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O FILHOTE

domingo, 10 de abril de 2016

PLANTIO EXPERIMENTAL DE ABACAXI EM SÃO MATEUS, ES

PEQUENO RESUMO DO PROJETO
1. Título: Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro.

2. Espécie cultivada: Ananas comosus. A variedade de abacaxizeiro (Ananas comosus L. Merril) selecionada é a “Vitória”, que pertence subclasse das monocotiledôneas e à família das Bromeliaceae. Todas as mudas vieram de um produtor rural da região.

3. Tipo de irrigação: por gotejamento associada à fertirrigação.

4. Importância do potássio (K) e do nitrogênio (N) para a cultura de abacaxi: Os dois elementos químicos (potássio e nitrogênio) que serão analisados no atual projeto são nutrientes muito exigidos pelo abacaxizeiro, segundo pesquisas já realizadas.  Sabe-se, por exemplo, que o potássio é o nutriente que mais se acumula na planta, interferindo na qualidade do fruto e em sua produtividade. O nitrogênio, por sua vez, possui influência maior no peso do fruto.

5. Importância do atual projeto: Por ainda não existir estudos específicos da cultura do abacaxi em relação às quantidades de N e K em São Mateus, norte do Espírito Santo, o atual projeto poderá trazer dados importantes para nossos agricultores em relação ao plantio comercial da cultura pesquisada. Entre esses dados que serão coletados neste projeto, pretende-se apurar a dosagem ideal de potássio e nitrogênio na adubação e a quantidade recomendável de água para irrigação, levando em consideração os impactos ambientais da cultura. Isso poderá contribuir para a redução de custos e uso racional de insumos agrícolas em escala comercial no município de São Mateus, ES.

6. Condições climáticas de campo: Durante o período de realização dos experimentos com o abacaxi, serão registradas as condições de campo por meio de uma estação meteorológica automática, distante aproximadamente 200 metros da área dos testes.

7. Tratos culturais: Ao longo do ciclo de cultivo serão efetuados os tratos culturais indispensáveis ao cultivo do abacaxizeiro, como capinas, irrigações e controles de pragas. As mudas foram tratadas antes da efetuação do plantio.

8. Avaliação em campo / Área de plantio:
Poderão ser avaliados os itens descritos abaixo.
a)     O número de dias entre o plantio e colheita;
b)     Produtividade (kg.ha-1);
c)      Peso da folha “D”;
d)     Número de folhas emitidas durante o período plantio/indução da diferenciação floral; (será usado um indutor para essa atividade).
e)     Massa foliar teórica.

9. Avaliação em laboratório:
Em laboratório de pós-colheita de frutas, os abacaxis serão avaliados utilizando balança eletrônica, paquímetro, penetrômetro de bancada, proveta graduada, peagâmetro, refratômetro, vidrarias laboratoriais (para titulação com hidróxido de sódio, determinando a acidez titulável e as demais análises): Massa do fruto com e sem coroa (g); Diâmetro central do fruto (cm); Comprimento do fruto (cm); Resistência da polpa (kgf); Rendimento de suco (ml); massa da polpa (g); pH; Teor de sólidos solúveis (ºBRIX); Acidez titulável (%).

10. Participação dos alunos dos 7ºs e 8ºs anos da EMEF Dora:

a) Visitas as diferentes dependências do CEUNES/UFES, campus de São Mateus, ES;

b) Aulas teóricas sobre os temas abaixo:
►Água no ciclo biológico – importância da água para a vida na terra e na produção agrícola;

►Noções básicas de procedimentos em laboratório – uso/cuidados de equipamentos e vidrarias;

►Informática – Editor de texto e uso da WEB para fins de pesquisa acadêmica/científica;

►Noções de metodologia científica -  Seminários, levantamento bibliográfico, elaboração de resumos e artigos científicos;

 ►Noções de estatística - sistematização dos dados, elaboração de gráficos e figuras, cálculos e testes estatísticos;

  ► Noções de experimentação agrícola - parcela, tratamento, repetição;


c) Acompanhamento de campo e laboratório.

O projeto terá a duração de 24 meses, sendo resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).

Todos os dados acima foram resumidos do formulário FAPES 2A – PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (PESQUISADOR DO FUTURO), escrito pelo professor do CEUNES, Dr.º Robson Bonomo. 

O projeto em todas as suas etapas será coordenado  pelo professor  Drº Robson, que terá o auxílio de sua equipe técnica, formada por outros professores/doutres e alunos (as) do curso de Agronomia do CEUNES.


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