LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

HORTA E ABORDAGEM AMBIENTAL NAS ESCOLAS

ABORDAGEM AMBIENTAL NAS ESCOLAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA

A Educação Ambiental (EA) é uma temática complexa, interdisciplinar, que envolve temas múltiplos dentro de uma visão sócioambiental, com fortes vínculos políticos, com atitudes e práticas de ações transformadoras.

Respaldos jurídicos para trabalhar a EA nas escolas podem ser encontrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/97) e mais recentemente, na Lei 9.795/99 (Política Nacional do Meio Ambiente) entre outras leis. Os PCN incluíram em seu conteúdo os temas transversais que devem permear os conteúdos das diferentes disciplinas escolares, tais como: Ética, Pluralismo Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientações Sexuais.

Alguns tópicos que podem ser pontuados nas escolas em relação à EA são: seu caráter político; seu viés transformador de hábitos e costumes; nova relação entre ser humano/ambiente, a circulação de saberes para construção de novos conhecimentos, a ideia de uma sociedade menos excludente e mais igualitária, o respeito e valorização da sóciodiversidade e o contexto local/planetário que deve permear as ações em EA.

Os pontos apresentados no parágrafo anterior podem inferir num novo modelo de ensinar, aprender e compreender o mundo contemporâneo. Esse novo modelo de educação deve permitir a mescla dos conhecimentos científicos com os saberes populares. Deve permitir uma nova dinâmica entre o ser humano e o ambiente. Deve permitir as mudanças de atitudes diante dos problemas socioambientais, incorporando em suas ações a concepção do desenvolvimento sustentável, que procura aliar o desenvolvimento econômico com os valores de preservação do meio ambiente, tarefa das mais difíceis dentro do contexto da EA e um grande desafio para nosso século.

A EA propõe uma concepção que tenta ultrapassar a ética antropocêntrica, em que o ser humano era visto como o centro do planeta e teria todas as liberdades para explorar a natureza a qualquer custo. O novo viés que a EA estabelece é que a educação seja crítica, emancipadora e transformadora das condições sociais das pessoas e que se possa ter ações que visem à preservação do meio ambiente.

Algumas das muitas ações que podem ser trabalhadas na Escola com abordagem pedagógica ambiental são citadas abaixo e posteriormente uma delas será discutida dentro do contexto da EA. Destacam-se entre as várias ações: horta na escola, construção de viveiro de mudas nativas, construção de tanques para produção de peixes, construção de tanques para tratamento de esgoto, usinas de reciclagem, visitações em nascentes, reservas, museus, fazendas, sítios, fragmentos florestais, mangues, restingas, entre outras.

Os conteúdos ligados à construção de uma horta na escola podem ter várias abordagens. Uma delas está ligada à diversidade de seres vivos que podem ser encontrados nela. Alguns desses seres poderão ser visualizados a olho nu (seres macroscópicos). Destacam-se as ervas medicinais (hortelã, capim-cidreira, alecrim), as raízes (cenoura, beterraba), os vegetais folhosos (couve, alface) e outras opções como o tomate, manjericão, quiabo, pepino entre tantas outras. Seres vivos microscópicos como os fungos e bactérias poderão entrar na discussão de elementos bióticos importantes no equilíbrio ecológico da horta. A importância de elementos abióticos como a luz, água, tipo de solo e os sais fornecerão importantes discussões para se trabalhar com os alunos à interdependência que há entre os seres vivos e os não vivos. 

Um tema ligado fortemente à horta diz respeito ao tipo de alimentação que se pode ter. O que pode ser melhor para a saúde: uma alimentação altamente industrializada ou uma dieta que tenha como base a oferta de produtos mais naturais. Qual a importância das vitaminas, fibras, proteínas, presentes numa alimentação saudável? Em se tratando de alimentação industrializada, por que se deve ter prazo de validade? O que se acrescenta a esse tipo de alimentação para que eles possam durar mais tempo? E a merenda escolar? O que se está servindo às crianças na Escola? Como pode ser feito o reaproveitamento de sobras alimentares. 

Uma importante ação que pode contribuir para o aproveitamento da horta na escola é a produção de adubo orgânico a partir de restos e cascas de alguns alimentos naturais. Podem-se aproveitar cascas de bananas, ovos, cenouras, restos de folhas como alface, couve, entre outras na produção de um adubo mais natural. Cabe discutir então o uso dos agrotóxicos, a produção do lixo seco e suas implicações na saúde das pessoas. .Aliado à produção de adubo orgânico, pode-se construir um minhocário e então trabalhar a importância desse Anelídeo para as plantações e para o solo.

Sobre a destinação do lixo não orgânico, pode se falar dos lixões a céu aberto. Quais as conseqüências que isso pode impor ao ser humano e ao ambiente. Pode ser ressaltada a geração de resíduos tóxicos como o chorume, que contamina o lençol de água, afetando nascentes e rios oriundos dele. Nos lixões ocorre proliferação de insetos e mamíferos que podem causar doenças ao ser humano. Entra nesse contexto, a importância do saneamento básico e a correta destinação dos resíduos sólidos. A escola pode funcionar com posto de separação e coleta do lixo, quem sabe até como uma indústria de reciclagem. Nesse ponto podem ser discutidas outras formas de descarte, como aterros sanitários, projetos de reciclagem e geração de energia elétrica. Por isso, foi mencionado no primeiro parágrafo, o caráter político da EA. Os alunos, pais, professores, diretores, demais funcionários da escola, devem se unir para levar a associação de moradores da(s) comunidade(s) que vivem no entorno da escola a temática sobre os resíduos e quem sabe, conseguir tratar o assunto na câmara de vereadores, no intuito de se discutir como o município tem tratada a destinação final dos resíduos sólidos e de que forma pode-se ter uma coleta viabilizada por parâmetros ambientais corretos.

As questões do lixo ultrapassam os muros da escola e podem despertar discussões em âmbitos mais longe: o que o lixo pode causar no ambiente marinho? E no ambiente urbano: qual a relação entre lixo e as enchentes nas cidades?

As atividades relacionadas à horta podem ser desdobradas em vários contextos que devem ser trabalhadas dentro e fora da escola. Dentro da escola, destaca-se a produção de oficinas pedagógicas, jogos, músicas, arte, teatro, construção do minhocário, de um terrário, produção de cartazes, além de palestras, textos escritos e on-line, vídeos, aulas em PowerPoint, todos focadas em questões socioambientais a partir da horta. Fora da escola as atividades podem ser: arrecadação de alimentos para doações, visitas de estudo ao manguezal, a restinga, nascentes, em áreas degradadas, em sítios e fazendas da região, fábricas. É importante ressaltar que antes da visitas deve-se estudar o que o pátio da escola tem em relação à diversidade de plantas, animais e lixo, entre outros tópicos.

As opções para se trabalhar com a EA nas escolas existem e podem ser colocadas em prática. A horta é apenas uma delas. O que pode ser trabalhado a partir da horta não foi totalmente explorado neste texto. Há vários conteúdos relacionados à horta que podem ser trabalhados de forma transdisciplinar na escola. Que possamos nos engajar na tentativa de contribuir para a nossa melhor qualidade de vida hoje sem esquecer de pensar no futuro.

 Texto iniciado em 08/02/2014 e finalizado em 13/02/2014.


 Bibliografia consultada:

Barros, Maria de Lourdes Teixeira, Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais - Rio de Janeiro, Ministério da Educação, FNDE, Editora MR Bens LTDA, 1ª Edição, 2009.

2 comentários:

  1. Olá prof. Neemias, eu acho que os telefones antigos deveriam ser entregues em ponto de coleta por assim não poluem o meio ambiente.
    "Simone Alves" 8º Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Simone. Ocorre que não há pontos de coletas específicos para este fim na maioria dos municípios de nosso país. Uma realidade que precisa ser mudada.
      Abraços, Neemias.

      Excluir

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores