LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 12 de setembro de 2017

REDAÇÃO DE ANA JÚLIA

RESUMO SOBRE OS INVERTEBRADOS

Nesse trimestre aprendemos sobre os invertebrados e seus grupos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematoides, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes e Equinodermos. 

Os Poríferos são invertebrados que possuem poros pelo corpo e são sésseis, ou seja, vivem fixos em uma rocha no mar. O representante dos Poríferos são as esponjas. Os poros  desses animais são pequenas aberturas espalhadas pelo corpo por onde entra a água que é lançada para fora pelo ósculo. Os Poríferos se reproduzem através da reprodução sexuada e assexuada.

Os Cnidários também são invertebrados que produzem um liquido urticante através de suas células presentes nos tentáculos chamadas cnidócitos. Os Cnidários são encontrados em sua maioria no mar, mas existem também em água doce. Eles podem ser indivíduos pólipo, fixos  com tentáculos e abertura voltados para cima ou Medusa que vivem nadando  com tentáculos e aberturas voltados para baixo.

Os Platelmintos são invertebrados de corpo plano e são vermes. Um exemplo de Platelmintos são as planárias. Esses seres são hermafroditas, ou seja, apresentam em seu corpo os sistemas reprodutores masculino e feminino. Nas planárias ocorre à fecundação cruzada, troca de espermatozoides entre duas planárias. Esses animais tem a capacidade de recuperar partes que foram perdidas pelo corpo.

 Os Nematoides  são  invertebrados vermes do corpo cilíndrico. Um exemplo é o oxiúro  que tem o dimorfismo sexual, ou seja, apresentam macho e fêmea. 

Os moluscos são invertebrados do corpo mole que é dividido em cabeça, massa visceral e pés. Os moluscos possuem conchas que servem para protegê-los dos predadores e contra a desidratação. Um exemplo de molusco é o caracol; esse bicho tem a concha externa e vive na terra. Os moluscos produzem  muco que ajuda na locomoção.

 Os anelídeos possuem o corpo em formato de anéis. O maior anel é o clitelo onde se encontra os sistemas reprodutores masculinos e femininos. Um exemplo de anelídeos é minhoca responsável pela produção de húmus e   aeração do solo. 

Artrópodes possuem articulações, partes dobráveis de suas patas e apresenta exoesqueleto, camada externa do corpo desses animais. Um exemplo de artrópodes é a lacraia que pertence ao grupo dos quilópodes.  

Por fim os equinodermos possuem espinhos na pele e vivem no mar. Um exemplo é o ouriço-do-mar.

Ana Júlia Costa Pereira.
7ª ano do Ensino Fund.
EMEF Dora A. Silvares
São Mateus, ES, Brasil.
                                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores