LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 11 de julho de 2019

REDAÇÃO DE ISABELLA

                                                          OS ANELÍDEOS
Os Anelídeos são invertebrados cujo corpo é dividido em anéis. O tamanho desses animais pode variar entre alguns milímetros e metros de comprimento. Eles podem viver na água salgada, doce ou na terra úmida.
 O nome “anelídeo” deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", o que os aproxima dos artrópodes,  também segmentados. 

Os representantes dos Anelídeos são: Oligoquetos, Poliquetas e Aquetos. Pelo significado dessas palavras é possível ter uma idéia da quantidade de cerdas (quetos) desses animais: 'oligo' significa "poucos"; 'poli' significa "muitos"; e 'a' significa "sem".

Os Oligoquetos são Anelídeos que possuem poucas cerdas por anel e a cabeça não é diferenciada do restante do corpo. O principal representante do grupo dos Oligoquetos é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa que a protege de substâncias tóxicas e diminui o atrito com o solo. As minhocas estão entre os mais conhecidos anelídeos, vivendo em terra úmida. Elas cavam túneis no solo, permitindo a circulação de oxigênio. Os detritos das minhocas contêm substâncias que fertilizam o solo (húmus), assim permitindo o melhor desenvolvimento das plantas. 

O sistema digestório dos Oligoquetos é completo, sendo formado basicamente por uma boca, um papo, uma moela e um longo intestino, que termina no ânus. O sistema circulatório é composto de vasos sanguíneos finíssimos que possibilitam troca de gases com o ambiente. E o sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo. 
 
Os Poliquetos possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Eles podem ser carnívoros, herbívoros ou detritívoros. Muitas vezes, são canibais e marinhos.
 
E, por fim, os Aquetos ou Hirudíneos não possuem cerdas e apresentam ventosas que ajudam na fixação e na locomoção. São hermafroditas, realizam fecundação cruzada e podem viver em solo úmido, água salgada ou doce. Seu mais conhecido representante é a sanguessuga.


ALUNA: Izabella dos Santos de Souza 
SÉRIE/TURMA: 7° ano A

ESCOLA: E.M.E.F. Professor João Pinto Bandeira

São Mateus/ES - BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores