LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA

Prezados: continuando a execução do  projeto I FECIMA estivemos na APA de Conceição da Barra no dia 09/09/2015.

A visita técnica iniciou-se a partir da vegetação fixadora de dunas, próximo ao litoral e terminou em mata fechada. Na trilha, os alunos observaram os diferentes tipos de comunidades vegetais da Restinga e puderam compreender que o solo arenoso de origem marinha ajuda a definir esta rica vegetação.

Observaram que próxima às dunas tem-se uma vegetação mais rasteira. A partir daí, em direção ao continente, aparecem arbustos com predominância, entre outras, do "coquinho de guriri" e mais adiante, ocorrem árvores de mata fechada.

Parece que os diferentes níveis do lençol freático e a camada de serrapilheira encontrada em mata fechada da restinga contribuem para as formações fisionômicas diferentes. Provavelmente, a competição das espécies pelo sol interfere no maior crescimento de alguns vegetais na mata.

Visualizaram-se alguns ninhos da Atta robusta, formiga dispersora de sementes e fezes de cachorro do mato, outro importante dispersor. Pode ser notada espécies de angiospermas em pleno processo de frutificação.


O biólogo Marcos Giovanelli, do Centro Sócio Cultural Ambiental José Bahia esteve presente e ajudou na apresentação da Restinga aos alunos. Abaixo, seguem algumas fotos.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores