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O FILHOTE

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SEGUNDA MEDIÇÃO DE ADUBO NO ABACAXIZEIRO

SEGUNDA MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ADUBO NA FERTIRRIGAÇÃO DO ABACAXIZEIRO

No dia 29/07/2016, os alunos da EMEF Dora Arnizaut Silvares prosseguiram com as atividades do projeto relacionado ao experimento sobre a plantação de abacaxi na fazenda experimental do CEUNES/UFES, em São Mateus, ES. De acordo com a especificidade exigida, foi feito em campo à coleta, anotação e análise dos dados referente à concentração das dosagens de adubo durante a atividade de fertirrigação em um dos tratamentos. Esta é a segunda coleta de dados realizada com este objetivo: coletar e medir as concentrações iônicas da fertirrigação na área de plantio do projeto.

A coleta em campo das dosagens de adubo foi feita de duas formas diferentes, a saber:

a)    Em copinhos amarelos devidamente identificados. Nesse caso foram obtidas vinte amostras, sendo coletadas em dois tempos diferentes em duas áreas de plantio do mesmo tratamento.

Para realização da coleta dos copinhos esperou-se cinco minutos depois de decorridos o início da fertirrigação. Coletaram-se dez amostras durante três minutos consecutivos. Após esperou-se mais cinco minutos para coletar outras dez amostras. Durante as duas coletas de três minutos cada, foram obtidas vinte amostras nos copinhos sem interrupção da fertirrigação.

b)     Em garrafas Pet enterradas no solo em pontos estratégicos na área de plantio. As garrafas estavam devidamente identificadas. Nesse caso foram usadas quatro garrafas para coletar amostras em tempos diferentes das amostras dos copinhos.

Para a coleta nas garrafas foi necessário enterra-las previamente no solo usando uma cavadeira de boca para abertura dos buracos. Na parte superior de cada garrafa foi introduzido um funil localizado abaixo do respectivo gotejador do sistema de irrigação. Essa coleta ocorreu desde o início até ao final da fertirrigação num período de tempo de vinte minutos.

Após o término das coletas, os copinhos e as garrafas foram levados para o laboratório onde foi medida e anotada a concentração iônica de cada amostra usando um aparelho especifico para esse fim. Na oportunidade o professor Robson dialogou sobre o motivo que levou a obtenção de valores iônicos diferentes nas diferentes coletas realizadas em campo. O tempo marcado durante o período das coletas das amostras foi obtido por meio do uso de um cronômetro.

A partir das participações nas atividades deste experimento, os alunos dos 7ºs e 8ºs anos da Educação Básica do município de São Mateus, ES, estão vivenciando na prática como ocorre uma pesquisa de cunho científico.

Como tem se tornado rotina, os (as) alunos (as) tiveram mais uma vez o protagonismo na realização das atividades.

Abaixo algumas fotos.

Foto 1          Instruções iniciais para coleta das dosagens das                                   amostras nos copinhos amarelos.

Fotos 2 -4    Posicionamento dos alunos em campo. Foi dividido dois grupos, cada um com cinco alunos. Cada aluno coletou duas amostras nos dois tempos de três minutos.

Fotos 5-6     Garrafas Pet enterradas no solo para coleta de                                     amostras.

Fotos 7-14      No laboratório: medição das concentrações, análise
                             e discussão dos dados obtidos.

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5

FOTO 6

FOTO 7

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FOTO 9

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FOTO 14





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