LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TECNOLOGIAS PARA 2012

Coluna: Previsões tecnológicas para 2012

O ano de 2012 está começando e com base no que aconteceu em 2011, muitos produtos interessantes vão ser lançados. Para quem gosta das últimas tecnologias, as expectativas são grandes, pois muita coisa nova vai ser lançada em 2012.

Elaboramos a seguir uma lista de novos produtos e tecnologias que irão se consolidar ainda mais neste ano.

Explosão de dados nas Redes Celulares
Com a substituição dos antigos aparelhos de celulares por novos modelos com mais recursos e com acesso à Internet, a demanda por mais banda vai ser enorme. As redes das operadoras de celulares vão ser testadas ao limite, tornando a operação das mesmas algo caro e complexo. Manter a qualidade de serviços com uma quantidade maior de usuários acessando conteúdo pesado a todo instante vai demandar muita capacidade de transmissão. Se todos os habitantes do planeta que já possuem um celular tivessem um smartphone, seria impossível para as operadoras lidarem com isso sozinhas.

Visualizo o cenário onde o preço de acesso vai ser baixo para não inibi-lo e os lucros provirão de parcerias com lojas de comércio eletrônico, anúncios de publicidades etc. Também vão ser necessárias parcerias com governos para baratear a construção de infraestrutura de telecomunicações. Fibras ópticas, antenas para redes de celular e equipamentos de transmissão e rede pagarão 0% de imposto, ou as expansões e operação vão se tornar inviáveis economicamente. Com 1%dos usuários móveis consumindo metade dos dados transmitidos no atual cenário, e com um mercado ainda com capacidade enorme de crescimento, se novas estratégias e parcerias não forem feitas, haverá enormes gargalos e as redes podem entrar em colapso.

Novos aparelhos podem significar mais acessos. Um estudo da Arieso compara o grau de utilização de dados de uma série de smartphones e dispositivos. Observou-se que os usuários do iPhone 4S têm uma demanda de dados três vezes maior do que os do iPhone 3G e duas vezes maior do que os usuários do iPhone 4.

Outro fator importante é que a porcentagem de usuários que acessam portais e sites via celular está crescendo muito, chegando a mais de 50% de todos os acessos.

Smart TVs
Assim como aconteceu com o aparelho celular, no qual fazer chamadas é mais uma função, a TV está se transformando para ficar inteligente. Em 2012, vamos ver essa tecnologia se massificar ainda mais com aparelhos que acessam a Internet e que irão rodar mais e mais aplicativos. Há rumores que a Apple irá lançar um aparelho de TV inteligente que funcione sem controle remoto, mas com comandos de voz com a ajuda do aplicativo Siri e que permita mudar canais da mesma forma que mudamos as telas do iPad/iPhone. Enquanto a Apple fica nos rumores, a Lenovo já lançou um aparelho com essas características na China. Chama-se Lenovo K91 Smart TV e possui os seguintes recursos: processador Qualcomm de 1,5Ghz, 1GB de memória RAM, 8GB de armazenamento, cartão SD de 2GB, webcam integrada para controle de acesso de conteúdo para crianças, controle remoto com touch pad e comando de voz. Além disso, a Lenovo vai operar um serviço de cloud computing (computação em nuvem) para sincronizção de dados da TV, computador e celulares.

Pagamentos Móveis
Cartões de crédito estão com os dias contatos. Graças a tecnologia NFC (Near Field Communication), os celulares vão substituir os cartões. E isso vai acontecer no Brasil mais cedo do que muita gente pensa, a Claro e o Bradesco já firmaram uma parceria. Esse recurso vai permitir que apps que ajudem em controle de orçamento doméstico sejam criadas para controlar gastos. O incoveniente dessa tecnologia é que nunca devemos esquecer de andar com a bateria do celular carregada ou não iremos mais fazer compras.

Mercado de Apps vai Explodir
Quem tiver uma boa idéia na cabeça e souber programar ou contratar alguém para fazê-lo pode ganhar dinheiro. A última semana do ano passado viu uma explosão de downloads de apps e vendas de smartphones com mais de 1,2 bilhões de downloads de apps. Segundo especialistas, esse número tenderá a crescer uma vez que o mercado de smartphones ainda é pequeno comparado ao número total de celulares no mundo. E isso sem falar que ainda há o mercado de apps para as TVs inteligentes. Essa conjuntura é uma excelente oportunidade para ideias e programas que só vi há 15 anos, quando a Internet comercial estava dando os primeiros passos e fazer páginas em HTML era a última tecnologia. Portanto, estudantes de ciências da computação, mãos à obra. A criatividade pode fazer milionários.

Mais Apps e Dispositivos com Comandos de Voz
Com a integração do Apple siri para comandar o smartphone, iremos ver mais apps com essa características e isso vai tornar nossa vida muito mais fácil. Controles remotos vão ser coisas tão arcaicas quanto máquinas de escrever.

Computação em Nuvem
Com
a integração e sinergia do PC, Laptop com tablets e smartphones, a computação em nuvem vai ser o HD do futuro. Eis aqui um ramo promissor para trabalhar também. A maioria dos dispositivos que serão fabricados não terá mais um HD.
Relógios Inteligentes

Para dar uma revigorada nas suas bases de clientes após os smartphones tomarem um pouco do seu mercado, os fabricantes de relógios tecnológicos resolveram inovar. Já existem relógios que mostram e-mails, como o Sony Ericsson’s LiveView inPulse. Neste ano, os fabricantes vão ter que adicionar mais recursos para que as pessoas não substituam os relógios digitais por analógicos, uma vez que toda a inteligência vai estar nos apps dos celulares e o relógio voltou a ser algo estético. A proposta é que os relógios exibam dados de alta prioridade como mensagens SMS, eventos de calendário, e-mail e ID de chamada.  Sem falar nos relógios feitos para esportistas que agora vem com GPS e programas de avaliação de treinos como os da Garmim.

Startup Financiadas Pelos Usuários
Uma outra tendência é os próprios usuários/clientes financiarem startups via empresas como a Kickstarter. O fato da Internet encurtar distâncias tanto físicas quanto de consumo permite que as empresas fiquem mais próximas de seus clientes. As redes sociais servem como plataforma barata de publicidade e contato. Portanto, quem tiver uma boa idéia e não quiser ir ao banco pedir dinheiro emprestado, pode colocar os custos do projeto em sites e esperar que os próprios usuários/clientes financiem o(s) produto(s).


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores