SEGUNDA MEDIÇÃO DA
CONCENTRAÇÃO DE ADUBO NA FERTIRRIGAÇÃO DO ABACAXIZEIRO
No dia 29/07/2016, os alunos da EMEF Dora
Arnizaut Silvares prosseguiram com as atividades do projeto relacionado ao
experimento sobre a plantação de abacaxi na fazenda experimental do CEUNES/UFES,
em São Mateus ,
ES. De acordo com a especificidade exigida, foi feito em campo à coleta,
anotação e análise dos dados referente à concentração das dosagens de adubo
durante a atividade de fertirrigação em um dos tratamentos. Esta é a segunda coleta
de dados realizada com este objetivo: coletar e medir as concentrações iônicas
da fertirrigação na área de plantio do projeto.
A coleta em campo das dosagens de adubo foi
feita de duas formas diferentes, a saber:
a) Em
copinhos amarelos devidamente identificados. Nesse caso foram obtidas vinte amostras,
sendo coletadas em dois tempos diferentes em duas áreas de plantio do mesmo
tratamento.
Para realização da coleta dos copinhos
esperou-se cinco minutos depois de decorridos o início da fertirrigação.
Coletaram-se dez amostras durante três minutos consecutivos. Após esperou-se
mais cinco minutos para coletar outras dez amostras. Durante as duas coletas de
três minutos cada, foram obtidas vinte amostras nos copinhos sem interrupção da
fertirrigação.
b)
Em garrafas Pet enterradas no solo em pontos estratégicos
na área de plantio. As garrafas estavam devidamente identificadas. Nesse caso
foram usadas quatro garrafas para coletar amostras em tempos diferentes das
amostras dos copinhos.
Para a coleta nas garrafas foi necessário
enterra-las previamente no solo usando uma cavadeira de boca para abertura dos
buracos. Na parte superior de cada garrafa foi introduzido um funil localizado abaixo
do respectivo gotejador do sistema de irrigação. Essa coleta ocorreu desde o início
até ao final da fertirrigação num período de tempo de vinte minutos.
Após o término das coletas, os copinhos e
as garrafas foram levados para o laboratório onde foi medida e anotada a concentração
iônica de cada amostra usando um aparelho especifico para esse fim. Na
oportunidade o professor Robson dialogou sobre o motivo que levou a obtenção de valores iônicos diferentes nas diferentes coletas realizadas em campo. O tempo marcado
durante o período das coletas das amostras foi obtido por meio do uso de um
cronômetro.
A partir das participações nas atividades deste
experimento, os alunos dos 7ºs e 8ºs anos da Educação Básica do município de
São Mateus, ES, estão vivenciando na prática como ocorre uma pesquisa de cunho
científico.
Como tem se tornado rotina, os (as)
alunos (as) tiveram mais uma vez o protagonismo na realização das atividades.
Abaixo algumas fotos.
Foto 1 Instruções iniciais para coleta das dosagens
das amostras nos copinhos amarelos.
Fotos 2 -4 Posicionamento
dos alunos em campo. Foi
dividido dois grupos,
cada um com cinco alunos. Cada aluno coletou duas amostras nos dois tempos de três minutos.
Fotos 5-6 Garrafas
Pet enterradas no solo para coleta de amostras.
Fotos 7-14 No laboratório: medição das concentrações, análise
e discussão dos dados
obtidos.
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