LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 3 de março de 2015

REDAÇÃO SOBRE ALGUNS AMBIENTES DO PLANETA TERRA

Prezados: segue uma redação elaborada pela aluna Suellen sobre os conteúdos trabalhados na primeira semana de aula.

Abraços, Neemias.

ALGUNS AMBIENTES DO PLANETA TERRA

Nosso planeta é formado por alguns diferentes tipos de ambientes, tais como: terra seca, ambiente marinho, rios e ambiente lacustre. O  ambiente  marinho  ocupa a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%. Algumas partes mais profundas dos oceanos podem chegar até 11.000 m  de profundidade. O ambiente marinho compreende todos  os mares e oceanos da Terra.

 Assim como todos os  demais ambientes, o marinho também possui organismos vivos, alguns deles  microscópicos. Esses organismos podem se dividir em pelo menos 03 grupos:
Seres Planctônicos: Vivem na superfície dos oceanos. Podem ser  associados às larvas de alguns peixes e as algas. Por serem microscópicos  não são visíveis a olho nu.
Seres Bentônicos: Vivem no solo dos oceanos. Podem andar sobre o terreno ou estar enterrado nele. As estrelas do mar e siris podem ser considerados organismos  bentônicos.
Seres Nectônicos: estes vivem na parte intermediária dos oceanos, entre a superfície e o solo marinho. Neste grupo  estão os peixes. Todos os organismos vivos são essenciais  para o desenvolvimento do ambiente marinho e para o equilíbrio dos ecossistemas. A Terra também possui outros ambientes, como o ambiente lacustre, formado por todos os lagos e lagoas de nosso planeta, os rios que iremos estudar um pouco mais na disciplina de Geografia e a terra seca. Na terra seca podemos encontrar vários biomas diferentes que serão estudados posteriormente.

O  ambiente lacustre é vital para algumas atividades  humanas tais como:
a) Piscicultura - criação de peixes em tanques para obtenção de lucro.
b) Agricultura - para a irrigação das culturas agrícolas que chegam até nossas casas na forma de alimento.
c)Para o  laser  (divertimento das famílias). Além disso, as lagoas e lagos podem purificar e umidificar o  ambiente.

Tanto  o ambiente lacustre  natural formado pelo acúmulo das chuvas  em uma  depressão no solo,  quanto o ambiente lacustre artificial  (barragens/represas)  são essenciais para a  vida em nosso planeta.   As lagoas  Juparanã (ES)   e  a Rodrigo de Freitas (RJ) estão entre as maiores do país  e  são um belo exemplo  de ambientes lacustres no Brasil.  

 Para que  o nosso planeta tenha  um ecossistema  equilibrado e desenvolvido  é preciso conhecer e preservar esses  ambientes. Dessa  forma estaremos  cuidando da nossa  vida  e também  do nosso planeta Terra!


Nome da autora: Suellen Costa
Série: 7º  ano A
Escola: EMEF "Dora Arnizaut Silvares"
Município: São Mateus, ES, Brasil.
Ano: 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores