LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CAÇA AOS FUNGOS

ESTÁ NA ÉPOCA DO FUNGO MAIS CARO DO MUNDO

A temporada da trufa branca acaba em meados de novembro na Itália. Trata-se do fungo mais caro do mundo – e também do mais saboroso. Saiba onde "caçá-lo" e a melhor forma de consumi-lo.

Os porcos adoravam. Aí o camponês desconfiou que aquela bolota bege que ficava debaixo da terra deveria ser boa, já que o animal cavoucava até 40 centímetros na terra para encontrá-la. E comia com prazer. O homem experimentou, gostou e passou a usar o animal para farejar o produto e indicar onde encontrá-lo. Mas, como tirar um porco de 60 quilos de cima de seu petisco predileto era difícil, o homem adestrou cães para substituir os porcos.

Acredita-se que seja assim que agricultores tenham “redescoberto” a trufa branca, ou Tartufo bianco, há cerca de 120 anos na Itália. Há evidências de que ela era consumida no Império Romano, mais como um afrodisíaco do que como ingrediente de alta gastronomia. Um fungo raro (só existe em regiões bem pontuais da Itália), diferencia-se do negro pelo sabor e aroma mais intensos – e a coloração clara. Ele nasce sob árvores de carvalho e castanheiras e a temporada de colheita é curta, começa em outubro e vai até o meio de novembro. É nessa época que acontece a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba, no Piemonte – entre 8 de outubro e 13 de novembro.

Todas as trufas vendidas na feira passam por uma comissão de controle de qualidade e vêm em um saquinho numerado – caso o cliente não esteja satisfeito e queira trocar o produto. Alba tem a trufa branca mais famosa do mundo, apesar de algumas cidades da Toscana e Umbria também serem conhecidas por “produzi-la”...

.........................................................................................................................
PARA LER A MATÉRIA COMPLETA LINK EM:

Um comentário:

  1. E’ possivel comprar a trufa Branca fresca tambem no Brasil agora, tem um Emporio em SP que se chama Emporio Tartuffi que a vende!

    ResponderExcluir

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores