LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 23 de setembro de 2017

MESTRADO EM CAFÉ EM SÃO MATEUS/ES

O estado do Espírito Santo, em suas diferentes regiões, se destaca no cenário nacional como sendo um polo produtor de café conilon.  A cafeicultura no estado tem papel relevante no contexto nacional, sendo que produtividade média já alcançou 35 sacas por hectare (sc/ha), segundo dados do INCAPER.

Os alunos da EMEF Dora Arnizaut Silvares participaram no dia 26/08/2017 de uma das diversas atividades de campo relacionado a um projeto de mestrado do agrônomo Alex  Campanharo. O projeto está sendo desenvolvido na Fazendo Experimental do CEUNES/UFES sob a coordenação do Dr. Robson Bonomo.

Na atividade do dia 26, os alunos da EMEF coletaram amostras da fertirrigação da cultura para medir o volume do sistema de irrigação que está sendo usado na pesquisa. Após a coleta e medição do volume, os alunos foram até ao laboratório onde receberam mais instruções a respeito da atividade realizada. Abaixo, publico na íntegra, um resumo do projeto, escrito pelo mestrando Alex Campanharo. Após o resumo, estão algumas fotos feitas no dia da participação dos alunos da EMEF na atividade em questão.


TEXTO DO AGRÔNOMO ENVIADO POR E-MAIL:

O cultivo do conilon apresenta a maior área irrigada do estado do Espírito Santo, estando presente em grande parte das propriedades agrícolas e associado a elevadas produtividades e renda. Porém, agravado pela crise hídrica dos últimos anos, existe a necessidade pelo emprego de sistemas de irrigação associados ao manejo de água que possibilitem a otimização dos recursos hídricos escassos existentes. Neste sentido existe a potencialidade do emprego de sistemas de irrigação por gotejamento, em especial ao subterrâneo. Por outro lado, tem a carência de informações locais relacionados ao consumo hídrico das melhores configurações de instalação de sistemas enterrados. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar o consumo de água do cafeeiro conilon irrigado por gotejamento superficial e a potencialidade de redução de lâminas d'água no gotejamento subterrâneo. Será instalado um experimento à campo, em São Mateus, ES, de cafeeiro conilon irrigado por gotejamento superficial e enterrado. O delineamento experimental utilizado será em blocos casualizados, com quatro repetições, no esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcela, profundidade da linha de gotejamento NAAN Topdrip (0,10 e 0,20m) e assubparcelas, lâminas de água (testemunha consistindo no gotejador superficial, 100, 73 e 45% da lâmina aplicada no tratamento testemunha nos gotejadores subterrâneos), também será conduzido um tratamento complementar empregando tubogotejador NAAN Taldrip enterrado a 0,10 m de profundidade. Serão avaliadas em uma primeira etapa o desenvolvimento inicial do cafeeiro e em uma segunda etapa a produtividade, e aspectos relacionados a qualidade física dos grãos de café.  

Alex  Campanharo
Técnico da Fazenda Experimental CEUNES/UFES
Engenheiro Agrônomo
Mestrando em Agricultura Tropical
                                          http://lattes.cnpq.br/3620757912717487



FOTOS:






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores