LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ENERGIA EÓLICA X BALEIAS


Você já ficou irritado com o barulho de alguma obra próxima da sua casa? Saiba que as baleias do Mar Báltico passam pela mesma situação. Com as restrições adotadas pela Alemanha para a produção de energia nuclear, o país passou a incentivar a construção de turbinas para a geração de energia eólica no mar. Agora, os cientistas acreditam que as baleias estão sofrendo com o barulho da construção das novas turbinas.

A audição é o sentido mais importante para as baleias. Por meio de sons elas conseguem se localizar (usando uma espécie de sonar biológico) e se comunicar com outras baleias. Sem ouvir os sons, seria impossível para elas caçar ou localizar seu bando. Para evitar que o barulho das obras afete a vida dos simpáticos animais marinhos, criaram um plano audacioso: embalar as construções subaquáticas com uma cortina de bolhas.

A ideia foi da Agência Federal para a Conservação da Natureza, e envolve tecnologia simples e barata. Canos circundariam as obras. De pequenos furos, sairiam bolhas de ar. A cortina de bolhas faria uma barreira contra o barulho da construção.

Será que funciona? Se der certo, as baleias agradecem!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores