LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SABERES ANTIGOS E ATUAIS

SUPERANDO DESAFIOS: SABERES ANTIGOS E ATUAIS.

Breve histórico:
Rápidas mudanças ocorrem hoje no planeta na esfera social, econômica, cultural, tecnológica e política. Em épocas remotas da história humana no planeta, a humanidade também se utilizou de maneiras diversas para produzir conhecimentos, mas pelo que se pode perceber, numa velocidade menor do que hoje. É sabido que nossos ancestrais, com o objetivo de diversificar sua dieta alimentar, domesticaram animais selvagens e praticaram a agricultura de subsistência, produzindo os conceitos iniciais da ecologia e agricultura.  Muitas culturas humanas explicavam a origem do ser humano a partir de lendas, rituais e histórias elaboradas pelos pais, repassados aos filhos.

Vencer os desafios de um mundo até então desconhecido foi o primeiro passo no sentido de garantir o estabelecimento do ser humano no planeta e com isso produzir conhecimentos ligados diretamente à rotina do homo sapiens. Entendo então, que o termo ‘sociedade da informação e conhecimento’, amplamente divulgado em nossos dias, não deveria ser rotulado como resultado apenas da época atual, pois em cada época, desde a pré-história, o ser humano, na busca por compreender a natureza que o cercava e para satisfazer suas necessidades básicas de sobrevivência individuais e/ou em grupo, produziu conhecimentos a partir das informações decodificadas num determinado contexto histórico, utilizando-se de muita criatividade para superar ausência de recursos tecnológicos sofisticados.

Hoje, com as possibilidades tecnológicas aliado ao acúmulo dos conhecimentos produzidos, vivemos um período de rápidas transformações quando comparados à civilização ancestral. Admiro várias civilizações antigas que não tendo acesso as facilidades tecnológicas atuais, conseguiram produzir a base de vários conhecimentos científicos que norteiam segmentos da moderna ciência até os dias de hoje. Por isso, discorrer sobre as mudanças na educação quer seja a partir do currículo e/ou metodologias no ensino-aprendizagem, quer seja para analisar os fazeres e saberes num determinado espaço e tempo requer um importante retorno ao passado, não para desqualificação do que ocorreu, mas para entendimento de que em cada época, há um contexto social inserido que pode nortear o desenvolvimento de determinados padrões culturais, educacionais e até espirituais.

A produção de novas tecnologias parece estar ligada ao interesse de dominância no âmbito político de grupos, de facções, de países, a partir do emprego de conhecimentos produzidos e adquiridos a partir de ferramentas que estão ou estarão à disposição das pessoas hoje ou no futuro. Somos constituídos de natureza humana que tende a satisfação de interesses pessoais ou de grupos cada vez mais imediata. De tudo que se sabe sobre nossa espécie, pode-se afirmar que por mais que procuremos pregar democracia e igualdade de condições ao conhecimento para todos os habitantes do planeta, aumentando o acesso aos diversos meios de comunicação, modificando currículos, mudando práticas de ensino-aprendizagem, produzindo novas metodologias educacionais, mesmo assim, o ser humano continuará a usar estratégias de subjulgamento em benefício próprio e / ou de um grupo dominante do qual ele fizer parte.

Um pouco sobre as tecnologias:
Com o advento das atuais tecnologias, convencionou-se classificar o período educacional, pelo menos no Brasil como Educação Tradicional, aquela voltada na centralização de um ser que tudo sabe, vê e entende (o professor) e a Educação Atual ou Contemporânea, aquela que tem como importante instrumento de trabalho entre outras, a Internet e em que o professor deve atuar, entre outras atribuições, como mediador de conhecimento. Essa segunda forma de educação tem sido amplamente divulgada como sendo a ‘Era da Cultura Digital’ quando se apóia de forma intensa no uso dos aparatos tecnológicos. Dentro desse novo contexto, espera-se que haja compartilhamento do saber, em detrimento ao ensino minoritário que era acessível apenas a poucas camadas sociais no passado. Muitos estudiosos atuais, inclusive usam o termo ‘Revolução da Informação’ para designar o momento atual que vivemos hoje no contexto educacional e cultural.


A escola institucionalizada formal pública, ou em outras palavras, as Instituições de Ensino Brasileiras, deveria também estar acompanhando o desenvolvimento que tem levado a esta dita revolução. Para isso seriam necessárias mudanças que pudessem levar as produções curriculares e metodológicas menos rígidas, levando-se a produção de um saber que não restringisse o aprendiz. A restrição pode ocorrer, por exemplo, quando as novas tecnologias não estimulam o indivíduo a pensar, ter independência e autonomia. Por isso, é de crucial importância qualquer Instituição de Ensino estar provida com bom referencial curricular (fato que será tratado adiante) e educadores que atuem como agentes de transformação social.

A escola se constitui por pessoas, e obviamente essas pessoas devem estar em constante aprimoramento, discussão, construções, desconstruções, permissivas às mudanças, atentas a novas tecnologias, a fim de terem o máximo de referências para intervir de forma concreta no mundo real, e assim, ajudar na construção de uma humanidade que discuta temas de interesse local e global, tais como a ‘sustentabilidade’, a ‘virtualidade’, a interação entre as diversas disciplinas curriculares, aquecimento global, exploração dos recursos naturais, violência, drogas, distribuição econômica e social desproporcional, analfabetismo, discriminação, entre outros.

A escola deve estar preparada para ajudar na oferta de um saber que possa atingir todos os segmentos sociais.  Embora o capitalismo e a globalização possam oferecer algumas desvantagens tais como ‘a produção de homogeneização e perca de particularidades culturais’ (segundo alguns autores), o fato é que caminhamos, para um mundo cada vez mais afinado com essa tendência global e a escola deve estar atenta para propor discussões e ações que venham contribuir para melhorar a vida de seus aprendizes dentro deste contexto sócio-econômico.

Conclusão:
Neste cenário internacional, de rápidas mudanças tecnológicas a escola deve estar em contínua vigilância e alerta para prover ensino qualitativo aos que por ela passam, levando seus aprendizes a adquirir conhecimentos que os levem a entender o contexto histórico e social onde estão inseridos e que os conhecimentos construídos na/pela escola possam atenuar que os aprendizes venham a ser peças de dominação inconscientes permitindo aos alunos apropriar-se de instrumentos que ajudem a produzir modificações sociais, entre elas, a melhoria de sua própria condição.

A escola deve propor uma ordem social menos excludente e, portanto mais justa. Para isso, ela deve possuir, entre outros instrumentos de apoio, um currículo flexível, que tenha metas bem definidas e claras para organização de conhecimentos que não sejam fechados em si mesmos; um currículo que venha sempre ser aperfeiçoado e renovado, levando em consideração o contexto real em que a escola está inserida. Esse currículo deve prever algumas considerações que devem pautar um debate contínuo, tais como o reconhecimento das diferenças religiosas e de diferenças étnico-raciais, entre outras. Sabemos, porém, quão difícil é na prática, trabalhar as diferenças. Em muitos casos em nossas escolas públicas, tende-se a homogeneizar o fazer pedagógico, considerando a complexidade e o trabalho que pode ocorrer ao se tentar trabalhar as diferenças encontradas numa sala de aula.

As nossas escolas devem pensar a importância da construção de um projeto político-pedagógico que ajude a romper a homogeneização escolar enfatizando a importância dos saberes que os nossos aprendizes possuem, utilizando-os junto aos saberes escolares na tentativa de compartilhar novos conhecimentos a partir da junção dos saberes antigos e atuais. Espera-se que a escola venha ganhar um sentido mais concreto que não seja tão distante da rotina de vida de seus alunos.

Por: Neemias A. Souza,
Texto iniciado em 28 de dezembro de 2010 e finalizado em 28/12/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores