LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Release UAB

Prezados: segue um modelo de release sobre o Sistema UAB e o Polo UAB. Foi enviado para publicação em Jornais escritos de São Mateus, na data especificada abaixo quando estava na Coordenação de Polo. Talvez sirva como modelo para divulgação de outros Polos UABs. Abraços.


Informativo

01/07/2010.

O POLO MUNICIPAL DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SÃO MATEUS ou simplesmente Polo UAB (Universidade Aberta) de São Mateus, foi instituído no ano de 2008 e está no interior do Sistema da Universidade Aberta ou Sistema UAB do Governo Federal. O Sistema é alicerçado em uma aliança tripartide e está vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A CAPES por sua vez, está ligada ao Ministério da Educação (MEC). Segue abaixo de maneira sucinta, informação sobre os componentes da aliança tripartide do Sistema UAB:
  
* a Prefeitura Municipal é responsável pela infra-estrutura, manutenção e pessoal de apoio;

* as Instituições Federais, a saber, a Universidade Federal do ES (UFES) e o Instituto Federal do ES (IFES) são responsáveis pela Formatação e Coordenação dos cursos;

* o MEC (Ministério da Educação) financia as Instituições Federais na execução dos cursos, fiscaliza e paga bolsa aos tutores e coordenadores.

Hoje o Polo UAB de São Mateus possui 05 cursos de Graduação, pela UFES e 01 curso de Graduação pelo IFES. Os cursos da UFES são:  curso de Física,  curso de Educação Física, curso de Artes Visuais e o curso de Administração. Todos são gratuitos e ofertados na modalidade EAD (Educação à distância). O processo seletivo é o Vestibular. As tutorias presencias são obrigatórias, uma vez por semana. As demais atividades são feitas na plataforma MOODLE e em outros momentos.
Possuímos também o curso de Pós-graduação em Educação do Campo.

O público atendido no Polo UAB são formados por professores das redes estaduais, municipais e também de demanda social. O Polo UAB possui cursos regidos pelo programa federal denominado Pro - Licenciatura, voltado somente aos professores. Cada edital lançado descreve qual será o público a ser atendido. O lançamento de editais assim como a oferta dos cursos é de responsabilidade das Instituições Federais , tornando-se público via divulgação on-line.   

O funcionamento dos cursos no Polo UAB de São Mateus ocorre durante a semana no período noturno, além do sábado pela manhã. Hoje contamos com uma equipe formada por tutores presenciais, de técnico de informática, secretárias , serventes  e coordenador de Polo·


SAIBA MAIS:


O que é o Sistema Universidade Aberta do Brasil?
Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB é a denominação representativa genérica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para educação superior (compreendendo formação inicial e continuada), formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, em articulação e integração com o conjunto de polos municipais de apoio presencial.

Quem poderá estudar na Universidade Aberta do Brasil?
Qualquer cidadão que concluiu a educação básica que tenha sido aprovado no processo seletivo e que atenda aos requisitos exigidos pela instituição pública vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Como funcionará o Sistema Universidade Aberta do Brasil?
Uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecerão cursos superiores na modalidade de educação à distância, para atendimento dos estudantes nos polos municipais de apoio presencial.

Quais as instituições Federais de Ensino Superior parceiras com o Polo UAB de São Mateus?
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

O que é Polo de Apoio Presencial?
É um espaço físico para a execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas de cursos à distância.

O aluno que não possui computador e internet poderá fazer o curso?
Sim, pois o Pólo dispõe de Laboratório de Informática equipado e disponibiliza técnicos qualificados para acessoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores