LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SALAMANDRAS GIGANTES

ESQUEÇA AQUELA SALAMANDRA PEQUERRUCHA QUE VOCÊ CONHECE, A VERSÃO GIGANTE É MUITO MAIS LEGAL

Claro que você já ouviu falar das salamandras. Aquele bichinho vermelhinho de 10 cm de comprimento, miticamente associado ao fogo, que vive nos rios e é muito bonitinho.
Essa é uma boa descrição pra algumas salamandras, mas não pra todas. Tá faltando talvez mencionar as duas espécies gigantes que vivem na China e no Japão, que medem mais de 1,5 m e pesam 60 kg!
E o tamanho não é a única qualidade bizarra dessa criatura. Seus apelidos contam muito bem essas histórias. No Japão, elas são chamadas de peixe-pimenta. Porque quando ameaçadas, elas liberam uma substância na água que cheira a… (suspense) pimenta. E seu apelido chinês é peixe-criança. “Uau, criança?!” Yep! Porque além do fato de pesar e medir o mesmo que uma criança (bem grandinha, eu diria), ela faz um som remotamente parecido com o grito de uma criança. (Taí uma coisa que eu não quero ouvir de noite.)
Você quer mais coisas estranhas sobre o bicho? Ok.
- Elas crescem tanto porque buscam chegar ao estágio adulto, mas, na verdade, nunca chegam lá.
- Elas comem peixes inteiros! (Difícil imaginar aquela pequeninha comendo alguma coisa maior que um inseto…)
- Para encontrar comida, elas não usam a visão, pois a delas é horrível. Usam o olfato mega-desenvolvido e sensores especiais na pele que detectam vibrações na água.
- Quando sabem que um peixe está próximo, elas abrem a boca (e até deslocam sua mandíbula pra abrir ainda mais), expandem bastante a garganta, criando uma sucção muito forte que traz litros de água pra dentro e, claro, tudo o que estiver nadando ali na frente.
- Além de ir até a superfície pra respirar, elas também respiram pela pele. (Ok, isso é bem normal pros anfíbios, mas achei que a lista estaria incompleta sem mencionar esse fato.)
- E pra fechar: o mundo~~científico~ descobriu as salamandras gigantes fossilizadas antes das vivas! Achavam que era um animal pré-histórico e “surpresa!”, um belo dia encontraram uma viva praticamente igual àquela do fóssil. Elas praticamente não mudaram nada nesses 20 milhões de anos. E é difícil encontrá-la porque ela é muito ~tímida e mal sai da sua toca. E se é pra sair, ela sai de noite.
Fonte:


Um comentário:

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores