LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 8 de novembro de 2011

POLÊMICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

Polêmico estudo americano afirma: poluição chinesa pode ter contribuído para diminuir o aquecimento global

De acordo com a pesquisa, emissões de enxofre ajudaram a bloquear os raios solares, estabilizando a temperatura do planeta - mesmo com o aumento da produção de gases que aceleram o efeito estufa

Apesar da crescente emissão de gases que aceleram o efeito estufa em usinas chinesas, o enxofre pode ter contribuído para frear o aquecimento global (Thinkstock Images)
Um novo estudo americano chegou a uma conclusão inusitada: a crescente emissão de poluentes na atmosfera asiática pode ter sido responsável por diminuir o aquecimento global a partir de 1998. A pesquisa se baseia na avaliação das emissões de enxofre: especialistas afirmam que a poluição provocada pela substância em usinas termoelétricas da China ajudou a manter as temperaturas mundiais estáveis - mesmo com o aumento da emissão dos gases que aceleram o efeito estufa. O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

A queima de carvão libera gás carbônico, que por sua vez aprisiona o calor do sol próximo à superfície, aumentando assim as temperaturas. Contudo, o processo também libera partículas de enxofre que barram o caminho dos raios solares, esfriando o planeta. E, durante a expansão econômica da China, houve um grande aumento nas emissões de enxofre, segundo os autores do estudo. No entanto, com a instalação de equipamentos para conter a poluição no país, as temperaturas tendem a subir novamente, devido à diminuição da presença de partículas de enxofre na atmosfera.
Alguns cientistas já haviam sugerido que seria uma boa ideia injetar compostos de enxofre na atmosfera para ajudar a suavizar o aquecimento global ao aumentar o número de nuvens que refletiriam os raios solares. Porém, um estudo recente concluiu que aumentar a quantidade de enxofre suspenso é uma má ideia, pois a substância acabaria com a camada de ozônio no Ártico e atrasaria a recuperação na região da Antártida em 70 anos, de acordo análises de cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos.

No geral, a temperatura do planeta vem aumentando por mais de um século, desde que a Revolução Industrial começou a emitir gás carbônico na atmosfera. Os cientistas e ambientalistas temem que o aumento de temperatura possa ter um impacto sério no planeta, causando secas, mudanças em padrões climáticos, proliferação de doenças tropicais e aumento do nível do mar.

Um comentário:

  1. É por isto que antes de levantar ou recolher as nossas bandeiras, precisamos nos informar por diferentes canais e ainda mais, fazer a reflexão. Os ambientalistas ortodoxos devem ter ficado loucos com esta matéria...rs!
    Abraços!

    ResponderExcluir

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores