BRASILEIROS LANÇAM BANCO DE IMAGENS DA VIDA MARINHA
Conteúdo pode ser acessado no site do Centro de Biologia Marinha da USP
A vida no fundo do mar
O Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP) lançou o Cifonauta – um banco com mais de 11.000 imagens, 260 vídeos e panorâmicas e seleção de fotos sobre temas de interesse do público e de pesquisadores que estudam o meio ambiente marinho.
Os briozoários são invertebrados abundantes e complexos. Ocupam praticamente todo o ambiente marinho, mas são mais comuns nas águas rasas e mares tropicais.
O Centro de Biologia Marinha (Cebimar), da Universidade de São Paulo (USP), lançou um site com 11.000 imagens, 270 vídeos e panorâmicas sobre o ambiente marinho. O projeto foi criado pelos pesquisadores Álvaro Esteves Migotto e Bruno Vellutini e tem como objetivo divulgar a biodiversidade dos oceanos. As informações são da Agência Fapesp.
O banco de imagens e vídeos foi montado em dois anos com material produzido por estudantes e pesquisadores. O conteúdo tem referências bibliográficas e ficha técnica de organismos do mundo inteiro, com tamanho, local de origem e nome científico, por exemplo.
"Temos uma costa oceânica imensa e conhecemos muito pouco sobre ela. É neste sentido que as imagens são bons instrumentos de divulgação para a biologia marinha, pois despertam a curiosidade e a reflexão sobre a enorme diversidade dos oceanos", disse Vellutini à Fapesp.
O site, batizado Cifonauta (nome de uma larva de invertebrado marinho), pode ser acessado no endereço: http://cifonauta.cebimar.usp.br
Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/brasileiros-lancam-banco-de-imagens-da-vida-marinha, acesso em 19/10/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário