LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 2 de março de 2016

REDAÇÃO DE SUELLEN

PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL

A sociedade atual passa por uma fase muito conturbada. Vivemos num mundo repleto de crises: crise política, crise moral, crise humanitária e muitas outras que se transformam em manchetes de jornais e temas de conversas informais.

Quero destacar aqui a crise ambiental vivida principalmente em nosso país. O noticiário destaca a contínua poluição das águas contaminando nascentes, rios e praias. A praia de Camburi (ES) e a lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) são alguns exemplos da falta de cuidado do governo e população.

O índice de poluição e balneabilidade desses e outros locais é preocupante. A poluição geralmente é causada pelo esgoto lançado nas águas, o que nos remete a outra questão: a falta de saneamento básico no Brasil inviabilizando que parte da população tenha acesso a esse importante serviço, o que afeta a qualidade de vida de muitos brasileiros (as).

O cuidado não consiste apenas em economizar e reutilizar a água, mas também preserva-la. Cuidados simples deveriam ser tomados como evitar jogar lixo nos rios, um dever dos moradores e garantir a coleta e tratamento de esgoto adequado, tarefa do governo.

Em nosso país ainda encontramos os lixões em nossas cidades. Esse também é um dos problemas que se arrastam por décadas no Brasil e nunca é resolvido. Aliás, as prefeituras deveriam cobrar e incentivar a reciclagem dos resíduos sólidos residenciais e em contrapartida, os moradores deveriam obedecer a norma. É sabido que instalar estações de reciclagem nos municípios pode garantir empregos nas cidades além de deixá-las mais limpas.

Empresas também deveriam cumprir as leis ambientais na hora de prestarem seus serviços para a sociedade. O não cumprimento das leis está gerando grandes transtornos como vimos em Mariana (MG), sendo a Samarco uma das responsáveis em relação ao rompimento de uma de suas barragens. Uma boa sugestão é aumentar a rigidez das leis ambientais para as empresas e o poder público ter mais eficiência na fiscalização.

Os problemas ambientais ocorrem há muito tempo no Brasil. Devemos nos mobilizar. Podemos fazer nossa parte, ajudando na reciclagem do lixo orgânico doméstico, economizando água e energia, reaproveitando água da chuva, da máquina de lavar e escolhendo bons candidatos que possam representar os reais anseios da sociedade no campo político.


Suellen Costa Cunha
8º ano A.

EMEF Dora A. Silvares, São Mateus, ES,Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores