutas. Um problema que os biomas enfrentam é a extinção antrópica que é a destruição ambiental feita pelo ser humano. Por fim,  tecidos são o conjunto de células semelhantes que executam uma determinada função.


Ana Júlia  Costa Pereira
7º Ano do Ensino do Fundamental II
EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.


POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores