LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 6 de maio de 2014

MONITORAMENTO ONLINE DE ABELHAS

APLICATIVO ONLINE AJUDARÁ NA PROTEÇÃO ÀS ABELHAS

Ferramenta online visa reunir informações sobre o desaparecimento dos insetos

Ideia do aplicativo é monitorar as ocorrências de envenenamento e sumiço de abelhas.

 A campanha de proteção às abelhas “Bee or not to be?”, que foi apresentada no final do ano passado por pesquisadores da Usp de Ribeirão Preto (SP) acaba de lançar mais uma ação, o aplicativo BeeAlert.

A iniciativa é inédita e o aplicativo é a primeira plataforma online por georreferenciamento que poderá dimensionar a morte ou o envenenamento de abelhas por agrotóxicos usados nas lavouras e o desaparecimento de colméias, fenômeno conhecido como a Síndrome do Colapso da Colônia (CCD). “Com esta ferramenta, apicultores e pesquisadores poderão documentar e divulgar as ocorrências deste fenômeno, provendo informações importantes sobre a intensidade, local da ocorrência e possíveis causas, dando a todos a real dimensão do problema”, afirma Daniel Malusá Gonçalves, diretor da 6P Marketing & Propaganda, agência responsável pelo desenvolvimento e lançamento do aplicativo.

O BeeAlert pode ser acessado de computadores, smartphones ou tablets. A ferramenta foi desenvolvida em língua portuguesa, mas já existem versões em espanhol e inglês. O roteiro do app foi estruturado pelo pesquisador Lionel Segui Gonçalves, do campus de Ribeirão Preto (SP) e presidente do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (Cetapis).
A ferramenta foi testada por pesquisadores e produtores de abelhas e visa mostrar, em tempo real, o local e a intensidade das ocorrências, dados ainda desconhecidos no setor. “O BeeAlert é uma plataforma de registro coletivo das ocorrências do desaparecimento ou perda de abelhas, com informações sobre o local e a quantidade de casos, compartilhadas online”, explica Gonçalves.
As ocorrências registradas no aplicativo servirão de base para publicações científicas e até o final de 2014, os pesquisadores esperam obter resultados significativos. O desafio, segundo eles, é divulgar a existência da ferramenta e multiplicar o uso.
Sumiço das abelhas
O desaparecimento das abelhas é um problema que mobiliza agricultores, apicultores e pesquisadores de várias partes do mundo e agora, já faz parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos. Existem mais de 25 mil espécies de abelhas no mundo e elas são as principais polinizadoras da natureza, com grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas e 85R das plantas com flores.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores