LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 10 de maio de 2014

TEXTO SOBRE BLOGs

Por: Neemias.
DICAS PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM BLOG
Existem várias definições para o termo blog. Uma dela está destacada a seguir: “o blog é uma página na REDE para publicação de informações que podem frequentemente ser atualizadas”. Alguns termos bastante comuns pelos usuários de blog seguem abaixo: Blogosfera: ambiente; Blogueiros: usuários; Posts: arquivos publicados; Editar: atualizar as informações; Publicar: inserir conteúdos. IMPORTANTE: criar, editar e publicar um blog não exige conhecimentos técnicos especializados.

O mundo do blog é denominado “Blogosfera”. O blogueiro deve criar um blog, entrar na plataforma e acessar todos os mecanismos que estão a sua disposição. O blog é uma ferramenta que pode ser usada para fazer que um determinado produto venha ser conhecido na web.  Pode oferecer possibilidades de divulgação de serviços, venda de produtos e marcas, conteúdos, compartilhamento de informações, divulgação de currículo, obtenção de contatos profissionais e pessoais, entre outros.

A conta do blog poderá ser criada no "Blogger" ou "Blogspot". O "Blogger" atualmente é mantido pela globo.com para os assinantes enquanto o "Blogspot" é gratuito, sendo mais popular e acessível. Se a escolha for o blogspot é recomendável que se tenha uma conta no Google.

As escolhas do nome e modelo do blog são passos importantes. O nome poderá estar de acordo com o produto ou serviço oferecido. São indicados nomes curtos e objetivos. O modelo representa a "cara" do blog e em seu painel podem-se acessar os instrumentos de trabalho, tais como: editar, postar, inserir vídeos, entre outros.

Podem-se selecionar várias aparências de blog, clicando em “Modelo” e “Básico”. Pode-se mudar o título do blog e adicionar uma rápida descrição. Há várias configurações disponíveis para escolha. Toda vez que se tiver certeza da escolha de uma opção selecionada deve-se clicar em “Aplicar ao blog”. Existem os “gadgets”, recursos extras que podem melhorar a interação entre o blogueiro e seus leitores. Alguns desses recursos extras são: enquete e barra de vídeo. As postagens são os conteúdos que o blogueiro pode inserir. Podem ser textos escritos, fotos, imagens, filmes, entre outras. A quantidade e qualidade das postagens podem atrair novos visitantes. Caso seja necessário, devem-se informar as referências de onde se extraiu as postagens quando elas não forem inéditas. No tocante ao layout é bom evitar o fundo e as letras de mesma cor. Melhor é usar uma cor clara para o fundo e uma cor escura para as letras ou vice-versa.

As palavras chaves de um blog podem proporcionar um maior número de visitas por mecanismos de buscas. Elas podem ser inseridas no botão “Configurações” onde também há possibilidade de ser escrito um resumo do que “você pretende mostrar no seu blog”.

Pode-se ajustar o tamanho da página de um blog mudando sua largura e comprimento. Uma boa sugestão é usar 1250 pixels no primeiro quadro, 290 e 220 pixels nos outros. Podem-se testar vários tamanhos até achar o que se deseja. Antes de inserir um texto no blog, recomenda-se salva-lo no computador como uma medida de segurança.

Há algumas formas de se obter lucro com o uso de blog. Uma delas é inscrever-se no Google Adsense digitando todas as informações solicitadas ao se fazer o cadastro. Há no Google empresas que fazem parcerias com blogs. É importante você não sobrecarregar seu blog com anúncios e banners. Deve-se achar um equilíbrio para que seu blog não tenha uma aparência inadequada. O acúmulo de anúncios pode fazer com que a sua página demore a carregar. Isso poderá afastar visitas em seu blog.

Para adicionar os anúncios de empresas cadastradas, entre em “Layout”, “Adicionar Gadgets HTML/JAVASCRIPT”. Cole o código da empresa cadastrada e a partir daí o anúncio será inserido no blog. Seja coerente com a publicação de anúncios: selecione aqueles que têm ligação direta com o produto que você deseja ofertar.

Deve ser conquistado o interesse de anunciantes e visitantes. Uma boa dica é você escrever bons artigos e de forma inédita. É importante ter certo conhecimento da língua portuguesa e certa vivência digital. Não é fácil um determinado blog se destacar num mundo virtual onde há milhões de pessoas que optam por também criar e manter blogs. A publicação de postagens relevantes e a criação de palavras chaves interessantes podem favorecer o aumento da quantidade de visitas em um blog. Os textos postados podem ser reproduzidos de um outro local (pouco recomendável) ou criados de forma inédita (recomendável). Se a publicação for uma postagem reproduzida, deve-se citar de maneira adequada a fonte, de preferência, seguindo a normatização vigente no país.

 As visitas do blog podem ser monitoradas pelo blogueiro através dos links "Estatísticas" e "Origem do tráfego". As notícias que mais produzirem acessos poderão ser exploradas com maior ênfase nas próximas publicações. Seguir outros blogs também pode ajudar no aumento de visitas no próprio blog. A estatística gerada no blog mostra quais notícias você tem ou está tendo mais acesso. Isso possibilita você explorar de maneira contínua os temas mais visitados.

Além das páginas ofertadas de maneira natural num blog, podem-se criar páginas internas. Para isso clique em “Postagens”, “Editar Páginas”, “Nova Página”. Após, dê um título na nova página e faça as publicações que acharem necessárias. Pode-se publicar até 10 páginas no blog.

Um blog deve ter páginas simples e um ordenamento lógico. Deve-se ter foco no conteúdo e qualidade do que é postado. Procure ser profissional naquilo que se posta e se anuncia. Ele não deve ter excesso de imagens e elemento gráficos, pois isso acarreta maior dificuldade do internauta em acessar seu endereço eletrônico. Uma boa dica é ter um blog com peso máximo de 15K. Assim, sua página deverá carregar rápida e de forma eficiente.

Um bom artigo não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras. Cada artigo deve ter algumas palavras-chaves o que irá facilitar seu acesso aos navegadores da Rede. A criação de links para outras páginas do blog é importante para dar visibilidade em relação ao Google. Não inicie seu blog enquanto seu projeto estiver sendo produzido. Só após uma definição do que se pretende é que vale a pena iniciar o blog. Ter um conteúdo farto, interessante e divulgar seu endereço entre as diversas formas de rede sociais poderá atrair um bom número de pessoas. Três perguntas básicas que devem ser feitas ao se criar um blog são:
a)      O que se pretende?
b)      Qual será o assunto foco?
c)      Quem será o público-alvo?

Para uma boa divulgação da existência de um blog pode-se recorrer a diversos tipos de plataformas on-line. Algumas delas estão listadas abaixo:
a)      Diretórios de Blogs: Blogblogs, BlogGeral, CentralBlogs, Blogorama, etc.
b)      Diretórios de Sites: Basta clicar, NovoBr, Odir, Sites Bacanas, etc.
c)      Microblog: Twitter, Jaiku, Hictu, etc.
d)      Redes Sociais: Orkut, Fóruns, Yahoo Respostas, Facebook, Twitter, Anúncios Gratuitos, Windows Live, Sonico, MySpace, etc.
e)      Compartilhadores: YouTube, Flickr, Slideshare, etc.
f)        Outros blogs.

CONCLUSÃO:
O blog é uma ferramenta simples, dialógica, aberta, flexível, de mão dupla, fácil de lidar, acessível, sem custo financeiro de implantação e manutenção.

Estamos vivendo uma série de transformações tecnológicas, econômicas e culturais. Para CASTELLS (2006), tudo isso culmina em uma nova forma de sociedade, que ele denomina de Sociedade em Rede.  Sua principal característica é a constituição em redes em todas as dimensões fundamentais de sua organização e da prática social. O valor de sites como Wikipedia, Youtube, Facebook e dos blogs está na condição de gerar e compartilhar informações.

Muitas pessoas ao redor do mundo trabalham diariamente produzindo conteúdo de forma voluntária ou particular, em uma tentativa de participar deste grande mundo virtual. Entre as ferramentas típicas da web 2.0 que permitem incluir, alterar e compartilhar conteúdos destaca-se os blogs, sendo no Brasil uma ferramenta ainda pouca usada, mas que tem tido bom alcance quando voltado para a divulgação de produtos e serviços.


REFERÊNCIAS

BRAVA CURSOS ONLINE ,2014;



CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet – reflexões sobre internet, negócios e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores