LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

domingo, 19 de janeiro de 2014

ALIMENTOS QUE COMBATEM DOENÇAS


A CURA QUE VEM DOS ALIMENTOS

Tomate, morango e melancia afastam o risco de câncer, diz fitoterapeuta.

Comer corretamente é uma das formas de ter uma vida melhor e, consequentemente, sem doenças. É isso mesmo! Há alimentos que podem evitar e outros que podem até curar problemas de saúde.  O simples fato de comer uma banana, por exemplo, pode fazer maravilhas pela sua saúde, sendo uma solução para quem tem depressão. 

“A banana é rica em vitamina B6 e triptofano, que liberam serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. O consumo de alimentos ricos nesses nutrientes podem prevenir e melhorar sintomas de depressão”, diz a nutricionista clínica funcional Daniella Barbosa.
Segundo Henriqueta do Sacramento, que é médica naturalista, homeopata, fitoterapeuta e membro da Sociedade Brasileira de Fitomedicina, quando ingeridos em doses corretas, os alimentos podem equilibrar a nossa saúde, prevenir doenças e auxiliar na cura. 

“Podemos destacar o padrão alimentar dos povos de países como Itália, Grécia, Portugal, Espanha e França, que vem fazendo sucesso em todo o mundo e sendo estudada por cientistas devido a seu benefício para o organismo. Seus pratos são constituídos basicamente por vegetais, legumes, frutas e alho. Mas, o que faz a diferença são os óleos de oliva e canola, e os cereais pouco moídos, como nozes, sementes, além de queijo branco e iogurte, e, é claro, o vinho”, diz a médica.

Câncer
Tomate, morango e melancia protegem o organismo quanto ao risco de câncer de próstata, diz Henriqueta. Outra grande aliada contra o câncer é a couve. 

Segundo Daniella, a couve-manteiga, o repolho e o rabanete contêm uma substância que ativa o fígado, aumentando a eliminação de toxinas do corpo. “Seu consumo está associado à prevenção de diversos tipos de câncer”.

O bom é que alguns desses alimentos podem ser feitos previamente e guardados no congelador. “O abacate, por exemplo, que utilizo para modular o cortisol e para auxiliar no aumento do HDL (colesterol bom), pode ser congelado”.

A biomassa de banana verde – utilizada para melhorar a saúde intestinal – e a couve também podem ser colocados em formas de gelo e congelados.

E quem nunca ouviu falar em uma fruta chamada cranberry? Isso mesmo, cranberry. O nome é complicado, mas seus benefícios são inúmeros. Originária dos EUA, ela não é encontrada no Brasil, mas seu suco começa a se destacar nas prateleiras dos hipermercados. Mas, por quê? 

A explicação está no poder antioxidante e que estimula a defesa do organismo no combate às infecções urinárias, como explica Henriqueta do Sacramento. E a nutricionista Daniella Barbosa complementa: “O cranberry não impede a bactéria de proliferar, mas impede a sua adesão na parede da bexiga. Também existem estudos associando o uso do cranberry à prevenção de alguns tipos de câncer, devido à sua ação antioxidante
”. 

Experiência 
A vendedora autônoma Vânia Sueli Santos da Silva, 58, sempre teve uma alimentação rica em verduras e frutas, justamente pensando na prevenção de doenças. Mas, ao chegar à menopausa, tomou uma decisão: disse não para a reposição hormonal. 

“Não gosto de tomar remédios e decidi não tomar o hormônio que o ginecologista mandou. Tomo chá de amora três vezes por dia, desde que entrei na menopausa, e não sinto nenhum sintoma ruim esperado para essa fase da vida. Mesmo não sendo tão comum, é possível encontrar a fruta. Me sinto muito bem”. 

Henriqueta do Sacramento e Daniella Barbosa alertam que antes de trocar a farmácia pela feira é muito importante receber orientações de um médicos e de um nutricionista.
TROQUE A FARMÁCIA PELA FEIRA
Contra gripe: Chá de gengibre 
Ingredientes
4 colheres de sopa de gengibre cru picado; 1 col. (sobremesa) de cravo-da-índia; 1 pedaço de canela em pau; 1/2 limão com casca; 1 dente de alho; açúcar a gosto (de preferência, orgânico); 1 litro de água.
Modo de fazer:
Colocar os ingredientes numa panela e deixar fervendo por 30 a 40 minutos, com panela destampada. Pode coar. Tomar à noite, de 5 a 7 dias.

Melhora a saúde intestinal: Biomassa de banana verde 
Ingredientes:
4 bananas verdes (de preferência, orgânicas); água filtrada ou mineral
Modo de fazer: 
Lavar as bananas com casca, usando esponja, água e sabão. Colocar as frutas, ainda com casca, dentro de uma panela de pressão com água filtrada (2 dedos acima das frutas). Cozinhar na pressão por 8 minutos. Retirar do fogo e manter na panela até a pressão sair naturalmente por cerca de 12 minutos. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente e vá descascando, uma a uma, aos poucos. Descascadas, elas devem ser passadas, de imediato, em um processador elétrico (que pode ser um liquidificador ou um multiprocessador) até formar uma pasta espessa. Bater com um pouco da água de cozimento até conseguir uma consistência de patê. Congelar em cubinhos de gelo. Acrescentar em bolos, tortas, brigadeiro, feijão, sopas, sucos, etc. Usar até 4 colheres (sopa) por dia.

Ajudar a reduzir o colesterol ruim, o LDL, e aumentar o bom, o HDL
Ingredientes: 
1 abacate bem maduro; 4 colheres de sopa de cacau em pó orgânico; 1/2 xícara de mel; 1 colher de chá de canela em pó; 1/2 xícara rasa de açúcar mascavo orgânico.
Modo de fazer: 
Passe o abacate pelo processador até obter a consistência de um creme. Acrescente canela, mel e o açúcar mascavo. Por último, acrescente o cacau em pó orgânico no processador, até formar um creme homogêneo. Coloque em taças e leve para gelar por cerca de 2h.

Benefício dos alimentos
Alho (antiviral). Possui propriedade antiviral, antifúngica e antibacteriana. O óleo do alho também auxilia a fluidificação e eliminação das secreções do aparelho respiratório.

Cebola (músculos em dia). Pelo teor de sais minerais, recomenda-se o uso para melhorar o desempenho dos músculos. Pelo seu teor de cálcio, melhora o desempenho intelectual (fosfóro), age como regenerador da pele e traz benefícios para o sistema nervoso (enxofre). Externamente, atua como cicatrizante e anti-inflamatório. Usa-se seu suco em ferimentos, nas picadas de insetos e em furúnculos. E mastigar as partes da cebola pode prevenir anginas e faringites.

Cebolinha (calmante). Rica em vitamina C e cálcio, pode ajudar muito a fortaler o organismo. Auxilia na digestão difícil e é calmante. O suco de cebolinha com tomate é digestivo e fortificante. Use em saladas ou adicione nas pastas com queijo.

Coentro (analgésico). As suas sementes são digestivas, antiespasmódicas e analgésicas. Socar e triturar as sementes e aplicar com um pano aquecido na pele alivia as dores reumáticas.

Sálvia (contra gases e cólicas). É excelente nos casos de flatulências e cólicas intestinais. É utilizada como verdura em alguns países e aproveitada para temperar carnes e queijos 

Alecrim, salsa, orégano, sálvia e manjericão (antioxidantes). Reduzem o envelhecimento celular e a morte das células.

Banana (reduz cansaço). Estimula a síntese de serotonina e reduz a fadiga, o estresse, o cansaço físico e a depressão.

Pimenta (previne câncer). Previne coágulos sanguíneos, câncer e envelhecimento. Além disso, aumenta a liberação de endorfina, substância produzida pelo nosso organismo, capaz de provocar bem-estar temporário. Em obesos, auxilia na queima de calorias em até 25%, pois acelera o metabolismo. Alivia o nariz entupido e a fluidificação das secreções pulmonares, facilitanto a eliminação das secreções. Atua como expectorante. Quem sofre com gastrite, colite, diverticulite, úlcera ou hemorróidas devem evitar o uso diário. Pedaços de folhas ou dos frutos triturados com óleo ou outra gordura podem ser usados sobre furúnculos, abcessos e dor muscular.

Cranberry (combate infecção urinária). Antioxidante e estimula defesas do organismo no combate às infecções urinárias.

Salsa (recompõe energia). Suas folhas são ricas em vitaminas A e C e sais minerais. Seu suco é ótimo para recompor a energia. Também é indicado para tosse, rouquidão e falta de apetite. Auxilia nas hemorragias, inflamações por picadas de insetos e contusões.

Maçã (bom sono). Melhora a qualidade do sono.

Soja, grãos, farinha e leite de soja. (reduz taxa de colesterol. Previnem doenças do coração, reduz colesterol e sintomas da menopausa

Cenoura e abóbora (previnem câncer do intestino). Ricas em fibras e betacaroteno, protegem o organismo e previnem câncer de intestino e do reto.

Abacaxi (reduz inflamação). Ajuda a reduzir inflamação e fluidifica o muco do aparelho respiratório.

Tomate, morango e melancia (contra o câncer). Frutas ricas em licopeno. Protegem organismo contra o risco do câncer de próstata.

Gengibre (reduz náuseas). Reduz as náuseas de viagem, da gravidez e pós-quimioterapia.

Laranja, limão, acerola e caju (defesas em alta). Rica em vitamina C, estimula defesas do corpo.

Fonte: Daniella Barbosa, nutricionista clínica funcional e Henriqueta Sacramento, médica naturalista, homeopata, fitoterapeuta e membro da Sociedade Brasileira de Fitomedicina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores