LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 20 de junho de 2015

FORMIGAS PRATEADAS DO DESERTO

A FORMIGA PRATEADA, MUITO ENCONTRADA NO DESERTO DO SAARA, SUPORTA UMA TEMPERATURA CORPORAL DE 53,6 GRAUS.

Em novo estudo, publicado nesta semana na revista Science, um grupo entomologistas dos Estados Unidos e da Suíça descobriu como as formigas do Saara suportam o calor do deserto: elas possuem um revestimento de pelos de prata que controla as ondas eletromagnéticas, melhorando a quantidade de radiação refletida e aperfeiçoando a capacidade de emissão de energia de seu corpo. Em outras palavras a proteção mantém o corpo em boa temperatura.

A Cataglyphis bombycina, conhecida como formiga prateada do Saara, pertence a uma espécie dominante nas dunas de areia do norte da África. Seus ninhos são enormes e profundos, com múltiplas entradas distribuídas por vários metros. Trata-se de um dos animais terrestres que mais tolera altas temperaturas: o corpo suporta até 53,6 graus, sem males.

A equipe de cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e do Instituto de Pesquisa Cerebral de Zurique, na Suíça, foi a primeira a descobrir que esse revestimento de pelos de prata da formiga, em formato triangular e transversal, não só melhora a reflexão da radiação, filtrando raios solares, como aperfeiçoa a capacidade de emissão de energia do corpo desse inseto. O efeito de resfriamento funciona sempre que as formigas estão expostas ao sol, reduzindo a sua temperatura corporal de cinco a dez graus.

 .................................................................................................................................................................

Para os cientistas, o fato de as formigas prateadas conseguirem manipular ondas eletromagnéticas levou essas formigas a evoluírem uma solução biológica para melhor adaptar o animal em seu ambiente natural.



Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/como-a-formiga-aguenta-o-calor-do-saara, acesso em 20/06/2015 – adaptado por Neemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores