LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HOJE É DIA DO MÉDICO

Dia do Médico: Paulo Niemeyer é homenageado

Neurocirurgião fala sobre avanços e tratamentos revolucionários 


Uma das profissões mais tradicionais e fundamental na preservação da vida é homenageada nesta sexta-feira, 18 de outubro: Dia do Médico. Em uma solenidade nesta quinta-feira, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro entregou a tradicional placa "Médico do Ano" ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, considerado um dos melhores profissionais do país e responsável pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), inaugurado no mês de julho, no Rio de Janeiro.  

Em entrevista ao Jornal do Brasil, Paulo Niemeyer Filho comentou sobre o futuro da Medicina e os seus principais avanços no Brasil e a maior participação do país no mercado internacional. Desde julho, o neurocirurgião está à frente do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, um projeto pioneiro no Brasil  e que tem todas as suas atividades voltadas para os tratamentos das doenças do cérebro. O atendimento é através do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com tecnologia de ponta na área da neurocirurgia. Foram investidos pelo governo Estadual  R$ 80 milhões em obras e equipamentos de última geração, com a construção de 44 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 56 leitos de enfermaria. 

Jornal do Brasil - Quais são as previsões para a Medicina, os tratamentos que devem surpreender os pacientes em pouco tempo?
Paulo Niemeyer Filho- Estamos entrando numa nova era da medicina. Cada vez mais ouviremos falar em biologia molecular, genética, imunologia e terapias celulares. Atualmente vários tipos de cânceres já são curados ou controlados por esses métodos. A cura do câncer jamais será pela cirurgia. Doenças familiares e degenerativas serão corrigidas ou evitadas pela manipulação genética. E, certamente, os transplantes de órgãos se tornarão coisa do passado com o progresso das células tronco.
Neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho

Jornal do Brasil - E quais os avanços na área que ainda devem demorar a chegar ao país? 
Paulo Niemeyer Filho Apesar dos desníveis sociais, o Brasil, hoje, é um pais rico, aberto e participante da comunidade científica internacional. Toda tecnologia moderna e recente é adquirida e incorporada com rapidez. Estamos ainda atrasados nas pesquisas, por razões diversas, mas em igualdade com os demais países em suas aplicações. Há muito tempo não se ouve dizer de alguém que foi se tratar no exterior por necessidade.

Jornal do Brasil - Quais são os seus estudos prioritários neste momento?
Paulo Niemeyer Filho - Tenho me dedicado muito as doenças vasculares cerebrais e a neuro-oncologia. Essa ultima, vem tendo grande desenvolvimento, tanto na parte cirúrgica, com o advento de novos equipamentos, como na parte genética, o que vem permitindo uma medicina mais personalizada, identificando, por exemplo, os tumores que respondem a quimioterapia

Jornal do Brasil - Na sua avaliação, o médico brasileiro está preparado para os avanços na medicina?
Paulo Niemeyer Filho A medicina brasileira acompanha os avanços sócio-econômicos do país já que, como em todos os lugares, é dependente de investimentos, equipamentos etc. O médico brasileiro está conectado aos grandes centros pela internet, tele-medicina, viagens etc, e é presença de destaque em todos os grandes congressos do mundo.

Jornal do Brasil - No Dia do Médico, qual o presente ideal para a classe? 
Paulo Niemeyer FilhoO presente ideal para a classe seria um governo que visse a educação e a saúde com seriedade e como prioridade máxima.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores