LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 17 de dezembro de 2011

Vídeo: " A-CAPELLA"

Prezados e Prezadas: abaixo, última postagem de 2011. Com ela, encerro o atual ano e se retornar a este blog, será somente a partir de Fevereiro de 2012.

Grande abraço . Neemias.


A-CAPPELLA

"A cappella" é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental.

O canto a cappella (em português: "na capela") tem suas origens na prática do canto gregoriano, que não exige o auxílio do órgão ou de qualquer outro instrumento, sendo executado apenas por vozes de monges ou clérigos que formavam o grupo de cantores chamado schola cantorum. Muitas vezes os cantores desciam do presbitério e se punham a cantar em uma capela lateral da igreja, daí a origem da expressão. 

São exemplos de composições a cappella os motetos e os madrigais. Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muita música para esta formação.

A técnica a cappella foi e até hoje é usada nas igrejas.  Além do canto gregoriano, a maior parte das músicas sacras renascentistas para grupos vocais ou coros polifônicos também foi concebida para ser cantada "a cappella".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores