LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 4 de setembro de 2012

BIODIVERSIDADE EM RECIFES DE CORAIS


No fundo do mar
Os recifes de corais abrigam uma enorme quantidade de peixes e outros seres marinhos
Os corais não são plantas nem rochas. Parentes das anêmonas, eles são animais marinhos que vivem grudados no fundo do mar. Há mais de 2 mil espécies de corais no mundo, com cores, tamanhos e formatos diversos. E eles raramente estão sozinhos. Os corais costumam viver em colônias e criam os recifes, formando enormes "florestas" dentro mar.

O processo todo demora milhares de anos. Em águas claras grandes parte dos recifes de corais só consegue se formar e sobreviver em águas claras, mornas (em torno dos 22 graus Celsius) e com pouca profundidade, porque eles precisam da luz do sol. A água não pode ser poluída. Partículas de sujeira entopem o mecanismo filtrador dos corais, responsável pela sua alimentação.

CASA CHEIA
Os recifes de corais são moradias de milhares de espécies de animais marinhos, como esponjas, moluscos, crustáceos e peixes. Muitas espécies moram na própria estrutura do recife, fixando-se nos corais ou vivendo em suas inúmeras tocas e fendas.

Outras habitam as imediações do recife e vão até ele para comer ou se reproduzir.

AI, QUE FOME
Como todo ser vivo os corais precisam se alimentar. Eles adoram comer fitoplâncton (algas microscópicas) e zooplanctons (seres microscópicos parecidos com camarões, mas quase transparentes).

ILHAS DE CORAIS
Existem muitas ilhas feitas de corais, conhecidas como atóis. Um atol quase sempre tem formato circular e um lago no centro. Ele surge em águas mais distantes dos continentes e geralmente se forma ao redor de antigos vulcões extintos e submersos. O atol mais famoso do mundo é Bikini, no Oceano Pacífico, que quase foi destruído nas décadas de 1940 e 1950 por causa de testes de bombas nucleares.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores