LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 21 de março de 2015

REDAÇÃO: SUELLEN

                  ALGUNS BIOMAS    BRASILEIROS

Nosso país possui biomas  fantásticos como o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.     Vou comentar sobre os dois últimos.                

A Mata  Atlântica  já foi  bem maior do que é atualmente, ocupava  basicamente todo o litoral brasileiro e  hoje ocupa entre 7 a 10% da  área litorânea. Com a chegada dos colonizadores  e a descoberta do pau-brasil que  era  abundante na região, esta mata foi parcialmente destruída. Com o passar do tempo, outras árvores foram sendo retiradas, restando pouco rastro do bioma. Perdeu-se rica biodiversidade animal e vegetal.

Atualmente, aqui no ES, temos  as Unidades  de Conservação que preservam o que sobrou da mata Atlântica. Entre elas está a  Reserva  Natural de Sooretama e a Reserva Natural Vale do Rio Doce.  Na  Mata Atlântica  habitam quatis, antas, capivaras, onças e rica flora diversificada. Essas Unidades de Conservação  colaboram na preservação de várias espécies animais e vegetais.  Dentre a vegetação da Mata  Atlântica  podem ser citadas as palmeiras, jacarandás, cedros,  bromélias, orquídeas, begônias, entre outras.

Assim como a Mata  Atlântica, a  Floresta  Amazônica  também é um importante bioma brasileiro. Apelidada de 'Pulmão do Mundo’ boa parte desse bioma está localizado no estado do Amazonas, região norte do Brasil. Possui  uma densa  vegetação e enorme biodiversidade, com arvores de grande porte que apresenta folhas largas. Sua  extensa vegetação é classificada em: Mata de terra firme, Mata de  várzea e Mata do Igapó.

Além disso, a Floresta  Amazônica possui uma  riquíssima fauna e flora composta  de diversas espécies. Por conta de sua  grande biodiversidade essa floresta sofre muitos problemas; entre eles  estão:

               - Desmatamento para agricultura (plantio de soja) e pecuária.
               -  Biopirataria (retirada de seres silvestres do seu habitat natural
para comércio ilegal).                                                     
              - Garimpo (atividade na qual são usados poluentes como o mercúrio que contaminam o bioma).
                 - Caça e pesca predatória, o que pode levar algumas espécies serem extintas.

Esses  e outros problemas provocados pelo ser humano podem acarretar sérias conseqüências  para o nosso futuro e  o futuro da própria Floresta Amazônica, um  dos biomas mais importantes do mundo.  É preciso cuidar para que estes e outros biomas  não sejam devastados por ações antrópicas que cada vez mais prejudica nosso planeta. Os  biomas que fazem parte do nosso país devem ser preservados como referência de biodiversidade para o mundo. Assim medidas como reflorestamento e fiscalização ambiental podem ajudar a preservá-los.
                                         VAMOS NOS UNIR EM TORNO DESTA CAUSA!
                                                                                                                                               

                        
                                                                                                                
ALUNA:SUELLEN COSTA 
SÉRIE: 7° ano A
ESCOLA: EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES
SÃO MATEUS, ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores