LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

domingo, 7 de agosto de 2011

EaD NO ESPÍRITO SANTO

LONGE DA SALA, PERTO DO DIPLOMA

No Estado, mais de 20 mil fazem faculdade à distância.

Para um grupo cada vez maior, a decisão de fazer um curso universitário não passa só pela escolha da instituição de ensino. A modalidade de educação que mais cresce no país está provando que estar longe da instituição deixou de ser empecilho para a formação acadêmica. Responsável por 14% das matrículas no ensino superior, o ensino à distância já conta com mais de 20 mil alunos só no Espírito Santo.

No país, são mais de 838 mil matrículas, segundo o Censo da Educação Superior de 2009. Por aqui, pelo menos 20 cursos de graduação, técnicos, de especialização e de pós-graduação à distância estão sendo oferecidos. E a perspectiva é de que a primeira turma de mestrado comece no próximo ano.

Surgida há pouco mais de dez anos, a modalidade chegou ao Estado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que ofereceu o curso de Pedagogia para 171 professores. Hoje, há 135 polos de ensino no Estado, sendo 62 ligados à Ufes e ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e 73 a instituições particulares.

"O diploma tem a mesma validade de um curso presencial. E mais de 50% das atividades continuam sendo presenciais", diz o diretor pedagógico do Núcleo de Educação Aberta e à Distância da Ufes (Ne@ad), Julio Ferreira Filho.

A diferença, segundo ele, é que o aluno pode montar seu próprio horário de estudos. Por isso, a modalidade é bem aceita entre trabalhadores que buscam especialização.

É o caso do portuário João Andrade, 26, que cursa o segundo ano Ciências Contábeis à distância, no Ne@ad. Após dois anos de Matemática presencial, ele optou pelo curso à distância. "Não precisei abrir mão do meu emprego e estudo no meu horário", diz.

João garante que a dedicação não é menor. "Pelo contrário, a pessoa tem que ter muita disciplina para não acumular matéria". Essa característica é fundamental, diz a diretora de Educação à Distância do Ifes, Yvina Pavan Baldo, destacando as chances de alunos obterem uma boa colocação no mercado de trabalho.

30,4% de aumento - É o quanto cresceu o número de cursos de graduação à distância entre 2008 e 2009. No mesmo período, o número de cursos presenciais aumentou apenas 12,5%.

A modalidade

Público
No Estado, a Ufes e o Ifes oferecem cursos à distância

Privado
Faculdades particulares de outros Estados também possuem polos de ensino no Estado

Cursos do Ifes
Licenciatura em Informática, para formação de professores da rede pública

Cursos da Ufes (início em 2012)
Graduação
Artes Visuais, C. Biológicas, Pedagogia, Filosofia, Química, Letras Italiano, História, Música

Aperfeiçoamento
Educação para a Diversidade, Gênero e Diversidade na Escola, Formação de Mediadores para atuarem na EAD

Pós-graduação
Ciências; Formação de Mediadores em EAD; Artes Visuais; Alfabetização, Leitura e Escrita; Recursos digitais e a produção de textos escolares; Gestão em Saúde; Ens. de Ciência; Ens. de Matemática

Mestrado
Matemática (a seleção já foi realizada)

Análise
Democratização do conhecimento

A educação à distância tem deixado de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Ela é uma ferramenta de democratização do conhecimento, pois permite o acesso à educação superior a quem mora distante dos grandes centros de ensino. Também amplia a possibilidade de escolha de quem quer fazer um curso. Hoje, é possível, por exemplo, fazer um curso de especialização em grandes universidades americanas. Infelizmente, o preconceito com a modalidade ainda não foi totalmente superado, mas, no futuro, acredito que haverá uma convergência entre as modalidades presencial e à distância"

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/08/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/926869-curso-superior-longe-da-sala-perto-do-diploma.html, acesso em 07/08/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores