LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PAPAGAIOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO


Duas das espécies de papagaio mais ameaçadas do Brasil juntaram forças para sobreviver. São o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e o papagaio-charão (Amazona pretrei), duas espécies típicas do Sul do país. Eles estão entre os quatro papagaios em estado mais crítico para conservação do Brasil.

Nos últimos anos, os pesquisadores perceberam que populações do papagaio-charão no Rio Grande do Sul passaram a migrar para o sudeste de Santa Catarina, após o período reprodutivo, em busca de uma maior oferta de sementes do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia). Nos locais catarinenses onde os papagaios-charão agora costumam se reunir, também foram observados papagaios-de-peito-roxo. Por coexistirem numa mesma área geográfica, as duas espécies são chamadas de simpátricas.

Uma questão que intrigava os pesquisadores é se haveria competição ou apenas compartilhamento das sementes pinheiro pelos papagaios e o que foi detectado até o momento, é que a convivência tende a ser pacífica. “Como esta região apresenta uma regeneração natural boa da araucária, por enquanto, não observamos um prejuízo de uma espécie sobre a outra”, afirma Jaime Martinez, coordenador do Projeto Charão. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo (no Rio Grande do Sul) e a Associação Amigos do Meio Ambiente, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Os pesquisadores também indicaram quatro áreas prioritárias para a conservação do papagaio-de-peito-roxo, todas localizadas no planalto catarinense, nos municípios de Urupema, Painel, São Joaquim, Painel, Urubici e Campo Belo do Sul. “É fundamental preservarmos os remanescentes de Floresta com Araucária nestas regiões do sudeste de Santa Catarina, por meio da criação de novas unidades de conservação. Isso contribuirá para garantir a oferta das sementes do pinheiro, um importante item alimentar não só para os papagaios, mas também para outros animais”, diz Martinez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores