LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ESCORPIÕES NO ESPÍRITO SANTO

MAIS DE 7 MIL PESSOAS SÃO PICADAS POR ESCORPIÃO EM TRÊS ANOS NO ES.

Desde 2004, os acidentes envolvendo picada de escorpião ultrapassaram os causados pelas cobras em todo o Brasil. No Espírito Santo não foi diferente. De 2009 a 2012, foram registradas por aqui 7.154 ocorrências dessa natureza (11 mortes), que trazem mais risco para crianças de 0 a 10 anos e idosos com idade acima de 65 anos.
Os motivos para o crescimento de acidentes escorpiônicos são vários. Um dos principais é a expansão das zonas urbanas, que cada vez mais invadem áreas rurais - onde fica o habitat natural desses animais. O acúmulo de lixo e entulhos e o clima quente úmido também criam condições propícias.
De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Animais Peçonhentos, Denise Souza Pimentel, outro fator importante é que os escorpiões são atraídos para as cidades devido à farta oferta de comida – no caso, baratas – que vivem em ambientes onde há falta de limpeza adequada.

Curso
Com o objetivo de minimizar os acidentes com escorpião, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) escolheu Colatina, uma das quatro cidades capixabas que mais notificam essas ocorrências (veja abaixo), para sediar um curso sobre o assunto voltado para técnicos municipais e estaduais.
O encontro será realizado entre segunda (07) e sexta-feira (11) e terá a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Butantan (SP). "Convidamos técnicos de 16 municípios, a maioria com alto índice de acidentes. Nosso objetivo é que atuem como multiplicadores nos locais de origem", explica a referência técnica.
Ao longo da semana, haverá aulas teóricas e práticas, incluindo a captura, manejo e identificação do escorpião. Um dos pontos principais será o trabalho de prevenção, que deve ser feito em parceria com a população. "A população tem a sua parcela de participação na prevenção, devendo evitar o acúmulo de entulhos e lixo", ressalta Denise.
 Escorpiões no ES
O escorpião amarelo é o mais comum no território capixaba. Apresenta patas amarelas, tronco escuro, uma mancha escura e serrilha no fim da cauda. Embora menos frequente, o escorpião marrom também é encontrado no Espírito Santo. Tem tronco marrom e patas amareladas com manchas escuras e cauda marrom avermelhada.
Como se prevenir
- Não guardar lixo, entulhos e materiais de construção;
- Tampar buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
- Usar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;
- Manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros;
- Combater insetos, principalmente baratas e cupins, que servem de alimento para os escorpiões;
- Preservar animais que se alimentam de escorpiões, como seriemas, corujas, sapos, lagartixas, galinhas, macacos e quatis;
- Limpar terrenos baldios;
- Usar calçados e luvas nas atividades de jardinagem;
- Ter cuidado ao calçar sapatos e vestir roupas.
 O que fazer em caso de acidente
Limpar o local com água e sabão e levar a vítima ao serviço de saúde mais próximo para avaliação médica. Pode ser feito compressas mornas e analgésicos para alívio da dor. A dor no local da picada, mesmo se for intensa ou irradiada, não tem indicação de soroterapia.
O Centro de Atendimento Toxicológico da Sesa (Toxcen) também pode ser acionado pela população em geral ou profissionais da saúde por meio do telefone 0800 283 99 04. A ligação é gratuita e serviço funciona 24 horas por dia.
 Municípios que mais notificaram de 2009 a 2012
Barra de São Francisco: 1.253
São Gabriel da Palha: 771
Nova Venécia: 767
Colatina: 661

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores