Por: Neemias.
DICAS PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM BLOG
Existem várias
definições para o termo blog. Uma dela está destacada a seguir: “o blog é uma
página na REDE para publicação de informações que podem frequentemente ser atualizadas”. Alguns
termos bastante comuns pelos usuários de blog seguem abaixo: Blogosfera:
ambiente; Blogueiros: usuários; Posts: arquivos publicados; Editar: atualizar as informações; Publicar: inserir conteúdos. IMPORTANTE:
criar, editar e publicar um blog não
exige conhecimentos técnicos especializados.
O mundo do blog
é denominado “Blogosfera”. O blogueiro deve criar um blog, entrar na plataforma
e acessar todos os mecanismos que estão a sua disposição. O blog é uma
ferramenta que pode ser usada para fazer que um determinado produto venha ser
conhecido na web. Pode oferecer
possibilidades de divulgação de serviços, venda de produtos e marcas,
conteúdos, compartilhamento de informações, divulgação de currículo, obtenção
de contatos profissionais e pessoais, entre outros.
A conta do blog
poderá ser criada no "Blogger" ou "Blogspot". O
"Blogger" atualmente é mantido pela globo.com para os assinantes enquanto
o "Blogspot" é gratuito, sendo mais popular e acessível. Se a escolha
for o blogspot é recomendável que se tenha uma conta no Google.
As escolhas do
nome e modelo do blog são passos importantes. O nome poderá estar de acordo com
o produto ou serviço oferecido. São indicados nomes curtos e objetivos. O
modelo representa a "cara" do blog e em seu painel podem-se acessar
os instrumentos de trabalho, tais como: editar, postar, inserir vídeos, entre
outros.
Podem-se
selecionar várias aparências de blog, clicando em “Modelo” e “Básico”. Pode-se
mudar o título do blog e adicionar uma rápida descrição. Há várias
configurações disponíveis para escolha. Toda vez que se tiver certeza da escolha
de uma opção selecionada deve-se clicar em “Aplicar ao blog”. Existem os “gadgets”,
recursos extras que podem melhorar a interação entre o blogueiro e seus
leitores. Alguns desses recursos extras são: enquete e barra de vídeo. As
postagens são os conteúdos que o blogueiro pode inserir. Podem ser textos
escritos, fotos, imagens, filmes, entre outras. A quantidade e qualidade das
postagens podem atrair novos visitantes. Caso seja necessário, devem-se
informar as referências de onde se extraiu as postagens quando elas não forem
inéditas. No tocante ao layout é bom evitar o fundo e as letras de mesma cor.
Melhor é usar uma cor clara para o fundo e uma cor escura para as letras ou
vice-versa.
As palavras
chaves de um blog podem proporcionar um maior número de visitas por mecanismos
de buscas. Elas podem ser inseridas no botão “Configurações” onde também há
possibilidade de ser escrito um resumo do que “você pretende mostrar no seu
blog”.
Pode-se ajustar
o tamanho da página de um blog mudando sua largura e comprimento. Uma boa sugestão
é usar 1250 pixels no primeiro quadro, 290 e 220 pixels nos outros. Podem-se
testar vários tamanhos até achar o que se deseja. Antes de inserir um texto no
blog, recomenda-se salva-lo no computador como uma medida de segurança.
Há algumas
formas de se obter lucro com o uso de blog. Uma delas é inscrever-se no Google
Adsense digitando todas as informações solicitadas ao se fazer o cadastro. Há
no Google empresas que fazem parcerias com blogs. É importante você não
sobrecarregar seu blog com anúncios e banners. Deve-se achar um equilíbrio para
que seu blog não tenha uma aparência inadequada. O acúmulo de anúncios pode
fazer com que a sua página demore a carregar. Isso poderá afastar visitas em
seu blog.
Para adicionar
os anúncios de empresas cadastradas, entre em “Layout”, “Adicionar Gadgets
HTML/JAVASCRIPT”. Cole o código da empresa cadastrada e a partir daí o anúncio
será inserido no blog. Seja coerente com a publicação de anúncios: selecione aqueles
que têm ligação direta com o produto que você deseja ofertar.
Deve ser
conquistado o interesse de anunciantes e visitantes. Uma boa dica é você
escrever bons artigos e de forma inédita. É importante ter certo conhecimento
da língua portuguesa e certa vivência digital. Não é fácil um determinado blog
se destacar num mundo virtual onde há milhões de pessoas que optam por também
criar e manter blogs. A publicação de postagens relevantes e a criação de
palavras chaves interessantes podem favorecer o aumento da quantidade de
visitas em um blog. Os textos postados podem ser reproduzidos de um outro local
(pouco recomendável) ou criados de forma inédita (recomendável). Se a
publicação for uma postagem reproduzida, deve-se citar de maneira adequada a
fonte, de preferência, seguindo a normatização vigente no país.
As visitas do blog podem ser monitoradas pelo
blogueiro através dos links "Estatísticas" e "Origem do
tráfego". As notícias que mais produzirem acessos poderão ser exploradas
com maior ênfase nas próximas publicações. Seguir outros blogs também pode
ajudar no aumento de visitas no próprio blog. A estatística gerada no blog
mostra quais notícias você tem ou está tendo mais acesso. Isso possibilita você
explorar de maneira contínua os temas mais visitados.
Além das páginas
ofertadas de maneira natural num blog, podem-se criar páginas internas. Para
isso clique em “Postagens”, “Editar Páginas”, “Nova Página”. Após, dê um título
na nova página e faça as publicações que acharem necessárias. Pode-se publicar
até 10 páginas no blog.
Um blog deve ter
páginas simples e um ordenamento lógico. Deve-se ter foco no conteúdo e
qualidade do que é postado. Procure ser profissional naquilo que se posta e se
anuncia. Ele não deve ter excesso de imagens e elemento gráficos, pois isso
acarreta maior dificuldade do internauta em acessar seu endereço eletrônico.
Uma boa dica é ter um blog com peso máximo de 15K. Assim, sua página deverá
carregar rápida e de forma eficiente.
Um bom artigo
não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras. Cada artigo deve ter algumas
palavras-chaves o que irá facilitar seu acesso aos navegadores da Rede. A
criação de links para outras páginas do blog é importante para dar visibilidade
em relação ao Google. Não inicie seu blog enquanto seu projeto estiver sendo
produzido. Só após uma definição do que se pretende é que vale a pena iniciar o
blog. Ter um conteúdo farto, interessante e divulgar seu endereço entre as
diversas formas de rede sociais poderá atrair um bom número de pessoas. Três
perguntas básicas que devem ser feitas ao se criar um blog são:
a)
O que se pretende?
b)
Qual será o assunto foco?
c)
Quem será o público-alvo?
Para uma boa
divulgação da existência de um blog pode-se recorrer a diversos tipos de
plataformas on-line. Algumas delas estão listadas abaixo:
a)
Diretórios de Blogs: Blogblogs, BlogGeral,
CentralBlogs, Blogorama, etc.
b)
Diretórios de Sites: Basta clicar, NovoBr, Odir, Sites
Bacanas, etc.
c) Microblog: Twitter, Jaiku, Hictu,
etc.
d)
Redes Sociais: Orkut, Fóruns, Yahoo Respostas, Facebook,
Twitter, Anúncios Gratuitos, Windows Live, Sonico, MySpace, etc.
e)
Compartilhadores: YouTube, Flickr, Slideshare, etc.
f)
Outros blogs.
CONCLUSÃO:
O blog é uma
ferramenta simples, dialógica, aberta, flexível, de
mão dupla, fácil de lidar, acessível, sem custo financeiro de implantação e
manutenção.
Estamos vivendo
uma série de transformações tecnológicas, econômicas e culturais. Para CASTELLS
(2006), tudo isso culmina em uma nova forma de sociedade, que ele denomina de
Sociedade em Rede. Sua principal
característica é a constituição em redes em todas as dimensões fundamentais de
sua organização e da prática social. O valor de sites como Wikipedia, Youtube,
Facebook e dos blogs está na condição de gerar e compartilhar informações.
Muitas pessoas
ao redor do mundo trabalham diariamente produzindo conteúdo de forma voluntária
ou particular, em uma tentativa de participar deste grande mundo virtual. Entre
as ferramentas típicas da web 2.0 que permitem incluir, alterar e compartilhar
conteúdos destaca-se os blogs, sendo no Brasil uma ferramenta ainda pouca usada,
mas que tem tido bom alcance quando voltado para a divulgação de produtos e
serviços.
REFERÊNCIAS
BRAVA CURSOS ONLINE
,2014;
CASTELLS,
Manuel. A Galáxia da Internet – reflexões sobre internet, negócios e sociedade.
São Paulo: Paz e Terra, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário