LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A MATA ATLÂNTICA E A POPULAÇÃO BRASILEIRA

COMO CUIDAR DA FLORESTA ONDE MORAMOS

Quando falamos em Mata Atlântica, logo vem à mente a Serra do Mar ou as grandes e afastadas áreas de floresta natural, vistas muitas vezes apenas em passeios de final de semana ou férias, quando pegamos a estrada rumo ao interior ou litoral para ter um contato mais próximo com a natureza. Para muitos, a tal natureza se mantém assim no imaginário das pessoas: bucólica, em vastas paisagens, plantas e bichos ou uma possibilidade futura de vida nova, mais tranquila e longe da correria das grandes metrópoles. No entanto, a Mata Atlântica não está tão distante quanto muita gente imagina.

Como observei no artigo O aniversário da floresta mais ameaçada do país, 118 milhões de pessoas, distribuídas por 3.284 municípios, vivem nas áreas da Mata Atlântica. Isto quer dizer que 69% da população brasileira depende diretamente da proteção dessa floresta para a garantia de serviços ambientais essenciais, como o abastecimento de água e a qualidade do ar. Daí a importância da conservação desse bioma, o mais ameaçado do país, para a nossa qualidade de vida também nas áreas urbanas.

A Mata Atlântica é o único bioma do Brasil com uma lei específica que regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais. A Lei da Mata Atlântica, sancionada pelo governo federal em 2006, abriu caminho para a criação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

Previstos pela lei, os Planos Municipais têm a meta de criar novas Unidades de Conservação, formar corredores ecológicos, identificar as áreas de interesse ambiental, ou seja, são instrumentos de planejamento do espaço territorial e gestão que visam à conservação e recuperação do bioma.

Quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas – por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental – fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, esta é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, pois possibilita que ele participe do planejamento urbano da sua cidade e traz o foco para a qualidade de vida da população.

Até agora, 11 municípios da Mata Atlântica já criaram seus Planos Municipais, entre eles cidades como João Pessoa, Caxias do Sul e Sorocaba. Outras 15 cidades estão em fase de elaboração ou aprovação do plano. Mas ainda tem muitos municípios que precisam fazer sua lição de casa!

Interessados em acompanhar a implementação desses Planos, ou até mesmo iniciar esse processo no seu município, podem obter informações, participar de cursos online ou acessar os documentos já produzidos no link.

Além de estimular que o seu município crie seu Plano Municipal, e acompanhar sua aplicação, cada cidadão pode também descobrir um jeito único de cuidar da Mata Atlântica.

Passar o dia em meio à natureza, conhecendo um pouco mais sobre o ambiente onde se vive, é uma opção. Dar uma volta pelas ruas da sua cidade, observando a vegetação, identificando árvores e listando locais que poderiam receber novas mudas nativas, também é um caminho. Fora que você pode sempre economizar água e energia elétrica no seu dia a dia, trocar o carro por ônibus, metrô ou bike, descartar corretamente os resíduos, ter uma atitude mais consciente no consumo, entre outros. Denunciar desmatamentos ou outros crimes ambientais que presenciar também é uma ação importante de cidadania – veja dicas em nosso Guia de Denúncias.

Afinal, sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade são também o meio ambiente, o meio onde você vive e que deve ser cuidado.

 Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores